Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
PROJETOS => Projetos dos Usuários Guia CNC => Tópico iniciado por: Fred_DASP em 11 de Abril de 2007, 00:55
-
Este é meu segundo projeto de CNC
Oq foi usado de impressora, foram os eixos e os carrinhos das impressoras HP Série 600.
Por se tratar de uma área pequena, eles são muito bons (não ótimos) para uma CNC de baixo custo e trabalhos leves.
Nas fotos, nao coloquei a ferramenta de trabalho, q é uma miniretífica Forte - a azul conhecida de muitos.
O Z é temporário - foi aproveitado da antiga e finada cnc.
Os motores são os 23lm-c004
A área de trabalho é sim pequena - 15x24 - eis o preço por ter o pórtico fixo. Mas pra mim, ta de bom tamanho - visto q é uma plataforma de estudo e faço no máximo chaveiros de acrílico e PCB´s.
No decorrer dos posts vou falando mais dela.
-
Fr3d,
Ficou bem legal o modelo "II" da sua criatura :)
Tamanho não importa - O que importa é que ela lhe traga satisfação... :)
-
Quantas impressoras vc precisou para montar essas máquina? To vendo bem umas 4, foi isso?
-
Belo trabalho!
-
Realmente ficou um trabalho bem bacana e bem criativo mesmo...
só me responde uma pequena pergunta: de q material foi feita a porca que corre nos fusos?? tentei desvendar aqui mas não consegui..heheh
é que estou em fase final da minha tbm e gostaria de ter algumas idéias novas!!
abração
-
Fred,
Observando melhor as fotos, a foto que mostra a porca do fuso, mostra que o fuso está " flutuando" nesta extremidade, ficará assim.
-
Fred, so algumas sugestões...
Como o amigo Fábio Serrão ja disse, o eixo ta mesmo flutuando, e tambem não tem nenhum rolamento na outra ponta, ta direto no motor. Acho que , se a borracha que vc usou pra fazer o acoplamento não for bem forte, logo logo deve rasgar, visto que esta sofrendo muito esforço.
Outra dica, da pra aumentar um pouco a sua area de trabalho no x, se vocer centralizar aquela porca. Talvez tenha que elevar um pouco a mesa, pois , se vc resolver centralizar, ela devera passar por cima da estrutura, para fora dela.
Pode parecer pouco, mais alguns cm podem fazer muita diferença pra realizar um trabalho.
E como ja virou jargão aqui no guiacnc:
"É somente minha opinião"
-
A porca foi feita de Nylon ou como outros chama, de technyl(é assim q escreve?)
Abri a roca com o macho, e como passei o de menos fios , ficou ligeiramente apertado, aí com um pedaço do proprio fuso, fiz um 'macho' e fiquei passando ele na porca e aí casou certinho - em outras palavras - folga Zero mesmo. haaa.. ta preto pq pintei :p mas a cor é das peças de nylon é leitosa mesmo. :D
Na foto q mostra a porca, o uso nao esta flutuando, mas tb nao está apoiado com rolamentos como deveria. O apoio esta sendo feito com acrilico - veja bem na foto q mostra de frente - com um furo pra passar o fuso.
O acoplamento está bem firme. Aquela borracha é de uma espessura boa e nao está torcendo - coloqueo motor pra rodar beeeem lento e segurei o fuso... o motor parou e a borracha nao torceu nem deslisou.
Pelo fato do coprimento dos fusos ser pequeno, nao ta sendo problema eles ficarem em 'semi-flutuação'. Claro q com apoios seria pra la de beleza.. mas o trabalho q ia me dar NESTE caso, nao compensaria pela diferença prática que seria nula. ( leia-se... seria a mesma coisa )
Estou com um dilema - se eu aumentar a área , eu perco altura de trabalho... eu consigo aumentar de 15x25 pra 25x25. mas perco uns 2,5 de altura q naotenho muita.
Mas essa mudança é simples e rápida. Com o tempo verei oq melhor pra mim :D
O Z q ta me dando dor de cabeça. Nao esse q é temporário... mas o novo q estou pensando como fazer sem ter muito trabalho :\
Quero faze-lo como toda a maquina, de metal pra ficar coerente com o conjunto.
Ideias?
-
Fred,
interessante a idéia de abrir a rosca com o fuso, já descolei uns pedaços de nylon aqui e vou tentar fazer o mesmo pra ver como ficará....
qt ao eixo Z ainda não parei pra pensar nele...sei q vai dar um pouco de trabalho mesmo...por isso to adiando o máximo possível a preocupação..rsrs
mas to mentalizando algo aqui e assim q tiver na idéia eu te passo os detalhes...td baseado na economia e praticidade é claro!!!
abração
-
Fred,
Realmente, não percebi este apoio de acrilico, é melhor do que deixar solto (se bem que deve ter cuidado com o atrito).
Quanto ao eixo Z, ele deve ser realmente a sua maior preocupação. O pessoal veterano aqui sempre posta que a maneira ideal de se começar uma máquina é pelo Z, pois e dele que você descobre a altura em relação a o X, e a largura ideal, pra não merder muita area de trabalho no Y.
Faça o Z com paciencia, o resultado sera otimo.
Não sei como vc começou esta máquina em questão, mas, pelo que vc postou em relação a perda de altura, provavelmente o Z não foi a prioridade.
Poste ai qual dificudade esta tendo com o Z, o pessoal pode ajudar.
-
Juraci,
Lembre-se do que foi postado sobre macho a partir do fuso, requer cuidados especiais.
No caso do Fred ai em cima, ele postou que usou um macho de verdade para abrir a rosca, isto é , uma ferramenta que foi projetada pra isso, vc consegue achar facilmente por esta peça, póde ser uma boa opção (ja encontrei por 15,00).
Se vc não pensou ainda sobre o Z, então eu sugiro que vc pare todo o planejamento, volte a prancheta e recomece pelo Z, vai perceber que muitos problemas poderão ser evitados se agir assim.
-
Juraci, o julio reforçou oq eu disse... eu abri a rosca com a ferramenta apropriada - comprei uma bem barata, de aço cromo, ja q abri rosca em uma mateial 'manteiga' pra ele. aí DEPOIS q passei o fuso pra 'casar' direitinho.
julio, a maquina eu fiz sabendo q a ponta da ferramenta seria coloca no meio do X. Daí tenho q me virar pra o Z ficar nesta dimensão.
Claro q da proxima vez, vou fazer o Z primeiro.
E tb pretendo fazer com pórtico móvel.
Estou mais com preguiça doq realmente dificuldade de fazer o Z :p
-
Fred,
Muito loka sua máquina só de ver que não teve que gastar grana com torneiro ( certo? ) já é uma conquista, e ta muito bem feita. A barra roscada é de inox ou so esta brilhando mesmo? E essa estrutura de metalon vc já arrumou pronta de alguma coisa ou vc mandou fazer ou fez e soldou? Outra coisa qual o diametro desses eixos de impressora?
-
Julio,
desculpe, me expressei mal. O que quis dizer na verdade foi abrir a rosca com o macho e somente dar o toque final com o fuso. Já consegui os pedaços de nylon e pensando melhor resolvi deixar a cargo de um torneiro pra fazer a bendita rosca pra mim.
Quanto ao eixo Z, realmente, agora que fui pensar nisto, mas o problema é q já tenho pronta toda a estrutura só faltando o eixo Z mesmo. Agora infelizmente não tem mais como voltar atrás...Mas da próxima vez, sem dúvida, irei começar pelo Z mesmo, sei que pouparei muita dor de cabeça. Por sorte eu dimensionei bem a estrutura da máquina, e parece que não terei problemas de altura com o Z. (Pelo menos espero que não né!? rsrs)
Vou providenciar as roscas no nylon e depois dou o retorno de como ficou pra vcs ok!
Abração
-
O Z está pronto e funcionando. :D
A unica coisa q irei mudar por enquanto, é a mesa q vou fazer maior, pra 'passar' da estrutura, pouca coisa, mas ganho muita me área de trabalho.
O Z fiz com rolamentos tirados de HDs. Digo q foi a melhor montagem da maquina. Fola Zeeeero e suuper leve. tava correndo igual uma bolha de ar em nivel de bolha.
Esse tipo de montagem eu ja vi em maquinas maiores, com rolamentos de skate e tal... mas creio q eu tenha sido o primeiro a usar os rolamentos de HD :p Pelo menos nas milhares de fotos q eu tenha visto, nao achei.
Haa... e ainda sobrou um monte de aluminio pra minha fundição com jarro de planta+carvão+secador de cabelo :p - mas isso é um outro tópico.
Segue algumas fotos:
-
Rolamentos de Hd?
Bela descoberta, Fred, parabens, ja deixou a sua marca...
Agora , que tal nos presentear com algumas informações sobre esses rolamentos?
È importante saber o diamento da pista externa e o diametro da pista interna (anel de fora e anel de dentro), de que modelo de HD voce conseguiu? Se for extrair mais alguns rolamentos, tire fotos da localização, ainda dentro do HD.
Tenho muitos Hds quebrados em casa, não sabia o que fazer com eles e, por sinal estava tendo problemas com meu eixo z tambem, vou dr uma olhada neles...
-
Minha marca é? hehehe
Em breve vou fazer uma sequencia de fotos da extração dele q nao é nada 'tranquilo'.
O bom é q desmontei varios HDs de varias epocas -por assim dizer, e os rolamentos sao na sua maioria, iguais em tamanhos.
Pequenos, leves, e bota resistente nisso... pq tiveram uns q levaram umas pancadas e nada sofreram. COisa linda de Deus!heheh
-
Fred,
Parabéns pela nova cria, muito legal seu eixo Z
Julio,
Outra dica... alem de vc poder tirar e reaproveitar os rolamentos se vc tiver uma fundição igual a de alguns colegas aki do forum, hds tem aluminio de sobra pra derreter... Em outras palavras da pra aproveitar praticamente tudo do HD
-
parabéns fred...
sua máquina ficou muito bacana...
gostei da idéia dos acrílicos pra suporte dos motores, ficou visuavelmente muito atraente...
se puder me dê maiores detalhes de como fez os mancais de rolamento no acrílico pros eixos...fiquei curioso!!
abração amigo
-
Brenck...
andei olhando a respeito dessa fundição de alumínio, vc acha q é fácil desenvolver uma????
abraço
-
Brenck, eu ja faço fundição...
Fundi uns dissipadores e uns HDs tb... muito massa. depois q passar a tempestade de trabalhos da facult e uns freela 3d, vou começar a estudar as formas e tals...
Juraci, fiz tudo na 'mao'... furadeira mesmo. Tirando a estrutura de metalon, nao precisei de mao de obra de terceiros. só muita paciencia e experiencias.
-
legal fred...pois tbm estou trabalhando em um projeto desses e estou justamente nessa fase de acertos de eixos!!!
tbm trabalhei a estrutura com metalon!!
-
Olha aqui um singelo vídeo da machina
-
Ei Fred, muito legal pelo jeito a sua máquina hein!!
bacana mesmo...parabéns!!
e se puder faça outro video dela com maiores detalhes pra gente apreciar aqui ok!!
abração
-
Olá, pessoal.
Foi colocado, em alguns comentários atrás, a utilização do próprio fuso para abrir rosca. Pretendo fazer a mesma coisa quando for construir minha máquina. No entanto, irei preparar um pedaço da própria barra rosqueada para ser utilizada como macho, fazendo, primeiro, ranhuras longitudinais e, em seguida, dando um tratamento térmico para endurecer o metal para o trabalho.
-
Vnconrado,
Sim - este é o ideal - além de ranhurar a ferramenta, fazer algum tratamento térmico para conferir um pouco mais de dureza...
-
Olá, Fábio.
Pesquiso muito, mas muito mesmo, pela Internet para saber mais sobre as coisas. Este processo, por sinal, encontrei em um site norte americano (Ops! Não me perguntem onde, pois não me lembro!), enquanto garimpava informações para a construção de um sistema de acompanhamento astronômico caseiro (a propósito, estou construindo um telescópio, inclusive a ótica). Por falar em astronomia, estou querendo construir uma pequena fresa CNC para a construção de peças para focalizadores, sistemas de acompanhamento, e tudo que vá precisar para construir meus telescópios.
Um grande abraço a você e a todos que participam deste fórum (que venho acompanhando já faz bastante tempo como "ouvinte". É como dizem, procure pesquisar para, somente depois, perguntar.).
Vinícius Nunes Conrado.
-
Vinícius,
Também gosto muito de astronomia...
Se você tiver um torninho em casa, já dá para fazer misérias em relação à "coisas" para geração e controle de movimentos...claro - uma cnc é um "must"...
-
Olá, Fábio.
Um torninho é um de meus sonhos de consumo. Só não comprei um ainda por falta de espaço (moro em apartamento e minha esposa não ficaria nada feliz se eu montasse uma oficina lá!). Algumas ferramentas, as manuais, deixo-as dentro do carro, para quando vou ao sítio. Daí, aproveito para trabalhar um pouco. As maiores, ficam na casa de meus pais, onde vou pelo menos 2 vezes por semana para colocar a mão na massa.
Mas, como a gente não vive sem amigos, sempre que preciso tornear algo, recorro a um amigo, que possui um pequeno torno, e ele faz para mim.
A pequena CNC, é algo que pretendo começar em breve. Como as peças que pretendo usinar, em um primeiro momento, não são muito grandes, então não precisa ser uma "bitela".
Um grande abraço.
Vinícius.
PS.: meio off-topic, mas esta semana irei começar o polimento dos espelhos que estou fabricando. Estou tentando criar coragem para preparar o polidor, cuja confecção é uma verdadeira lambança.