Autor Tópico: Projeto - Jorge Proparts  (Lida 21521 vezes)

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proparts

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Re: Projeto - Jorge Proparts
« Resposta #150 Online: 25 de Maio de 2008, 01:16 »
Boa noite pessoal....

O meu inversor de frequencia esta indicando um erro quando o motor é desligado.
E07 - Sobretensão - Sobretensão no modo regenerativo.

Estou operando em 90 hz mas o erro aparece mesmo em 60hz.

Outra pergunta, qual a frequencia máxima que posso utilizar para o Motor Siemens Trifásico 1LA7064
Carcaça 63 - 0,5CV - 220/380/440V - RPM 3380

o Inversor é Mooler DF51-322-037.
Manual do Inversor: http://www.moeller.com.br/manuais/Guia_RapidoDF51_P.pdf


Abraços a todos.




Offline fcamargo

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Re: Projeto - Jorge Proparts
« Resposta #151 Online: 25 de Maio de 2008, 03:44 »
meu motor é um WEG nos mesmo parametro desse..

eu uso ele no talo... pra não falar tudo... 295 HZ

o Valdmir usa um motr siemens de 1/2 cv e usa no msmo nível..

faz tempo

dá uma procurada nos tópicos dele.. e ou no meu abaixo tem o link

Offline F.Gilii

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Re: Projeto - Jorge Proparts
« Resposta #152 Online: 25 de Maio de 2008, 08:21 »
Jorge,

Verifique os ajustes do inversor, e veja se não está injetando muita tensão CC para frenagem...

Pode ser que a rampa de frenagem esteja muito forte...(tempo curto, ou muita tensão CC)

Offline jack_live

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Re: Projeto - Jorge Proparts
« Resposta #153 Online: 25 de Maio de 2008, 10:24 »
Boa noite pessoal....

O meu inversor de frequencia esta indicando um erro quando o motor é desligado.
E07 - Sobretensão - Sobretensão no modo regenerativo.

Estou operando em 90 hz mas o erro aparece mesmo em 60hz.

Outra pergunta, qual a frequencia máxima que posso utilizar para o Motor Siemens Trifásico 1LA7064
Carcaça 63 - 0,5CV - 220/380/440V - RPM 3380

o Inversor é Mooler DF51-322-037.
Manual do Inversor: http://www.moeller.com.br/manuais/Guia_RapidoDF51_P.pdf
Abraços a todos.
a frequençia max é a frequencia maxima do inversor, só tem de ficar atento a algumas limitações mecanicas como rolamentos que tem sua vida util reduzida, mas tbem alem de baratos são façeis de serem substituidos, experimente aumentar o tempo de desaceleração, que é  bem provavel que esta falha desapareça, ou não use desaceleração para parar o motor, essa falha geralmente é devido as diferenças de velocidade entre o campo girante e a velocidade real do motor o que faz com que ele se comporte como um gerador o que faz a tensão do circuito intermediário aumente e o inversor desarma por segurança.

proparts

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Re: Projeto - Jorge Proparts
« Resposta #154 Online: 26 de Maio de 2008, 22:05 »
Jorge,

Verifique os ajustes do inversor, e veja se não está injetando muita tensão CC para frenagem...

Pode ser que a rampa de frenagem esteja muito forte...(tempo curto, ou muita tensão CC)

Gilii e Jack Live, acho que era isto mesmo, como padrão o inversor vem com 10s para frenagem e eu coloquei 0.5, agora mudei para 6s e a principio não indicou mais o erro, amanhã vou testar mais e aviso aos amigos.

Me diga uma coisa, operando o motor com mais que 60hz o torque aumenta ou diminiu?

Offline fcamargo

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Re: Projeto - Jorge Proparts
« Resposta #155 Online: 27 de Maio de 2008, 00:01 »
0.5 Segundos?

tá maluco..
o rotor se conseguir frear nessa velocidade.. ou vai empenar.. ou vai sair voando da carcaça..

o meu inversor tá configurado pra frear em 5 segundo.. e ele assobia quando freia.. dá pra perceber facilmente que a corrente continua foi injetada pra trvar o induzindo entre as bobinas...

6 segundo eu acho bom..

a rampa de aceleraçãodo meu esta assim..

primeira rampa 8 segundos até 130 HZ é bem suave
segunda rampa 14 segundos até 300 HZ é mais agressiva, pois o motor já esta em aceleração não completada da primeira pela inércia.. vc escuta o segundo arranque do rotor..

esse mês se der tempo vou compra 1 rolamento angular pra colocar na ponta do eixo onde as forças axiais são mais fortes.. não vejo a necessidade de colocar os dois rolamentos.


mas repitindo um amigo... É SÓ MINHA OPINIÃO

Offline F.Gilii

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Re: Projeto - Jorge Proparts
« Resposta #156 Online: 27 de Maio de 2008, 07:59 »
Bem,

Não querendo ser do contra nem nada, mas acho que a rampa de desaceleração pode ser abrupta sim, mas conservadora...

Aqui uso um motor de 3/4 de CV com rampa de frenagem de 1,5 segundos, mas o motor está montado em uma redução, então o impacto no eixo é mais suave um pouco...

Jorge, poderia deixar com algo em torno de 3 a 5 segundos, e estará de bom tamanho...

Offline LuthierX

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Re: Projeto - Jorge Proparts
« Resposta #157 Online: 27 de Maio de 2008, 08:44 »


O Inversor é Mooler DF51-322-037.

Motor Siemens TRIFÁSICO 1LA7064
CARCAÇA 63
0,5CV
220/380/440V
RPM 3380
[/quote]
Ola Proparts,

Bacana sus cnc, parabéns pela realizarão do projeto, gostei do donjunto o conjunto spindler, você mesmo que o fez?

proparts

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Re: Projeto - Jorge Proparts
« Resposta #158 Online: 27 de Maio de 2008, 09:26 »


O Inversor é Mooler DF51-322-037.

Motor Siemens TRIFÁSICO 1LA7064
CARCAÇA 63
0,5CV
220/380/440V
RPM 3380
Ola Proparts,

Bacana sus cnc, parabéns pela realizarão do projeto, gostei do donjunto o conjunto spindler, você mesmo que o fez?
[/quote]


Obrigado LuthierX, sim, o spindle tb foi eu mesmo que fiz, as unicas coisas que não fiz foram as peças com rosca.

proparts

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Re: Projeto - Jorge Proparts
« Resposta #159 Online: 05 de Junho de 2008, 01:38 »
Amigos Gilii e Camargo, mudei a frenagem para 5 e problema resolvido.....
Obrigado mais uma vez.

proparts

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Re: Projeto - Jorge Proparts
« Resposta #160 Online: 05 de Junho de 2008, 01:41 »
Amigos,
Não me lembro de ter lido isto no forum então vou perguntar.
Na minha máquina eu uso cabo parecido com os de teclado para conectar as controladoras aos motores e acho que os fios são finos.
Qual seria a bitola ideal para estes cabos?

lolata

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Re: Projeto - Jorge Proparts
« Resposta #161 Online: 05 de Junho de 2008, 06:56 »
Grande Amigo Jorge;

Eu uso o cabo manga para ligar os motores com as controladoras.
É um cado manga com 14 fios mais a malha, deve ter uns 8 a 10mm externo.
O Rudolf adotou essas cabos p/ as Smile e posso afirmar que vai muito bem e não esquenta.
Um Abraço


Offline fcamargo

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Re: Projeto - Jorge Proparts
« Resposta #162 Online: 05 de Junho de 2008, 10:36 »
eu uso um cabo 4 pares  a definiçào exata é 8X26awg
motores 3A e tá tudo normal no parque de usinagem

 

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