Rubens;
Para o tubo maior, serve qualquer tubo que de para embutir o rolamento, tubo mecânico nada mais é que uma bucha de aço (no meu caso aço 1020) sem costura com parede grossa. Poderia ser até um cano de água com ou sem costura ou qualquer "schedule" (mais grosso = melhor), no meu caso foi o material que achei; o meu mandril (cabeçote) ficará super dimensionado para esse torno, poderá até ser usado em máquinas bem maiores, por esse motivo vou fixa-lo com parafusos (antes ele seria soldado), quem sabe um dia resolva usa-lo em outra máquina.
A minha placa tem passagem de 22mm, os rolamentos serão fixos nos tubos, o tubo maior será o mancal , o tubo menor poderia até ser um tarugo maciço, comprei esse por comodidade.
Terá 3 rotações com polia escalonada de 3 V na árvore e 1 V no motor; e pretendo usar um motor de 1/2 cv de preferência trifásico.
O seu torno por incrível que pareça já esta quase pronto, vc já tem os barramentos, os fusos e manípulos, o motor e o porta ferramenta (morsa); basta uma chapa (mesa, vigota, etc...) pra fixar sua morsa coordenada, um mandril similar ao meu (ou pode ser até um jacaré) e uma placa, ou pinça e polia/s.
Abraços...