Um motor de CC possui escovas e coletor, o que aumenta as perdas elétricas. Para um aerogerador, o ideal é um gerador do tipo alternador de múltiplas fases (3 ou mais), com campo girante, com isso a tensão de saída média é maior e não há as referidas perdas. Por essas e outras que os veículos passaram a usar alternadores ao invés de dínamos. Usar um motor CC como gerador é das opções possíveis, a pior delas (a mais simples, porém menos eficiente).
Com relação a tensão baixa, num alternador, dada uma certa rotação, a tensão aumenta com a quantidade de pólos. Por outro lado, um motor de CC é projetado para uma condição de alimentação nominal (por exemplo 12V), por isso a tensão de saída como gerador é normalmente baixa.
Também é necessário algum tipo de controle que não gere tantas perdas, por isso, alterar o passo da hélice e na redução mecânica de modo a manter a tensão de saída constante (por exemplo) é necessário. Outro tipo de controle possível é, ao invés de imãs, usando eletroimãs para gerar o campo magnético e controlar a corrente nessas bobinas (excitatrizes) para controlar a tensão, como se faz em alternadores e "geradores de verdade".