Palma, Palma, nao priemos canipo...
Voces nao acham mesmo que vou esconder o leite, né? ë o seguinte;
Como ja sabem nao tenho formaçao teórica, pelo menos nao que seja de grande valia comercial.... mas... vi os queimadores de oleo de uma pagina ai, pensei: Oleo de cozinha quando quente incendeia na panela, certo? logo temos duas maneiras de queimar o oleo, uma já tradicional é atomizando, o que é meio complicado ja tive contato com isso, já fui operador de caldeira, com cursinho do senai e tudo é mole? , outra é fazendo com que o oleo chegue ao seu ponto de fulgor ( acho que é isso mesmo, nao me lembro muito bem) no teste da lata usei o sistema de se chegar ao ponto de fulgor, ou seja, tenho uma camada de oleo de +- 3 mm no fundo da lata, inicio a queima com um combustivel mais volátil, apos chegar a temperatura o oléo começa a queimar, ai é só tampar a lata e ligar o ventilador, e voala fogo com pressao, bastante fogo.
a caixa de ferro fiz rápido sómente para poder deixar queimando mais, pois a lata nao aguentaria muito tempo, mas... a caixa nao funfou direito, primeiro porque tentei colocar mais oleo e ficou dificil aquecer, segundo porque ela é quadrada e criou um turbulencia interna e nao "soprava" direito, como viram na lata tinha mais fogo e com mais pressao. Na realidade nao tem nada dentro da caixa, pra que ela funcione terei que modificar para tubo redondo, diminuir a altura entre os tubos e o fundo, instalar os tubos um de frente ao outro, com uma pequena diferença de altura entre eles, a saida deve ser mais alta, e para funcionamento final deve-se alimentar de oleo por baixo, por gravidade, fazendo testes de consumo e chegando assim a quantidade que deve ser realimentada o que pode ser controlado por um registro comum, lembrando que o objetivo é deixar uma camada de +- 3mm no fundo, uma forma de se controlar a altura é colocando agua embaixo do oleo, eles nao se misturam e o oleo fica em cima, mais agua mais alto e vice e versa, esse teste de agua já fiz na lata, a que se conseguir a altura ideal para que o oleo nao agite demasiadamente, o ventilador só deve mandar oxigenio pra dentro e empurar o fogo, nao oleo.
Todos estes testes só fiz a título de curiosidade, para dar uma forcinha ao Heliaum, pretendo sim montar uma fundiçao mas nao agora, embora esteja desempregado to cheio de coisas por fazer, e nao quero me desligar de outros projetros nos quais estou trabalhando, por exemplo minha nova maquina cnc, trabalho nestas coisas da fundiçao pra espairecer as idéias.
Espero que estas explicaçoes atendam aos anseios dos colegas, mas se quizerem algo mais é só dizer, certamente terao duvidas e/ou questionarao algum detalhe. estou aqui.
Grande abraço a todos.
Sérgio Sgarbi