YRD,
Realmente deve existir diversos tipos de argamassas, a que eu comprei foi na C&C que estava na área de churrasqueiras e tijos refratários, e o valor que eu falei estava escrito na embalagem a marca era Quartizolite
Eu vi em algum lugar que vocês estava pensando em reformar a sua churrasqueira e fazer um forno, na minha eu não arrisco não, pensou ficar um fm de semana sem assar uma lasca?
Eu construí algo bem parecido com as fotos postadas (bem mais humilde) e foi rápido (2hs) e não gastei mais do que R$ 50,00, fiz um teste para construir algo mais bem feito no futuro.
Agora um assunto que está me perturbando..., eu tenho criação de cavalos e o meu ferreiro estava fazendo uma ferradura especial para um cavalo de provas que necessita de calçados especiais, ele estava utilizando uma forja a gás e viu a minha experiência, ele me comentou que a forja a carvão é muito melhor (mais caloria)
, só que ele não utiliza pois a logística de transportar algo tão pesado e os sacos de carvão é complicado.
O ferreiro estava utilizando uma forja a gás com dois bicos, utilizando tubo de veturi para arrastar o ar, e ele regulava a mistura alterando a distancia do bico dentro do tubo principal, e a forja dele era um cilindro de uns 500mm de comprimento por 300mm de diâmetro, o interior dele era todo revestido de tijolo refratário e a porta principal (150mm x 200mm) era frontal, tipo um forno de padaria,só que na lateral tinha uma entrada de 50 x 50mm em cada lado (sem tampa), ele colocava as barrinha nesta lateral e em poucos minutos ela já estava rubra e ele tirava para bater a bigorna.
No experimento que eu fiz, eu reparei que a tampa superior é peça chave no processo e fique pensando se a forma que o equipamento dele é construído não é a melhor, pois entendo que pelas leis da física o ar quente sobe e tals, pois bem, da forma como estamos construindo nossas forjas quando abrimos a tampa superior todo o ar quente foge e o que segura a temperatura interna é a temperatura do refratário. Será que não seria mais eficiente fazer como um cilindro deitado e uma porta frontal, desta forma preservaríamos o ar mais quente no interior do equipamento.
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