e estava pensando em usar um butijão de Gas para fazer o reservatorio de gas...
netsul, nem pensa em usar um botijão de gás para isso.
Para montar este compressor voce terá que realizar furos e abrir roscas ou soldar as conexões nele.
Um botijão vazio É UMA BOMBA EM POTENCIAL.
O calor gerado pela furação ou mesmo a centelha da máquina de furar pode ignir o vapor de gás que por certo ainda existe no botijão e ai é cabum na certa.
É antecipar a visita ao paraiso :angel5:
O ideal é utilizar um cilindro de extintor de CO2 vazio. Você acha em ferro velho a peso de ferro por uns R$2,00 a RS5,00 e pode furar, rosquear e soldar a vontade.
Um outro conselho é colocar um pressostato nele, como o Francisco fez. Assim, quando a pressão chegar a um limite determinado, o compressor desliga, evitando que alguma conexão saia voando ou o cilindro estoure por excesso de pressão.
Além disso a vazão destes compressores não é muito grande, então, devido ao grande volume do botijão, vai demorar um bocado para você conseguir uma boa pressão de trabalho.
O cilindro de CO2 não tem a função apenas de reservatório de ar. Nele também fica retido o óleo que vem do compressor junto com o ar, diminuindo consideravelmente a quantidade de óleo que irá sair no aerógrafo, que poderia acabar com sua pintura, por isto é bom prever um registro de sangria no fundo do reservatório (eu utilizo um registro de fogareiro a gás) para retirar o óleo e a agua acumulada de tempos em tempos.
Este site citado pelo Francisco
http://aerografia.com/comp1.html é muito legal e tem as dicas, mas se precisar de alguma ajuda grita que nos estamos ai.
Abraços
Altair Guimarães