Acho que vale acrescentar alguns comentários ao que já foi dito:
Temos falado genericamente, sem mencionar dimensionamento ou que peculiaridades de cada modelo o fazem mais ou menos adequado à nossas máquinas.
Os acoplamentos Oldham, apesar de serem os mais populares e de uso geral, definitivamente são dos mais inadequados, não foram concebidos para aplicações onde há inversão de sentido com frequência, o que os sujeita a desgaste prematuro e apresentam folgas muito rapidamente e em muitos casos o material da cruzeta é tão resiliente que até provoca stall. São fabricados em enorme variedade, com uma infinidade de materiais, plásticos, compósitos, ferro fundido, aço inox e tb o material elástico apresenta uma enorme variedade, plásticos, elastômeros e borrachas de todas as cores e sabores. Sem mencionar as particularidades da geometria. Certamente há algumas combinações que podem apresentar excelente desempenho em nossas máquinas, mas mais certamente ainda não será uma dessas de poucos créus ...
Os acoplamentos sanfonados estão dentre os que suportam maiores esforços e a má experiência de alguns certamente é devida ou ao mau dimensionamento ou alguma falha de fabricação. Acompanhei por vários anos máquinas onde esse tipo de acoplamento era utilizado em motores de vários HP com inversões frequentes e abruptas, sem apresentar qualquer prob. Há uma enorme variedade tb e é dos modelos mais caros. É dos que suportam os maiores desalinhamentos angulares.
Os helicoidais tb suportam cargas elevadas e são dos mais confiáveis, acredito que são os mais utilizados em conjunto com servos e motores de passo em máquinas comerciais de aplicação industrial. O comentário do Jack quanto à torção me causa muita estranheza, em parte pq a torção ocorre em quase todos os tipos, se mais ou menos, depende do tipo e dimensionamento. Os helicoidais passam a impressão de que são mais suceptíveis à torção, muitas vezes ouvi comentários neste sentido, mas isto não é verdade, apresentam resistência à torção bastante elevada, surpreendente até, não tenho qualquer dúvida que algum prob relativo a isto se deve ao dimensionamento inadequado.
Recomendo a quem queira aprofundar-se no assunto que consulte os manuais e verifique e compare as especificações e recomendações dos fabricantes. Há limites quanto ao desalinhamento, torque, etc. Como com qualquer outro componente, a melhor opção nem sempre é óbvia.
Até que apareça coisa melhor, vou continuar defendendo a boa e velha mangueira ou alguma variação do tema, pela enorme adequação às necessidades da maioria de nós que precisamos de coisas simples, de baixo custo, facilmente encontráveis fora das grandes cidades e sobretudo com desempenho adequado. E se o desempenho inicialmente não for adequado, não custa mais que poucos créus e uns minutos pra redimensionar. Um caso raro de bom e barato.