Autor Tópico: Projeto Dfcoutinho  (Lida 3745 vezes)

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Offline john

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Re: Projeto Dfcoutinho
« Resposta #15 Online: 01 de Agosto de 2009, 07:24 »
Uma das fotos aparece a bancada do outro vírus: aeromodelismo, que foi que me tornou vulnerável ao C1NC1 :)
Realmente vc pertence a um grupo com forte predisposição a este tipo de infecção...
Parabens pela máquina.
Uma pergunta, a pressão exercida pelo sistema de x não tenderia forçar os eixos para fora quando na posição central?

Offline dfcoutinho

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Re: Projeto Dfcoutinho
« Resposta #16 Online: 01 de Agosto de 2009, 11:29 »
Parabens pela máquina.
Uma pergunta, a pressão exercida pelo sistema de x não tenderia forçar os eixos para fora quando na posição central?

Caro Jhon, obrigado.
Não, esse sistema trava o carro do eixo x em todas as direcoes.
Veja pela foto do detalhe do eixo X que os rolamentos de cada guia estão contrapostos mais ou menos assim: 
o:<______>:o
Achei muito melhor do que eu imaginava que poderia ficar, e por um preco bem em conta. Tem la suas desvantagens, mas o custo beneficio.

Offline marc0

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Re: Projeto Dfcoutinho
« Resposta #17 Online: 01 de Agosto de 2009, 12:03 »
Eu não sou mestre em nada...

Grande Ivan; a convivência diária no fórum desmente isso, todos sabemos que vc é um grande mestre, e sempre aprendemos com vc.

Citar
..muito cuidado com o abrasivo que vai usar, ou ele vai (creio) incrustar no tecnil, e você vai eternamente lapidar esse fuso, desgastando em muito menos tempo.

Compartilho essa opinião, pode ficar particulas do abrasivo incrustado na porca e desgastar o fuso mais rapidamente.


Citar
Quem deve poder dar uma dica melhor é o Marco.
Há tantos Marcos nesse fórum, um contraponto aos Fábios ...eh eh eh.

Nesse caso talvez; uma solução seria usar uma lâmina fina (uma tira) de calço no fuso para abrir mais a rosca.
Antigamente quando os machos de aço carbono com rosca de 3 gumes eram comuns (e muito caros), ficavam desgastados rapidamente, a solução era reafiar com perda no diâmetro, as roscas ficavam muito apertadas; um paliativo nesses casos era fazer a rosca a depois introduzir uma tira de lata no furo calcando um dos gumes do macho e repassar a rosca. Existe dificuldades de implementar esse "método", um deles é manter a tira no lugar.

Recomendo uma solução que eu usaria, fure uma extremidade do fuso (uma ponta descartada), corte em cruz para fazer um mandril expansivo, com a inserção de um pino ligeiramente cônico e justo no furo vc pode calibrar a rosca conforme desejar para abrir a porca.

Abraços.
 
« Última modificação: 01 de Agosto de 2009, 14:45 por marc0martim ECM »

Offline dfcoutinho

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Re: Projeto Dfcoutinho
« Resposta #18 Online: 03 de Agosto de 2009, 09:22 »
Recomendo uma solução que eu usaria, fure uma extremidade do fuso (uma ponta descartada), corte em cruz para fazer um mandril expansivo, com a inserção de um pino ligeiramente cônico e justo no furo vc pode calibrar a rosca conforme desejar para abrir a porca.

Abraços.
Marcos. Obrigado!! Solução genial!
Mestre é mestre ;)
Vou pôr o motor de passo no fuso para ver se funfa. Caso contrário, vou tentar implementar esse sua solução (genial) proposta.
Obrigado!

Offline john

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Re: Projeto Dfcoutinho
« Resposta #19 Online: 05 de Agosto de 2009, 21:22 »
Olá, continuo achando que vc poderia ter colocado duas longarinas, como apoio dos guias, o que servira para dar um reforço na estrutura, dando apoio no esforço lateral e também, para absorver o peso dos carros y e z no ponto central. Amanhã posto fotos de um sistema que fiz. Como diria o Gilli, é só minha opinião, abraço

Offline dfcoutinho

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Re: Projeto Dfcoutinho
« Resposta #20 Online: 07 de Agosto de 2009, 02:58 »
Gente, estou com algumas dúvidas e recorro a V.Sas.
1. A primeira é como faço para desempenar o fuso trapeizodal do Y ( ele é de 18mm de diametro x 4m de passo). Vi que ele está bem empenado e não sei se tem como resolver... (já tentei encontrar sobre o assunto no forum mas nao encontrei respostas.
2. A outra dúvida é se a porca para este fuso pode ser de vinyl.
3. A terceira é se poliacetal é a mesma coisa que vinyl ou são materiais distintos.?

acho que falta pouco pra coisa soltar cavacos.

Offline ivancoimbra

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Re: Projeto Dfcoutinho
« Resposta #21 Online: 07 de Agosto de 2009, 09:26 »
Da para fazer sim, eu mesmo já desenpenei um, e só colocar o fuso entre dois calços e aplicar  força com um macaco hidraulico ou uma alavanca que foi o que usei, mas foi tudo da base do canto de olho, ou seja olhe em uma ponta com o canto do olho e vai girando o fuso e marque com uma caneta o lado que esta empenado, depois e só aplicar a força desse lado com cuidado para não passar do ponto, e assim vai, até ficar bom. Boa sorte

Offline dfcoutinho

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Re: Projeto Dfcoutinho
« Resposta #22 Online: 07 de Agosto de 2009, 10:59 »
.... e só aplicar a força desse lado com cuidado para não passar do ponto, e assim vai, até ficar bom. Boa sorte
Obrigado Ivan. Vou tentar desta forma. Essa foi a primeira idéia que me veio, e acabaei achando que podia existir uma solução diferente. De qualquee forma, vamos esperar que outros possam de manifestar, e quem sabe venham a nos ajudar ;). Grande abraço!

Ah, na postagem anterior me referi a vinyl, mas queria dizer nylon.


Offline marc0

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Re: Projeto Dfcoutinho
« Resposta #23 Online: 07 de Agosto de 2009, 11:03 »
Olá Douglas;
Reforço as palavras do Ivan e recomendo alguns cuidados; ao forçar o fuso proteja-o para não amassar a rosca com um material macio nos 3 apoios, de preferência madeira; force aos poucos para não agravar ainda mais a situação.
Outra forma de verificar o alinhamento é colocar pra virar e marcar as lombadas.
                 U
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O                                  O

Abraços...

Offline john

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Re: Projeto Dfcoutinho
« Resposta #24 Online: 07 de Agosto de 2009, 21:21 »
Para ter maior certeza do ponto a ser pressionado, gire o fuso várias vezes e vá enscontando, gradativamente, um giz, até que ele mostre o ponto G (sem duplo sentido) estando, ainda, instalado na maquina, ai retire e coloque sobre os apoios descritos pelo ECM e proceda a desempenadura.
Abraço

Offline dfcoutinho

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Re: Projeto Dfcoutinho
« Resposta #25 Online: 18 de Agosto de 2009, 00:36 »
Tenho viajado bastante e não tenho conseguido evoluir na máquina. O que ainda consegui fazer foi deixar a porca mais solta (porém sem folgas). Também Desmontei o fuso do Y (TR 18 x 4 x 850mm) que está empenado. Infelizmente vi que tem várias lombadas. Estou com medo não conseguir desempená-lo, mas vou usar a técnica sugerida pelos gurus...
Não vejo a hora de terminar minha filhota.

Offline F.Gilii

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Re: Projeto Dfcoutinho
« Resposta #26 Online: 18 de Agosto de 2009, 08:15 »
Também Desmontei o fuso do Y (TR 18 x 4 x 850mm) que está empenado. Infelizmente vi que tem várias lombadas. Estou com medo não conseguir desempená-lo, mas vou usar a técnica sugerida pelos gurus...
Me desculpe a curiosidade, mas que diabos de fuso é esse?

Pergunto porque pode acontecer de um fuso ou eixo vir com algum empenamento, mas "lombadas"?

Offline dfcoutinho

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Re: Projeto Dfcoutinho
« Resposta #27 Online: 18 de Agosto de 2009, 10:05 »
Me desculpe a curiosidade, mas que diabos de fuso é esse?

Pergunto porque pode acontecer de um fuso ou eixo vir com algum empenamento, mas "lombadas"?

 :D Mestre Fábio, expressei-me mal (com impropriedade técnica).
Ao ler “várias lombadas”, entenda como “vários empenamentos” – pelo menos uns 3, que causam vibração em todo o conjunto YZ (testei colocando uma parafusadeira na ponta do fuso).
Mesmo assim, ainda vou tentar desempená-lo.

Offline dfcoutinho

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Re: Projeto Dfcoutinho
« Resposta #28 Online: 20 de Agosto de 2009, 01:12 »
Hoje, diante de tanta ansiedade, enquanto não chega o kit smiles, mexi na CNC3AX e alimentei os motores com 68VDC ( após ter adaptado os diodos rápidos BYV 27-400 am anti-paralelo, conforme sugestão de alguns tópicos do forum e em especial do mestre Cnc now ). Senti uma melhora de performance... talvez aquém do que eu esperava, mas vi que consegui aumentar a velocidade máxima uns 15%. Antes usava 34VDC.
Meu método para testes de torque são toscos. Como ainda não acoplei os motores na máquina por conta da empenadura no fuso do eixo Y, tento utilizar a mão para ver até quando o motor estola.... :) ou seja, esses 15% aí é mero chutômetro.
A propósito, percebi que a temperatura do motor aumentou sensivelmente. Isso é normal quando se alimenta os motores com tensões maiores? Eu tinha a impressão que por ser um driver chopper (corrente constante), não haveria maior dissipação de calor.
Qual seria a temperatura máxima recomendada? Vi que alguns falam e até que se aguente tocar com a mão.. mas isso também e chutômetro :)... Estou vendo que vou ter que comprar um termômetro laser...

Offline fcamargo

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Re: Projeto Dfcoutinho
« Resposta #29 Online: 20 de Agosto de 2009, 01:46 »
dfcoutinho
geralmente usamos até 20X a tensào maxima nomina dos motores.. ( depois disso é disspaçào de calor somente)
entào num motro com tensào nominal de 3V pode usar até 60 na boa.. depois disso ele esquenta abastante e nào ganaha amis desempenho..

quantoa temperatura.. esse motores (geralemtne) tem boa resistencia térmica.. e trabalham fácilmente na casa dos 80 graus.... claro que se conseguir bom desempenho e manter a temperatura baixa melhor..

e o chutometro... sem palavras.. heheheh mas o caminho e ésse mesmo..continue testando e praticando..

 

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