YRD,
Realmente deve existir diversos tipos de argamassas, a que eu comprei foi na C&C que estava na área de churrasqueiras e tijos refratários, e o valor que eu falei estava escrito na embalagem a marca era Quartizolite
Eu vi em algum lugar que vocês estava pensando em reformar a sua churrasqueira e fazer um forno, na minha eu não arrisco não, pensou ficar um fm de semana sem assar uma lasca?
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Eu construí algo bem parecido com as fotos postadas (bem mais humilde) e foi rápido (2hs) e não gastei mais do que R$ 50,00, fiz um teste para construir algo mais bem feito no futuro.
Agora um assunto que está me perturbando..., eu tenho criação de cavalos e o meu ferreiro estava fazendo uma ferradura especial para um cavalo de provas que necessita de calçados especiais, ele estava utilizando uma forja a gás e viu a minha experiência, ele me comentou que a forja a carvão é muito melhor (mais caloria)
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, só que ele não utiliza pois a logística de transportar algo tão pesado e os sacos de carvão é complicado.
O ferreiro estava utilizando uma forja a gás com dois bicos, utilizando tubo de veturi para arrastar o ar, e ele regulava a mistura alterando a distancia do bico dentro do tubo principal, e a forja dele era um cilindro de uns 500mm de comprimento por 300mm de diâmetro, o interior dele era todo revestido de tijolo refratário e a porta principal (150mm x 200mm) era frontal, tipo um forno de padaria,só que na lateral tinha uma entrada de 50 x 50mm em cada lado (sem tampa), ele colocava as barrinha nesta lateral e em poucos minutos ela já estava rubra e ele tirava para bater a bigorna.
No experimento que eu fiz, eu reparei que a tampa superior é peça chave no processo e fique pensando se a forma que o equipamento dele é construído não é a melhor, pois entendo que pelas leis da física o ar quente sobe e tals, pois bem, da forma como estamos construindo nossas forjas quando abrimos a tampa superior todo o ar quente foge e o que segura a temperatura interna é a temperatura do refratário. Será que não seria mais eficiente fazer como um cilindro deitado e uma porta frontal, desta forma preservaríamos o ar mais quente no interior do equipamento.
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