Olá a todos!
Tenho essa fresadora CNC (ou router como queira) há quase um ano e como sabem, foi feita feita por mim, uso ela muito pouco e nunca tive problemas com ela, agora estou tendo perda de passo, coisa que ocorre apenas num dos eixos, o eixo Y.
Já usinei molde em baixo relevo em mdf com avanço não maior que 600mm/min e nunca tive perda de passo, agora estou usinando isopor P3 (isopor um pouco mais denso/duro que o isopor convencional de papelaria) moldes em alto relevo e estou tendo perdade passo, perdi passo usinando com avanço a 2.000mm/min reduzi para 1.200mm/min e ainda está havendo perda de passo.
o que acho estranho é que não houve perda de passo no mdf que é muito mais duro do que o isopor P3 e no isopor estou tendo perda de passo.
meus motores são de 15Kg, 200 passos por volta, o drive está configuradompara 1/4 de passo, ou seja, 800 passos por revolução.
Fuso é de esferas 5.0 mm (passo), as guias são cilíndricas com apoio, enfim, usei todo material de movimentação adequado.
Cheguei a suspeitar de perda de passo por software, mas depois que vi que o problema era recorrente em apenas em um eixos, descartei essa hipótese e fiquei na dúvida se era ou não problema mecânico, limpei lubrifiquei tudo com óleo singer, mas o problema permanece.
Então estou com as seguintes suspeitas, probelma no motor de passo, problema no driver do motor, problema na BOB no acoplamento óptico referente ao canal Y.
Mas não gostaria de já de cara ir mexendo nisso. se´ra que se eu reconfigurar o drive para Full Step ao invés de 1/4, ou seja, comandar o motor com 200 passos por revolução ao invés de 800 eu resolvo esse problema? pois esou supondo que quanto maior a quantidades de passo por revolução, mais fácil a ocorrência de perda de passo!
Alguém poderia de forma técnica explicar se este meu raciocínio faz sentido?
Agradeço desde já aos colaboradores.