Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
PROJETOS => Projetos dos Usuários Guia CNC => Tópico iniciado por: marc0 em 30 de Julho de 2008, 22:50
-
Bem, quando encontrei esse forum, estava colhendo dados para construir uma mesa de corte plasma, esse é o meu projeto, não mudei o meu desejo pela mesa, um dia ela sai, preciso ainda aprender muito sobre CNC.
Contudo, ao responder a um tópico, postei um modelo de torninho que construí alguns comercialmente, a uns 16 anos atras; encontrei num ferro velho um lote de placas novas, que foram refugadas por estarem com as castanhas fora de centro, não deu outra, comprei e retifiquei as mesmas, ficou 10.
Tratava-se de um torno bem barato destinado ao uso em Auto-elétricos para tornear coletores. vendeu bem, mas precisei parar porque as placas acabaram e as novas estavam muito caras. Já vi aqui no forum alguns bem similares.
Resolvi construir mais um, já adquiri uma placa nova de 4" por 200 mirreis, o vendedor garantiu que vai postar amanhã; vou postar o andamento aqui no forum. e quem sabe com a ajuda de vocês, até colocar um CNC no bichinho...
Inté....
-
Fazer um torno pequeno é bem simples;
pra começar devemos partir da placa.
A placa tem um furo de passagem que vai determinar as outras dimensões do eixo (árvore) da máquina.
Para determinar os comprimentos existe um relação ótima, a distancia da placa até o primeiro rolamento deve ser metade da distância entre os rolamentos. O diâmetro da árvore deve ser o maior possível.
-
Caro amigo, parabens pela iniciativa.
Vou acompanhar de perto seu projeto, pois já faz muito tempo que tenho vontade de montar um para mim, visto os preços impraticáveis dos tornos comerciais de pequeno porte.
Espero que todo o projeto seja simples e bem detalhado, pois, após sua devida permissão poderei até quem sabe iniciar o meu.
Abraços.
Rubens
-
Muito legal Marco,
Apesar de que não irei construir, pretendo mais adiante comprar um completo, vou acompanhar com muito interesse para ter um pouco de noção sobre nomenclatura de tornos.
-
Permissão? Como assim permissão?
Caro Rubens;
Estou começando um torno de baixo custo, cuja principal característica vai ser a simplicidade e funcionalidade. vou procurar o aproveitamento de peças usadas, para baratear mais ainda.
Caso vc queira fabricar um, não se acanhe, mãos à massa; vou procurar colocar aqui todos os passos de maneira simples.
Abraços....
-
marcomartim,
Onde foi que vc conseguiu essa placa? Foi na internet?
Passa o link para a gente.
um abraço
-
Estou em São Carlos-SP; comprei uma de 4" pelo tel, paguei 223,00 mirreis já com Sedex; o vendedor que me atendeu é João Paulo, numa loja na Piratininga em São Paulo...
.
http://www.martinsperes.com.br
Num vejo a hora dela chegar....
Abraços...
-
Caro amigo Marco.
Compro quase tudo que preciso na Martins Peres, é um dos melhores preços da Piratininga.
A semana passada estivi lá e eles tinham muitas placas de segunda mão para vender.
Umas aparentemente boas, outras como sucata.
Mas se precisar de algo é so gritar.
Abraços.
Rubens
-
Estou em São Carlos-SP; comprei uma de 4" pelo tel, paguei 223,00 mirreis já com Sedex; o vendedor que me atendeu é João Paulo, numa loja na Piratininga em São Paulo...
.
http://www.martinsperes.com.br
Num vejo a hora dela chegar....
Abraços...
Boa noite Marco
Vou acompanhar de perto a montagem deste torno para aprender, a pouco tempo consegui comprar o meu, que esta quase pronto depois de uma reforma geral www.guiacnc.com.br/forum/index.php/topic,2400.30.html (http://www.guiacnc.com.br/forum/index.php/topic,2400.30.html).
Comprei essa semana uma placa 4" 3 castanhas por 247 dinheiros aqui em Araraquara devo estar recebendo esta semana.
Paulo Caetano
-
Estou em São Carlos-SP; comprei uma de 4" pelo tel, paguei 223,00 mirreis já com Sedex; o vendedor que me atendeu é João Paulo, numa loja na Piratininga em São Paulo...
.
http://www.martinsperes.com.br
Num vejo a hora dela chegar....
Abraços...
Hoje, 11 de agosto de 2008 ainda não recebi a placa, depois muitos telefonemas e reenvio (várias vezes) do fax com os dados e o endereço, eles disseram que postaram sexta-feira, contudo não me passaram (dizem que não acham) o número da remessa, nunca retornaram as ligações ou os email. O custo de telefone já está muito alto, eles me deixam esperando na linha e com o famoso empurra - empurra, transferindo a ligação de um para outro.
Não recomendo essa empresa para ninguém, sua venda online é péssima, nunca cumprem o combinado. Independente de receber ou não a mercadoria, estou postando essa mensagem com o intuito de evitar que outros passem pelo aborrecimento pelo qual estou passando.
-
Ufa; foi só reclamar, e a bagaça chegou; agora vai....
Até que valeu esperar, a plaquinha é uma belezura; agora vou comprar o resto do material e depois eu posto...
-
Como essa placa é presa?
É camlock?
-
Oi Brenck;
As placas universais são fixadas em flange através de parafusos (alen fornecidos junto com a placa, vide foto); os flanges são fixados de diversas maneiras na arvore da máquina, a proposta desse torno é a simplicidade e o preço. O flange será soldado à arvore formando um conjunto rígido.
-
Só pra ilustrar, camlock ficaria muito caro.
-
Já comprei a maioria do material.
Lista de material 1
Placa universal 4" = 223,00
Rolamento de roletes 32008 (2 pç) = 26,00
Aço 1020 trefilado 1 1/4" x 1000 (2 pç) = 75,00
Aço 1020 laminado 4" x 33 = 20,00
Tubo mecânico 80 x 63 x 250 = 75,00
tubo mecânico 45 x 22 x 370 = 58,00
custo até agora = 477,00 mirreis
Ob.: O rolamento é o mesmo usado no eixo dianteiro do Lada Niva.
Rolamento de rolos cônicos com uma carreira pra eixo de 40mm, diâmetro externo de 68mm, e largura 19mm.
-
Caro amigo Marco.
Estou curioso para ver a montagem desse pequeno notável.
Pelo que vi vai fazer também a flange? Imagino que a parte critica será a soldagem da flange com sei eixo, pois se não for extremamente paralelo, futuramente as peças sairão desalinhadas.
Continuo de olho aberto nesse projeto.
Abraços.
Rubens
-
Oi Rubens;
Os flanges fabricados para torno, geralmente tem sobremetal, a medida final é conseguida no próprio torno cujo flange será usado. o motivo disso é deixar ele concêntrico com a arvore e paralelo com o carro transversal.
O torninho, fará seu primeiro trabalho torneando o próprio flange e ajustando-o na sua placa.
Abraços...
-
Muito grato pela orientação.
Pode parecer banal e simples essa informação, mas eu não sabia disso.
Agora ví que fica mais fácil desse jeito.
Abraços.
Rubens
-
Olá Marco.
Mais uma pergunta.
Como pretende fazer a peça que irá segurar as ferramentas (castelinho), a contra ponta e os eixos "X" e "Y" ?
Comeceia a juntar umas peças para ver se monto o meu, e achei uma mesa coordenada que eu tinha jogada, que pretendo usar como eixo "X" e "Y", onde colocarei meu porta ferramentas.
Só preciso saber como fazer isso, pois andei pesquisando e os modelos prontos custam pequenas fortunas.
E como o objetivo é baratear custos, estou procurando outra saída.
Abraços.
Rubens
-
Rubens;
Qual as dimensões da sua mesa coordenada, tem foto?
O porta ferramenta será apenas uma chapa furada com dois parafusos; as outras pecas, vou desenhar com todas as medidas e postar , provavelmente essa semana desenhe tudo; ok
Abraços...
-
Realmente Marco idéia muito simples e prática.
Qual o diametro máximo de passagem da placa de 4" que voce adquiriu?
A morça (coordenda) que tenho é bastante simples e pequena, o curso dela não é superior a 20 cm, mas acho que dá para começar a brincar.
Quando voce mencionou "tubo mecanico", isso quer dizer que não serve qualquer tipo de tubo com parede grossa?
Qual a diferença desse "tubo mecanico" para outro tipo de tubo (que conheço como aço 1020)?
Os rolamentos serão fixados através de mancais?
Conseguira variar um pouco a rotação ou será fixa? Tenho um motor de 1/2 cv, será que é o suficiente para um pequeno torno?
Anexei a foto da morsa. Agradeço sugestão.
Abraços.
Rubens
-
Rubens;
Para o tubo maior, serve qualquer tubo que de para embutir o rolamento, tubo mecânico nada mais é que uma bucha de aço (no meu caso aço 1020) sem costura com parede grossa. Poderia ser até um cano de água com ou sem costura ou qualquer "schedule" (mais grosso = melhor), no meu caso foi o material que achei; o meu mandril (cabeçote) ficará super dimensionado para esse torno, poderá até ser usado em máquinas bem maiores, por esse motivo vou fixa-lo com parafusos (antes ele seria soldado), quem sabe um dia resolva usa-lo em outra máquina.
A minha placa tem passagem de 22mm, os rolamentos serão fixos nos tubos, o tubo maior será o mancal , o tubo menor poderia até ser um tarugo maciço, comprei esse por comodidade.
Terá 3 rotações com polia escalonada de 3 V na árvore e 1 V no motor; e pretendo usar um motor de 1/2 cv de preferência trifásico.
O seu torno por incrível que pareça já esta quase pronto, vc já tem os barramentos, os fusos e manípulos, o motor e o porta ferramenta (morsa); basta uma chapa (mesa, vigota, etc...) pra fixar sua morsa coordenada, um mandril similar ao meu (ou pode ser até um jacaré) e uma placa, ou pinça e polia/s.
Abraços...
-
Esse é chique:
-
Realmente esse é chique Marco.
Uma belezinha para poucos.
Mas no meu caso, quero algo de maior porte para poder brincar um pouco mais.
Quando voce fala que o melhor seria um motor tifásico, qual o motivo? Pois rede trifásica, não é em qualquer residencia que existe essa possiblidade.
Desculpe a ignorancia, mas o que seria "jacaré", pois nunca ouvi falar.
Vou procurar lá no gasometro uma placa para mim. Se precisar de algo daquelas bandas, aproveite para pedir.
Devo estar indo lá no sábado ou semana que vem.
Continuo aguardando mais fotos de sua nova criação.
Abraços.
Rubens
-
Oi Rubens;
Com motor trifásico, vc pode parar seco ou inverter a rotação quase instantâneamente, o motor monofasico, pra inverter a rotação precisa esperar ele parar de virar.
Jacaré é um eixo com mancais vendido em lojas de materiais de construção;
Abraços...
-
Hoje eu fui a uma loja que faz manutenção em maquinas de lavar, eles trocam os eixos das máquinas e jogam os eixos antigos fora; muitos deles em bom estado; peguei alguns pra mim; esses eixos podem ser uma alternativa grátis para fazer os barramentos do torno. Como eu já comprei um trefilado pra essa função, vou usar esse eixo apenas no carro superior.
-
Agora já sei o que é o tal de jacaré.
Conhecia como eixo para serra circular.
Grato.
Rubens
-
Outros tornos:
-
Pessoal,
Estou acompanhando este tópico e resolvi iniciar uma trapizonga dessas.
Consegui comprar umas partes de máquinas num ferro-velho industrial e vou usar rolamentos encontrados lá. É o compensador, 2 fileiras de roletes, 22209. Tem 45mm de diametro interno e 85mm externo.
Eu tenho um motorzinho trifásico e pretendo usá-lo com um inversor para obter controle de velocidade.
Mas aí surgiu uma dúvida: há alguma vantagem em usar a transmissão por correia sincronizadora?
Será que usando uma larga correia com dentes tamanho L eu não conseguiria evitar a necessidade de atrito e aperto da correias em V?
Em tempo: fui verificar o preço dos tais rolamentos 22209 e me caiu o queixo, R$ 140 cada um, paguei em torno de R$ 20, pois veio junto com outras partes, e o velho do ferro-velho garante que são de um lote sem uso, apesar de sujos. Vou limpar e lubrificar e quem quiser posso comprar mais, pois tem um monte deles.
Qualquer coisa podem mandar MP ou email
-
O torninho esta saindo, as peças principais ja foram usinadas.
-
Olá Marco.
Pelo que vi já tem um torno para fazer suas peças.
Isso ajuda muito, pois assim não ficamos dependendo de ninguem, além de não precisarmos pagar pelos pequenos serviços.
Estou abrindo suas fotos e acho que estão pequenas demais, perdem muitos detalhes.
Será que tem como postar algo diferente, para que possamos admirar todos os detalhes.
Abraços.
Rubens
-
Oi Rubens;
Eu tenho uma câmera webcam go plus da Creative , ela funcionava muito bem no meu outro PC com Windows 98 (que esta parado com defeito na mobo), Instalei o soft nesse notebook mas roda meia boca (os drivers são para win98), não tenho acesso à memória da cam. (onde ficam as fotos com mais resolução), para usar eu tenho que levar o note junto e salvar a foto no programa, ontem nem o programa da câmera funcionava, eu consegui as imagens fazendo malabarismo com o NetMeeting (capturando a tela, colando no Paint, recortando a foto da telinha do NetMeeting e colando novamente no paint para salvar; ainda dei uma editada no Gimp para ficar menos invisivel, ufa...).
Se alguem souber de um driver melhor para WinXP, seria uma boa. Vou providenciar em breve uma nova câmera ou ressuscitar meu velho PC, para postar melhores fotos, ok
Abraços...
-
É marco.
O Bill atrapalha muita gente, até parece a musiquinha do Elefante.
Eu não tenho esse drive, inclusive tenho uma cam aqui em casa com o mesmo problema, não acho os benditos drives.
Espero que tenha sorte em sua empreitada (muito mais ardua que construir uma máquina nova). Rsrsrsr.
Até mais.
Rubens
-
Vcs já tentaram procurar aqui?
http://www.winfiles.com/
-
Mais detalhes:
Mandril (Árvore + Mancal)
-
Senhores,
Permitam-me fazer algumas perguntas...
Marco, para o eixo árvore, não seria possível (ou até desejável, para quem não tem maquinário a disposição para usinar todas as peças necessárias) utilizar o de algum outro torno? Eu vejo sempre no ebay eixos árvore de tornos antigos, porém em bom estado. Será que vale a pena ou seria furada? Obviamente tudo dependeria do estado do eixo, se ele foi abusado ou não, etc, mas é uma idéia a ser considerada por aqueles que se aventuram num projeto como esse.
Como você pretende montar o cabeçote do eixo árvore? O alinhamento dos furos para passagem do eixo-árvore é crucial, assim como o alinhamento com as guias lineares.
Qual motor você pretende utilizar?
Confesso que estou considerando seriamente a construção de um bicho desses. Ou parecido. A idéia é montar uma máquina tão precisa e alinhada quanto possível, concebida desde o princípio para ser controlada por CNC. A outra opção seria comprar um torno comercial pequeno para posteriormente converte-lo para CNC. Mas o preço (e qualidade) dos tornos pequenos que tenho encontrado são de desanimar.
A parte eletrônica para mim não seria problema, posso muito bem me virar com isso pois é uma atividade que pratico já há tempos. Aliás, no momento estou construindo um acionador PWM para um motor DC de 640W, 1/2HP que possuo aqui. Por outro lado, a mecânica seria um desafio enorme.
Há anos sonho com um torneco para pequenos experimentos, e o fetiche tem ficado cada vez mais forte nos últimos tempos.
Será que estou viajando?
[]s
Marcelo
-
Oi Marcelo;
é exatamente isso; como escrevi anteriormente, vc pode utilizar qualquer eixo/mancal, desde que os rolamentos estejam em bom estado. Claro que as dimensões do eixo e do barramento serão fator que influenciarão o desempenho do torno; em regra, máquinas operatrizes qt maior melhor (mais parruda).
Eu estou usinando as peças pq desejo construir exatamente como concebi, mas nada impede de haver variações, basta ver a diversidade de modelos de torno existentes no mercado. Já construí muitas máquinas reaproveitando peças de outros projetos, ou buscando em ferro-velho (é sempre uma boa opção) partes reaproveitáveis. Muitas máquinas minhas nasceram de a partir de um núcleo sucateado de outro equipamento.
Qto ao dispêndio com usinagem, varia muito e depende de diversos fatores; de modo geral, mesmo considerando o preço de usinagem de terceiros, pretendo fabricar minha máquina abaixo de 1000 contos.
O projeto desse torninho começou como uma nostálgica brincadeira, a muitos anos atrás fabriquei alguns semelhantes a ele; contudo, estou considerando colocar CNC nele, até como forma de aprendizado.
O alinhamento do cabeçote é crucial, e pode ser conseguido de diversas formas; como meu mandril (arvore/mancal) ficou muito chique, estou pensando em mudar a forma de fixação, sem uso de solda (fig 3); originalmente seria assim: Soldar um "U" no mancal, e depois aplainar sua face inferior e fixar com grampos, aferir o alinhamento (com eixo guia ou nos colos dos rolamentos do mancal), pontear e finalmente soldar nas chapas de fixação do barramento (fig 1); outra forma seria com parafusos (fig 2). Existem muitas outras possibilidade.
Abraços....
-
Marco,
Gostei muito do desenho do eixo-árvore do seu torno...
Como sugestão, eu faria um alojamento "morse" alguma coisa, pois é sempre útil para um contra ponta, uma ferramenta, um limitador de profundidade etc...
-
Oi Fábio;
Realmente um cone na árvore seria legal, estava no projeto inicial; contudo, o tubo mecânico que encontrei, em bruto já tinha o diâmetro igual ao da passagem da placa (22 mm). Vou contornar essa limitação com um cilindro preso à placa com ponta cônica; gostei da idéia do limitador de profundidade, vou fazer uma rosca interna na arvore do lado da polia para colocar uma aste.
Abraços...
==============
Lista de material 2 (extraido da sucata) custo zero.
1 - Chapa # 1/4" x 110 x 130
2 - Chapa # 1/2" x 100 x 260
3 - Chapa # 1/4" x 11/2" x 165
4 - Chapa # 1/4" x 2" x 110
5 - Chapa # 1/2" x 2" x 410
6 - tubo ø 11/2" x 230 x 3,2
7 - Tubo ø 1" x 400 x 2,8
Desculpem a qualidade das fotos (é o que posso fazer no momento)
-
Boa noite Marco.
Desculpe a ignorancia, mas poderia me explicar a função desse "cone" que voce mencionou, bem como esse limitador de profundidade, pois não tenho idéia de como seriam essas peças e para que serveriam (além de limitar). rsrsrsrs.
Sou apaixonado pro tornos mcanicos, embora conheça muito pouco dessa arte.
Agradeço sua valoroza contribuição.
Abraços.
Rubens.
-
Marco,
Vou continuar poluindo seu tópico, pois estou quase me aventurando a construir uma estrovenga dessas...
Como comentei acima, optaria por utilizar componentes prontos, quando possível, para minimizar o custo de usinagens externas.
Como ponto de partida, eu usaria os seguintes projetos, já postados em outro tópico:
1-) Mini-torno chinês:
http://mmu.ic.polyu.edu.hk/il/mini_lathe/index_ml.htm
Nesse link tem inclusive as plantas da criatura para baixar em PDF, com abundância de detalhes. Eu gostaria de construir uma máquina ligeiramente maior que esse micro-torno. Parece-me na foto é uma placa de 3'', ou estou equivocado?
2-) Torno CNC ianque:
http://www.dumpstercnc.com/projects/?path=./dumpster_lathe/
Sem plantas, mas com muitas fotos. Eu tentei fazer uma "engenharia reversa visual" desse projeto, e achei muito bem acabado. Pelas imagens podemos ter uma idéia do tamanho do bicho, e construir algo nessa escala esta fora de cogitação para mim. Atentem para as seguintes fotos:
http://www.dumpstercnc.com/projects/dumpster_lathe/03-lathe-spindle%20test-%20001.jpg
http://www.dumpstercnc.com/projects/dumpster_lathe/03-lathe-spindle%20test-%20002.jpg
http://www.dumpstercnc.com/projects/dumpster_lathe/03-lathe-spindle%20test-%20003.jpg
Agora, posso estar enganado, mas se vocês repararem no motor que o sujeito usa, parece ser esse aqui:
http://www.surpluscenter.com/item.asp?UID=2008082117234597&item=10-1783&catname=electric
2.5HP e 6750 rpm, se o vivente lá estiver usando 130Vdc. 1.5HP em 95Vdc. Dá para ter uma idéia do que o sujeito espera fazer com a máquina. Chutometrando, eu diria que ele tem uma placa de 5'' na criança.
Tem vídeo no youtube desse bicho também, podem verificar no perfil desse usuário aqui:
http://www.youtube.com/user/dumpstercnc
Claro que o projeto ianque é de babar, e seria muita pretensão da minha parte me aventurar a construir algo como aquilo, mas ainda assim acho que dá para fazer algo menor, em escala, nesses moldes. Um pouco maior que o torneco chinês, e menor que esse mastodonte ianque. Eu gostei da solução do sujeito para o alojamento do eixo árvore, feito com placas de metal parafusadas. Se o meu olho não me engana, o material utilizado foi alumínio, não?
Enfim, como eu disse, estou apenas elocubrando um pouco e poluindo o tópico. Ainda tenho muito que aprender nessa área.
[]s
Marcelo
-
Oi Rubens;
Um torno é uma máquina muito versátil, com ele vc pode emular uma fresadora, furadeira, retífica, plaina, etc; mas para isso são necessários dispositivos e ferramentas.
Todo torno comercial vem com duas pontas cônicas, elas podem ser usadas em diversos trabalhos, como por exemplo:
Um cone na árvore pode ser usado como encosto de material (limitador de posição), o que facilita trabalhos em série (fig.1). >==l
Uma placa universal pode prender a peça com alguma excentricidade, pendendo entre pontas isso não ocorre. "Entre pontas" é usado em substituição à placa, ou qd se deseja tornear um eixo com todos os corpos concêntricos, ou tornear eixos excêntricos entre pontas (fig. 2). >=====<
Outra forma é tornear cones entre pontas, deslocando o cabeçote móvel (fig 3).
Abraços...
-
Oi Marcelo;
Eu já conhecia esses tornos, inclusive o do vídeo será o próximo que farei, com algumas melhorias é claro, eh eh eh....
Todos são exeqüíveis, depende da disposição e das verbas, o torno ianke não é tudo isso que parece; é um bonito torno de lata, se tirar as carenagens fica só as guias e o porta ferramentas rotativo. No caso do meu torno, um motor 1/2 cv com reduções já esta de bom tamanho, o torno que usa 2,5 cv, trabalha com alta rotação e precisa de um motor com mais torque.
veja esse:
http://br.youtube.com/watch?v=VDIoUZuTunI
Abraços ....
-
Marco...
Grato pela orientação.
Agora já entendi para que serve o "cone" e o limitador.
Eu só conhecia a função normal do torno (com placa).
Nem imaginava que podia-se usar uma contra ponta de ambos os lados.
Estou ancioso por ver seu "brinquedo" funcionando, pois com certeza será a próxima maquina que irei construir.
Estou procurando alternativas para a construção, pois não tenho acesso a serviços de torno e fresagem.
Motivo pelo qual gostaria muito de tr minha máquina própria.
Estou de olho em seu projeto.
Abraços.
Rubens.
-
Rubens,
Eu também esotu no mesmo barco que você. Gostaria muito de ter um torno, mas para construir um, vou precisar de outro! É um problema de precedência ovo-galinha :-|.
Acho que vou optar pela opção de ir atrás de um torno já pronto. Ao menos minhas lombrigas deverão ficar mais calmas.
[]s
Marcelo
-
Marcelo.
Também já pensei assim, mas os valores estão abusivos, em especial de tornos usados, muitas das vezes ofertados por preços até superiores a novos.
E máquinas usadas em boas condições está quase impossível de achar, pelo menos aqui pelas bandas de SP.
Já tive um Sanches Blanes sem caixa norton, me arrependi de ter vendido, pois hoje estaria me quebrando um bom galho, mas são coisas que não consiguimos explicar.
Vou esperar a construção do Marco, pois achoi que ai teremos uma noção dos custos e do produto final.
Enquanto isso, ficarei esperando as novidades do amigo Marco.
Abraços.
Rubens
-
Lista de material 3
Bronze tm23 ø 38 x 120mm $10,00
Porca KTM (2 pç) $16,00
Barra roscada 1/2" + 4 porcas $ 7,60
Segue alguns desenhos com as medidas das peças que já foram feitas.
-
Belo desenho técnico...
-
É Fábio; desenho mecânico é um resquício do passado, quase um fóssil (SENAI) eh eh eh...
Estou procurando através dos desenhos mostrar todos os detalhes da minha construção, mesmo porque ainda não estou conseguindo digitalizar boas fotos. Pretendo desenhar todas as peças.
Já tenho no forno mais duas máquinas (mais um torno um pouco mais sofisticado e uma mesa de corte à plasma); infelizmente a vida profissional impede avançar as construções na velocidade desejada.
Um Abraço...
-
Finalmente terminei o mandril (árvore + cx de rolamentos).
-
Parabens Marco.
Trabalho de primeira.
Pelas fotos iniciais pensei que iria ser algo muito mais artezanal, mas vejo que me enganei.
Vi em uma outra "discução' que voce ofereceu esse torno e seus serviços para um amigo, e disse que sairia á preço de custo.
Fiquei interessado, inclusive porque precisarei de umas pinças para minha retifica e acho que feitas por um profissional poderiam me custar menos que as industrializadas.
Voce está em São Carlos? Pelo visto é torneiro mecanico por essas bandas.
Mas um detalhe que já comentavos, as fotos não estão expressando com clareza os detalhes e a qualidade do trabalho que está realizando.
Continuo acompanhando seu trabalho, pois estou curioso em saber como será esse projeto completo, em especial o que e como irá confeccionar a base dos eixos de apoio das ferramentes de usinagem.
Abraços.
Rubens
-
Olá Rubens;
Fazer uma pinça no torno é relativamente simples, contudo uma boa pinça precisa de tratamento térmico (têmpera e revenimento), sem contar que o acabamento das pinças comerciais geralmente é o retificado.
Esses processos pós torno encarecem a fabricação, nesse caso sai mais barato comprar feita, um jogo de pinças de 17 peças custa por volta $850 com o porta pinças incluso.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-79613480-jogo-de-pincas-iso-30-_JM
Só se justifica construir uma pinça se ela for de medidas ou de modelo especial (mais cara); ou ser muito simples e sem tratamento térmico (mais barata). No fim das contas é preciso avaliar bem o modelo pretendido da pinça e qual o uso, para fazer um julgamento de valores.
Estou radicado aqui em São Carlos, presto serviços de manutenção mecânica, hidráulica e pneumática para algumas empresas de variados ramos de atividade; atuo na construção ou reforma de máquinas e equipamentos sob encomenda; além disso exerço tb serralheria industrial e construção de estruturas curvas tubulares e peças especiais em inox de fino acabamento (porta banner, totens, gradis, etc....)
Tenho trabalhos espalhados por várias cidades do estado.
Como exemplos:
Estrutura na entrada da cidade de Brotas.
http://lh3.ggpht.com/_4rOivbqxdGM/R0wkUHSSW6I/AAAAAAAAAig/B6Coh_t_5Ew/Brotas+020.jpg
Confecção de Back light de inox para cx d`água do SESC Araraquara.
http://www.sescsp.org.br/sesc/Novo_menu_unidades/images/photos/32_unidade_horario.jpg
Manutenção e reforma de perfuratriz para prospecção auto transportada.
http://www.constroli.com.br/imagens/equipamentos_foto3.jpg
Em breve postarei detalhes visualmente mais favoráveis do torninho; quanto à detalhes do projeto, vou colocando à medida que eles forem sendo executados, gostaria de andar mais rápido; contudo, estou com pouco tempo disponível para me dedicar a ele devido à compromissos profissionais.
Abraços...
-
Marco...
Muito obrigado pelas dicas.
O conjunto de pinças que voce demonstrou não me servem.
Uso uma retificadeira onde a pinça tem aprox. 13 mm de diametro externo e aceita fresa de no máximo 6mm.
O que quero é poder usar fresas de diametro menores.
Comprei um mandril com engate rápido para adaptar e não ter mais esse problema. O problema é fazer o eixo para adaptar.
A pinça que tenho na máquina é muito simples, sem tratamento sem nada.
Sei que se eu tivesse um torninho em casa conseguiria fazer sem amiores dificuldades, pois, parece-me muito simples.
Qaunto á maquina de prospecção. Eu tinha uma empresa que prestava serviços para empresas de perfurações de hélices contínuas para fundações.
Desenvolvemos um computador dedicado para o monitoramente dessas perfurações.
Quem sabe voce não conhece esse sistema. Hoje a empresa está com meu ex-sócio. Um "picareta" que deu uma de esperto em cima de mim.
Vamos nos falando.
Abraços.
Rubens
-
Oi Rubens,
A parte de monitoramento de perfurações não é a minha praia, nesse sentido a unica coisa que fiz, foi construir partes de um recipiente hermético de acrílico para o cliente imbutir o conjunto da câmera de vídeo com espelhos, iluminação e motor de giro ( Perfilagem ótica); tb construí parte do mecanismo de enrolar a fibra ótica, com rosca dupla e palheta (esquerda/direita).
Na parte mecânica das máquinas de perfuração tenho um longo histórico, participei da contrução da primeira sonda rotativa modelo R2H da Prominas (1977/78) ( http://www.prominas.com.br ), alem da montagem de algumas P200 e P300. A máquina da foto é uma Wirth SAT2000 (http://www.esco.com.br ), que tb foi fabricada em São Carlos e pertence a uma empresa de Garça - SP; essa maquina sofreu um acidente grave (a torre caiu e decepou o pé e o braço do operador; houve muitos danos na torre e nos cilindros) ; ele foi deixada com o Aurélio da Cobrasper (http://www.cobrasper.com.br/ ) que me repassou o serviço (manutenção e modificações) . Citei essas empresas pois julgo que seja familiar para vc.
Quanto à pinças não há dificuldades em faze-las no torno, trata-se de uma peça relativamente simples.
Inté...
-
Valeu Marco.
Não foram meus clientes mas o sistema de perfuração de solo é bastante conhecido para mim.
Vejo que tem um estreito relacionamentos com máquinas (em geral).
Esse é meu sonho, um dia poder me dedicar a isso.
Mas de qualquer maneira vou confirmar minha disponibilidade em ajudá-lo no que precisar.
Se tudo correr bem, devo ir para Pira este final de semana.
Qualquer coisa te escrevo.
Abraços.
Rubens
-
Torninho novos avanços:
Comprei um motor usado em bom estado, trifásico de 1/2 cv, por $80,00. Hoje soldei a flange no eixo, o maldril esta pronto.
-
Tá ficando muito bom este eixo...
-
E ai grande Marco.
Mais alguma novidade sobre o pequeno notável?
Abraços.
Rubens
-
Oi Rubens...
Serviço é como banana, vem em penca; nas ultimas semanas não tive tempo de mexer nele, estou saturado com serviços de clientes; apenas hoje sábado (tirei a parte da manhã para isso), pude fazer algum avanço, mandrilhei (no torno) o cabeçote, terminando o alojamento do mandril, se der tempo (tá dificil) essa semana termino o cabeçote e encaixo o barramento; talvez na terça ou quarta-feira após entregar um serviço de cliente, possa dedicar algumas horas para o torninho (já estou com um serviço maior ainda atrasado).
Estarei postando as novidades na medida do possível; abraços...
-
Olá Marco...
consegui arrumar um torninho para começar a brincar.
É pequieno mas vai dar para aprender muita coisa.
Espero poder contar com sua ajuda.
Continuo na admiração.
-
Essa semana terminei as buchas e guias depois posto as fotos, por hora fica um vídeo que fiz usando o Sketchup de um esboço do torninho.
-
Grande Marco....
O "pequeno" está ficando notável.
Muito bom mesmo. Como te disse adquiri um mini torno, mas ainda não desisti de fazer como você.
Embora o video apresente muitos detalhes, não vejo a a hora de ver "in natura" sua criação.
Aproveitando, pergunto se voce não tem nenhum material (apostila ou coisa que o valha) que me orientasse um pouco mais á cerca de ferramentas, afiações e afins.
Antecipadamente te agradeço.
Abraços.
-
Ola Rubens; obrigado!
Atualmente fabricar a própria ferramenta esta ficando cada vez mais raro, a grande maioria das tornearias compra insertos ou ferramentas de pastilha soldada pronta.
Eu sou da velha guarda, quando tenho tempo ainda fabrico as próprias ferramentas, sobre ferramenta existem dois parâmetros fundamentais que influenciam o corte independente do perfil da ferramenta.
Um é ângulo de saida e o outro o ângulo de incidência frontal. Se esses dois ângulos que formam o gume forem bem feitos a ferramenta corta muito bem.
Existem muitas tabelas, formulas e coisas afins, parametros tecnicos que servem apenas para confundir os iniciantes, na pratica diária de uma oficina todo esse entulho de normas são ignorados, fica apenas a pratica; afiar bem uma ferramenta é como andar de bicicleta, depois que vc pega o jeito nunca mais esquece.
À grosso modo, para Bits torneando aço deixe o quebra cavaco bem curto (uns 4 mm, para alumínio e cobre deixe o maior possível) , incidência +- 7 graus, saída até uns 30 graus; para bronze ou latão o ângulo de saída pode ser zero; alumínio e cobre até 45 graus. Cabe lembrar que o gume deve formar um ângulo com a face da peça para cortar melhor (+- 30 graus), um pequeno raio (0,3 mm) na ponta da ferramenta melhora o acabamento, mais bicudo corta melhor.
Quanto às ferramentas de pastilhas nem compensa mais fazer, é muito mais barato comprar prontas, para afiar basta manter os ângulos existentes.
Qualquer ferramenta depois de pronta, para afiar, basta esmerilhar apenas o ângulo de incidência; para bits use o rebolo branco e para pastilha rebolo verde diamantado.
Bedames precisam de um ângulo de folga nas laterais e ferramenta para roscar deve levar em conta o ângulo de inclinação do filete (pulo do gato) para aplicar a incidência.
Abraços...
-
Marco....
Muito obrigado pelas dicas.
Esta semana devo colocar meu pequeno para funcionar.
Ai vou começar a brincar e ver o que vai dar.
Qualquer coisa eu dou um grito.
Abraços.
-
Nobre Marco, resolvi escrever direto para voce, devido sua grande experiencia em tornearia.
Vou trancrever o que escrevi em outro post.
"Estou tendo um pequeno problema com meu torninho, por isso preciso de algumas opiniões de pessoas mais experientes.
O objetivo principal da aquisição foi o de usinar os fusos de minha fresadora.
Estou usando fusos de 20 mm.
E o eixo da árvore do meu torninho é exatamente desses 20 mm.
Antes da reforma experimentei para ver se o eixo dava certo (passava pela árvore).
E tudo bem.
Mas como a tentativa não foi completa, hoje estou com problemas.
Qual seja, ao passar o fuso pelo eixo, veriquei que ele não "vara" de lado a lado.
Entra pela placa uns 10 cm, e pelo fundo também uns 5 cm.
Conclusão, em uma determinada parte existe um "enforcamento".
Tentei limpar mas nada, ai veio a idéia de passar alguma coisa (rebolo, lixa.....) por todo o eixo, mas não sei o que nem como.
Por favor, agradeço sugestões.
Será que isso é normal ou pode ter ocorrido algum problema que ocasionou essa "deformação"?
Antecipadamente agradeço as sugestões."
Será que voce consegue me ajudar a resolver esse problema, por exemplo me dizendo o que posso passar no interior desse eixo para limpar ou alargar esse "estreitamento" que está impedindo a passagem de lado a lado do fuso que quero usinar?
Abraços.
-
Caro Rubens;
Se a diferença for pequena vc pode broquear a arvore no próprio torno (caso a arvore não seja temperada), soldando uma broca numa aste longa; ou desmontar a arvore para ser feito em outro torno.
Arvores de luz estreita costumam ter furo apenas feito com broca sem uso de outra ferramenta, o que acarreta uma maior rugosidade e variação de medida.
Outra solução (a que eu recomendo) é vc confeccionar fusos ligeiramente mais finos (19 mm ou 3/4").
Tome cuidado para não danificar a arvore, analise bem a causa do estreitamento, estou achando muito estranho esse fato, não é normal ocorrerem deformações na arvore. Tb pode ser uma deformação no material, ou medida muito justa.
Para usinar fusos com qualidade é necessário o uso de luneta móvel (aquela com dois encostos) para apoiar o eixo; de qualquer maneira vc não precisa que o fuso a ser usinado entre na arvore caso seu comprimento seja menor que o comprimento útil do torno, se a rosca for trapezoidal abra primeiro uma rosca quadrada para depois usinar o perfil trapezoidal .
Abraços....
-
Marco...
os fusos que pretendo usinar são todos maiores que a distancia máxima entre pontas.
tenho a luneta móvel e fixa. mas acho que não precisarei usar, pois usinarei apenas as pontas desses fusos para serem alojadas nos mancais.
vou tirar a placa para tentar descobrir o que está estrangulando a passagem de lado a lado.
acho que irei arrumar uma haste e fixar na ponta uma ferramenta e usinar o interior do eixo para retirar qualquer rugosidade que possa existir.
vamos ver no que vai dar.
obrigado.
-
Marco,
Parabéms pelo projeto, pelo jeito vai ficar o bicho esse seu torninho.
Gostaria de fazer uma pergunta, como você vai fazer a lubrificação dos rolamentos do eixo árvore ? É que estou construindo um torninho também e estou meio em dúvida de como fazer a lubrificação.
Obrigado, até mais.
Alison.
-
Olá Alison;
Os rolamentos serão lubrificados na hora da montagem final com graxa comum (dessas compradas em postos de gasolina).
Eu já possuo um torno pequeno marca Macdonalds (eles já fizeram torno antes dos hamburguer eh eh eh ...) que uso eventualmente , ele era originalmente com buchas, modifiquei para rolamentos à uns 8 anos; foi lubrificado pela ultima vez à uns 4 anos e ainda não apresentou nenhum problema.
Rolamento cônico de roletes, dificilmente exigem um cuidado maior com a lubrificação, esse mesmo sistema é usado nas rodas dos carros (que andam milhares de quilômetros com os motoristas sem se preocuparem com esse detalhe).
Abraços....
-
Grande Marco ...... Eno.....
Pude ter ontem o GRANDE prazer de nosso primeiro "contato imediato de 3º grau".
E confirmar o "sentimento" que tive ao trocar nossa primeira mensagem.
És uma pessoa especial.
Parabéns por tua postura, com certeza, quem te conhece, sabe que sua humildade e hombridade no tratamento com o próximo seria impossível de caber dentro de ti, a não ser pelo fato de que o coração de pessoas como você deve ser do tamanho do infinito.
O nobre amigo Medeiros (puru......), muitas das vezes com seu silêncio "ensurdecedor" fala mais alto que muitas palavras.
Faça ele se cadastrar para podermos compartilhar seu conhecimento.
Pessoas do bem, que espero poder chamar de "AMIGOS" para o resto de "minhas vidas".
Abraços.
Rubens
-
és gato? quanta vidas tem?
-
Caros;
Realmente foi um enorme alegria conhecer vcs pessoalmente. Tô virando até gatinho eh eh eh...
Coma já disseram; quem tem um sonho só, teve apenas um sonho, quem tem amigos que compartilham os sonhos conosco, fazem com que nossos sonhos virem realidade.
Muito obrigado, Amigos...
O Puruca; seis num conhece a fera, deixa ele se enturmar pra ver, fala mais que o "homem da cobra"; o duro e fazer com que ele use um computador, eu já estou tentando fazer isso acontecer a alguns anos sem nenhum resultado.
Betão, o mês que vem vou à São Paulo, já estou me convidando pra aquele cafezinho esperto ehim...
Rubens e Fábio um grande abraço...
-
... o mês que vem vou à São Paulo ...
Espero que sobre um tempinho pra experimentar tb o café da masmorra ...
-
Marcão......
Não esqueça de passar por aqui.
Vê se convence o Pururuca a usar o PC, assim será um a mais para trocar conhecimentos.
Um dia desses passo no Rudy e vamos baixar por ai.
Abraços.
Rubens
-
Olá Jorge, com certeza passarei por aí; meu candidato à genro mora próximo ao horto e minha filha vai morar na região de Santana; o casório será em breve, em dezembro irei à Sào Paulo levar os convites aos muitos parentes que moram por aí; farei todo o possível para visitar os amigos. Um grande abraço.
-
O torninho esta empacado por falta de tempo mesmo, mas já estou pensando na carenagem do bicho.
www.youtube.com/v/cSKGnKQabwA
Abraços...
-
Que maravilha heim Marcos. Excelente projeto, tá realmente ficando muuuiiito bom. Parabéns
Um abraço
-
Grande Enock.....
Como vão as coisas por essas bandas?
Pelo visto o pequeno está difícil de parir.....
Pede um help para o Medeiros e coloquem esse projeto em funcionamento.
Está até parecendo minha máquina.
Grande abraço.
Rubens
-
Olá Rubens;
Eu e o Puruca havíamos terminado nossos compromissos profissionais e já estávamos coçando e esperando as festas, decidimos limpar da pauta os projetos inacabados nessa semana; contudo, clientes implacáveis fizeram ruir todo esse meticuloso planejamento do agora sai.
Eu tenho que fabricar urgente algumas "curvas de nória" e peças de um "Chiller" até o dia 29/12, e terei que trab até em horas extras, abdiquei até de uma viagem que estava agendada; o Puruca tb recebeu a visita do Aurélio (aquele das maq. de perfuração), e tb está até a tampa de serv. infelizmente os projetos pessoais serão postergados mais uma vez.
Abraços...
-
marcomartim
vc fabrica isso? "Chiller"
poderia me mandar algumas especifícações?, tipo vazão, temperatura. preço? heheh
-
Olá Fábio;
Esse chiller em questão pertence a um abatedouro aqui da cidade e tem uns 18 metros de comprimento e 40.000 lts de água gelada à menos de 2 graus C; passam por ele diariamente mais de 200.000 frangos.
Tenho condições de fabricar toda a estrutura, mecanismos, equipamentos e tubulações exceto as unidades de água gelada e outras partes de refrigeração (compressores de amônia e torres de resfriamento) porque foge da minha área de atuação.
Sobre preços, trata-se de um equipamento caro porque todas as suas partes são de aço inoxidavel, os custos dependem de muitas varáveis principalmente do tamanho do bicho, em cada caso é necessário um estudo minucioso e detalhado do projeto para levantar os custos.
Abraços
-
Olá Fábio;
Esse chiller em questão pertence a um abatedouro aqui da cidade e tem uns 18 metros de comprimento e 40.000 lts de água gelada à menos de 2 graus C; passam por ele diariamente mais de 200.000 frangos.
Tenho condições de fabricar toda a estrutura, mecanismos, equipamentos e tubulações exceto as unidades de água gelada e outras partes de refrigeração (compressores de amônia e torres de resfriamento) porque foge da minha área de atuação.
Sobre preços, trata-se de um equipamento caro porque todas as suas partes são de aço inoxidavel, os custos dependem de muitas varáveis principalmente do tamanho do bicho, em cada caso é necessário um estudo minucioso e detalhado do projeto para levantar os custos.
Abraços
aja frango
-
éra pra algo um pouco menor..
um laser co2 de 60W hehehe
é que eu tava orçando o laser.. e ele vai ter de usar um chiller pra mante-lo frio..
-
é que eu tava orçando o laser.. e ele vai ter de usar um chiller pra mante-lo frio..
Chiller pra um laser de 60W ?! De onde vc tirou isso ? :P
Olha aí embaixo um "chiller" de macho ... ;D
-
não foi idéia minha.
estive com o Sr. Antonio Morgon da morgon Laser
foi ele que falou que seria necessário.. mas ele me falou em 4000 reais um chiller fabricado aqui no brasil.
como não conheço bem os equipamentos dessa área.... imagina o que eu achei!?
ai eu vi o marcomartim citando a fabricação de peças para essa criatura e arrisquei a pergunta.
mas pelo visto pra 60W qualquer operação mc-guiver (bem resolvida com bomba sarlo better deve dar conta tô certo???
-
ele me falou em 4000 reais um chiller fabricado aqui no brasil.
Eu faço por R$ 3.990,00 no cartão, 0,5% de desconto pra pgto em dinheiro ... ;D
-
Olá Fabio;
Se vc quiser, posta um desenho do bicho que vc precisa que eu orço pra vc.
Abraços...
-
é basicamente esse do Jorge.. mas sem o balde do rodinho de limpeza.. hehehe
algo um pouco mais profissional (não que nÃo seja viu Jorge) esse ai tá lindo,,, hehehehe
sitema compoto de
Bomba (acredito que um sarlo 180 dê conta da vazão de 80 litros pelo menos por minuto)
um radiador (não sei que tipo ou tamanho pra essa vazão)
e um sistma de ventilacão forçada com Freon?? pra manter o ar frio? ou não precisa?
-
.... e um sistma de ventilacão forçada com Freon?? pra manter o ar frio? ou não precisa?
Ô dureza ... tá precisando de álibi pra ter uma geladeira na oficina ? Nada contra se o que vc quer é manter as louras geladas, mas pro laser não precisa não ...