Nobre Fabrício.
Desculpas pela demora em responder, estava fora, é por isso.
Mas vamos tentar responder as saus perguntas.
Primeiramente, ao citar mensagens, divida a postagem original, da resposta - pergunta que você está dando, da maneira que você fez, fica muito mais difícil para se entender (pelo menos para mim que os "zóios" já não ajudam muito, eheheeh).
Vou começar pelo fim, o relógio comparador é um instrumento de medição usado em oficinas de tonearia e fresamento (mecânica de precisão).
É bastante simples de se usar.
Um exemplo é o postado pelo amigo SSGARBI:
http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,7961.30.htmlOnde ele demonstra a acuidade da máquina que está montando.
Ao meu ver, eu apenas faria com que o curso da máquina fosse o mais curto possível, dessa maneira, a possibilidade da perda de passo (pois teríamos uma maior repetição e contato com o comparador) ficaria mais evidente e pronuncida (isso se existisse essa perda).
E dai ir aumentando o deslocamento aos poucos.
Quanto á acuidade, sugiro que adapte uma "caneta" ou algo similar com mais presteza, que não se movimente de maneira alguma, que quanto melhor for essa adaptação, melhores serão os seus testes.
Em relação á ultapassagem dos limites, como lhe expliquei, eu não uso o Mach, e sim o EMC2.
Mas é evidente que ambos possuem essa função, qual seja, "zerar" a máquina e a peça antes de se começar um novo trabalho.
Ou seja, se a máquina tiver uma área de trabalho - "inicio" configurado, e o desenho (vertor) um outro, com certeza você está zerando apenas a peça.
Ao que tudo indica.
E ao terminar, a máquina está se deslocando para esse início - home que você determinou anteriormente.
Veja as duas configurações e confira.
Eu particularmente, sempre "zero" a peça e a máquina no mesmo ponto e em todos os trabalhos que inicio.
Para mim que não sou operador e não executo sempre os mesmos vetores ou com muita constância, é uma maneira de garantir a segurança da máquina. rsrsrs
Então, acho que por enquanto é só, qualquer coisa vai gritanto.
Abraços.
Rubens