Se os transistores estão em "paralelo", eles tão usando o mesmo resistor de shunt (Rsense), não é isso?
Não necessariamente. É possível excitar todos os FETs utilizando apenas um conjunto para o controle da corrente, ou seja, a corrente do conjunto de controle passa por Rsense, a do outro conjunto não. Obviamente isto faz mais sentido se estamos falando de motores iguais ...
Se for isso e a regulagem for pra corrente de um motor só, supondo q os semicondutores são identicos e os motores tambem, acho q vai passar só metade da corrente em cada motor.
Sim, se a conexão for feita dessa maneira.
Como nunca é identico um dos motores vai sempre levar vantagem nessa ligação.
Não sei o que vc quer dizer com "levar vantagem". Supondo motores idênticos a dispersão de parâmetros é pequena e mesmo que seja grande, são motores síncronos, a máquina será ajustada em função do mais fraco.
Não to querendo gerar polêmica, é só uma dúvida mesmo, tô muito pessimista ou é isso mesmo?
Não necessariamente, de novo. Mesmo que a conexão seja feita como vc imagina, nada impede que o driver seja ajustado para o dobro da corrente, desde que suporte.
A literatura ameça com escomunhão quem comete tal pecado, mas já cometi e nenhum raio me caiu sobre a cabeça ...
Os possíveis probs adviriam de interações entre os motores. Daí a recomendação de, ou usar drivers separados ou conectar os motores em série, garantindo absolutamente a mesma corrente para ambos, mas aí vem a questão da velocidade máxima e da aceleração ...