HRN Lacerda,
Ceras para utilizar como massa de modelar eu não conheço, mas, usinável, produzo a da formula abaixo (extraída de um site da internet), que é bem dura e excelente para a produção de peças e blocos que possuam uma espessura considerável (para moldar pequenas espessuras/chapas ela trinca). No meu caso, produzo blocos retangulares e usino. Ah... Tem que fundir na ordem.
Cera de CARNAUBA 30%
Cera de CANDELILA 40%
Cera de ABELHA 20%
DIOXIDO DE TITÂNIO 10%
Com excessão da candelila (que comprei em São Paulo -
www.gmceras.com.br), o restante dos produtos é encontrada em casas de artigos para velas.
Quanto ao forno, apesar de você estar mais preocupado com os moldes, por experiência própria, o GLP é mais barato e eficiente que o Diesel, além do segundo ter problema impregnação de fuligem no cadinho, reduzindo a transferência de calor, ao longo do tempo.
Para um forno para 5kg de alumínio, você deve dimensionar seu queimador para 0,6kg/h de GLP (a vazão de um P-13) e gastará ~2h para a primeira corrida (1h para as subsequentes), de forma que você gastará (caso seu forno esteja bem dimensionado, 1,2 kg GLP para os primeiros 5kg Al e 0,6kg para os 5kg subsequentes. Caso o seu queimador esteja dimensionado para mais do que isso, o ganho de tempo será pequeno, quando comparado ao consumo de gás.
Outro ponto importante em um queimador à gás é que, ao contrário dos queimadores à óleo, a ventoinha deve ser de alta vazão e baixa pressão (0,2 a 0,6kg/cm²).