Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
PROJETOS => Projetos dos Usuários Guia CNC => Tópico iniciado por: Barusso em 18 de Abril de 2008, 14:53
-
Seguindo orientação do pessoal do forum, estou criando um tópico, estamos montando do uma CNC para cortar acrílico e outros (inicial), temos 1 motor + fonte e 3 drives já comprados, hoje estamos na fase de materias, temos muitas dúvidas sobre a estrutura e fusos, que tamanho, que fuso usar, quantos mm, que passo, muitas dúvidas, em contra partida, criamos uma pequena CNC com motores de impressora(HP Jato tinta) só para termos idéia do que queremos, com isso estamos desenvolvendo um sistema de comunicação com ela micro/cnc, achamos que com isso poderemos ser mais eficiente, podem nos ajudar ?
-
Começou assim...
-
Não consegui abrir o video....
-
Aqui abriu.
-
Cara ta com divX pra ficar pequeno... vou tirar umas fotos, mas lembre-se, feito em casa mesmo, sem ferramentas...
-
...estamos desenvolvendo um sistema de comunicação com ela micro/cnc, achamos que com isso poderemos ser mais eficiente...
Por que não usar o tcnc, emc2 ou mach?
-
Ola Alebe, cora não conheço ainda esses sistemas, vi que o turbocnc é free, queremos fazer um sistema em portugues que qualquer um possa operar, ver todas as dificuldades que encontrarmos e se possível vencelas no sistema, não sabemos ainda se é viavel, mas vamos tentar, o que voces acham disso ?
-
o que voces acham disso ?
otima ideia , mas lembre que os programas comerciais geram codigo g, então tem de ler o codigo gerado por eles
-
Então, hj estamos no corel, ele já lê e executa a CNC...
-
Este é o sistema operando...
-
Vou ter que aprender o que é GCODE, ai fou ter q fazer a leitura e seguir o mesmo padrão, mas vou fazer isso assim que todos aprovarem...
-
O turbocnc é bem simples e o Gilli traduziu as telas. O mach, já instalei mas nunca usei.
O emc é em português e gratuito, porem só roda no linux ubunto. Mas é considerado um dos melhores!
Mas se a intenção é criar um soft para vender, aí é outra coisa.
-
Não, hoje tenho a intenção de fazer pra nosso uso, pois o pessoal que vai usar não tem muita habilidade com micros/soft, um dia no futuro e se ele ficar "melhor" que os outros ai vou pensar nisso, nesta fase, seria interessante algo fácil de operar, gostaria desses soft free e em portugues se alguém poder me enviar agradesso, porém como não tenho drive uso um integrado q converte 5v em 12v e mando passo a passo, será q vai funcionar na minha "pepita" ? (Pepita = máquina de CNC). O que vcs acham, devo continuar a desenvolver ?
-
Olha a pepita ai...
-
Neste sítio vc acha o iso do ubunto que ja tem o emc2 instalado:
http://www.linuxcnc.org/
E aqui vc encontra uma discussão sobre ele:
http://www.guiacnc.com.br/forum/index.php/topic,188.0.html
-
Olha a pepita ai...
Legal! :D
Só tome cuidado para não levar uns choques nesses fios espalhados ;)
-
Cara, ta sendo um complicador esses fios, dentro do quarto, retifica + aspirador de pó, vixi a patroa ta ficando brava, acrílico faz um pó, mas tudo em pró do desenvolvimento, hoje, melhor, agora as 23:21 de uma sexta descobri como aumentar em muito a velocidade dos pulsos pra porta paralela, to testando neste momento, antes não se via a mesa mexer, agora da pra ver, ainda é lento perto de uma funcional, mas to chegando lá, putz agora vou ter q alterar todo o sistema com esta nova configuração...
-
Vc ainda tem um quarto pra isso, e eu que no momento to com a coisa na sala!!! ;D
A casa ta em reforma. Imagina a cara da delegada. >:(
Mas, boa sorte nos seus trabalhos. Estaremos de olho.
-
Cara não fica dando idéia, vai q ela lê este e vou ter q ir la na varanda, quem pode me ajudar em que fusos usar ? Em Gcode em driver ? Vou fazer um passo a passo do sistema e mostrar pra vocês... Precisamos terminas a máquina de CNC pra testar o sistema, mas pra isso queria ter o sistema bem nos finalmente...
-
Não entendi as perguntas. ???
-
Nem eu...
Por gentileza, escreva de forma mais clara e principalmente, pontuada e com parágrafos...
-
Desculpem o desespero para falar tudo de uma vez, estou no meio do sistema e volto pro forum, penso num falo outro... vou com mais calma agora...
Bom pessoal, precisamos montar uma máquina maior e boa, ainda estamos definindo o seu tamanho, seria em torno de 1000mmx900mm, mas para isso precisamos saber como movimentá-la, por exemplo nesse protótipo eu usei barra de rosca de 3mm, mas tenho dúvida em qual fuso usar, o de 3mm seria passo 3 (me corrijam), vamos colocar motor de 13kf, isso ficaria bom ? ficaria lerdo ? Já compramos antes de conhecer o forum 3 drives chopper da iorobotics e teremos que usá-lo, mas pretendemos fazer um de vocês para usar no protótipo.
Vou para por aqui nas perguntas, assim que passarmos por essas, continuarei...
-
Ibarusso,
Tudo depende dos pesos, inércias, métodos de deslisamento dos eixos, etc, para determinar a motorização, e consequentemente a eletrônica...
Interessa também conhecer o tipo de trabalho que irá fazer, materiais, ferramentas, velocidades desejadas, etc...
Mesmo me arriscando a falar besteira, acredito que usando o fuso e o motor que você descreve deva ter algum resultado, mas não posso falar nada em relação a esta eletronica...
-
Fgilli,
Inicialmente será para cortar acrílico e mdf, depois se ficar o desejado ai sim poderemos pensar em usinagem ou outros materias, lembrando que não entendemos de fresas, roscas, fusos, somos muito leigos mesmo, porém temos muita vontade de aprender.
Vi no forum que muitos conseguiram e isso motivou ainda mais a construir uma, mas como disse acima, não tenho conhecimento de nada, ainda vamo comprar os materias, mas como nosso dinheiro é curto, bem curto, não queremos comprar errado.
Porisso das diversas perguntas, tentaremos amadurecer com vocês para irmos no caminho certo, porém vocês estão muito além de nós, derrepente porisso fazemos perguntas sem sentido.
Precisamos de um "norte", não posso te falar de peso, deslocamento pois ainda não sei, estamos no escuro e precisando de ajuda dos "mestres", meu cunhado tem uma pequena firma de acrílico e tem que pagar p/ terceiros, porisso descidimos montar uma e eu estou destinado a isso, mas como a maioria sem dinheiro e conhecimento, porém com muita vontade.
O que eu preciso saber para ajudar vocês ? Como Motor, drive, modelos ?
-
Ibarusso,
Veja que sinuca de bico nos encontramos:
De um lado a uma situação de não ter capital para investir e do outro lado, uma necessidade comercial que envolve clientes, satisfação, qualidade, prazos de entrega, seriedade, confiabilidade, etc...
Repense bem o que desejam fazer, pois eu aprendí que não tem escapatória - na minha humilde mas radical opinião, digo que "o barato sai caro"....
-
A sim, porisso da demora que estamos montando, um protótipo que fizemos foi com custo "zero", agora vamos adquirir o necessário, tem que ter um mínimo de qualidade, sem folgas, material bom, porisso estamos aqui, na medida do possível vamos comprar o material de melhor custo/benefício.
A vivência de vcs é muito útil para nós, não tenha medo de falar se estamos errando no material ou na aplicação do software, estamos aqui para aprender e na medida do possível repassar conhecimento.
-
lbarusso
Cara, é muito interessante que você esteja desenvolvendo um software para controlar a máquina, mas a menos que você esteja cogitando mesmo aperfeiçoar o software, para que ele venha a se tornar comercial, acho que é um investimento "furo n´agua", claro que você o conhecimento adquirido com isso, mas existem programas prontos e com um pouco de treinamento podem ser usados tranquilamente, e você pula uma etapa que é passar por todos os problemas inerentes à escrever o software.
Achei genial a tua máquina, feita com materias alternativos, motores de HP, apesar de que estes motores ainda não são os idéias para esse tipo de máquina.
Beleza cara, manda bala, progressos nos teus estudos ai.
-
Luís Carlos,
Obrigado pela franquesa e dicas, não tenho idéia de comercializá-lo.
A minha pepita foi feita meramente para que possa testar o sistema e etender como funciona, estou desenvolvendo ele de final de semana e a noite, interessante que eu não conheço ou não conhecia nem um outro e o meu ta ficando parecido com uns já antigos.
Se eu conseguir terminá-lo, digo, se... se hardware (maquina CNC) estiver loka, ou rápida ou lenta, pulando pontos, ainda não sei como ela roda, vou ter certeza que não será o sistema rsrsrs.
Estou refazendo o sistema para que fique mais rápido, estou usando milesegundos e quero usar microsegundos, ta me dando uma dor de cabeça.
-
Acredito que vc está no caminho certo.
Porém, acho que, como o Fábio e o Luís disseram, talvez seja hora de repensar o que pretende.
E antes de querer construir uma máquina para uso comercial vc devia esperar até ter um conhecimento maior dos processos envolvidos tanto na construção da cnc, como no manejamento de ferramentas e programas de controle.
Isso pode evitar muitos dissabores e decepções.
-
Olá Alebe e pessoal,
Fiquei fora do ar desde sábado, pois os prevedor que tenho é muito ruim e por questão de ética não vou falar o nome, mas o serviço é péssimo, derrubaram meu sinal de adsl e não voltaram até muitas reclamações.
Estou repensando, estou aprendendo e apanhando no sistema para deixá-lo mais rápido, como estou usando meu tempo ocioso vou embarcar nessa sim, quanto ao sistema vou no futuro desenvolver um reverso, tipo de scaner, acredito que isso também já exista, mas vou colocar um sensor na ponta da retífica e fazer o sistema ir passo a passo e registrar tudo aonde toca, ai ele gerará um arquivo para repetir a função, não sei se fui claro, mas seria engearia reverso.
Como fiquei sem internet perdi 3 dias de produção, pois meu conhecimento vem da rede, preciso do manual do artcam 9, já vi que no forum tem vou procurar, alias ele gera o Gcode ? Preciso aprender sobre ele também.
Bom quanto ao sistema se o cara tiver corel ou só saber mexer no corel ele já estará rodando e a cnc também.
O que vocês poderem me ajudar com dicas e problemas encontrados eu agradeço.
Obrigado
-
Você também conseguiu três motores diferentes hehe...
Eu também não consegui 3 motores iguais :P.
Eu estava no carrefour ontem concertando uma embaladora a vacuo, quando olhei em baixo da balança e vi aquele motor de passo gigante :P, Tenho que arrumar uns 3 iguais aquele.
-
Esses motores realmente são somente pra testes, eles não tem força alguma.
O meu complicador são os drives que não tenho, pois se eu arranjar outros motores eu não terei o drive, porisso preciso de um urgênte, mas é muito caro e eu não sei montar os componentes, ai fica complicado.
Mas se vc tiver o drive, tenta em ferro velho, de rima, bom não sou o cara certo q to começando agora mas o pessoal do forum são os caras e encontram tudo, to abismado com os caras...
Alias, ferro velho eu só conhecia motores de motossera, bicicletas antigas tanto é que montei um pra dessestressar, olha ela ai, hj ela ja ta com 4 anos e ainda roda...
http://br.youtube.com/watch?v=qrDVqB6-u4c
depois q coloquei marcha
http://br.youtube.com/watch?v=u-WwuqtZv64
Espero que gostem, já que vi que todos gostam de armadas...
-
Os caras aqui estão querendo uma fortuna por esses motores...
Eu vo usar das embaladoras ;D. É bem facil pra eu conseguir eles.
Eu sei que eles não tem força tenho alguns aqui :P
Mais pra um teste ate que serve e ja da pra ter uma ideia de como e complicado fazer uma dessas.
-
Opa, pra teste da sim, são bem limitados, mas se vc consegue conseguir ai é melhor ainda, eu to com eles, mas somente pra teste mesmo, qualquer coisinha eles não vão rsrsrs
-
Segue a cara do sistema, ta quase quase, falta estudar os GCode.
-
Ficou bem legal! :D Parabéns.
Vc fez o programa em c?
Gostei também do simbolo! :)
-
Obrigado Alebe,
Estou desenvolvendo em Delphi, ontem fiz um teste no artcam9, exportei como plt abri no meu sistema e "fresei" um acrílico, ontem foi minha primeria esperiência com o artcam, então acho q fiz um monte de coisa errada, mas rodou hehehe, vou tirar uma foto e postar...
Segue o .plt
Pessoal, como eu gero um Gcode o artcam faz isso ?
-
Basta vc ir no menu Percurso -> criar percurso, e na janela que abrir escolha o pos processador (eu uso o CamtechRMS_mm, teste com alguns até achar o que melhor se adapte a seu programa).
-
LBarusso
Muito interessante seu projeto! Parabéns e sucesso!
Vi que está usando motores de HP e como também pretendo montar uma parecida com a sua (pra fim de experiência) e vou usar uns motores do mesmo tipo, queria perguntar qual a voltagem, amperagem e resitores de lastro. Pela foto parece que usou uma fonte de pc. Como estou iniciando tbm, vou começar com uma placa Phase (lavrador). (acho que estamos usando o mesmo avatar, vou trocar pra naum confunndir)RSRSRS.
Valeu a força
-
Gostei também do simbolo! :)
Quuueeee ????
Vc, um artista, um esteta de gosto refinado ? Bbllleeegghhh...
-
Jorge,
Sem inveja, por favor! ::)
-
Palmeiras forever...
essa arte eu quero... hehehe
vou colocar no quarto do filhote...
assim ele já vai aprendendo as coisas boas da vida
-
Olá Tecgennius,
Bom na realigade precisa ter resistor sim, mas como não entendo nada de eletrônica usei um chip (me corrijam pessoal) que simplesmente transforma 5v em 12v e um diodo para direcionar a corrente, (esse esquema esta na rogercom, não tenho o valor aqui, ta em casa, mas é bem simples olha no site dele se nao achar me avisa), quanto a fonte é de micro velho, alias tudo lá é velho, rsrsrs e ela é bem fraca mas pra teste, teste viu funciona.
-
Obrigado Alebe,
Assim que chegar em casa vou seguir o procedimento, muito obrigado pela força, assim que o sistem estiver pronto passo para vocês na boa, bom ele esta so que manda passo a passo e não passo/direção, mas se alguém quiser...
-
Olá Fábio Camargo,
Isso mesmo já mostra o caminho da luz para ele, rsrsrsr
-
Boas pessoal, além do botão "Pausa" que quando é clicado ele para o máquina de CNC e sobe a retífica para manutenção e quando é novamente clicado abaixa a retífica no mesmo lugar e continua... Agora consegui colocar o botão de "Parar".
A Função é bem parecida, quando clicado no "Parar", a máquina volta ao ponto zero e automaticamente gera um "LOG", ai você pode sair do sistema e quando voltar, até em outra data, ai deixa marcado a opção "continuar do LOG" e ela começa da onde parou e não desde o começo, não sei se os outros sistemas fazem isso, mas ajudou bastante nos testes, pois agora posso para e continuar o mesmo projeto quantas vezes quiser.
Gostaram da função ?
-
Olá Tecgennius,
Bom na realigade precisa ter resistor sim, mas como não entendo nada de eletrônica usei um chip (me corrijam pessoal) que simplesmente transforma 5v em 12v e um diodo para direcionar a corrente, (esse esquema esta na rogercom, não tenho o valor aqui, ta em casa, mas é bem simples olha no site dele se nao achar me avisa), quanto a fonte é de micro velho, alias tudo lá é velho, rsrsrs e ela é bem fraca mas pra teste, teste viu funciona.
Obrigado pela atenção, o forum é realmente ativo.
Então vc ta alimentando os motores com 12v ou 5v?
vc deve estar usando um regulador de tensão 7805... por exemplo.
O problema é que tirei os motores de umas impressoras da HP (São os mesmo que usou) e naum faço ideia da voltagem para eles.
O site eu ja conhecia e foi ele que me ingressou nessa de cnc.
Vou montar uma fresa com motores melhores depois, mas pra saber como o melhor caminho eu vou praticar nessa.
Obrigado novamente
ó o motor ai
-
Opa é esse mesmo, mas como disse antes eu uso aqui pra desenvolver um sistema, é um tipo de "amostra", não tem força nenhum rsrsr.
O componente é um ULN2003 que transforma 5v em 12v e vai direto no motor, tem q ter uns resistor mas eu não entendo de eletronica então estou arriscando, não recomendo, deve-se seguir o esquema que esta na rogercom, mas para teste roda sim em 12v.
Escolhi a fonte de micro pois ela é estabilizada, apesar de ser fraca.
Espero ter ajudado, se precisar estamos ai...
-
Palmeiras forever...
essa arte eu quero... hehehe
vou colocar no quarto do filhote...
assim ele já vai aprendendo as coisas boas da vida
Coitadinho do Guri. ;D
-
Olá Fábio Camargo,
Isso mesmo já mostra o caminho da luz para ele, rsrsrsr
Fabio Camargo,
a luz verdadeira é esta:
-
Meu Deus do Céu...
De tópico sobre programa, virou tópico ofensivo e nocivo à saúde física e mental...
Vai ser bloqueado assim !" :)
-
De tópico sobre programa, virou tópico ofensivo e nocivo à saúde física e mental...
Um horror ! Os suínos deveriam ser impedidos de adentrar o fórum ... e os remanecentes expurgados ... ou extripados ... ;D
-
Devidamente defenestrados...
-
Nossa, apelaram agora, tão usando o poder do forum, isso não vale, teriam que usar dentro de campo, mas... isso é impossível hahaha.
Sim é o caminho da luz, devidamente usado para qualquer um desenvolver um sistema e máquina perfeita como o time de primeira á é, primera, não vamos nos REBAIXAR a outro nível, esse timinho q esta lá junto com o padre afundado, além de tudo nem pra carregar a estátua servem rsrsrs.
Bom pessoal do primeiro escalão deem suas opniões sobre o sistema e máquina e não se rebaixem hehehe.
Não vamos misturar CNC com futebol ou religião não dará certo hehehe.
Mais verdão eeee oooo rsrsrs Vejam acima sobre o sistema !!!
-
Bem,
Como eu sou o dono do fórum e não sou Palmeirense, digo que futebol aqui não entra - peko menos a mim não interessa em nada.
E por falar em interessante, está ficando interessante seu sistema...
Não lí tudo, mas me parece que a idéia é fazer um programa que possa controlar máquinas, e se essa for a intenção, como pretende contornar os problemas de execussão em tempo real?
-
Gilii,
Quais são esses problemas ? Como é o começo do sistema os que estou encontrando estou resolvendo, mas você poderia me informar os mesmo para eu ir me preparando ?
Fiquei preocupado agora com esse "em tempo real".
-
Ibarusso,
Não sou a pessoa mais indicada para discorrer sobre o assunto, mas o que sei é que já que está usando o Windows como S.O., espere perdas de passo ou erros no processamento de certas informações, porque é sabido que este S.O. não é multi tarefa e tem alguns problemas com interrrupções...
Por enquanto o único sistema que roda dentro destes S.O. é o Machxx (e com certas limitações), e este foi fortemente baseado no EMC para Linux, que igualmente requer um kernel com tempo real...
Por enquanto este é um dos maiores - se não o maior entrave - que vais enfrentar...
Fazer um sistema é de certa forma fácil - mas fazê-lo funcionar adequadamente, sem errose de forma confiável, é outra estória bem mais cabeluda...
-
Vixi Gilli,
Vai me mandando as dicas.
Porisso que estou desenvolvendo uma sistema, como vc não usa o windows e vc mesmo diz, a erros, então porque dar um tiro nágua ? Então já esta respondido, vamos o fazer do nosso formato, não usar o windows porque ele já ta pronto ? Usar o TurboCNC ou equivalente ? Usar o Linux ? Não tenho a resposta pra essas perguntas bem lenvantadas como sempre.
Este forum é muito bom apesar do dono não ser palmerence rsrsrs.
Meu sistema esta rodando num P200 MMX com 64Mb e Win98 e num DualCore com XP para testes, Teste ne um e testo no outro, sempre o mesmo resultado, nada de erros(tirando a máquina que tem folga, estamos falando do sistema).
Estou de certa forma, "tentando" dar nova cara a cnc, já li no forum que muitos já fizeram sistemas novos, sou simplesmente + um na jornada, como vocês, não vou parar até que vcs me falarem, era isso que tava faltando hehehe
Faço uma verificação no começo e final do sistema para saber se o bit enviado passou pela porta paralela, lógico que ainda não tem retorno da máquina mas, dentro do PC so pula pro próximo passo se o anterio foi enviado com OK.
Por favor me deem mais exemplos de erros para que eu possa trabalhar, como ja informei, disponibilizarei para todos do site o sistema.
-
Teste ne um e testo no outro, sempre o mesmo resultado, nada de erros ...
Em que condições ?
-
Olá C N C N o w ! ,
Não entendi em que condições ? Como assim ? Pode me dar uma luz ?
-
Em que condições foram feitos os testes - os parametros...
-
Não entendi em que condições ?
Eu me refiro às condições de operação. Aceleração e velocidade final principalmente. Quantos eixos interpolados ?
Via de regra, até algumas centenas de Hz, dois eixos, a coisa não é muito difícil, funfa sem probs e não exige muito esforço de programação, mas pra alcançar alguns milhares Hz a coisa muda de figura, os probs do Win manifestam-se ...
Perguntei sobre as condições pra poder avaliar o desempenho que está conseguindo ...
-
Opa,
Vou ser sincero, estou limitado a minha máquina(protótipo) não tem como eu acelerar muito meu sistema pois os motores+drive não acompanham.
Estou aqui para aprender, como nunca, digo, nunca tinha "trabalhando" com sistema algum deste sentido, não tenho base para saber se esta correto minha programação, estou lendo muito, mas não tenho uma programa paralelo com o meu para testar, qual sistema roda com meus motores+drive para comparativo o TurboCNC roda passo a passo ou somente passo/direção.
Quanto a velocidade, eu usava componentes próprios do Delphi, ai para escrever/cortar no meu protótio "K & R" demorou + q 1 hora, depois abaixei para milesegundos ai ficou + rápido, agora estou em microsegundos, tam bem mais rápido, porém, rápido para minha máquina que é muito lenta.
Qual testes voces sujerem que eu faça para passar a vocês, sujiram no acrílico que ainda tenho uns pedaços ?
-
Qual testes voces sujerem que eu faça ...
Óia, tenho que dizer que acho seus esforços pra lá de meritórios e por isto mesmo eu me sinto meio que obrigado a sugerir algumas coisas. A primeira delas é que dê um jeito de melhorar seu conjunto (software, hradware e tudo o mais) de modo a traze-lo a uma condição mais realista (realista no sentido do emprego prático, algo parecido ao que se usa nas máquinas que construimos, mesmo que seja uma bem pequena).
A segunda sugestão é que se familiarize com o desempenho de programas como o TurboCNC e/ou Mach. Estas duas sugestões tem a intenção de levá-lo a ganhar insight, feeling ou seja, desenvolver sua sensibilidade e visão para as peculiaridades desses sistemas. Sem isto eu temo que vc vá dispender um bocado de esforço em algo que muito possivelmente vai ter utilização prática bem limitada ... claro, tudo o que vc está fazendo vale por si só, pelo aprendizado, etc, mas pq não utilizar o mesmo esforço de modo mais focado, provavelmente com resultados mais substanciais ?
Eu mesmo já brinquei com a coisa, tenho uma noção bastante razoável das exigências de um projeto dessa natureza e acompanhei de perto pelo menos meia dúzia de empreendimentos bem semelhantes, em condições tb semelhantes às suas e ... lamentavelmente o que parecia bem concatenado não foi muito longe quando exigido em condições mais realistas como as que eu mencionei acima ...
Não me entenda mal, não duvido nem um tiquinho que vc tenha toda a competência necessária e mais alguma, meu comentário tem só o intuito de aplainar um pouquinho um caminho que inevitavelmente tem trechos bem ásperos ...
-
boa noite C N C N o w !
É isso que preciso de você e todos, realidade, como sou leigo e tudo que conheço esta limitado a minha máquina e meu sistema então preciso todas as informações, como que velocidade eu tenho que atingir, no exemplo com o acrílico, em conversa com meu cunhado hoje, possívelmente iremos comprar + 2 motores, já temos 1 de 13Klgf e 3 driver chopper da iorobotcis, mas isso é para a máquina = de vcs e não a que faço testes.
Com 12 anos fiz um carrinho de rolemã com motor a gasolina(de bomba de passar veneno), com 16 um com rodas de bicicleta e motor de bomba dágua e marchas e assim foi como vcs não paramos...
A 4 anos nas férias coloquei um motor de motossera numa barraforte na garupa, me disseram se tá loko rsrsr, ta rodando até hj, inclusive tenho um cachorro que gosta de andar nela, já recebi centenas de proposta dizendo coloca o valor que eu compro, ai vai a pergunta existe um monte na internete porque querem a minha ? Porque uns usam Linux e não Windows ?
Estou gostando muito de participar desse forum, ainda mais com as dicas de vcs, vcs podem me dizer se o turboCNC roda com meu drive que é passo a passo e não passo/direção ? Se sim como fazer ?
Se eu conseguir rodar o turboCNC e cortar o acrílico na velocidade que vcs me passarem e meu sistema fizer o mesmo, com certeza vou ficar muito feliz por isso, se o sistema terá continuidade, quem vai saber, já aprendi um monte e vou tentar repassar.
Podem me informar ? Não me poupem falem tudo mesmo...
A Gilii o palmeiras ganhou denovo rsrsrs
-
... driver chopper da iorobotcis ...
Tem certeza de que é chopper ? A que conheço da IORobotics é uma phase drive ... e não é das melhores ...
-
Cara, compramos como se fosse, ele tem 2 tipos lá, essa segundo o fornecedor é chopper/micro passo bom não sei como é neste momento são as armas que temos para lutar, segue o link do mesmo,,, http://www.iorobotics.com/master_cnc_g3.html
Mas eles só vão ser usados na máquina nova, no protótipo é só um chip q converte de 5v p/ 12v com motores da HP, porisso preciso saber se o turboCNC roda no meu protótipo e como configurar, alguém pode ajudar ?
Obrigado.
-
O Turbocnc vai rodar teu prototipo sim.
configurar e usar é fácil, basta dar uma olhada no manual.
O Fgilii traduziu o programa e o manual
http://www.4shared.com/dir/177480/555a849f/Turbocnc.html
-
Opa, assim que chegar em casa hoje, já vou testar.
Obrigado.
-
Fiquei sem internet no feriado, não deu muito certo o turbo cnc, o motor vibrava, nas primeiras linhas do gcode ele rodava, depois começou a vibrar e rodar as vezes... não consegui pegar as configuraçoes ainda, hj a noite tento de novo.
Me parece q o servidor de internet só fica com pau nos fds e feriados rsrsrs, logo quando temos tempo.
-
Boa noite pessoal,
"Desbastei" com meu sistema no acrílico, arte foi feita no artcam9 , com uma "broca" de 3mm de teste.
Acrílico trans, ele chegou a empenar.
-
Interessante...
Apenas como comentário, se o acrilico empenou, foi por excesso de calor...
Das duas uma - ou abaixa bem a rpm ou aumenta a velocidade de avanço...
-
Eu estava nos testes do sistema+máquina, ai sabe né, acelera, diminiu, mais rotação...
Como não tenho as fresas ainda, só nos testes.
Mas usei uma micro retífica fort comecei na velocidade 4, fui diminuindo até a 1, tinha afundado 2mm.
-
Aproveitando alguém tem algum vetor do Santo Antônio ?
Obrigado.
-
Boa tarde pessoal,
Alguém conhece um caneta que "escreve" em alto relevo, tipo que a mulecada usa pra brinca, aquelas colas coloridas de desenhar, não sei como chama.
Mas no caso quero um canete, com mais precisão que fique em relevo.
-
Como todos vocês gostam de máquinas como eu, vejam essa serra...
http://br.youtube.com/watch?v=4imysnhLumo&feature=related
Meu pai sofreu um acidente e perdeu um dedo e outros ficaram prejudicados, se tevesse este sistema, não teria este problema.
Espero que no furuto esta tecnologia de pevenção estaja em tudo.
-
Meu pai sofreu um acidente e perdeu um dedo e outros ficaram prejudicados, se tevesse este sistema, não teria este problema.
Espero que no furuto esta tecnologia de pevenção estaja em tudo.
E eu não teria uma cicatriz de 135 mm na mão esquerda.
.
.
.
Não acredito muito em acidentes, na maioria das vezes chamamos de acidente nossa falta de atenção. É mais fácil para se conformar.
Em 1985 por descuido cortei minha mão numa serra circular. Foram 39 pontos sendo 13 por dentro e 26 por fora. A profundidade do corte foi de +ou- 10mm. Menos mal que mantive todos os movimentos da mão e dedos.
Sinceramente eu pagaria meia fortuna por um sistema de segurança assim..... A outra metade da fortuna usaria num óculos de proteção que por falta de um tenho a visão do olho esquerdo reduzida em 50%.
-
infelismenta nos damos conta da fragilidade do nosso corpo somente quando nos envolvemos em algum acidente grave como este..
fico feliz que vc não tenha tido tanto azar..
mas veja o caso da grande maioria aqui mesmo..
o forum tem alguns anos..
e o tópico do ciclone, (visto que a maioria usina MDF) é um dos menos visitados)
tendo em vista o grande mal que a inalação do pó de mdf fazao organismo..
acredito que um sistema de extraçÃo de pó é tÃo ou mais importante que grande parte do investimento na máquina..
j';a estou na terceira máquina toda com a mesma finalidade.. ontrução de kits educativos e modelosem MDF.
o ciclone estava pronto antes mesmo da máquina funcionar.
já estou terminando um novo ciclone.. com mais potencia que o primeiro. pra ter mais garantia de que o ar no ambiente não seja saturado de pó.
a gente tem o habito de achar que só faz mal se sangra..
infelismente isso é o que leva muito pra cova mais cedo..
fica aqui minha dica..
óculos, protetores auriculres (ue já tenho problemas de audição) e um exelente sistema de tratamento e purificação do ar no caso de lidar com materiais como o MDF
-
É muito triste quando acontece, infelizmente não tem como voltar para recuperar, já que a serra "distrossa" o local, não deu para re-implantar.
É muito rápido eu estava do lado dele e não tem como descrever a velocidade, ele estava longe da serra uns 10cm, mas puxou tão rápido quanto voltou a sua mão, só quem sem um pedaço do dedo e ela toda cortada, fez 2 cirurgias, mas ele é muito mais forte que eu.
Hoje ele trampa normalmente, tem certas dificuldades em manuseio com a mão esquerda, mas nem ta ai, não para, tem 71 anos, sobe em escadas, controe casas e gosta mesmo é de montar maquináquios(sem tecnologia, tudo bruto), Graças a Deus que ele faz tudo isso, hoje ele esta com um projeto de Santo Antônio pra um festa da Igreja, faz de graça para as festas...
Segue a última armada dele "registrado" rsrsrs
http://br.youtube.com/watch?v=c6ba8Aj1Bt0
Espero que não aconteça com mais ninguém, sabe como é né, primeiro fazemos só depois, bem depois se preocupamos....
-
Cambé?
eu vim de Londrina..
meus avós.. moram em Cambé a vida toda..
tô por ai direto..
-
Opa sim em cambé...
Quando for vir pra ká da um alô e passa lá em casa, ou podemos ir num "boteco" tomar umas rsrsrs, tudo é desculpa.
Aqui é muito bom na tranquilidade, porém falta de tudo, por exemplo fresas.
-
vende Coca-Cola nesse boteco?
não sou fã de alcool..
-
Opa, refri sempre é bom também.
Apesar de poucas opções, acharemos um rsrsrs, se não tiver, "nois" juntas uns tijolos e queima um carne na rua mesmo rsrsrs, esta é a vantagem de cidade pequena.
-
é verdade...
minha avó mora perinho da Coca-Cola dá mais ou menos 1km da porta.. eu busco lá...
-
"Braille"
Pessoal, gostaria de saber a opinião de vocês novamente.
Como o sistema é meu, estou estudando/analisando para fazer peças em Braille, o operado escreveria um texto em DOC, TXT num editor qualquer e meu sistema manda em Braille pra CNC.
O que vocês acham da minha idéia ?
-
legal..
mas pra não ficar estranho terá de ser em baixo relevo certo?
ou senão dá um ralador pro cara ler. hehe
-
Essa é a idéia, a maioria das placas são em metal, quero fazer em acrílio.
Desbasta e deixa os ponto, mas nã a placa inteira, somente nas letras.
To montando um alfabeto para testar...
-
Ai pessoal boa noite...
Sei que este forum é sobre CNC, mas como neste feriado (ontem) não pude mecher na minha máquina por falta de vérbas fui ai sítio com a bike e meu primo filmou.
Como todos vocês gostam de armadas, segue.
http://br.youtube.com/watch?v=3Spmgr6u7Es
-
Opa, tem na descida também né rsrsrs
Boa noite a todos...
http://br.youtube.com/watch?v=qy-0b3lbv70
Junior Barusso
-
Quebrei a fresa como se fosse de vidro ?
Acabei de receber, acabei de testar e quebrei uma, não entendi o porque ?
Será que foi muita velocidade ? Estou cortando aquilico 4mm em 11000 rpm numa micro retifica Fort, estou como medo de colocar outra.
Estou usando no meu protótipo, motores de impressora, elas quebram fácil mesmo o que eu fiz de errado ?
-
Quebrei a fresa como se fosse de vidro ?
Acabei de receber, acabei de testar e quebrei uma, não entendi o porque ?
Será que foi muita velocidade ? Estou cortando aquilico 4mm em 11000 rpm numa micro retifica Fort, estou como medo de colocar outra.
Estou usando no meu protótipo, motores de impressora, elas quebram fácil mesmo o que eu fiz de errado ?
Primeiro de tudo gostaria de agradecer o Fábio Camargo, muito obrigado por enviar as mesmo, te enviei uma MP.
-
Por favor me ajudem, qual a velocidade ideal para cortar acrílico com fresa de aproximadamente 1mm ? Acrílico com 4mm, microretifica Fort, com um mdf de apoio por baixo ?
Helpppp?
Junior Barusso
-
Junior,
Como não disse que fresa está usando, eu calculei dois casos:
com ferramenta de HSS e com ferramenta de metal duro, ambas com 2 cortes...
Com HSS:
RPM = 21.000
avanço = 420 mm/min.
Com Metal Duro:
RPM = 32.500
avanço = 650 mm/min.
Note bem:
Estes são valores teóricos...
Normalmente se ajusta a velocidade de avanço conforme a aparência do corte - se ele tender a derreter, ou se diminui a RPM ou se aumenta o avanço, mas isso depende muito da fresa, e da sua geometria...
O ideal é que a fresa esteja afiadíssima, e com muita saída de material...
-
Junior,
Como não disse que fresa está usando, eu calculei dois casos:
com ferramenta de HSS e com ferramenta de metal duro, ambas com 2 cortes...
Com HSS:
RPM = 21.000
avanço = 420 mm/min.
Com Metal Duro:
RPM = 32.500
avanço = 650 mm/min.
Note bem:
Estes são valores teóricos...
Normalmente se ajusta a velocidade de avanço conforme a aparência do corte - se ele tender a derreter, ou se diminui a RPM ou se aumenta o avanço, mas isso depende muito da fresa, e da sua geometria...
O ideal é que a fresa esteja afiadíssima, e com muita saída de material...
Gilii,
São fresas de material duro, o que é HSS ?
Vou então aumentar a rotação, coloquei esta pois em 30.000 rpm com fresa de 3mm o acrilico derretia e com 11000 ele ia bem, vou começar diminuindo a velocidade da maquina, que não sei (avanço) que não sei quanto é o mm/min. pois é com meu soft e não calculei isso, só coloco quantos microsegundos por pulso.
-
fresas
-
Junior,
É como eu falei - estes números são apenas indicativos - o que manda é o "feeling" do operador...
Se estiver derretendo, ou DIMINUI a RPM ou aumenta o avanço (ou os dois)...
HSS é a sigla para "High Speed Steel" - ou Aço Rápido...
-
aqui com aproximadamente 1000mm/min com fresa de 1/8 de 2 cortes de aço rápido e passes de 0,5mm vai muito bem, observe os cavacos do acrilico tem de sair bem fininhos e leves se sair cavacos tipo bolinhas duras, precisa aumentar um pouco a velocidade de avanço ou diminuir a rpm da tupia. aqui o inversor está em 154 hz o que nos meus calc. dá 8726 rpm
-
aqui com aproximadamente 1000mm/min com fresa de 1/8 de 2 cortes de aço rápido e passes de 0,5mm vai muito bem, observe os cavacos do acrilico tem de sair bem fininhos e leves se sair cavacos tipo bolinhas duras, precisa aumentar um pouco a velocidade de avanço ou diminuir a rpm da tupia. aqui o inversor está em 154 hz o que nos meus calc. dá 8726 rpm
Quando aumento a rotação, nem cavaco sai, nem faz pó, fica tipo grudado, acho q esta derretendo ou algo assim, uso motor de impressora se não me engano 39 passos por volta numa barrado de rosca de 3mm, se eu enviar 1 passo a cada 10ms quantos m/minuto ? como calcular ?
-
Ibarusso,
Não sei se entendeu, mas é para DIMINUIR a RPM, e não aumentar...
-
O Jack deu uma boa dica que não sei se vc já usou.
...e passes de 0,5mm...
Num material de 4mm, em vez de tentar corta-lo em 1 passada só, dar 4 passes de 1mm cada.
O tempo de usinagem irá aumentar, mas vc irá ganhar em qualidade e quebrará menos fresas.
-
Ibarusso,
Não sei se entendeu, mas é para DIMINUIR a RPM, e não aumentar...
Com menor velocidade ficou melhor, ficou mais limpos os "trilhos" que foram ficando, porém foi também como quebrou.
-
O Jack deu uma boa dica que não sei se vc já usou.
...e passes de 0,5mm...
Num material de 4mm, em vez de tentar corta-lo em 1 passada só, dar 4 passes de 1mm cada.
O tempo de usinagem irá aumentar, mas vc irá ganhar em qualidade e quebrará menos fresas.
Vou fazer este teste, isso só acontece nas fresas finas ? Pois todos meus testes eram com uma de 3mm e fiz de tudo e não quebrou, é isso a espessura ? Fina quebra mesmo ?
-
Quala formula que uso para descobrir a velocidade da minha máquina ?
-
Ibarusso,
Tenha em mente que os valores que foram passados são apenas orientativos - sempre será necessário fazer correções/alterações para adaptar à real necessidade...
O que vale é a percepção e o bom senso...
Fresas pequenas como as que está usando são por natureza frágeis, e por conseguinte todas as velocidades devem ser baixadas, o que me parece de certa forma, óbvio... :)
Se baixou a RPM e quebrou, é porque o avanço está demasiado alto, e das duas uma:
ou a fresa não teve capacidade de cortar o material (por excesso de vel. avanço) ou porque a fresa não corta mesmo - ou por falta de fio ou por geometria!
Portanto, conclui-se que deve baixar as duas velocidades - o RPM e o avanço...
Como vê, é simples assim - sem mágicas...
Com isso, vai entender e aprender que cada material tem suas características de corte (bem como suas ferramentas), e não adianta usar a experiência positiva que obteve num caso para outros - cada caso é um caso...
-
Quala formula que uso para descobrir a velocidade da minha máquina ?
Mande a maquina fazer um quadrado de 25cm x 25cm, e veja o tempo que ela demora, ai voce vai ter a velocidade.
A maquina demorou tanto tempo p/ percorrer um metro.
-
Quala formula que uso para descobrir a velocidade da minha máquina ?
Mande a maquina fazer um quadrado de 25cm x 25cm, e veja o tempo que ela demora, ai voce vai ter a velocidade.
A maquina demorou tanto tempo p/ percorrer um metro.
Obrigado Lolata,
Este teste eu já tinha feito, eu acredito ter lido no forum uma fórmula ou em outro lugar, mas como eu estava somente focado no sistema não dei muita atenção que foi um erro, se alguém tiver a fórmula ai poderei deixar ela padrão no meu sistema, quando importar do ArtCam, corel, enfim importar com velocidade, hoje faço isso por "zoiometro" teste e reteste. lógico que mesmo em outro aplicativo terei que saber que velocidade é a ideal quando criar um desenho, bom se alguém tiver a formula... eu agradeço.
Junior Barusso
-
Ibarusso,
Tenha em mente que os valores que foram passados são apenas orientativos - sempre será necessário fazer correções/alterações para adaptar à real necessidade...
O que vale é a percepção e o bom senso...
Fresas pequenas como as que está usando são por natureza frágeis, e por conseguinte todas as velocidades devem ser baixadas, o que me parece de certa forma, óbvio... :)
Se baixou a RPM e quebrou, é porque o avanço está demasiado alto, e das duas uma:
ou a fresa não teve capacidade de cortar o material (por excesso de vel. avanço) ou porque a fresa não corta mesmo - ou por falta de fio ou por geometria!
Portanto, conclui-se que deve baixar as duas velocidades - o RPM e o avanço...
Como vê, é simples assim - sem mágicas...
Com isso, vai entender e aprender que cada material tem suas características de corte (bem como suas ferramentas), e não adianta usar a experiência positiva que obteve num caso para outros - cada caso é um caso...
Obrigado Fgilii,
Estou na tentativa e erro mesmo, fiz essas perguntas pois alguém derrepente já havia passado por isso e como vi é assim mesmo, vamos testando material por material, achei que teria uma esperiência pronta, tipo: para acrílico de 4mm usa-se... porém percebo que é mais complexo, depende de tudo, principalmente da máquina, se a fresa corta assim vai.... experiência, essa é a palavra...
Fgilii, por gentileza é Lbarusso (ele)barusso, este I minúsculo confunde mesmo, mas se fosse i teria um ponto rsrsrs.
-
O Jack deu uma boa dica que não sei se vc já usou.
...e passes de 0,5mm...
Num material de 4mm, em vez de tentar corta-lo em 1 passada só, dar 4 passes de 1mm cada.
O tempo de usinagem irá aumentar, mas vc irá ganhar em qualidade e quebrará menos fresas.
Alebe, não consegui fazer o carregador de baterias, esses componentes não gostam de mim, os caras da lojas não tem paciência com leigos, caras essas pecinhas custam centavos ai eles não dão atenção e como não entendo faço que acredito quando eles dizem que não tem resistores desses valores, conversa fiada... complicado.
-
Junior,
Todos os programas de controle usam uma palavra = "F" (de "Feed Rate") - (uma palavra é um comando que atua dentro de um programa interpretador) - que diz ao programa qual a velocidade de avanço para uma determinada operação...
A linha de comando é algo mais ou menos assim:
G01 X45 Y34,65 F1500
Sendo que "F1500" representa a velocidade de avanço em "unidades" por minuto.
O padrão para "Unidade" de deslocamento deverá ser: polegadas (sistema britanico) ou milimetros (S.I.), portanto para o exemplo acima, se o programa está ajustado para unidades métricas (S.I), serão 1500 milimetros/minuto...
Seria interessante se você implementar esta capacidade (de seu programa entender e usar o "F"), pois esta é uma informação que existe em praticamente todos os arquivos gerados por algum pós processador, e ofecere a facilidade de se ajustar as velocidades de avanço através de um programa, o que facilita em muito a vida do caboclo que opera a máquina...
-
Em tempo,
Então seu nome na verdade seria grafado como "L'Barusso", uma contração de "IL Barusso"...
Só faltou o apóstrofo para fazer sentido - pelo menos para mim...
-
Junior,
Todos os programas de controle usam uma palavra = "F" (de "Feed Rate") - (uma palavra é um comando que atua dentro de um programa interpretador) - que diz ao programa qual a velocidade de avanço para uma determinada operação...
A linha de comando é algo mais ou menos assim:
G01 X45 Y34,65 F1500
Sendo que "F1500" representa a velocidade de avanço em "unidades" por minuto.
O padrão para "Unidade" de deslocamento deverá ser: polegadas (sistema britanico) ou milimetros (S.I.), portanto para o exemplo acima, se o programa está ajustado para unidades métricas (S.I), serão 1500 milimetros/minuto...
Seria interessante se você implementar esta capacidade (de seu programa entender e usar o "F"), pois esta é uma informação que existe em praticamente todos os arquivos gerados por algum pós processador, e ofecere a facilidade de se ajustar as velocidades de avanço através de um programa, o que facilita em muito a vida do caboclo que opera a máquina...
Fgilii, será feito, já estu algo assim, como hoje estou com um motor de 39 passos, não posso só configurar por ele, então farei uma fórmula para entrar no sistema como o número de passos por volta mais o passo da barra de rosca, para que eu consiga chegar a velocidade de qualque tipo de motor e rosca, certo ?
-
Em tempo,
Então seu nome na verdade seria grafado como "L'Barusso", uma contração de "IL Barusso"...
Só faltou o apóstrofo para fazer sentido - pelo menos para mim...
Tá bom, você esta desculpado, rsrs
-
...então farei uma fórmula para entrar no sistema como o número de passos por volta mais o passo da barra de rosca, ...
Sugiro que além da quantidade de passos do motor (e que estranho esse motor, com 39 passos - nunca ví isso) e do passo do fuso, faça como em praticamente TODOS os programas - inclua à lista:
- tipo de acionamento (passo cheio, meio passo, etc)
- redução = se usa (ou não) redução, e qual...
Com isso, seu programa começa a ser mais flexível, e consequentemente, mais inteligente e útil...
-
Em tempo,
Então seu nome na verdade seria grafado como "L'Barusso", uma contração de "IL Barusso"...
Só faltou o apóstrofo para fazer sentido - pelo menos para mim...
Tá bom, você esta desculpado, rsrs
E você por escrever dessa forma :)
-
Alebe, não consegui fazer o carregador de baterias, esses componentes não gostam de mim, os caras da lojas não tem paciência com leigos, caras essas pecinhas custam centavos ai eles não dão atenção e como não entendo faço que acredito quando eles dizem que não tem resistores desses valores, conversa fiada... complicado.
Se for aquele esquema maior, os resistores seriam esses:
15 ohm (marrom/verde/preto/)
230 ohm (vermelho/laranja/marrom)
500 ohm (verde/preto/marrom)
1 kohm (marrom/verde/vermelho)
3 kohm (laranja/preto/vermelho)
O R6 de 0,2 ohm pode ser mais difícil, mas nem tanto assim.
Se conseguir achar de 1 ohm, ligue cinco deles em paralelo que vc tem exatamente 0,2.
...estou com um motor de 39 passos...
Não seria de 40? ou então 48?
-
Alebe, não consegui fazer o carregador de baterias, esses componentes não gostam de mim, os caras da lojas não tem paciência com leigos, caras essas pecinhas custam centavos ai eles não dão atenção e como não entendo faço que acredito quando eles dizem que não tem resistores desses valores, conversa fiada... complicado.
Se for aquele esquema maior, os resistores seriam esses:
15 ohm (marrom/verde/preto/)
230 ohm (vermelho/laranja/marrom)
500 ohm (verde/preto/marrom)
1 kohm (marrom/verde/vermelho)
3 kohm (laranja/preto/vermelho)
O R6 de 0,2 ohm pode ser mais difícil, mas nem tanto assim.
Se conseguir achar de 1 ohm, ligue cinco deles em paralelo que vc tem exatamente 0,2.
...estou com um motor de 39 passos...
Não seria de 40? ou então 48?
Bom dia,
São motores de impressora HP, jato de tinta, acredito que são série 600, comprei usados, vou levantar os dados certinho para passar para vocês para me indicarem o melhor caminho. Também estou achando estrano 39, o problema que ta lá em casa rsrss
-
Segue um teste com a outra fresinha que não quebrei ainda.
-
Ha, o clássico ET.... ;D
Acho que se vc aumentar a velocidade de rotação da fresa o acabamento fica melhor...
-
Ha, o clássico ET.... ;D
Acho que se vc aumentar a velocidade de rotação da fresa o acabamento fica melhor...
Então nem poli nem nada, para mostrar mesmo como ficar, na realidade, fiquei aumentando e diminuindo os rpms para ver o resultado...
-
tem que cuidar pra não baixar muito a RPM senão a tua fresa vai quebrar...
-
tá aprendendo..
eu ainda não vi fotos da máquina.. tem por aqui??
-
tá aprendendo..
eu ainda não vi fotos da máquina.. tem por aqui??
Opa, tamos ai patinando, como não trampo com isso, fica complicado, pelo que percebi no forum a maioria usa mesmo como ferramenta de trampo e eu infelismente não tenho tempo pra me dedicar como queria.
Ta no quarto dentro de casa, imagina a noite ligando a pepita que barulho faz ? Daqui a pouco a patroa coloca eu dormindo com o Skype(meu cachorro).
A foto ta sim:
http://www.guiacnc.com.br/forum/index.php/topic,2327.msg51274.html#msg51274
Ai pessoal já agradecendo denovo a mão vai um agradecimento especial para o Fábio pelas informações e material cedido, como diz um vizinho meu "sujeito homem".
-
tem que cuidar pra não baixar muito a RPM senão a tua fresa vai quebrar...
Foi assim que quebreu
-
Esse é o modelo do motor, peguei por fone:
nmb pm55l-048-hp69
c2164-60045-tb7607a
Pelo que li na rede acho que seria 48 passos por volta, vou confirmar hoje a noite, se for, a minha barra de rosca é de 3mm ou seja se der 48 voltas andará 3mm, é isso a fórmula para velocidade ?
-
Esse é o modelo do motor, peguei por fone:
nmb pm55l-048-hp69
c2164-60045-tb7607a
Pelo que li na rede acho que seria 48 passos por volta, vou confirmar hoje a noite, se for, a minha barra de rosca é de 3mm ou seja se der 48 voltas andará 3mm, é isso a fórmula para velocidade ?
É esse cara:
http://www.eminebea.com/content/html/en/motor_list/pm_motor/pm55l048.shtml
-
Pelo que li na rede acho que seria 48 passos por volta, vou confirmar hoje a noite, se for, a minha barra de rosca é de 3mm ou seja se der 48 voltas andará 3mm, é isso a fórmula para velocidade ?
Normalmente velocidade é deslocamento por tempo...
Aí voce tem só deslocamento, concorda???
Para encontrar 0 que deseja (velocidade) voce precisa de??? :)
-
Barusso,
Procure trocar esses motores pelo de 200 passos como o 23LM-C004.
Vc consegue eles por poucos trocados e assim vai melhorar muito a resolução da máquina.
Mesmo assim, parabéns pelo trabalho. 8)
-
É em geral em ferro velho um 23lm C004 é uns 15 reais, ou até menos
-
Muito obrigado Alebe e Brenck,
Estou querendo sim trocar de motores, porém implica em trocar o drive também pois ai já começa a complicar, se eu entende-se de eletrônica era + fácil mas o orelha aki não sabe.
Eles são bem fracos e ainda uso 12V acredito que esteja com metade de sua capacidade, porém vou tentar uma troca futura, tenho que começar pelos drives.
-
Pelo que li na rede acho que seria 48 passos por volta, vou confirmar hoje a noite, se for, a minha barra de rosca é de 3mm ou seja se der 48 voltas andará 3mm, é isso a fórmula para velocidade ?
Normalmente velocidade é deslocamento por tempo...
Aí voce tem só deslocamento, concorda???
Para encontrar 0 que deseja (velocidade) voce precisa de??? :)
Bom dia Fábio,
Ontem não fui direto para casa, fui "filar bóia" na casa da mão e comida boa rsrsr, então tive pouco tempo para verificar a máquina, mesmo assim fui lá dar uma olhada e descobri mais uma informação interessante:
Execute o programa para rodar o motor, cliquei 48 vezes e ele deu uma volta, opa bateu, porém não bateu o deslocamento. Ele andou somente 1mm, fiquei intrigado, pois quando comprei na casa de ferragens o vendedor me disse que era passo 3mm (fui enganado rsrsrs) .
Mas sabe como é leigo os caras aproveitam, interessante que eu tinha uma bem parecida que quando rodava o porca ela andava 3mm, bom, eu trouxe um parafuso que usa a mesma porca da barra de rosca (porca número 10), neste momento estou rodando ela em outro parafuso e também roda 1mm por volta, logo acredito que o parafuso e a barra sejam iguais, somente 1mm por volta, então porisso que ela é lenta e o motor consegue rodar !!!
Porisso vou ter que reformular tudo (sistema/cálculos).
-
Junior,
Todos os programas de controle usam uma palavra = "F" (de "Feed Rate") - (uma palavra é um comando que atua dentro de um programa interpretador) - que diz ao programa qual a velocidade de avanço para uma determinada operação...
A linha de comando é algo mais ou menos assim:
G01 X45 Y34,65 F1500
Sendo que "F1500" representa a velocidade de avanço em "unidades" por minuto.
O padrão para "Unidade" de deslocamento deverá ser: polegadas (sistema britanico) ou milimetros (S.I.), portanto para o exemplo acima, se o programa está ajustado para unidades métricas (S.I), serão 1500 milimetros/minuto...
Seria interessante se você implementar esta capacidade (de seu programa entender e usar o "F"), pois esta é uma informação que existe em praticamente todos os arquivos gerados por algum pós processador, e ofecere a facilidade de se ajustar as velocidades de avanço através de um programa, o que facilita em muito a vida do caboclo que opera a máquina...
Parto então do princípio que 1segundo = 1000ms(milesegundos) e tenho 48 passo para 1 volta que é 1 mm = 1000/48=21ms 1mm/segundo.
Então para andar em 2mm/s vou ter que pulsar em 10ms(média). (=120/minuto)
Então para andar em 4mm/s vou ter que pulsar em 5ms(média). (=240/minuto)
Para F1500 seriam regra de 3 ? seriam 0,83 ou seja, menos que 1ms, seria isso ?
Achei o cálculo ?
Junior Barusso
-
Estou indiguinado com a barra de rosca que comprei, não sei ao certo, pois pensei que era 3mm, rodei uma porca nela, uma volta parecia ter dado 1mm, porém a mesmo porca em outro parafuso parece rodar 1,3mm ou 1,2mm como saber que passo que é sem torno ou equipamento, coloquei numa régua e cada fio passa um pouco de 1mm, quanto seria, é uma barra de rosca comprada em casa de ferragens que custa R$ 1,99 e usa porca medida 10.
Junior Barusso
-
procura uma tabela que fala sobre os passos de roscas de parafusos....
-
procura uma tabela que fala sobre os passos de roscas de parafusos....
Cara do céu, acha achei, mas me confundiu mais rsrsr, tem valores, mas estou tentando achar uma foto para comparar.
-
Será que seria essa rosca de 1,191mm
terceira linha da tabela...
http://www.fazfacil.com.br/materiais/parafusos_tipos_tabela.html
-
como saber que passo que é sem torno ou equipamento ... ?
Junior, um velho truque: conte um punhado de fios de rosca, digamos cem, ou pelo menos dez e meça com a régua, depois divida o resultado pelo número de fios. Com isto vc obtem o passo com mais exatidão do que tentando medir apenas um fio de rosca. Vc pode medir diretamente na máquina tb, fazendo-a avançar um determinado número de passos e medindo a distância percorrida.
Se soubesse a especificação da rosca poderia consultar uma tabela, mas é bom lembrar que essas barras roscadas baratinhas são fabricadas por laminação e apresentam tolerâncias bem folgadas, desvios acima de 2% não são raros, via de regra terá de fazer um ajuste fino nas configurações, para que a distância percorrida seja a que deseja. E não falamos ainda das folgas das porcas, enormes ...
-
A barra que vc comprou é milimetrica?
-
como saber que passo que é sem torno ou equipamento ... ?
Junior, um velho truque: conte um punhado de fios de rosca, digamos cem, ou pelo menos dez e meça com a régua, depois divida o resultado pelo número de fios. Com isto vc obtem o passo com mais exatidão do que tentando medir apenas um fio de rosca. Vc pode medir diretamente na máquina tb, fazendo-a avançar um determinado número de passos e medindo a distância percorrida.
Se soubesse a especificação da rosca poderia consultar uma tabela, mas é bom lembrar que essas barras roscadas baratinhas são fabricadas por laminação e apresentam tolerâncias bem folgadas, desvios acima de 2% não são raros, via de regra terá de fazer um ajuste fino nas configurações, para que a distância percorrida seja a que deseja. E não falamos ainda das folgas das porcas, enormes ...
Vou tentar isso em casa hoje, é comprei para baratear mesmo, era só para testar se iria roda, afinal nunca tinha visto uma, fiz no zóiometro e hj estou pagando por isso.
Essas folgas tem sim, mas vamos dizer que é só o protótipo para meu sistema rodar, mas assim que chegar vou teste e postar aki...
Obrigado
-
Fiz um teste agora, fiz um quadrado de 10cm no corel, ele gerol um .plt com 4000 pontos de distância entre as retas e minha máquina andou 10,5 cm, era para andar 100 aonde 105mm.
Será que cada 40 "pontos" é 1mm, quando exportado pelo corel, fiz pelo artcam e deu também 40 "pontos", é isso 1 mm em todos os programas ?
Se o motor dá 48 passos, eu mandei ele dar 4000 passos e andou 105mm.
Então 4000/48 = 83,33 voltas para andar 105cm.
Esses testes ajudam ?
10 fios de rosca dá quase 12mm e 20 fios = 25mm, foi q eu consegui enxergar nesse escuro...
-
IL Barusso,
A rosca que está usando provavelmente é em polegadas...
Normalmente as roscas em polegadas tem seus passos expressos em "fios por polegada" isto é, uma determinada quantidade de filetes por uma unidade de distancia...
Uma polegada tem 25,4 mm, então se por exemplo estiver usando uma rosca de 20 fios/polegada, o passo será de 25,4/20 = 1,27mm
Se dizer como o Jorge sugeriu, mas com apenas uma adaptação na idéia, conte quantos fios há em 25,4 CENTIMETROS, e divida por dez - saberá a quantidade de fios/polegada
-
Seguindo o cálculo, se 4000 pontos = 10cm = 100mm, porém andou 105mm, então dividi 105/100 = 1,05 ai dividi 4000/1,05 = 3810 e mandei andar, andou 100mm, locura ?
-
IL Barusso,
A rosca que está usando provavelmente é em polegadas...
Normalmente as roscas em polegadas tem seus passos expressos em "fios por polegada" isto é, uma determinada quantidade de filetes por uma unidade de distancia...
Uma polegada tem 25,4 mm, então se por exemplo estiver usando uma rosca de 20 fios/polegada, o passo será de 25,4/20 = 1,27mm
Se dizer como o Jorge sugeriu, mas com apenas uma adaptação na idéia, conte quantos fios há em 25,4 CENTIMETROS, e divida por dez - saberá a quantidade de fios/polegada
Fábio,
10 fios de rosca dá quase 12mm e 20 fios = 25mm, foi q eu consegui enxergar nesse escuro...
Contei 2,54 centimetros e deu 20 fios aproximado, ta ruim de contar aqui no quarto, num to nem enxergando mais, então seria 20 por polegada ? Isso dá quanto ?
Junior Barusso
-
Se dividir 2,54 por 20 dá ??
2.54 / 20 = ...
-
ai dividi 4000/1,05 = 3810 e mandei andar, andou 100mm, locura ?
Tá lembrado do que eu disse acima a respeito das tolerâncias de fabricação e necessidade de ajuste para o real ? é isso aí ...
-
Se dividir 2,54 por 20 dá ??
2.54 / 20 = ...
0,127 (polegadas ) ?
-
ai dividi 4000/1,05 = 3810 e mandei andar, andou 100mm, locura ?
Tá lembrado do que eu disse acima a respeito das tolerâncias de fabricação e necessidade de ajuste para o real ? é isso aí ...
Vou criar um campo de compensação, ou para + ou para -.
-
25.4 milimetros / 20 fios = 1.27 milimetros...
1" (polegada) = 25,4 milimetros (ou 2,54 centimetros) portanto,
2,54 centimetros / 20 fios = 0,127 centimetros...
-
Ao invés de criar um campo para mais ou para menos, crie um campo editável onde o caboclo possa impostar o resultado desse cálculo que voce fez...
-
Ao invés de criar um campo para mais ou para menos, crie um campo editável onde o caboclo possa impostar o resultado desse cálculo que voce fez...
Vou colocar os 2 campos, não sei ainda como vou fazer, mas será um de + ou - (perdas/ajustes) e um campo ou mais com rosca, passo do motor...
Assim vai ficar flexivel.
Cada pergunta cabulosa que eu fiz, mas estou tentando aprender.
-
25.4 milimetros / 20 fios = 1.27 milimetros...
1" (polegada) = 25,4 milimetros (ou 2,54 centimetros) portanto,
2,54 centimetros / 20 fios = 0,127 centimetros...
Olha só:
Temos 3810passos/48(motor 1volta) = 79,4 voltas na rosca, X 1,27mm = 100,9mm.
-
Agora vai a pergunta, todo o software que exporta .plt considera 1mm = 4 pontos ?
-
Temos 3810passos/48(motor 1volta) = 79,4 voltas na rosca, X 1,27mm = 100,9mm.
Se posso sugerir, ao invés de ficar maluco com um monte de contas, "conte" os fios da rosca para determinar com certeza o que está fazendo...
Eu apenas dei um exemplo de como pode ser uma rosca em polegadas, mas não que a rosca que cvoce está usando seja realmente de 20 fios/polegada...
-
Agora vai a pergunta, todo o software que exporta .plt considera 1mm = 4 pontos ?
O formato PLT é HPGL, e deveria ser um vetor em alguma unidade - ou milimetro ou polegada...
Não tenho certeza, mas ponto se me lembro bem é usado para por exemplo determinar tamanhos na área gráfica - tamanho de fonte, de texto, espessura de linha, etc...
Se concentre em medidas em algum sistema de medidas mais conhecido e usado, como polegada ou melhor ainda, milimetro, que é o sistema de medidas que usamos no nosso país...
-
Agora vai a pergunta, todo o software que exporta .plt considera 1mm = 4 pontos ?
O formato PLT é HPGL, e deveria ser um vetor em alguma unidade - ou milimetro ou polegada...
Não tenho certeza, mas ponto se me lembro bem é usado para por exemplo determinar tamanhos na área gráfica - tamanho de fonte, de texto, espessura de linha, etc...
Se concentre em medidas em algum sistema de medidas mais conhecido e usado, como polegada ou melhor ainda, milimetro, que é o sistema de medidas que usamos no nosso país...
Sim o sistema vai ser todo em MM, porém o corel e o artcam me passam uma reta de 10cm = de 0 a 4000 é esse o valor que tenho, escrevi "ponto" para o pessoal entende, foi assim que deduzi que 1mm = 4 (?), fiz uma reta de 1mm e veio no arquivo, de 0(zero) a 4 (sei lá pontos, unidades). Será que isso é padrão ? No artcam vem assim também.
Junior Barusso
-
Il Barusso,
Não sei quais as unidades de trabalho no Corel, mas tenho certeza que esta é uma grandeza que pode ser ajustada à gosto do freguês, então sugiro fortemente que ajuste TODAS as unidades de trabalho de TODOS os programas que você usa, em algo único (e de preferência, fácil de entender, como o milimetro...)
Maaasssss, é só minha opinião...
-
Olhem o config que estou desenvolvendo.
-
IL Barusso,
Está ficando ótimo...
-
IL Barusso,
Está ficando ótimo...
Obrigado, mas é só o começo.
-
Atualizando...
-
coloca nessa tela o limite de velocidade de cada eixo em MM/m
vai ficar tudo mais centralizado pra configurar
-
coloca nessa tela o limite de velocidade de cada eixo em MM/m
vai ficar tudo mais centralizado pra configurar
Fábio, como funciona este limite de velocidade ? É o que a máquina consegue ? Ou o programa consegue ?
Junior Barusso
-
correndo o risco de falar bobagem.. é o limite por eixo que o software permite..
mas não necessáriamente o que será usado, pois isso é definido no G-code
esse limite é pra proteger a estrutura e garantir o funcionameto correto (sem perda de passos por estolagem e outras coisas)
alguem por ai complementa?
-
correndo o risco de falar bobagem.. é o limite por eixo que o software permite..
mas não necessáriamente o que será usado, pois isso é definido no G-code
esse limite é pra proteger a estrutura e garantir o funcionameto correto (sem perda de passos por estolagem e outras coisas)
alguem por ai complementa?
Vai meu povo, complementa...
-
Novo config...
-
IL BARUSSO,
Deixa eu entender:
É pra permitir que se ligue tanto uma "phase drive" como uma "passo/direção"?
Tá ficando bão - meio feio e complicado, mas tá ficando bão...
-
IL BARUSSO,
Deixa eu entender:
É pra permitir que se ligue tanto uma "phase drive" como uma "passo/direção"?
Tá ficando bão - meio feio e complicado, mas tá ficando bão...
Fábio,
Obrigado pelo apoio, ele esta cru, protótipo, sem "floriar", depois escolheremos atalhos, cores, botões, help...
Sim, coloquei ai, pois hoje é só passo, mas depois de montar a CNC com os drives e motores de verdade, terá as 2 opções, então já estou alocando uma espaço para esta configuração também.
Estou fazendo bastante teste em MM, ta ficando preciso, o que esta me preocupando é em questão a velocidade, pois está em MileSegundos e eu dei uma olhada na máquina de Vocês, é muito rápido, acho q vou ter q deixar em microSegundos, ai complica rsrsrs
Este sistema hoje roda em 2 máquinas que estou testando, num P4 HT com 1Gb RAM e num P200mmx com 64Mb + emule aberto rsrsrs
Junior Barusso (élê barusso - lbarusso)
-
Estou fazendo bastante teste em MM, ta ficando preciso, o que esta me preocupando é em questão a velocidade, pois está em MileSegundos e eu dei uma olhada na máquina de Vocês, é muito rápido, acho q vou ter q deixar em microSegundos, ai complica rsrsrs
Junior Barusso (élê barusso - lbarusso)
LBarusso
Se complica deixar em micro segundos, deixa com 0,001 ms ;D ;D brincadeira ;D ;D
Se está dando 1 passo a cada milisegundo, isso em outras palavras seria 1kz. Fazendo um pouquinho de contas 1000 passos por segundo com um motor de 200 passos por volta, são 5 voltas por segundo. Se for usar um fuso com 5mm de passo acoplado direto no motor, são 25 mm/s ou 1.500mm/min. até que não é uma velocidade tão baixa considerando estar usinando a essa velocidade. Se não me falha a memória estavam sugerindo uma velocidade de 500 ou 600 mm/min para usinar acrilico.
A parte que complica é usar microsegundos é o que mesmo? A dificuldade para o sistema, ou tu já fez teste e o motor para?
Pois se olharmos curva de torque de alguns motores, vamos observar que depois dos 1000 hz o torque cai bastante.
Porém é bom lembrar que todos nós gostaríamos de ter uma máquina rapidissíma, e o que é pior rápida e barata.
Júnior se eu soubesse fazer um programa desses, eu primeiro faria ele funcionar direitinho e deixaria para o final a preocupação com a velocidade. É assim que o tio Bill Gates faz, primeiro faz um sistema lento, que trava e depois que um monte de gente quebrar o PC começam as atualizações e etc. (isso sem contar do ruindows Vista, porque o Vista com certeza está precisando de cirurgia de catarata, miopia e etc... muito lento e ocupa muita memória mesmo quando não faz nada).
Porém o mais importante é que tu estas fazendo um sistema que já está dando passos, e que sabemos que vai correr mesmo com os microsegundos complicando, pois se não complicar não tem graça.
Eu quero ser um a experimentar o teu sistema.
-
Bom dia cientista13,
Primeiro obrigado pelas dicas.
Tudo começou quando tentei fazer uma fórmula de velociade, pois hoje meu sistema tá no manual, vc que coloca a velocidade que vc quer direto no sistema ele ainda iguinora o F1500 .... ai descobri que estava fora das medidas que eu colocava no corel ou artcam...
Foi então que desenvolvi o config para entrar com esses dados de passos e rosca.
Agora vou para a velocidade, como agora pela manhã, sabadão eu desenhei um quadrado de 10cm e ela corta 10cm hehehehe e não 10,5 ou 9,5cm agora vou novamente voltar para a velocidade.
Realmente windows Vista "nunca", trabalho numa empresa q tem 300 micros, 1 só com vista para podermos dar suportes, 1Gb de ram só para ele ligar.
Não entende do linux, então desenvolvi este em windows, apesar de gostar muito do DOS e desenvolver em clipper resolvei usar o windows pela conectividade que o DOS não apresenta, dá para fazer, mas ai precisa de usuário avançado, minha idéia é que depois que o programa rode e fique bom, mas bom mesmo, eu coloque algumas facilidades nativas nele, facilidades de conectividades.
Como este mundo é novo "CNC" para mim, ainda não sei as dificuldades, mas de programação soi bem rodado, quero aliar as duas, como acesso remoto, boletins, relatórios, situação que um usuário comum nem perceba mas estará gerando para o patrão ou o administrador, pois o sistema terá que ser simples para operar porém com recursos de rede, informações para ser vistas a distância.
Voltando ao foco rsrsr, me empolguei...
Sim a dificuldade é nos dois, tanto no motor, quanto no sistema, até 1ms o sistema roda bem abaixo disso uso um função que vai direto no processador da máquina, ai é rapido, mas a tela do sistema fica paralizada até terminar a operação, afinal roubei todo o processamento da máquina rsrsrs, já o motor que tenho, ele até roda em 5ms, porém no arranque as vezes ele vibra e não roda, bom estou usando motores de impressora sem drive, é só para testar o sistema mesmo, então em 10ms é mais garantido, mas a rosca que uso é de 1,26mm/volta, então vai ser lento mesmo, em 10ms foi que quebrei a fresinha que comprei do FCamargo, alias, fresas exelentes, eu quebrei de iniciante mesmo.
Se puderem me fornecer mais detalhes para eu chegar na formula da velocidade eu agradeço.
Vixi, quanto ao sistema quando vc quiser ou qualquer um do forum, mas ele ainda só roda passo a passo e não passo e direção.
-
Barusso;
Estou acompanhando seu tópico desde o inicio.
Confesso que estou me surpreendendo com seu avanço.
Se precisar de um cobaia, estou a disposição.
Eu tenho 2 maquinas montadas trabalhando com od Drives Smile, uma maquina está usando o Turbocnc e outra estou usando o Linux.
A maquina com urbo, só vai ficar mais uma semana no barracão,
Se precisar ...
-
Agora vou para a velocidade ...
É aqui que a porca torce o rabo ...
Tô curioso pra ver onde consegue chegar, na verdade eu teria começado por aí ...
Até onde sei e tenho visto, não é possível por meio das técnicas convencionais de programação, convencer o Win a se comportar educada e civilizadamente, não metendo o bedelho onde não foi chamado ... o resultado disto é jitter e latência intoleráveis pelos steppers ...
Se vc tem alguma solução pra isto, sou todo ouvidos ...
-
... eu primeiro faria ele funcionar direitinho e deixaria para o final a preocupação com a velocidade ...
Eu inverteria o raciocínio ...
Um programa que não garanta uma velocidade mínima*** não teria utilidade, mesmo com uma maravilhosa interface, não é mesmo ?
***O que seria essa velocidade mínima ? Obviamente é algo muito discutível. Para um pequeno e despretensioso plotter, pode ser algo bem modesto, já para uma fresadora de uso geral é preciso algo mais do que o Win é capaz de oferecer com programas convencionais ...
-
Que massa, assim mesmo que eu gosto, e pelo que vejo, todos vocês, o tal do desafio é isso mesmo, uma vez me falaram que era impossível fazer um 486 rodar uma placa de telefonia com 4 linhas simuntânes+windows NT, quando rodou quase chorei. Depois fiz uma de 30 linhas simuntâneas num Pentiun 200 com 64Mb, estão rodando até hoje...Desculpem ter ligado derrepente pra casa de vcs (telemarqueting) rsrsrs.
Também estou curioso para saber se o meu sistema consegue velocidade e estabilidade, confeço não ter esta certeza, pois ainda estou usando motores de impressoras, mas tenham certeza, se for possível eu faço, se não for vou tentar até a exaustão.
Bom pessoal, vou montar um "manual" , pois tirando eu ninguém mais consegue mexer nele pois iso os botões e qualquer pedaço da tela como informação, tipo o botão de inicio depois de clicado fica aparecendo informações para eu entender o que esta acontecendo, essas coisas, que não aparecerão no futuro.
Ele é bem simples, mas requer uma atenção no começo, com compacta-lo com o winrar, e colocar aqui no site, será um boa eu melhor por MP ?
Depois que esse rodar 100%, esse so abre .plt do corel, estou montando um em paralelo que abre .CNC do artcam, ai sim tera um em 3D.
Aguardo o melhor formato de envio, que vocês acham ?
-
... uma vez me falaram que era impossível ...
Eu não costumo dizer que algo é impossível, o que eu costumo fazer é avaliar o esforço necessário contrastado com os possíveis resultados ... ou seja, de vez em quando eu acho que algo não vale a pena ...
História pouco conhecida:
O Art Fennerty, autor do Mach, aproveitou boa parte do código do EMC, mas o que viabilizou a coisa foi a criação de um driver que possibilita dar ao programa prioridade absoluta (ou quase ...) para execução de suas tarefas em tempo real e impede a intromissão inoportuna do Win.
O Art tem muitos méritos, mas eu tenho pra mim que este é dos maiores, se não o maior. Atacou o prob na raiz ... Este é o grande desafio. Mudar estados de registradores, até eu que sou mais bobo seria capaz de fazer, a grande questão é fazer isso no instante exato e consistentemente, sem mencionar ainda a questão da velocidade ...
-
... o tal do desafio é isso mesmo, uma vez me falaram que era impossível fazer um 486 rodar uma placa de telefonia com 4 linhas simuntânes+windows NT, quando rodou quase chorei. Depois fiz uma de 30 linhas simuntâneas num Pentiun 200 com 64Mb, estão rodando até hoje...
Eu não duvidaria ... a primeira central eletrônica que conheci, nos idos de 1977, era gerenciada por um Z80 a 4 MHz ...
-
Se puderem me fornecer mais detalhes para eu chegar na formula da velocidade eu agradeço.
A fórmula da velocidade é aquela básica que se aprende (colando) na 5ª Série.
V= d/t
V = Velocidade
d = distância
t = tempo
o detalhe é a distância que tem que levar em conta o passo do fuso e o número de passos do motor e redução se tiver.
Ai distância fica igual ao passo do fuso dividido pelo número de passos do motor. Esta distância é a distância por passo, que se tu dividir pelo tempo do passo dará a velocidade.
a fórmula ficaria assim
passo do fuso
número de passos do motor
Velocidade = ___________________ ____
tempo
se tiver redução dividir o número de passos pela redução, ou seja
passo do fuso
número de passos do motor dividido pela redução
Velocidade = ___________________ __________
tempo
usando para exemplo o teu protótipo ficaria
V= ?
Passo do fuso = 1,26mm
Número de passos do motor = 48
Tempo = 10ms = 0,01s
V=(1,26/48)/0,01
V=2,625 mm/s ou 157,5mm/min
......já o motor que tenho, ele até roda em 5ms, porém no arranque as vezes ele vibra e não roda,......
Junior tu diz que aumentando a velocidade os motores vibram e param.
Tem rampa de aceleração?
Por exemplo o Tcnc tem duas coisas que são importantes e pouco observadas e talvez tu tenha deixado passar despercebido. A velocidade inicial e aceleração. No Tcnc o motores partem da velocidade inicial até a velocidade máxima com a aceleração indicada, ou seja se a velocidade inicial for de 200hz e a máxima de 1200hz com uma aceleração de 500hz, isso quer dizer que o motor vai partir com uma velocidade 200hz e acelerar durante 2 segundos até atingir os 1200 hz. Isso faz com que o motor arranque com mais facilidade, pois é característica dos motores de passo ter seu melhor torque em baixas velocidades.
Vixi, quanto ao sistema quando vc quiser ou qualquer um do forum, mas ele ainda só roda passo a passo e não passo e direção.
A minha placa ainda é uma phase drive, então sem problemas.
se quizer mandar o sistema para matar minha curiosidade cientista13@hotmail.com
-
obrigado pela aula,e espero que continue com a gentileza e paciência que parece ter, esta e uma virtude de poucos.
Admir
-
Barusso;
Estou acompanhando seu tópico desde o inicio.
Confesso que estou me surpreendendo com seu avanço.
Se precisar de um cobaia, estou a disposição.
Eu tenho 2 maquinas montadas trabalhando com od Drives Smile, uma maquina está usando o Turbocnc e outra estou usando o Linux.
A maquina com urbo, só vai ficar mais uma semana no barracão,
Se precisar ...
Bom dia Lolata, fechado, vou compactar ele e colocar aqui mesmo.
-
... o tal do desafio é isso mesmo, uma vez me falaram que era impossível fazer um 486 rodar uma placa de telefonia com 4 linhas simuntânes+windows NT, quando rodou quase chorei. Depois fiz uma de 30 linhas simuntâneas num Pentiun 200 com 64Mb, estão rodando até hoje...
Eu não duvidaria ... a primeira central eletrônica que conheci, nos idos de 1977, era gerenciada por um Z80 a 4 MHz ...
Mas não com o windowsNT, ai é o bicho rsrsrs
-
Se puderem me fornecer mais detalhes para eu chegar na formula da velocidade eu agradeço.
A fórmula da velocidade é aquela básica que se aprende (colando) na 5ª Série.
V= d/t
V = Velocidade
d = distância
t = tempo
o detalhe é a distância que tem que levar em conta o passo do fuso e o número de passos do motor e redução se tiver.
Ai distância fica igual ao passo do fuso dividido pelo número de passos do motor. Esta distância é a distância por passo, que se tu dividir pelo tempo do passo dará a velocidade.
a fórmula ficaria assim
passo do fuso
número de passos do motor
Velocidade = ___________________ ____
tempo
se tiver redução dividir o número de passos pela redução, ou seja
passo do fuso
número de passos do motor dividido pela redução
Velocidade = ___________________ __________
tempo
usando para exemplo o teu protótipo ficaria
V= ?
Passo do fuso = 1,26mm
Número de passos do motor = 48
Tempo = 10ms = 0,01s
V=(1,26/48)/0,01
V=2,625 mm/s ou 157,5mm/min
......já o motor que tenho, ele até roda em 5ms, porém no arranque as vezes ele vibra e não roda,......
Junior tu diz que aumentando a velocidade os motores vibram e param.
Tem rampa de aceleração?
Por exemplo o Tcnc tem duas coisas que são importantes e pouco observadas e talvez tu tenha deixado passar despercebido. A velocidade inicial e aceleração. No Tcnc o motores partem da velocidade inicial até a velocidade máxima com a aceleração indicada, ou seja se a velocidade inicial for de 200hz e a máxima de 1200hz com uma aceleração de 500hz, isso quer dizer que o motor vai partir com uma velocidade 200hz e acelerar durante 2 segundos até atingir os 1200 hz. Isso faz com que o motor arranque com mais facilidade, pois é característica dos motores de passo ter seu melhor torque em baixas velocidades.
Vixi, quanto ao sistema quando vc quiser ou qualquer um do forum, mas ele ainda só roda passo a passo e não passo e direção.
A minha placa ainda é uma phase drive, então sem problemas.
se quizer mandar o sistema para matar minha curiosidade cientista13@hotmail.com
Nossa, bom dia para vc também, essa de 5a. série foi pra destruir eu mesmo heim, rsrsr
-
Isso sim, a paciência com perguntas as vezes óbivias são nota 10.
Sabe que todo o analista sempre procura a fórmula mais difícil de resolver, e quase nunca escuta outros, eu já procuro não ser assim.
Movimento de RAMPA, não tem mesmo, como disse antes, nunca tinha "visto" CNC, eu nunca testes nenhum sistema, só o meu, não copiei os vícios e nem as virtudes deles, agora que vocês estão me enviando informações que eu nem sabia, vou criar uma tela de rampa.
Depois desse sistema vou fazer um para os tornos, o duro vai ser motar um torno com motor de impressora para desenvolver o sistema, rsrsrs.
-
Segue o manual, acabei de fazer, domingo de manhã sonolento...
Lembre-se é um protótipo...
-
Pessoal, compilei o MOVE.EXE para ficar sem a opção de instalação ou seja simplesmente crie uma pasta move e jogue la dentro, são 2 arquivos, o move e uma dll.
Esta em "milesegundos", usa-se o teclado numérico, os números são a direção, o sinal de menos (-) sube e (+) desce o Z.
A tecla 5 liga e desliga o continuo, se tiver clicado ele vai até o infinito, para parar clike novamente no 5 ou com o mouse, ele esta configurado passo a passo nos mesmo pinos do CONFIG do sistema.
Me avisem se não rodar e o erro caso tenha algum.
Junior Barusso
-
Bom dia pessoal,
Posso passar o sistema, funcionou o MOVE.EXE neste formato que eu compilei ?
Se sim, vou complicar o sistema neste mesmo formato, sem precisar instalar, ai ele funciona desde o 98 até o XP.
Junior Barusso
-
Junior;
Acabei de instalar o sistema.
Funcionou, certinho.
Mas muiiiiiiiiiito devagar.
quando se coloca o valor de 1, ele vai bemmmm devagar, quando coloca no maximo, ai ele vai mais devagar ainda, quaze não percebe os passos do motor.
Será que é isso que é p/ tetar ?
-
Tarde Lolata,
É isso sim que é milesegundos.
Como agora o MOVE.EXE rodou, vou compilar o sistema e postar aqui assim que possível.
É com esses testes em máquina de verdade, poderei saber como configurar essas tempos de passo a passo, esse move.exe em 1ms = 1 segundo/1000 ou 1000 passos em 1 segundos, é bem rápido mas como vc mesmo disse é lerdo né ?
Se vc clicar no continuo vai um pouco + rápido rsrsrs.
Só para curiosidade, qual motor vc usou, quantos passos por volta e que rosca, tirando a velocidade foi bem ? Há, qual sistema operacional vc usou ?
Será que alguém mais testou ?
Junior Barusso
-
Bom
Eu usei no Win 98
Uso a eletronica Smile
Motor da Akiyama de 15 Kilos 3A 200 passos
Fuso de passo 5 com redução de 2:1
Esses testes já estava com o Continuo habilitado.
-
Bom
Eu usei no Win 98
Uso a eletronica Smile
Motor da Akiyama de 15 Kilos 3A 200 passos
Fuso de passo 5 com redução de 2:1
Esses testes já estava com o Continuo habilitado.
Já estou compilando o sistema.
Win 98 eu conheço, o resto só de leituras, rsrsrs
Lembre-se que vc vai ter que configurar o config, senão não vai bater.
Mas estou muito contente que rodou, rsrsrsr.
-
Sistema saindo do forno...
Lembre-se que é um protótipo e não me chinguem...
Criem uma pasta de preferência "dynacnc" e descompactem lá...
Sigam e manul antes de usar... Baixem antes o MOVE.EXE para posicionar a retífica...
Este sistema esta desenhando arquivos de no máximo 20x20cm do corel...
Bom testes a todos...
Junior Barusso
-
Eu até que baixei o programa, mas na hora de descompactar o meu anti-virus detectou um arquivo malicioso.
-
Eu até que baixei o programa, mas na hora de descompactar o meu anti-virus detectou um arquivo malicioso.
Oloko Lolata, tenho antivirus super atualizados aqui em casa e na empresa, sou muito rigoroso pois trabalho com informação minha e de clientes, isso não pode acontecer.
Qual o nome do arquivo, será que ele não se confundiu quanto ao executável ou a dll, tem eles dois e mais uns .plt de exemplos.
Alguém mais teve este problema ?
Qual o nome que o antivírus alertou ?
Dentro do arquivo tem uma dll e o DYNACNC.EXE que é o programa, te garanto que ele não é virus, tem o config.txt e só...
Vou postar eles separados...
-
Qual o nome do arquivo, será que ele não se confundiu quanto ao executável ou a dll, tem eles dois e mais uns .plt de exemplos.
Palmeiras.plt ;D
Meu Antivirus é do Cirinthians
Desculpe, mas não resisti
-
Qual o nome do arquivo, será que ele não se confundiu quanto ao executável ou a dll, tem eles dois e mais uns .plt de exemplos.
Palmeiras.plt ;D
Meu Antivirus é do Cirinthians
huahuahuahua,
FiaDaMãe, quase me matou do coração.... Esse é o remédio, a solução....
Quase tive um treco aki, uffa, quanto ao sistema rodou ?
-
Qual o nome do arquivo, será que ele não se confundiu quanto ao executável ou a dll, tem eles dois e mais uns .plt de exemplos.
Palmeiras.plt ;D
Meu Antivirus é do Cirinthians
huahuahuahua,
FiaDaMãe, quase me matou do coração.... Esse é o remédio, a solução....
Quase tive um treco aki, uffa, quanto ao sistema rodou ?
Especialmente para o Lolata...
-
heheheheh.
As vezes tem que fazer umas coisas desse tipo p/ descontrair um pouco.
Essa nova versão eu não testei, a maquina fica lá no barracão.
Vou testar amanha
-
heheheheh.
As vezes tem que fazer umas coisas desse tipo p/ descontrair um pouco.
Essa nova versão eu não testei, a maquina fica lá no barracão.
Vou testar amanha
Ta certo, mas vc sabe o mais importânte hoje é a Informação, quem a tem, tem o poder, como sou de TI, é muito importante...
Mas valeu a brincadeira, hehehe, se Deus quiser ainda te pego num dessas rsrsrs
-
Abri o programa aqui em casa e estava fazendo a configuração, ai deu um erro
Aqui eu uso XP
-
Só de raiva Barusso, escolhe as cores verde e branco pro programa...hehehehe e
-
Esse erro é de permissão de acesso a máquina, no xp precisa copiar na pasta system umas dll pra isso.
No site rogercom vc encontra elas.
-
Só de raiva Barusso, escolhe as cores verde e branco pro programa...hehehehe e
Ainda bem que meu monitor é B&P só pra não ver estas cores ;D
-
Boa Paulo, ajuda eu aqui, heheheh
-
Abri o programa aqui em casa e estava fazendo a configuração, ai deu um erro
Aqui eu uso XP
Bom dia Lolata,
Este erro é mensagem de permissão de escrita, quando você salva o Config.ele escreve no CONFIG.TXT, pode ser que este arquivo estava marcado como leitura ou seu usuário do XP não te dá permissão de acesso a ele, mas para eu ter certeza deste erro você pode me explicar em qual ponto ele apareceu, foi na hora da salva ?
Junior Barusso
-
Só de raiva Barusso, escolhe as cores verde e branco pro programa...hehehehe e
Alebe, o sistema tinha que reconhecer o usuário, se fosse o "sacana" do Lolata tinha que ficar tocando o hino do Palmeiras rsrsrrs.
O cara quase me matou do coração ontem a noite, rsrsrs.
Junior Barusso
-
Esse erro é de permissão de acesso a máquina, no xp precisa copiar na pasta system umas dll pra isso.
No site rogercom vc encontra elas.
A dll que envie junto já libera as portas, é só o Lolato colocar na mesma pasta que o dynacnc.exe, e também tem que ter o config.txt, depois que o sistema estiver ok, faço uns verificadores para isso não ocorrer...
Mas caso o problema percistir, eu envio outra dll para ele.
Junior Barusso
-
Só de raiva Barusso, escolhe as cores verde e branco pro programa...hehehehe e
Ainda bem que meu monitor é B&P só pra não ver estas cores ;D
Paulo,
Vamos deixar o sistema da cor padrão do windows no começo, depois a gente vê o que faz, mas ainda lembre-se que dá para tocar musicas, letras aparecerem do nada rsrsrsr.
Brincadeira a parte, o sistema será imparcial a "religião".
Junior Barusso
-
Boa Paulo, ajuda eu aqui, heheheh
Dia Lolata, como você me disse que iria testar só no outro dia, fui terminar outras tarefas, porisso não vi a mensagem.
Será que outros tentaram ?
Junior Barusso
-
MOVE.EXE em microsegundos !!!
Boa tarde pessoal.
Segue o move.exe em microsegundos, recompilei ele para micro segundos, alguém poderia testar e me dar um retorno se ficou rápido ?
Junior Barusso
-
Boa noite pessoal, MOVE.EXE nova versão.
Atendendo a pedidos, agora ele vai de 1 a 999999 microsegundos.
Por favor me deem respostas se ficou rápido.
Estou compilando o sistema todo em microsegundos, ta 90% já.
Espero que gostem...
Junior Barusso
-
Bom;
Eu testei hoje o Move
Se eu colocar a barra no 1, o motor vira tipo, uma volta a cada 5 segundos, se eu colocar lá no final, o motor fica muiiiiiiiiiiiito devagar.
Ai eu abri o Dinamic, deu um erro logo de inicio, mas eu ignorei, entri no config, configurei o motor para 200 passos, configurei os eixos, abri o arquivo Parana (é claro) e coloquei p/ rodar.
MUUUUUUUUUUUUUUUUUU UUUUITO devagar, tipo, uma volta do motor a cada um minuto.
Acho que é isso.
-
Poxa to vendo vcs ai nos testes e eu to loco pra testar....
Pena que fiquei sem pc com porta paralela pra ligar a máquina :'(
Quando arrumar outro to dentro dos testes...
-
Bom;
Eu testei hoje o Move
Se eu colocar a barra no 1, o motor vira tipo, uma volta a cada 5 segundos, se eu colocar lá no final, o motor fica muiiiiiiiiiiiito devagar.
Ai eu abri o Dinamic, deu um erro logo de inicio, mas eu ignorei, entri no config, configurei o motor para 200 passos, configurei os eixos, abri o arquivo Parana (é claro) e coloquei p/ rodar.
MUUUUUUUUUUUUUUUUUU UUUUITO devagar, tipo, uma volta do motor a cada um minuto.
Acho que é isso.
Obrigado Lolata,
Ontem a noite postei o move.exe novamente em microsegundos, que teria que ser muuuuuuuuuuuuuuuuuu ito mais rápido, pelo menos no teste que fiz com meu protótipo, você por gentileza poderia testar o novo move ?
Esta postado acima do seu comentário, agora ele esta em microsegundos, se você fizer este favor vou ter certeza que estou indo para o caminho certo, ai poderei reprogramar o DYNACNC no mesmo formato.
O mais importante é que rodou e que você "perdeu seu tempo" comigo, muito obrigado, este erro no começo, provavelmente ele não achou o config.txt e depois ele cria um novo e boa... Ainda não trabalhei mensagens de erro, isso só no final.
-
Poxa to vendo vcs ai nos testes e eu to loco pra testar....
Pena que fiquei sem pc com porta paralela pra ligar a máquina :'(
Quando arrumar outro to dentro dos testes...
Valeu Brenck, como meu protótipo é com motor de 48 passos, então ele não tem precisão mais é mais rápido para rodar se compararmos a 200 passos, e como meu protótipo é fraquinho, então tinha q ir devagar mesmo, meu sistema em milesegundos tava até rápido pra ele.
Mas tudo começou no momento de fazer a fórmula da velocidade que ainda não fiz rsrsrs, agora estou reprogramando o sistema inteiro para microsegundos, dá dando um trabalhão, mas da nada não, agora ele está diretamente no processador da máquina, roubei tudo do S.O. e joguei pro meu sistema.
Nos testes que fiz ontem a noite, meu motor não roda é claro, mas os leds, parecem nem apagar de tão rápido que ficou, só estou esperando o retorno de alguém que teste a última versão do MOVE.EXE, para eu continuar, ou melhor para eu terminar, pois já estou reprogramando tudo o DYNACNC.EXE e depois vou para o DYNACNC3D.EXE.
Junior Barusso
-
Ultima versão do move, muiiiiiiiiiiiiiiiii iiiiiito devagar, uma volta do motor a cada 5 segundos
Versão 19:51
-
Barusso,
Agora tá decidido!!!
A cor vai ser rubro-negra! ;D ;D ;D
-
Ultima versão do move, muiiiiiiiiiiiiiiiii iiiiiito devagar, uma volta do motor a cada 5 segundos
Versão 19:51
Bom dia Lolata,
Obrigado pela resposta.
Quantos miCROsegundos você deixou no seu teste ?
Barusso
-
Barusso,
Agora tá decidido!!!
A cor vai ser rubro-negra! ;D ;D ;D
Dia Alebe, depois de terminado acho que vou deixar uma opção de escolher cor e sons, senão vai dar encrenca pro meu lado rsrsrrs Os donos do fórum vão me boicotar rsrsr.
Junior Barusso
-
Barusso,
Me desculpe.
Mas como disse o Lotata: Não pude resistir...hehehe ;D ;D ;D
-
Barusso,
Me desculpe.
Mas como disse o Lotata: Não pude resistir...hehehe ;D ;D ;D
"6" tão saindo melhor que encomenda !!! hehehe
-
Ai pessoal,
Reprogramei o DYNACNC.exe para microsegundos, esta muito rápido, será que esta bom ?
Acrescentei também, um acompanhamento por gráfico de X, Y e Z.
Segue tela e sistema.
Descompactem dentro do diretório/pasta dynacnc e pronto...
Espero que gostem.
-
Bom dia,
Preciso de Ajuda dos experientes.
Finalmente vamos dar início em nossa primeira máquina de CNC, ela será o segundo protótipo mas com motores e drives de verdade.
Usaremos motores de 13Kg da Action motors, pois esses ficarão para uma máquina maior.
As medidas serão: 600mm X, 900mm Y e 200mm Z.
Vamos cortar no início acrílio e mdf.
Quero ligar o motor direto no fuso, mas qual fuso usar ? De 2, 3 ou 5mm ? Qual o mais em conta e de que tipo ?
-
Já que os motores são pequenos, fusos de passo curto devem dar um bom resultado no quesito força...
-
Já que os motores são pequenos, fusos de passo curto devem dar um bom resultado no quesito força...
Nossa eu estava achando que 13K eram muito para esta máquina, quase ia comprar o de 5K, qual é o fuso de passo curto ? 2mm ?
-
Se for usar fuso de rosca trapezoidal, poderá usar passo curto para compensar a perda de eficiência...
Passo de 3mm deve dar.
Se o passo for mais longo, poderá usar uma redução.
-
Em tempo,
Já que não faço a menor idéia de como será esta nova máquina, arrisquei dizer que 13 kgf pode ser pouco, apenas baseado nas dimensões dela...
Isso não quer dizer que não funcione com 5kgf...se você acha que com 5 kgf dá, mete bala
-
Em tempo,
Já que não faço a menor idéia de como será esta nova máquina, arrisquei dizer que 13 kgf pode ser pouco, apenas baseado nas dimensões dela...
Isso não quer dizer que não funcione com 5kgf...se você acha que com 5 kgf dá, mete bala
Fábio, não tenho nem idéia, nunca testei a força desses motores, porisso optei por 13Kgf, sabe né na dúvida descidi pecar por sobrar.
Essa máquina ela se classificaria como média ? O que o pessoal usa como padrão nessas medias ?
Qual o custo de fuso de 3mm "trapezoidal", vou pesquisar para saber o que é trapezoidal.
Junior Barusso
-
IL Barusso,
Não sei o que é, mas o pessoal tem uma fixação por esses números...
900 x 600 x 200mm
Acho que é coisa cabalística ou opinião baseada em numerologia, sei lá...
A maioría das pessoas não faz idéia do que é uma máquina nessas dimensões e acha que é passeio no parque fazer uma criatura assim...
Em todo o caso, minha função não é meter o pau nas crenças de ninguém - façam do tamanho que quiserem...
-
IL Barusso,
Não sei o que é, mas o pessoal tem uma fixação por esses números...
900 x 600 x 200mm
Acho que é coisa cabalística ou opinião baseada em numerologia, sei lá...
A maioría das pessoas não faz idéia do que é uma máquina nessas dimensões e acha que é passeio no parque fazer uma criatura assim...
Em todo o caso, minha função não é meter o pau nas crenças de ninguém - façam do tamanho que quiserem...
Esses valores foram "achados/baseados" numa placa de acrílico, assim não precisaria recortar para colocar na máquina. Mas confesso que não temos idéia do tamanho final, digo, força velocidade, peso... já começamos a estrutura...
3mm é lerdo ou não ?
-
Acho que a pergunta deveria ser:
- o que você espera em termos de velocidade...
Pergunte-se o que você quer fazer e como quer fazer, aí sim a construção se baseia nisso, e não o contrário...
-
Acho que a pergunta deveria ser:
- o que você espera em termos de velocidade...
Pergunte-se o que você quer fazer e como quer fazer, aí sim a construção se baseia nisso, e não o contrário...
A priori seria mesmo cortar acrílico, fazer letreiros, não queremos nada "turbo", não será usada para grandes produções, seria modesta mesmo, de início para atender os pedidos de um empresa que hoje é pequena.
Você tem algum modelo de trapezoidal de 3mm, custo, o que usaria para fixar, mancais, vem tudo num pacote, aqui no forum tem ?
Junior Barusso
-
vou dar meu pitaco..
as medidas 900X600X200 são facilmente explicada
quando se opta por baixo custo um dos maiores problemas são os fusos..
é complicado achar barra roscada (simples) com mais de 1 metro de comprimento)
então 2 barras roscadas de 1 metro facilmente pode ser usinada da seguinte forma
Fazendo as duas pontas de uma delas com um acabamento de 5 cm em cada ponta.. vc obtem um fuso para 900 mm
A outra corta em duas partes 300mm e outra de 700mm e faz o mesmo procedimento..
ai vc consegue os três fusos, como o restante dos materiais é mais simples de serem dimensionados.. a galera manda bala pra aproveitar melhor os tamanhos de fusos(barras roscadas normais)
mas GILLI é só minha opinião...
-
vou dar meu pitaco..
as medidas 900X600X200 são facilmente explicada
quando se opta por baixo custo um dos maiores problemas são os fusos..
é complicado achar barra roscada (simples) com mais de 1 metro de comprimento)
então 2 barras roscadas de 1 metro facilmente pode ser usinada da seguinte forma
Fazendo as duas pontas de uma delas com um acabamento de 5 cm em cada ponta.. vc obtem um fuso para 900 mm
A outra corta em duas partes 300mm e outra de 700mm e faz o mesmo procedimento..
ai vc consegue os três fusos, como o restante dos materiais é mais simples de serem dimensionados.. a galera manda bala pra aproveitar melhor os tamanhos de fusos(barras roscadas normais)
mas GILLI é só minha opinião...
Nada melhor que a experiência de vida e estudo de caso.
-
Dependendo de onde vc mora se acha barras roscadas com 3 mts...
Aqui em Belo Horizonte na maioria das lojas de parafusos, exeto as muito pequenas vendem...
O maior diametro dessas que já vi vendendo foi 14mm o passo é 2mm...
E passo 3mm não eh muito lento não.... e nem muito rápido...
-
Dependendo de onde vc mora se acha barras roscadas com 3 mts...
Aqui em Belo Horizonte na maioria das lojas de parafusos, exeto as muito pequenas vendem...
O maior diametro dessas que já vi vendendo foi 14mm o passo é 2mm...
E passo 3mm não eh muito lento não.... e nem muito rápido...
Obrigado Brenck,
Bom aqui na minha região, diga-se de passagem ta friu rsrsr, bom é de Londrina, ou não tem muito ou eu não conheço os torneiro/lojas ou as duas coisas rsrsrs.
Meu cunhado esta correndo atraz dos fusos, vamos seguir o projeto com a de 3mm.
Estamos pesquisando valores, você tem idéias de valores, uma média ?
-
De barra roscada?
Se for barra roscada de loja de parafuso é extremamente barato... tipo 15 reais uma diametro 16mm...
-
De barra roscada?
Se for barra roscada de loja de parafuso é extremamente barato... tipo 15 reais uma diametro 16mm...
Não Brenck, gostaria de fuso, tipo feito no torno com precisão, coisas de máquinas igual a do forum (bico fino) rsrs
Mas obrigado.
-
Help no Cálculo de velocidade.
Vejam se eu estou no caminho certo.
Ex: o Artcam manda F600.0 acredito que isso seja 600mm/m, então são 10mm/s, na minha máquina é 38 passos por mm, logo para andar 10mm seriam 10 x 38 = 380 passos para 10mm, porém tem que ser em 1 minuto ou 60 segundos.
Sabendo que 1s = 1000milesegundos então 1000/380 seriam 2,6milesegundos.
Resultado seria, para 600mm/m = pulsar a velocidade de 2,6mile.
É isso ?
-
Se sua máquina precisa de 380 pulsos/segundo para andar 10mm, seriam 2,6 milissegundo o tempo de duração do pulso?
Acredito que sim...
0,0026 x 380 = 1mm
-
Se sua máquina precisa de 380 pulsos/segundo para andar 10mm, seriam 2,6 milissegundo o tempo de duração do pulso?
Acredito que sim...
0,0026 x 380 = 1mm
É isso ai Fábio,
Se eu conseguir uma janela, amanhã já começo a importar a velocidade, ai penso em deixar as duas opções, a automática e a manual.
O Dyna3D que importa do artcam ta quase pronto pros testes.
Logo logo, teremos sistemas rodando em windows 98 a XP sem que o windows atrapalhe, se Deus quiser rsrsrs.
Junior Barusso
-
Abri o programa aqui em casa e estava fazendo a configuração, ai deu um erro
Aqui eu uso XP
Lolata, este erra é sobre a separação da casa decimal, provavelmente o seu sistema esta "." no lugar da "," mas nessa nova versão que vai sair, já acrescentei padrão, independente do que esteja o S.O. o meu sistema já faz o certo, erros de protótipos.
Junior Barusso
-
MM/minuto ou MM/Segundo ?
Pessoal, sei que vocês estão familiarizados com as duas opções, porém qual é a mais usual ou melhor qual é a melhor opção para que eu coloque no sistema ?
Deixo pro usuário colocar ex: 600mm/m ou 10mm/s ?
Qual a preferência ou mais fácil de entender ou padrão ?
Junior Barusso
-
Eu costumo usar "mm/min", mas se posso sugerir, coloque as duas opções...
-
Boa tarde,
Agora com velocidade por MM/Minuto e limitação de velocidade seguindo orientação do Fábio Camargo.
Se esta opção estiver em 600 MM/min, ela não passará desta velocidade, fica no config.
Segue anexo:
Junior Barusso
-
tá progredindo
-
L'Barusso,
Se posso perguntar, o campo "Velocidade máxima desta máquina em mm/min" mostra um valor ( _80150 no meu computador) que sria o valor de metros/minuto que um motor poderia ser acionado?
Tem como explicar melhor estas unidades?
-
outra cosia pequeno mambembe...
a velocidade máxima é definida em cada eixo individualmente nos softwares mais comuns como MACH2/3 e EMC2, nÃo que eles estejam certos, mas é meio padrão
-
L'Barusso,
Se posso perguntar, o campo "Velocidade máxima desta máquina em mm/min" mostra um valor ( _80150 no meu computador) que sria o valor de metros/minuto que um motor poderia ser acionado?
Tem como explicar melhor estas unidades?
Fábio,
Este valor é um exemplo que coloquei, faça um teste com outro valor, tipo 600 ou 700 ... clique em salvar e verifique novamente, vai sanar sua dúvida.
Junior Barusso
-
outra cosia pequeno mambembe...
a velocidade máxima é definida em cada eixo individualmente nos softwares mais comuns como MACH2/3 e EMC2, nÃo que eles estejam certos, mas é meio padrão
Pô Fábio Camargo,
Se ta passando informação = conta gotas rsrsrsr, ai se me complica rsrsrs, deu um trampo do caramba 1 velocidade só rsrs.
Estou repassando tudo isso para o DynaCNC 3D, vai ficar bom rsrsrs, vai ser um Soft TOP de mercado, fica vendo rsrs.
Valeu...
Junior Barusso
-
é pra nÃo assutar a lebre.. hehehe
-
Bom dia,
Como faço para zerar o X e o Y, não sei que eu fiz, era para ser 200mm x 200mm e começar no x=0 e y=0, comas começou no X=737mm e Y=137.
Como faço para Zerar o X e Y ?
Segue anexo:
Junior Barusso
-
isso acontrece aqui também. de vez em quando acho que é na importação que dá essa zica..
eu resolvo assim:
importo.
jogo na tela os vetores..
seleciono tudo
copio pra área de transferencia
crio um novo arquivo nas mesma dimenções
e colo nele os vetores da área de transferencia..
pronto.. ele sai no lugar certo zerado..
não sei o motivo.. mas o artcam tem umas coisas bem estranhas.. heheh
-
isso acontrece aqui também. de vez em quando acho que é na importação que dá essa zica..
eu resolvo assim:
importo.
jogo na tela os vetores..
seleciono tudo
copio pra área de transferencia
crio um novo arquivo nas mesma dimenções
e colo nele os vetores da área de transferencia..
pronto.. ele sai no lugar certo zerado..
não sei o motivo.. mas o artcam tem umas coisas bem estranhas.. heheh
Tarde Fábio Camargo,
Isso mesmo que fiz, como tinha uma certa pressa para meus testes, fui isso que fiz, criei um novo e copie/colei, resolveu, mas já que isso acontece mesmo rsrsrs.
Estou importando direto do artcam pro DynaCNC 3D, ta ficando legal.
-
Pessoal,
Estou com um punhado de trampo no meu trabalho, não estou podendo entrar na rede para ver o forum.
Vou ficar mais uns dias fora do mesmo, estou levando trabalho pra casa e não tenho tempo nem nos FDS.
Assim que possível retorno, já vou retornar com o Dyna3D que importa do artcam, fiz uns testes e rodou...
Espero q vcs gostem...
Abraços...
Junior Barusso
-
Ai pessoal, to com saudades das nossas conversas, troca de idéias, uns com máquinas grandes, gigantes e outros igual a minha, pequenininhas.
Bom só pra lembrar q logo voltarei, infelizmente o dever me chamou e estou desenvolvendo um discador para central telefônica, não é telemarketing esse faz anos q fiz, rsrsrs, é um diferente do mercado, by Barusso sabe rsrsrs, como todos aki gostam de tecnologia, ele será unico pois com 4 linhas disca para mais de 30, devido a um "algorítmo" que criei hhehehe...
O Sistema 3D ta quase quase, assim q conseguir voltarei e me dedicarei full aki... seu eu não precisasse trabalhar rsrsr e fazer só o que gostasse rsrsrs...
A tbem estou revivendo um motor de 13HP MontGomey, mais de 10 anos parado e ja esta rodando ...
Abraços...
-
Boa noite, alguém pode me ajudar numa dúvida ?
Como fazer as letras sem contorno no corel, porexemplo a leta T somente 2 verotes e não o contorno, ela sempre fica "aramado", mas assim a retífica faz o contorno da letra e eu gostraria de somente o "miolo" da letra, tem como fazer isso no corel 9 ou no artcam ?
Obrigado
Junior Barusso.... to voltando....
-
No Artcam esxistem fontes que é propia p/ esse fim, Fonte DIN, DXF, etc
-
mas assim a retífica faz o contorno da letra e eu gostraria de somente o "miolo" da letra
Mas esta não é a estratégia de usinagem? Escolher usinar o interior ao invés do contorno ? Ou não entendi a questão ?
Yuri - SCS - SP
-
Boa Noite Yuri,
Esntão, isto que é quero fazer usinar ou "comer" somente o interior, porém gostaria de fazer isso direto do corel, mas não sei como, bom acredito que o artcam faça mas também não sei, nos testes que fiz, fiz os contornos, mas agora quero somento o miolo, no exemoplo:
PALMEIRAS
Ai eu salvaria como curva e exportava so o miolo e não o contorno no corel, sabe como me ajudar ?
OBS(Escolhi Palmeiras em homenagem ao Fábio Gilli)
Obrigado
Junior Barusso
mas assim a retífica faz o contorno da letra e eu gostraria de somente o "miolo" da letra
Mas esta não é a estratégia de usinagem? Escolher usinar o interior ao invés do contorno ? Ou não entendi a questão ?
Yuri - SCS - SP
-
Escolhi Palmeiras em homenagem ao Fábio Gilli
A MIM?????
Se quer ser banido??? :)
-
No Corel não sei :P mas no Artcam quando vai escolher a estratégia, há até o desenho mostrando "por dentro" ou "por fora".
Acho que no tópico do Artcam tem um tuto sobre isto
Ah, mesmo assim tem festa no Chiqueiro ;D
-
Hum... vou pesquisar, é que gostaria se alguém soubesse como fazer no corel me ajudaria bastante...
Mas mesmo assim obrigado.
Junior Barusso
No Corel não sei :P mas no Artcam quando vai escolher a estratégia, há até o desenho mostrando "por dentro" ou "por fora".
Acho que no tópico do Artcam tem um tuto sobre isto
Ah, mesmo assim tem festa no Chiqueiro ;D
-
Opa, nem quero heim rsrsr, mas no fundo sei que você é no mínimo apegado ao verdão, até sua assinatura é verde ....
Mas o assunto aqui é miolos, não os do "a volta dos mortos vivos" e sim como salvar no corel somente os miolos das fontes em vetores ?
Escolhi Palmeiras em homenagem ao Fábio Gilli
A MIM?????
Se quer ser banido??? :)
-
põ Gilli não ameaça o cara...
fala verdade vc gosta do Palmeiras né?
-
Il Baruso,
Não sei ao certo, mas acho que o Corel não tem este comando (para extrair a linha central média das fontes)
Sei que no ArtCam há um comando que mais ou menos faz isso, mas deve-se usar uma fresa de ponta cônica para que o programa simule uma letra biselada, por exemplo com as linhas de centro mais altas e as laterais mais baixas...
-
Pessoal, obrigado pela ajuda, mas não consegui achar esta função nem no corel e nem no artcam, bom no corel acho q não tem mesmo.
Será que alguém já utilizou esta função no artcam, em vez do contorno só o miolo da letra, passar uma vez somente e não contornar ? Se sim pode me mostrar o caminho ?
Obrigao
Junior Barusso
Il Baruso,
Não sei ao certo, mas acho que o Corel não tem este comando (para extrair a linha central média das fontes)
Sei que no ArtCam há um comando que mais ou menos faz isso, mas deve-se usar uma fresa de ponta cônica para que o programa simule uma letra biselada, por exemplo com as linhas de centro mais altas e as laterais mais baixas...
-
Barruso,
Veja em "Percurso" Perfilagem em 2D ou Desbaste ???
Acho que é isto que você quer. Meu Artcam 2008.
Yuri - SCS - SP
-
Segue o anexo do formato que eu preciso, alguém sabe como fazer ?
Obrigado
Junior Barusso
Barruso,
Veja em "Percurso" Perfilagem em 2D ou Desbaste ???
Acho que é isto que você quer. Meu Artcam 2008.
Yuri - SCS - SP
-
Já adianto que em vetorização eu não sei praticamente nada.
Mas para auxiliar o entendimento:
Você tem uma imagem, a qual quer vetoriazar e que o vetor esteja no meio da letra de cada "imagem" ou letra, como preferir ? Isto é, você quer o centro de cada uma das imagens (letras) ?
-
Opa,
Como mostrei assima, no exemplo usei a letra "T", quando digito a letra "T" e mando salvar como vetor o corel faz o contorno da letra, neste caso não quero o contorno, quero somete "2 riscos" um na horizontal e outro na vertical, assim a retífica passara uma vez na horizontal e outra na vertical e pronto terei a letra...
Parece muito simples, mas não consigo achar esta opção...
Já adianto que em vetorização eu não sei praticamente nada.
Mas para auxiliar o entendimento:
Você tem uma imagem, a qual quer vetoriazar e que o vetor esteja no meio da letra de cada "imagem" ou letra, como preferir ? Isto é, você quer o centro de cada uma das imagens (letras) ?
-
Caro Ibarusso
O Corel não é um programa para "Gerar" percurso, no Artcam voce tem varias fontes que é somente uma linha, ai voce usa a opção, Usinar ao longo do Vetor, dai voce consegue esse efeito.
-
Olá Mestre Lolata,
Fiz um teste com a letra do tipo ROMANII, na tela mostrou só um risco e não o contorno, porém quando estou gerando o percurso da a mensagem que "A seleção contem vetores abertos e fechados" "Dois ou mais vetores de sobrepõem" tem alguma ferramenta de vetor que corrige isso no artcam ?
Barusso
Caro Ibarusso
O Corel não é um programa para "Gerar" percurso, no Artcam voce tem varias fontes que é somente uma linha, ai voce usa a opção, Usinar ao longo do Vetor, dai voce consegue esse efeito.
-
Então voce não usou a opção certa, voce tem que usar a opção, Usinar ao longo do vetor
-
No Corel, tente fazer as linhas internas com o comando "offset"...
Transforme o texto em vetores (ou curvas, não lembro o nome do comando), meça a distancia entre as linhas paralelas do texto e use a metade da medida criando uma linha com o comando "offset".
Que eu saiba, não há um comando pronto para isso...
Eu uso um CAD que as fontes são comporstas como voce deseja, e são criadas em DXF, mas infelizmente são poucas fontes...
-
Bom pessoal, como estou com "urgência", fiz no artcam, copiei e colei no corel e mandei o sistema rodar, deu certo... foi um "arranjo técnico".
Mas mesmo assim, vou tentar refazer o processo para descobrir como fazer, teria q ser bem simples ....
Velocidade 40mm/m de corte e 85mm/m andando.... no meu programa... sabem os motores de impressora não vão rsrsrs
depois de pronto mando as fotos...
No Corel, tente fazer as linhas internas com o comando "offset"...
Transforme o texto em vetores (ou curvas, não lembro o nome do comando), meça a distancia entre as linhas paralelas do texto e use a metade da medida criando uma linha com o comando "offset".
Que eu saiba, não há um comando pronto para isso...
Eu uso um CAD que as fontes são comporstas como voce deseja, e são criadas em DXF, mas infelizmente são poucas fontes...
-
Nota de tristeza !!!
Ao tentar regular minha máquina, bati na fresinha e quebrei, foi tipo cagada mesmo, não foi nem em teste nem em produção, isso que me deixou mais @#@$%@ , puxa vida !!!
O duro que ela era filha única, acredito que ninguém faça isso, mas quando for dar manutenção, preste atenção e não façam como eu, retirem a fresa antes !!!
Junior Barusso
Bom pessoal, como estou com "urgência", fiz no artcam, copiei e colei no corel e mandei o sistema rodar, deu certo... foi um "arranjo técnico".
Mas mesmo assim, vou tentar refazer o processo para descobrir como fazer, teria q ser bem simples ....
Velocidade 40mm/m de corte e 85mm/m andando.... no meu programa... sabem os motores de impressora não vão rsrsrs
depois de pronto mando as fotos...
No Corel, tente fazer as linhas internas com o comando "offset"...
Transforme o texto em vetores (ou curvas, não lembro o nome do comando), meça a distancia entre as linhas paralelas do texto e use a metade da medida criando uma linha com o comando "offset".
Que eu saiba, não há um comando pronto para isso...
Eu uso um CAD que as fontes são comporstas como voce deseja, e são criadas em DXF, mas infelizmente são poucas fontes...
-
Que a fresa descanse em paz...
-
hehehe, as fresas de 2mm que tenho, caiu no chão, adeus 10 pila... heheh
Abraços!
-
Não se preocupe, ela não estará sozinha... ::)
Na verdade o céu das fresas quebradas tem uma densidade populacional bem alta. ;D
-
Sei que vou superar ;D, mas é triste fazer "eca" rsrsrs
Mas vejo agora q ela terá boa compania, e estará lado a lado com as melhores fresas de todos os tempos e poderão compartilhar as fuguras q fizeram quando ainda eram vivas, bom a minha fez poucas, tipo morreu cedo demais...outras figuras perniciosas....
Não se preocupe, ela não estará sozinha... ::)
Na verdade o céu das fresas quebradas tem uma densidade populacional bem alta. ;D
-
Bom dia pessoal.
Compilei uma nova versão do MOVE.EXE (job), porém não sei se esta versão era a atual, pois não estou no meu micro de trabalho em casa.
Mesmo assim, compilei com duas opções: Passo/Passo ou Passo/Direção mas não tenho como testar pois não tenho esses dois tipos de drives.
Segue anexo o MOVE.EXE e uma DLL.
Aguém pode testar e me retornar aqui no forum o resultado, assim poderei alterar o DynaCNC e DynaCNC3D.
Obrigado e aguardando.
Junior Barusso.
-
Seguindo sugestões especialmente do Fábio Camargo, segue a nova versão do MOVE.EXE, com 3 opções de ligações dos pinos.
No futuro será liberado em qualquer pino.
Segue o anexo com a nova versão.
Me avisem dos erros e sujestões, não sei se atenderei a todas, uma vez que descobri que neste forum o pessoal é muito, mas muito mais detalista que eu rsrsrs, olha que eu sou bem detalista rsrsrs
-
tenho conversado bastante com o Jovem lbarusso pelo MSN
e desenhei uma versão preliminar para tela do Move.exe
comprreendendo no meu ver as principais opçoes para operação do programa.
segue imagem abaixo.
e descrição das idéias..
Área da esquerda
1)- botão enable (habilita os drivers (libera a porta parela para operação) muda o indicador de vermelho pra verde (como no Mach).
2) - Open file (óbivio abre o g-code)
3) - Close file (inverso hehehe)
4) - Config Hard - abre uma nova tela coma as opções de configuração abaixo:
a) - Configura os pinos da porta paralela para os drivers
b) - Configura os pinos para a habilitação do spindle (caso vazio desabilitará o botão)
C) - Configura os pinos para a habilitação dos relês (caso vazio desabilitará os botões)
D) - Configura individualmente o passo, velocidade e aceleração de cada eixo X,Y e Z
E) - Outra opção que ele me falou que tem no programa dele. levantar o Z em caso de Pause, pode ser configurada aqui, voltando a Z0.0 ou outra medida Definida aqui. (caso desmarcado, não levanta o Z.
** outras opções podem surgir mais adiante.
5) - Reles 1 a 3 on/of (habilita os reles ou pinos definidos se houverem na configuração)
Tela do G-code
1) - Numeração de linhas.
2) - Identificação da linha sendo usinada (contraste de cor ou fundo azul claro) ou configuravel a cor...hehe.
3) - Número da linha usinada modificada na celula inicar da linha (campo de jog) em tempo de execução.
Área do Jog
1) - Cordenadas dos eixos X y Z
2) - Botões de zero ( abre um apequena janela para entrada do valor (não necessáriamente zero).
3) - botão Go to Zero ( habilitado somente se a máquina não estiver usinando.) leva os eixo ao zero.
4) - opção manual o MDI ( habilita o jog no teclado ou sobre comandos g-code na texbox indicada.
5) - Botões do jog (movimenta de acordo com a velocide setada na caixa de seleção).
6) - Velocidade de trabalho ( se não me falha a memória é o feed rate do Mach, controla a velocidade durante a usinagem almentando e diminuida).
7) - MDI (linha digitavel habilitada somente quando a opção manual/MDI estiver em modo MDI)
8) - Botão execute (executa a Linha MDI, verifica possiveis erros).
9) - Iniciar da linha ( textbox que acompanha as linhas de execução do g-code em tempo real), pode ser modificada com a máquina em STOP para iniciar de uma determinada linha.
10 - botão Marcar ( posiciona a máquina na posição da linha indicada e aguarda o Start.)
11) - Cronômetro (melhoria em relação a do mach) ele deve pausar o contador em caso de pause, e continuar em caso de start, sendo zerado somente quando a máquina é desabilitada ou no Stop ou no termino da usinagem.
Área de visialização
1) - botoes de vista (identico ao EMC)
2) - Botão de refresh ( limpa a tela de exibição e volta a vista incial .. sempre em Z ou isometrica "heheh tá ferrado, pra gerar a viata isométrica das usinagem.."
Gente essa foi somente uma contribuição..
não quero ser o dono da verdade.
eu acredito que estas opções ajudam no dia a dia da grande maioria aqui.
com nosso trabalhso casuais ou profissionais em muitos casos..
por favor postem suas opiniões e proponham melhorias e mudanças..
acredito que o programa do lbarusso tem boas chances de ser bem sucedido, pela sua dedicação e determinação..
e quem sabe um dia tenhamos aqui mesmo no Forum um Software 100% nacional e funcional
com o selo da galera toda..
Ps as cores.. eu coloquei ra chamar a tenção mesmo...
-
Nossa, põe detalhe nisso !!!
Só para esclarecimento, existem 3 sistemas em desenvolvimento:
- MOVE para simplesmente movimentar, este ai é o primordio de todos, primeiro a ser alterado e testado.
- DynaCNC esse importa diretamente do corel, você entra com velocidade, altura do Z tudo manual, porém rápido/simples.
- DynaCNC3D esse importa do ArtCam, esse faz tudo que automaticamente do artcam...
Porém esta no passo/passo, só alterei o MOVE.exe para que rode, se estiver rodando legal, vou repassar esses comando aos outros, ai todos podem testar todos...
Mas Fábio, muito obrigado pelas informações e vivência, espero que os outros também "fucem" bastante.
Aguardando, se der erro, dar print na tela...
Barusso
-
Conforme prometido teste a noite quando chegar em casa..
-
Apenas como sugestão, deixe o visual menos colorido...
Sugiro comandos úteis como Inicialização do arquivo à partir de um ponto qualquer e rebobinar o arquivo de corte por exemplo...
Não tenho como experimentar porque não tenho nenhuma máquina com Windows por aqui...
-
Eu falei que as cores éram pra iritar mesmo heheheh
essa de rebobinar o arquivo é boa..
mas pode ser acionada diratamente no botão Stop ou ao final da execução do arquivo. concordam?
-
Discordo,
Quando o arquivo chega ao fim, é comum inserir um comando para isso, mas se parar o arquivo na metade, o botão se faz necessário.
-
O que seria rebobinar o aquivo de corte ?
Barusso
Apenas como sugestão, deixe o visual menos colorido...
Sugiro comandos úteis como Inicialização do arquivo à partir de um ponto qualquer e rebobinar o arquivo de corte por exemplo...
Não tenho como experimentar porque não tenho nenhuma máquina com Windows por aqui...
-
Fazer com que o programa de controle fique pronto para recomeçar o arquivo de corte à partir da primeira linha...
Quando se pára um arquivo, deve haver a opção de continuar de onde parou, de continuar de um ponto qualquer ou recomeçar co início...
Mas estas são só minhas opiniões...
-
por isso voçê tem de dar opiniões..
Valeu Gilli..
vai anotando ai lbarusso.. botão pra rebobinar o arquivo.. ou iniciar novamente .
-
Boa noite, achei um bug no sistema ou melhor, só deu pra testar com leds agora...
Segue o atualizado.
Desculpem, mas ta complicado sem drive...
-
O que acha de explicar um pouco o que houve???
Quem sabe alguém pode dar uma opinião que irira ajudar...
-
Já descobri, foi , como não tinha os leds estava no escuro, com eles piscando achei o ERRO.
A maioria dos levantamentos o DynaCNC já faz...
Vcs vão se surpreender.
Barusso
O que acha de explicar um pouco o que houve???
Quem sabe alguém pode dar uma opinião que irira ajudar...
-
Droga viu, Quebrei outra fresinha !!!
-
assim espero.. que me surpreenda.. e que pare de quebras as fresas..
-
De fato . . . assim, fica difícil.
-
como prometido..
o move3.exe (que vc me mandou via MSN)
FUNCIONA..hehehe
ele movimenta os 3 eixos
aos trancos e barrancos mas movimenta..
falat as configurações de aceleração e velocidades,, pra tornar os movimentos mais suaves..
mas eles funcionam corretamente sem mistérios..
ele acelera de forma estranha até estabilizar, mas FUNCIONA..
sábado eu filmo o teste e posto aqui..
pra que náo entendeu..
uma nova versão do move esta nascendo..
teste realizado com a CNC3ax em step/dir.
Parabéns pelo empenho Lbarusso.
tem futuro
-
Bom dia.
Então, esta versão do msn é a ultima postada, e o MOVE3.exe.
Na primeira opção de pinagem, eu enviava uma sequencia de bits, piscava na sequencia, ex: Pinos 2, 3, 4, 5 cada um acendendo e o outro apagando na sequencia, mas agora além dessa opção, eu enviava para no EX: 2 ou 2e3 mas não apagava pois não tinha tinha outro pino pra enviar o bits, mas só vi isto quando coloquei os leds.
Ai, ontem a noite, rodando meu protótipo e compilando o programa ao mesmo tempo e tento que sair pra buscar a patroa, bom ai complicou tudo, quebrei a fresinha e cheguei atrazado e ainda fiquei esperando ela sair da aula quase 1 hora no carro.
Bom, voltando a realidade, ai eu fiz assim agora, envio para o pino 2 ou 2e3 um liga e depois um desliga, será que é assim que os outros software fazem ? Alguém sabe ? Tem que ligar e desligar ?
Quando ao MOVE, teclas numéricas(do lado direito teclado) elas movimentam a máquina, a tecla "5" liga e desliga o contínuo e a tecla "-" sobe e a tecla "+" desce.
Algém mais pode testar ?
Fábio's obrigado até agora, alias, quanto a velocidade, quando acelera a máquina vai até o limite ? Qual micro e sistema operacional que você usou ?
Obrigado pessoal
Barusso
como prometido..
o move3.exe (que vc me mandou via MSN)
FUNCIONA..hehehe
ele movimenta os 3 eixos
aos trancos e barrancos mas movimenta..
falat as configurações de aceleração e velocidades,, pra tornar os movimentos mais suaves..
mas eles funcionam corretamente sem mistérios..
ele acelera de forma estranha até estabilizar, mas FUNCIONA..
sábado eu filmo o teste e posto aqui..
pra que náo entendeu..
uma nova versão do move esta nascendo..
teste realizado com a CNC3ax em step/dir.
Parabéns pelo empenho Lbarusso.
tem futuro
-
Se eu posso sugerir, ao invés de conversarem por MSN e trocarem arquivos por lá, participem do fórum postando as conversas e os arquivos - assim mais gente poderia tentar ajudar...
Claro - isso se houver de fato algum interesse em que mais pessoas participem...
-
A sim, é postado tudo aqui, inclusive a última atualização.
O interesse é compartilhar o máximo possível.
Precido que o MOVE fique redondo, dai passarei esses comando para os Dyna...
Alguém mais testou ?
Junior Barusso
Se eu posso sugerir, ao invés de conversarem por MSN e trocarem arquivos por lá, participem do fórum postando as conversas e os arquivos - assim mais gente poderia tentar ajudar...
Claro - isso se houver de fato algum interesse em que mais pessoas participem...
-
atlon XP 2800
com 1G de ram e windows XP SP3
Gili.. nós trocamos idéia direto pelo MSN.. mas praticamente tudo vem pra cá como as definiçõs da interface.
-
Obrigado, atualmente roda num P200MMX, 65Mb, 3G de Hd e Win98.
Será que alguém mais testou, para dar continuidade ao sistema precisa saber se funfa hehehe.
Barusso
atlon XP 2800
com 1G de ram e windows XP SP3
Gili.. nós trocamos idéia direto pelo MSN.. mas praticamente tudo vem pra cá como as definiçõs da interface.
-
Bom dia, segue a nova versão do MOVE.
Na realidade era a mesma, mas agora mais rápida.
Alguém pode testar ?
Barusso
-
Olha só, juntei Corel + meu protótipo + meu sistema + acrílico.
Somente no meu sistema.
Não levem em consideração as folgas, segue algumas fotos...
Junior Barusso
-
massa, mas posta ai.. velocidades, obtidas, profundidade de corte por passe!
-
desculpe.. faltou os parabéns.. tá indo bem..
-
Onde você compra esses acrílicos?
-
Então, foram feitos no exemplo aqui do forum, um dfx que tem em algum lugar que não lembro agora, rsrsrs.
Como a área útil do meu protótipo só pega 20cm, dividi o cara em 2 pedações de 18cmx18cm cada.
Esses acrílicos são de 5 e 4 mm, um branco e outro reluzente, nesta foto não dá pra perceber, mas com luz as bordas do cara acendem, é muito show.
No dynaCNC, eu coloquei afundado 1mm apos o fim do acrílico e programei ele para subir 7mm, 1mm + 5mm(acrilico) e 1mm de folga(navegação).
Comecei no primeiro teste com vel.corte de 40mm/m depois consegui até 70mm/m (ai quebrei a fresa hehe) mas continuei no 70mm/m a micro retifica na velocidade 3(15 a 12mil rpm), velocidade de navegação 120mm/m (quase 2 horas pra fazer). Se fosse combrar por hora teria q vender por 1000 reais cada rsrsr.
massa, mas posta ai.. velocidades, obtidas, profundidade de corte por passe!
-
Obrigado Fábio, sabe, fiz um monte de letras, ninguém que mostrava tinha valor, a cadeira e o dyno o povo gostou, deu o mesmo trampo, que coisa não, acho que o povo pensa que é igual EVA que vem pronto as letras e custa centavos rsrsrs
O que é muito, mas muito legal, é o sincronismo dos motores, mesa, porcas (folgas) tudo rodando ao mesmo tempo e saber que cada movimento sincronizado é o meu sistema fazendo, como vc é expert em desenvolvimento vc deve saber o que eu sinto quando vejo a pepita funcionando.
desculpe.. faltou os parabéns.. tá indo bem..
-
Júlio, estou a muito tempo tentando montar uma CNC para meu cunhado que tem um firma de comunição(placas), justamente para usar no acrílico, vem dai os mesmo.
Alias, não sei se contei pro pessoal, mas a bandeija de drinks e petiscos do circo de "solei" Não sei como escreve, então foi meu cunhado quem fez, elas eram de laranja "reluzente", ele colou uns adesivos, jateou, ela tinha um compartilhamento que ficava com gelo tipo um caixa, rodou o brasil hehehe, tudo feito na mão sem CNC.
Vou ver se arranjo umas fotos... Caso alguém queira "pedaços menores", posso ver o valor, mas ele compra de placas(vem em lote)
Junior Barusso
Onde você compra esses acrílicos?
-
Parabens Barusso,
Ja ta rancando cavaco. 8)
posso ver o valor, mas ele compra de placas(vem em lote)
Veja se ele tem um endereco/link da empresa.
-
sei com o é e no seu caso escrevendo o soft de controle ainda o T esão deve ser bem grande quando ela roda a plenos pulsos.. novamente parabéns..
Pode não ser uma velóicidade boas pra trabalhar com o programas, mas ele já se mostrou capaz de fazer o que pretende..
agora é hora de polir e dar brilhoa a criatura..
Novamente meus sincéros aprabéns.. são atitudes assim que constrôes o Forum..
Em breve vc poderá ver com mais clareza que eu de especialista não tenho nada.. soui só mais um irmão na briga.. heheh
-
Pode não ser uma velóicidade boas pra trabalhar com o programas, mas ele já se mostrou capaz de fazer o que pretende..
Em breve vc poderá ver com mais clareza que eu de especialista não tenho nada.. soui só mais um irmão na briga.. heheh
Quanto a velocidade, o programa vai além, mas ta esbarrando na máquina e eletronica mesmo.
Já sei que vc manja sim, já vi seus trabalhos, são muitos bons mesmo.
-
hehehe, ta voando cavaco uns 2mm de distânica rsrss
Vejo sim e te passo.
Parabens Barusso,
Ja ta rancando cavaco. 8)
posso ver o valor, mas ele compra de placas(vem em lote)
Veja se ele tem um endereco/link da empresa.
-
Parabéns Barusso,
Pode apostar que muitos apesar de nem sempre se manifestarem, como eu, ficam na torcida para que tudo dê certo.
-
Parabéns Barusso,
Pode apostar que muitos apesar de nem sempre se manifestarem, como eu, ficam na torcida para que tudo dê certo.
Obrigado Fábio, alias Fábio(s), como tem Fábio nesse forum né ?
Bom, isso é muito gratificante, saber que tem alguém que torce pra gente, quando que na maioria dos casos o pessoal é contrário a qualquer um que tenta o novo ou que consegue algo, acho que isso é do ser humano mesmo, se alguém consegue algo sou contra ele, mas vi que aqui não é assim, tem pessoas "superiores/experientes".
Vai por mim, não desisto, pena que não posso ficar FULL neste soft, mas o DynaCNC2D já ta quase com as opções de passo/direção, logo posto aqui.
Obrigado.
-
Como prometido, bandeijas do circo de Soleil
Feitos pela K&R acrílicos.
Junior Barusso
-
Esse acrílico fluorescente é mesmo muito bonito, pena que só existam poucas cores.
-
Esse acrílico fluorescente é mesmo muito bonito, pena que só existam poucas cores.
Bom tem poucas, sim, mas tem outro tipo de acrílico que não lembro o nome agora, que tem diversas cores, é de um cara que fabrica um acrílico diferenciado, mas é acrílico.
-
Faz tempo que eu estou atras destes acrílicos pra fazer um casemod, mas num acho em lugar nenhum :'(
Alguem faz idéia onde vende em São Paulo?
-
Tentou já na Plastitécnica ou na Vick?
-
Faz tempo que eu estou atras destes acrílicos pra fazer um casemod, mas num acho em lugar nenhum :'(
Alguem faz idéia onde vende em São Paulo?
Se não for chapa inteira, qual o tamanho que você quer ? Cm ? Cor ?
Derrepente consigo mais em conta...
Junior Barusso
-
Não é grande não, tipo 30 X 30 cm, só que agora que vi os seus dinos, fiquei com vontade de fazer ;D então preciso de alguns pedaços...
A cor, transparente verde, laranja ...
-
Tentou já na Plastitécnica ou na Vick?
O gilli, num tentei não (nem sabia da existência), mas vou tentar...
-
muito bacana..
-
Pessoal, aguém testou o MOVE4.exe para saber se deu certo nas pinagens.
Aqui só tenho como testar passo/passo e não passo direção.
Preciso passar os comando pro DynaCNC.
Obrigado
Junior Barusso
-
desculpe.. já te passo o que acontece.. vou lá testar..
-
Atrapalhnado...
Todos falam de alcool e direção..
como agir quando vc é atropelado por um pedestre?
isso me aconteceu hoje..
estava com minha moto numa avenuda quando um maluco completamente drogado.. atravessou a avenida e simplesmente se jogou sobre mim.. ( não na frente da moto, mas sobre mim mesmo)
resultado..
o joelho direito ganhou alguns pontos..
o esquerdo terá de ser operado ( o último dos ligamentos partiu)
o antebraço direito tá bem inchado pois bati em um carro que estava parado no sinal,
levei um baita tombo, por conta de um imbecíl que se drogou a noite toda e foi fazer Porcaria na rua..
o que será que acontece nestes casos?
não tive reação ele levantou e fugiu..
eu levei uns 3 minutos pra conseguir me levantar, pois estava completamente groge com a pancada.
o carra do carro foi dos mais gentis,, me acudiu.. me ajudou a levantar, erguer a motoca, visto que meu joelho não me dava condição de apoio..
e ainda falaou que não deveria esquentar com nada, pois eue viu tudo e e sabia que eu não tinha como sair daquela situação.. por isso o preju do carro foi absorvido...
mas estou todo dolorido.. com o joelho anestesiado, aguardando a confirmação de alguns exames pra marcar a sirurgia de reconstrução dos ligamentos..
tá inchado como uma bola de voley..
e eu pergunto..
quando o responsável por um acidente é um pedestre completamente drogado, o que fazer?
-
Atrapalhnado...
Oloko.....
Um dia o Olho, o outro o resto !!!
Meu, não é só Deus quem mata não cara, véio se cuida meu ou melhor se benze, coloca o joelho bom no chão e começa a rezar !!!
Que fase você esta passando heim !!!
Nossa... Mas o cara tava dirigindo algo ?
-
tava a pé..
ele simplesmente pulou sobre mim.. na rua.. completamente drogado.
-
ollha o teste..
meus resultados:
Funciona..
o teste foi feito na minha CNC desktop
eu uso ela a 900mm/m na boa com a CNC3AX
neste teste dá pra notar que a aceleração é inconstante.. e tem algumas patinadas na rampa de acelaraçÃo.
dá pra ouvir e ver o motor indo de depois dando pequenas disparadas e freadas na aceleração..
como ainda é somente pra teste.. Blz..
uma coisa que fala ai é a possibilidade de parar o avanço assim que tirar o dedo do teclado.
mas tá andadndo isso é ótimo
Ps..
todo teste foi realizado na mais nova cria.. ( batizada hoje) hehehe
uma Router CNC de portico fixo.
com
Guais de impressora
Buchas em poliacetal
fusos M8 passo 1,25
motores de 5Kg
rolamentos no fusos..
e
micro retifica bosch
Ficou show a máquina sem folgas aparentes..
será usada pra fresar PCI ( não é para mim, é pro chefe hehehe "ele pagou é claro")
pra quem tá começando..
com os fusos, rolamentos, MDF e motores.. foram gastos menos de R$70,00 pra construção de toda a mecanica.
boa noite.. agora eu vou descançaar que tá passando o efito da anestesia.. tá doendo pra burro...
-
Muito obrigado Fábio, mesmo acidentado, se colocou a disposição para um testes as 22:20 hs oloko, cara gente boa.
Difícil isso hoje em dia ou em noite...
Barusso
-
estamos acompanhando, grande abraço.,
-
É fio não está fácil.
Andar de motoca é uma arte. E mesmo sendo artista aparecem os palhaços >:(
Tá, tu tá vivo, mas vamos ao que importa: e a motoca ;D ???
-
93,00 de prejuizo..
Guidão;
Pisca direito;
Manete de freio (quebrou o cilindro de óleo);
retovisor direito;
e o EGO
quase 10 anos sem acidentes..
e agora uma dessa...
vontade de matar o misseravél
-
Fabio, lamento muito o acidente ocorrido com você. Boa recuperação. Bola prá frente. Conte com nossa torcida. Abraços. Odair
-
vontade de matar o misseravél
;) sabe aquele lance de comer o prato frio...
-
o cara é viciado em crak..
esse ai já tá com os dias contados..
dele só ficou a lata no chão.
-
Acontece cada uma !
Mas e o código nacional de trânsito, onde está, quanto aos pedestres e ciclistas ?
>:( Raiva dá mesmo . . . certa vez, um ciclista atropelou meu carro parado na fila da balsa, parecia cena de cinema, o camara veio correndo como um louco, bateu no paralama dianteiro do carro, rolou pelo capô, caiu do outro lado e apenas preocupou-se com " tadinha" da bicicleta, tudo diante de uma viatura da polícia com dois policiais, que ficaram do lado do " coitadinho", que estava de bicicleta e não teria condições de arcar com o prejuízo . . . pimenta nos olhos dos outros é refresco . . . ;D
Prejuízo . . . paralama dianteiro afundado, ( acreditem: pela perna do " coitadinho"), pisca dianteiro quebrado, faro dianteiro quebrado, capô ( amassado de um lado ao outro), fixação lateral do parachoque dianteiro quebrado, nem a oficina acreditou que foi com o carro parado e apenas um ciclista em movimento abalrroando o meu carro . . . é dose ! Pior que aquela cerveja da festa do Alebe . . . ;D
Chato, verificarmos certas situações em que parece não podermos fazer nada. :'(
-
Vc encafifou com a krill mesmo né Fábio...hehehe
Mas só pra ficar claro, foi na festa de um amigo e ele é que comprou essa coisa. ::)
Não fiquei nem meia hora la. ;D
-
Alexandre,
Por que essa preocupação toda . . . agora você me deixou desconfiado . . . foi você quem sugeriu a " bendita" ao seu " amigo", hehehe !
E ainda saiu rápido da festa . . . fala a verdade . . . você fugiu ! Hahaha . . .
O importante é que você sobreviveu ! ! !
-
Fabio.
Não sai de casa nos procimos dias que é o que voce faz melhor.
Quer dizer que o problema de sua vista agora ja não é problema?
Um abraço e as melhoras.
-
. . . fala a verdade . . . você fugiu ! Hahaha . . .
Como o diabo da cruz. ;D
-
. . . fala a verdade . . . você fugiu ! Hahaha . . .
Como o diabo da cruz. ;D
Ou a cruz do diabo ::)
-
ollha o teste..
Fábio, quando vc acordar dos remédios, alias vc tava com cara de Lokão ali heim rsrsrs.
No modo Manual é lento mesmo, mas no modo contínuo, o default é 150.000 sua máquina consegue trabalhar com menos que isso ? Pois a minha o motor vibra... você se lembra se diminuiu os intervalos(no modo contínuo) ?
Para movimentar a máquina use o teclado alfanumérico do lado direito e ligar e desligar o contínuo tecle o 5 .
Obrigado
-
estamos acompanhando, grande abraço.,
Obrigado pessoal, logo posto o DynaCNC 2D para multi-drives.
Junior Barusso
-
Nobre Fábio.
Primeiramente estimo suas melhoras, e não ligue pois, faz parte de nossas vidas, "após uma tempestade vem sempre a bonança".
Mas juridicamente te passos as seguintes informações:
Materialize o fato ocorrido através de uma noticia "criminis", ou seja, elabore um Boletim de Ocorrencias, URGENTE.
Isso primeiramente para te garantir em uma ação judicial futura.
Essa ação judicial pode ser por exemplo:
Contra o suposto agressor - drogado - Crime de Lesão Corporal
Contra o Estado - Reparação de Danos
Contra VOCÊ - Reparação de Danos - Atropelamento.
Isso mesmo, "contra você", pois, muito embora o "drogado" tenha se evadido do local, restou você, que pode ser supreendido por uma ação de reparação de danos proposta pelo próprio "drogado" e até mesmo indiciado pelo "atropelamento" do dito cujo.
Ou pela suposta testemunha do carro, que você veio á danificar com sua queda.
Por incrível que possa parecer, já vi algumas testemunhas mudarem de lado, ao sentirem no bolso a "dor da honestidade".
Além de que você poderá propror uma futura ação contra o proprio Estado ou contra o "drogado" pelo crime de "lesão corporal".
Dai a resposta á cerca de como são tratados os "pedestres" e ou cilcistas".
Como qualquer pessoa que comete qualquer crime previsto em nosso Ordenamento Juridico .
A diferença dos usuários de veículos automotores, está na "tipicidade" do caso, que é normatizada particularmente através do Código Nacional de Trânsito, por estarem utilizando de uma "ferramenta" própria para a realização dos supostos crimes - O AUTOMÓVEL.
Portanto, se ainda não o fez, faça URGENTE um B.O., corra até uma Delegacia de Policia e solcite inclusive um "exame de corpo de delito".
Guarde tudo isso (laudos, boletim, atestados, receitas médicas, prontuário hospitalar, etc) e quando estiver restabelecido, veja se irá ou que poderá fazer á respeito.
Mas não deixe isso sem nenhum documento oficial que comprove sua versão, senão poderá (tomara que não) em um futuro pagar por algo que não cometeu.
Espero poder ter ajudado.
Abraços.
Rubens
-
Meu, dei uma de usuário agora, sumi não sei como com minha foto.
Tentei voltar mas não achei a opção que busca um personalizada ou seja, uma que pega da minha máquina, ué ?
Tinha esta opção, não que colocar um de artista, sou real !!! rsrsrs
Podem me mostrar o caminho ? Obrigado.
-
o caminho e ser colaborador.
Agora só eles tem os superpoderes para isso 8)
-
Bem, jã que todas as tentativas feitas para que os possĩveis interessados nos ajudassem se tornando colaboradores não deram certo e ainda serve de motivo de chacota e alfinetadas, vou ver de acabar com o motivo da discórdia em breve.
Não se preocupem mais se ser colaborador é ou não importante.
-
Juliocno, ao invés de ficar fazendo chacota, prq vc não seja um super colaborador?
-
Jost,
Deixa quieto - depois me procura on-line que eu tenho umas idéias...
-
Caros Parceiros, aproveitando a oportunidade, declaro-me inteiramente favorável a alternativa de poder colaborar financeiramente para ajudar a manter este Forum sempre ativo e atuante. Tenho certeza de que para mantê-lo bem organizado e respeitado, especialmente pela busca constante do aprimorado rigor técnico de suas postagens, não deva ser trabalho fácil. Estou convencido também de que a sobrevivência dele interessa a todos nós e aos demais que ainda estão por vir. Abraços a todos. Odair
-
Odair,
Muito obrigado pelo apoio incondicional, mas este assunto já deu o que tinha de dar....
Esta e as outras mensagens que não fazem parte do assunto serão movidas e\ou apagadas...
-
o caminho e ser colaborador.
Agora só eles tem os superpoderes para isso 8)
Obrigado Julio,
Fico contete que não fiz ECA, mas triste pela forma que aconteceu, acredito não ter visto a mensagem que minha foto iria sumir.
Também acho importante todos COLABORAREM no site, alias é uma ferramenta para todos ou não ? Deve ser bem "complicado" mesmo manter o forum.
Me senti punido por não ser colaborador, estaria mentindo se falasse, "a ta tudo bem hehehe". Não vou entrar no mérito do que vale ou não a pena, pois todos estão aqui porque querem, senão não estariam.
No momento posso colaborar com meu sistema, vai sem foto mesmo, apesar de não concordar, mas essa é só minha opinião, não quero "debater" com ninguém.
Junior Barusso
-
basuso,
Estou vendo dos usuários comuns voltarem a poder colocar suas fotos.
Em breve poderá reverter a situação do avatar e assim não se sentirá punido, coisa que nunca foi a intenção do forum.
Também não vou mais entrar em qualquer tipo de discussão sobre o assunto avatar-colaborador por exaustão.
fim
-
Pronto - pode colocar suas imagens de avatar à vontade
-
Pronto - pode colocar suas imagens de avatar à vontade
Obrigado.
-
Pronto - pode colocar suas imagens de avatar à vontade
Obrigado.
Já alterei, mas não aparece...
-
Ao Jost e Gilli.
Não fiz chacota, na verdade foi só uma piada, me desculpem se soou desagradável.
Não ligo pro avatar, acho que é a unica coisa que realmente carrega o forum. Vou por foto minha pra que? Não sou bonito, só faz pesar na banda.
Minha encrenca era com a edição, mas isso já ta resolvido pra mim...
-
Já alterei, mas não aparece...
Mande a imagem para mim
-
DynaCNC para multi-drives !!!
Estou postando aqui a nova versão do DynaCNC que abre arquivos do CorelDraw, porém devem ser seguidos alguns passos, como descreve o anexo.
O sistema ainda esta em desenvolvimento e os exemplos tem no máximo 20cmX20cm, outras medidas não testei devido a minha máquina.
Por favor, ao testar se aparecer algum erro, copiar a tela do mesmo e postar aqui.
Segue dynaCNC.rar com o sistema e o Manual.rar com os passos.
Junior Barusso
-
Nova Versão do DynaCNC 2D.
Algumas alterações do Zoom e no carregamento de imagem.
Junior Barusso
-
Opinião ?
Pessoal, outro dia quando cortava um Dino que demorou quase 2 horas no meu protótipo(intuito de teste o soft) como fiquei lá parado com o aspirador de pó na mão, pensei....:
- Quanto custaria este dino ? Ou qualquer produto, ai pensei na idéia de colocar no DynaCNC informações sobre, material+tempo+mão de obra+diversos+lucro ai o sistema ao concluir a usinagem me daria uma estimativa de quanto custou aquela peça.
O que vocês acham dessa idéia, ele mostrar o valor de cada peça produzida ? É um item importante ?
Gostaria da opinião de todos, pois vocês trabalham com isso né e eu não...
Desde já agradeço.
Junior Barusso
-
O que vocês acham dessa idéia, ele mostrar o valor de cada peça produzida ? É um item importante ?
He, he, he ... eu diria que custo é um item importante sim. No que tange a usinagem o parâmetro de maior impacto no custo é o tempo dispendido no processo, mas não vejo como adequado embutir esse tipo de função no prog de controle, acho que é coisa que fica melhor em uma boa planilha ... o que eu acho adequado é uma função para estimativa desse tempo ...
-
Tentando unir a idéia (e opinião do Jorge)com a sua proposta, o que acha de colocar no seu programa uma rotina que por exemplo gere dados formatados para uma planilha de custos baseada em Excell ou algo parecido?
-
Desculpem, alguns .plt de exemplo, .plt são arquivos exportados do corel draw "em salvar como".
O DynaCNC abre estes arquivos para poder trabalhar.
Segue exemplos...
-
Junior,
Ainda no campo das opiniões, o que acha de colocar no seus programas mais formatos ou melhor, variações desses formatos de importação de desenhos?
Por exemplo, muita gente não sabe que a extensão *.plt é muito semelhante - se não igual - ao formato *.hpg (hpgl) da Hewlet-Packard...
O que quero dizer é que se por exemplo renomear o arquivo, há a possibilidade de se usar arquivos gerados em outros pacotes (ou drivers de impressão) com este formato...
-
Tentando unir a idéia (e opinião do Jorge)com a sua proposta, o que acha de colocar no seu programa uma rotina que por exemplo gere dados formatados para uma planilha de custos baseada em Excell ou algo parecido?
Sem problemas, pode fornecer antes o tempo que vai demorar, pode no final gerar planilhas, preciso ter idéias "uteis" para que o sistema fique eficaz, eficiente e "enxuto".
-
Por exemplo, muita gente não sabe que a extensão *.plt é muito semelhante - se não igual - ao formato *.hpg (hpgl) da Hewlet-Packard...
Gilii,
Se for para facilitar e molhorar, vou comparar os arquivos para ver esta possibilidade, porém o DynaCnc abre arquivos ".CNC" do ArtCam salvos como Mach(depois que postar este entro em detalhes) mas o DynaCnc abre o .plt .
Barusso
-
Continuação do Pensando....
Estava pensando em medir a área usinada, ai dá para saber o tempo que vai levar para usinar, só não sei se é interesante contar a distância somente de X e Y ou colocar o Z na somatória, além dos dados que poderá gerar vou ter idéia do tamanho das peças, tipo para usinar o dino demorou 2 horas e usinou 2 metros.
Estou pensando também em colocar uma opção para troca de brocas, com um censor de broca, "não sei como chama", tipo o sistema para, leva a retifica até o alto, vc troca a broca/fresa ai ela desce num senço que esta aclopado a máquina e volta ao local aonde parou, com isso terie o ponto zero da fresa, ai qualquer tamanho não importa ela estará sempre no mesmo ponto, pois tive esta dificuldade no meio da operação, que vocês acham ?
Barusso
-
Estava pensando em medir a área usinada ...
A área usinada não guarda qualquer relação direta com o tempo de usinagem ... o que vc tem que mensurar é a distância percorrida pela ferramente e a que velocidade ...
... um censor de broca ...
Como assim, tá pensando em censurar brocas ? :P
O sensor é extremamente simples, veja
http://www.guiacnc.com.br/forum/index.php/topic,2507.msg66968.html#msg66968
-
1 -A área usinada não guarda qualquer relação direta com o tempo de usinagem ... o que vc tem que mensurar é a distância percorrida pela ferramente e a que velocidade ...
2 -Como assim, tá pensando em censurar brocas ? :P
1-Isso mesmo, para saber a distância e tempo, isso ajudaria no dia a dia ? Tipo sair no relatório também ?
2-Era parecido com isso que eu esta pensando, digo assim, você ta no meio de um usinagem e a broca quebra, você tem outra mais longa, na mesma medida, mais mais longa e não quer começar do começo, só continuar o trabalho, ai sim precisaria de um sensor sim, vc trocaria a fresa o sitema ia sozinho lá no sensor, testava o ponto zero e voltava e continuava os trabalhos, mas tudo isso nativo do sistema, não em codigo G.
-
Boas...
O DynaCNC3D já esta importando do ArtCam, já tem 3 tipos de sinalização, tem a opção de 3D no desenho ou seja, mostra a quantidade de passadas, porém estou desenvolvendo ainda o PAUSA e PARAR como no DynaCNC.
Segue a tela de um teste com um arquivo que abri do ArtCam com 2 passadas.
Se Deus quiser logo todos poderão testar.
Barusso
-
Bom dia.
A pedido do JoséSouza segue a nova versão do MOVE, versão 5.
Segue o anexo.
Barusso
-
Boa tarde Pessoal,
Vou comprar este relé : rele mini 12v 8 pinos 1a
Vocês podem me informar se este relé aguenta ligar aqueles "cordões de lâmpadinhas" de natal, com 100 lampadinhas ? Me parece não puxar muita corrente, mas....
Guenta ?
Barusso
-
Guenta ?
Guenta.
-
Obrigaduuu...
Mais uma, um CI ULN2003 guenta ligar um relé RELE T73 DC-12V 5T 10A 125V PT ZX
Esse é mais potente e o mesmo valor, estou pensando em usar ele, vai que tem mais "luizinhas" no enfeite de natal por relé ?
O ULN2003 Guenta ?
-
Toacador de MIDI com 12 relé, na dúvidas, resolvi proseguir com o projeto....
Será que guenta ?
http://br.youtube.com/watch?v=11cGufavk14
-
Toacador de MIDI com 12 relé ...
Tô meio confuso, não sei se entendi ... vc vai controlar aqueles cordões de lâmpadas com isso ? Tá usando algum prog MIDI com saída pela paralela ?
Explica essa coisa toda, tô curioso ...
Será que guenta ?
O que, os cordões ? Depende da carga, há limites, mas com esses relés dá pra pendurar muita coisa aí ...
-
Bom meu plano eu coloquei no Bate Papo a um tempo atrás mas deve ter passado despercebido por todos.
http://www.guiacnc.com.br/forum/index.php/topic,1924.msg68171/topicseen/highlight,lbarusso.html#msg68171
Sim, desenvolvi um tocador de MIDI, depois um leitor de MIDI para retirar as notas musicais, depois adicionei um controlador da porta paralela e mais uma cositas....
Como não tiver resposta no forum, fiz pesquisa na rede e me disseram pra colocar os relé de 10A que era melhor, quantos jogos de LUZ(100 lampadinhas) o relé guenta ?
Ontem deixei por 4 horas piscando com diversas músicas e rítmos, faz muito barulho, mas nem esquentou, um dos relés tinha já 100 lampadinhas.
Áh, tem o transmissor de FM que ainda não coloquei...
Barusso
-
Jorge, você pode desenhar aquele esquema de carregador de bateria que quando a bateria esta carregada ele flutua e não é preciso desliga da tomada pra deixar carregando a bateria do Trator lá do sítio ?
Desenhe como esta na figura anexa e coloque os nomes dos componentes com valores, vou comprar e tentar, digo tentar montar, vc pode fazer isso para mim ainda hoje ? Ham rsrsrs, é que estou pensando em comprar hoje para montar neste FDS.
Obrigado.
Barusso
-
Jorge, você pode desenhar aquele esquema ...
Vc vai usar bateria gel ou a convencional ?
Óia, tô indo pra Atibaia visitar o Gilii, não vou ter tempo de fazer o desenho como vc quer, mas não é difícil seguir o diagrama esquemático, vai perguntando aqui que sempre haverá que resolva suas dúvidas ...
Para baterias convencionais, eletrólito líquido:
http://www.uoguelph.ca/~antoon/gadgets/labc2.htm
Para baterias gel:
http://www.uoguelph.ca/~antoon/circ/bcgla.htm
-
Vamos pelo menos tentar rsrsrs
Duvidas, R seria Resistor, mas de quantos Wats ?
S1 e S2 como qual é o nome mais comum, pois vou perguntar pro vendedor se ele for = a eu, vixi...
P1 e P2 o que é ?
C2 é cerâmico ?
U = Circuito Integrado ?
É pra batera comum, mas o de Gel é mais simples rsrsrs, será q tem um mais simples para bateria comum ?
Barusso
-
R1 pode ser de 5 ou 10W
S1 chave duas posições tipo H
S2 interruptor normalmente aberto.
P1 e P2 Trimpot ou mesmo potenciômetro.
C2 cerâmico
U CI
-
Segue nova versão do DynaCNC, tem mais uma opção com Config para o drive do José.
Segue enexo...
Barusso
-
U CI
Valeu Alebe...
-
Bom dia...
Nova versão do MOVE.
Barusso
-
Jorge e Alebe,
O vendedor não sabia que componente era o que.... complicou tudo, não consegui comprar... os comp. são baratos, mas comprar errado num dá né...
Bom vou ter q esperar o Jorge folgar pra me dar uma mão...
Barusso
-
Bom dia...
Versão Full para testes, ainda precisa ter todas as facilidades solicitadas e anotadas pelo pessoal do Forum, mas já pode ser testado.
Direto do ArtCam, salve o percurso como Mach2mm(*.cnc) e pronto, já pode usar/testar o DynaCNC3D, (antes de salvar espelhe o desenho) totalmente FREE.
Segue o anexo:
Barusso
-
Como combinado segue a tela do DynaCNC3D.
Barusso
-
Segue nova versão do MOVE, na opção 4, ele liga os pinos 1, 14, 16, 17 para ENABLE do motor.
Barusso
-
Inversor ?
Para ligar um motor de 1 ou 2 HP 110V trifasico ou não em 12 volts eu precisaria de um inversor de 12V p/ 110V, então vai a pergunta :
Qual a potência deste inversor ? O Mesmo serve pra motor trifásico ou não ? Quanto tempo aguentaria uma bateria de 12V50A para alimentar este motar de 2HP ? 1 Hora ? Mais ?
Barusso
-
os inversores comerciais são ligados na rede monofásica de 110 ou 220V e alimentam motores trifásicos de 220V, eles tem especificação de potencia para motor de 0,5, 1, 2cv etc., não entendí o motivo de querer ligar um inversor em 12V e que eu saiba não é possível, tem aparelhos que convertem de 12V para 110 ou 220V mas são outra coisa e de pequena potência
-
os inversores comerciais ...
Hummmmm
Minha bike tem motor de mini motossera de 1HP, vi outro dia num forum um cara q colocou uma bateria 12V, um inversor de 750W e um motor de 2HP(trifasico) numa bike, ai como não conheço e não sei se é verdade, fiquei curioso, pois se funcionar faria o mesmo em outra bike, é possível ou é balela ?
-
Il Baruso,
Porque você não procura por exemplo um manual ou folheto com especificações técnicas de um inversor, verifica qual o consumo de corrente dele, e faz as contas para descobrir se com uma bateria, um inversor de tensão de 12/220V, um inversor para acionar um motor trifásico funcionaria?
-
Em tempo - muitas baterias veiculares trazem na etiqueta a capacidade de alimentação por hora, por exemplo 36A/hora
Não sei se estou certo, mas se por exemplo o consumo for de 36A, a bateria (de 36A/H) o alimenta por uma hora e morre.
Se o consumo for de 5A, serão mais ou menos 6 ou 7 horas de funcionamento...
-
... é possível ou é balela ?
É possível, mas ... vejamos:
Um motor de 2 HP corresponde a uma potência de cerca de 1.500W
Drenaria da bateria na potência máxima: 1500 / 12 = 125A
Considerando um conversor com eficiência de 75%: 166A
Contabilizando tb as perdas do inversor, mais uns 25%: 221A
As perdas de conversão são expressivas e evidentemente seria necessário utilizar uma bateria de grande porte pra poder rodar mais que alguns minutos na potência máxima, preferivelmente algo melhor que as chumbo-ácido, talvez as NiCa sejam ideais pra esta aplicação, mas são caras ...
Onde há legislação pertinente a potência é limitada pra cerca de 1 HP.
Há kits de conversão que incluem um motor DC brushless e o controlador, que podem ser acionados por baterias LiPoly, como este aqui:
http://www.batteryspace.com/index.asp?PageAction=VIEWPROD&ProdID=2039
Aqui vc pode ver o processo de conversão, bem simples:
http://www.instructables.com/id/Electric-Bicycle-ebike-Conversion-Kit-assembly--/#
Aqui uma feita em casa:
http://www.theworkshop.ca/genwork/Ebike/Ebike.htm
-
Hmmmm - nada como a opinião de quem entende do riscado!
-
Não sei se estou certo, mas se por exemplo o consumo for de 36A, a bateria (de 36A/H) o alimenta por uma hora e morre.
Infelizmente a coisa não não é tão simples assim ... supondo uma bateria chumbo-ácido de boa qualidade e dados honestos, a capacidade C nominal seria para descarga C/5, ou seja, corrente de um quinto da nominal, descarga em cinco horas, porém a capacidade da bateria varia enormemente em função da demanda, quanto maior a corrente drenada, menor a capacidade, menor a energia total que pode ser fornecida ... isto quer dizer que drenando 36A de uma bateria de capacidade 36A/h, a descarga ocorrerá em período muito inferior a uma hora. O inverso tb é verdade, drenando 3,6A a descarga ocorrerá em período superior a dez horas ...
-
....supondo uma bateria chumbo-ácido de boa qualidade e dados honestos, a capacidade C nominal seria para descarga C/5, ou seja, corrente de um quinto da nominal, descarga em cinco horas...
Interessante - não sabia que isso também se aplicava à este tipo de bateria - pensava que só em baterias como Lipoli ou NiCa.
-
Ai pessoal, o som não ficou com na conversão do vídeo.
Pentiun 200MMX, 65Mb, win98, muitos relés rsrsrs
http://br.youtube.com/watch?v=QReRCNbtoZc
Feliz Natal hohoho
Barusso
-
Nossa, ou é muito caro ou é muita gambiarra, melhor continuar com o bom e velho motor 2T.
Pessoal muito obrigado mesmo, já não tenho mais dúvida, não compensa fazer isso, quem sabe no futuro.
Gilii é elEEEEE rsrsr Obrigado...
CNCNow vc é o cara rsrsrs
Gimbabf valeu....
Barusso
-
Baruso,
Seu sobrenome é Espanhol ou Italiano?
-
Baruso,
Seu sobrenome é Espanhol ou Italiano?
Italiano
-
Italiano
Ótimo - então é "IL" Baruso mesmo :) :) :)
-
Ótimo - então é "IL" Baruso mesmo :) :) :)
Algo assim como L'Impalatore ... ;D ;D ;D
-
He, he, he... :)
Preciso comme L'aquila!
-
pronto...
Italiano....
Barusso....
Lupercio Barusso Junior (tirando o Junior) o resto tudo bona gente rsrsrs
hehehe
Seus parentes ? Cecilia ?
-
La Cosa nostra...
-
hehehehe
Não estou conseguindo achar algo sobre dínamo (dynamo), li mas não lembro aonde...
Alguém sabe quantos RPM um dínamo de bicicleta tem que dar para gerar a voltagem correta, se for de 12v quantos RPM ?
Obrigado
Barusso
-
Alguém sabe quantos RPM um dínamo de bicicleta tem que dar para gerar a voltagem correta, se for de 12v quantos RPM ?
Nunca vi dínamo de bicicleta de 12V, todos que tive em mãos eram de 6V nominais ...
Saber não sei, mas vc pode medir. A razão entre a tensão de saída e a velocidade é linear, é fácil deduzir a partir de uma velocidade / tensão conhecidas qual será a tensão em outra velocidade.
Tb podemos estimar:
Os antigos dínamos tinham um pinhão de cerca de 20 mm de diâmetro (não sei quanto aos modernos), ou seja, uma circunferência de 62,8 mm. Considerando uma roda aro 26", com circunferência de 2.234 mm, a razão será de 1:34. Supondo que a tensão nominal seja atingida com a bicicleta em velocidade ainda baixa, digamos 8 km/h, o dínamo estaria a cerca de 2.000 RPM: ((8000 / 60) / 2,234) x 34 = 2029,24
Isto já dá uma noção da coisa, né ?
-
Nossa, se dá, simples e complicado. rsrsrs.
Olha minha idéia, tem um rodão dágua lá no sítio, que meu pai montou este final de semana, ainda esta em teste, vou postar umas fotos.
Ele dá 15 RPM, teria que amplificar para 2000 RPM, então teria que rodar 134 vezes mais rápido que o rodão, é isso ? Mas será que vai pesar muito ? O Rodão é bem pequeno.
-
? Mas será que vai pesar muito ? O Rodão é bem pequeno.
Então é uma rodinha ... he, he, he ...
O "peso" é função da potência demandada e um dínamo de bicicleta não dá pra muita coisa ...
15 RPM ? 4 segundos pra dar uma volta ?
O que vc pretende alimentar ?
-
Então segundo fontes(meu pai pelo telefone), o rodão tem:
1,20 metros (total)
10 "largura", 8 Profundidade cm em 28 canecas.
Não sei para que eu iria usar a energia do dínamo, sei lá uma luz ? rsrsrs
São 15 voltas mesmo em média...
-
Não sei para que eu iria usar a energia do dínamo, sei lá uma luz ? rsrsrs
Acho que dá com folga ... pense tb em usar algum motor de passo ou alternador de automóvel pra carregar uma bateria ...
-
Não sei para que eu iria usar a energia do dínamo, sei lá uma luz ? rsrsrs
Acho que dá com folga ... pense tb em usar algum motor de passo ou alternador de automóvel pra carregar uma bateria ...
Motor de Passo ? Funciona Também ? Vira um gerador ? Opa, que fio eu ligo, tem um monte ? Quanto dá ? hehehe
-
Motor de Passo ? Funciona Também ? Vira um gerador ? Opa, que fio eu ligo, tem um monte ? Quanto dá ? hehehe
Funfa, como qualquer motor de campo permanente. Vc pode tb usar um dínamo de fusca ...
Como ligar vai depender do tipo de motor, mas se quiser tentar os esquemas básicos vão abaixo.
O de cima para um bipolar, os de baixo para unipolar, com duas possibilidades, a do meio fornece maior tensão e menor corrente, a de baixo, o inverso.
-
Muito obrigado Jorge,
Vou precisar bolar algo para amplificar a rotação do "dinamo".
Barusso
-
Esqueci de comentar: vc pode combinar os motores em série e paralelo pra obter maior tensão / corrente ...
-
Esqueci de comentar: vc pode combinar os motores em série e paralelo pra obter maior tensão / corrente ...
Oloko, só tem um polegada de água rsrsrs no rodãozinho...
Acho q num rodaria, pensa, terei q amplificar a quantidade de voltas isso pesa um monte, mas vale como informação...
Cara, lembrei agora que acho q no sítio tem um gerador pequeno que era ligado na tomada de força do trator ele é 110V, hummmm, mas acho q num toca.... deve pesar.
-
Oloko, só tem um polegada de água rsrsrs no rodãozinho... Acho q num rodaria ...
Vc pode medir o toque da roda d´água ... seria muito interessante saber ao invés de ficarmos em profundas conjecturas do tipo "eu acho" ... :P :P :P
Bastam dois sarrafos, um par de parafusos ou pedaços de barra roscada e uma balança de pescador ... se estiver com disposição pra fazer eu explico ...
-
Bastam dois sarrafos, um par de parafusos ou pedaços de barra roscada e uma balança de pescador ... se estiver com disposição pra fazer eu explico ...
Opa, manda ai... informação não ocupa espaço.
-
Opa, manda ai...
Tô mandando, mas quero ver vc fazer o troço, hein ?
-
Opa, manda ai...
Tô mandando, mas quero ver vc fazer o troço, hein ?
Mas como, eu coloco pesos ? No desenho o caibro esta suspenço pela mola sem exercer força é isso ?
-
Fora do assunto um pouco, mas vou postar a foto da pepita.
A solução foi simples e eficiente, caso precisem um dia, podem copiar...
Estava sem o pinhão, precisava levar a bike no meu pai para utilizar a oficina dele, mas a corrente do motor estava solta, eu teria q desmontar a roda traseira ou tirar a emenda da corrente as 2 opções eram muito complicada devido a situação graxistica e peças de ferro velho, então peguei uns fios de energia e pedalei por quase 2 km e num é que chegou lá, alguns fios se romperam mas a capa do mesmo segurou até o destino...
Segue...
-
Segue as fotos do rodão, são 2 bombas:
- A vermelha é definitiva, a Azul é um teste(funciona com uma alavanca no eixo do rodão).
-
Segue o video...
http://br.youtube.com/watch?v=A6Q3zi9-3C8
-
Este sistema da bomba de agua era muito conhecido como Pé de Carneiro (antigamente) era o nome conhecido junto dos sitiantes.
-
Este sistema da bomba de agua era muito conhecido como Pé de Carneiro (antigamente) era o nome conhecido junto dos sitiantes.
Há quem chame a roda d´água de carneiro, possivelmente em função da semelhança do aspecto externo da bomba, mas o carneiro hidráulico é outra máquina, que funciona por princípios inteiramente diferentes.
http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1510081-4528,00.html
http://www.hidrovector.com.br/ebook-carneiro-hidraulico.asp
-
Mas como, eu coloco pesos ? No desenho o caibro esta suspenço pela mola sem exercer força é isso
A idéia não é colocar pesos, embora tb possa ser feito. O dispositivo vai sim impor uma carga ao eixo da bomba e vai comunicar a força à mola. A coisa funfa assim:
Apertando-se progressivamente os parafusos que prendem os sarrafos ao eixo da roda d´água, parte da energia gerada é transmitida à mola. A produto da força exercida na mola pela distância do centro do eixo ao pivô da mola é o torque àquela velocidade da roda. Evidentemente a velocidade é inversamente proporcional à carga, quanto mais apertarmos os parafusos, maior parcela da energia será transmitida à mola e menor será a velocidade da roda, considerando constante o fornecimento de água.
Fica fácil plotar um gráfico torque / velocidade e a partir daí calcular a redução necessária à operação do dínamo e tb a potência disponível.
Exemplo:
Suponha que a distância do centro do eixo ao pivô da mola é de um metro e que a 15 RPM lemos na balança (dinamômetro) 10 kgf. Então o torque é de 10 kgf.m a 15 rpm. Supondo um redutor de 1:100 para o dínamo que deve girar a cerca de 1500 rpm, teremos no eixo do dínamo um torque de 0,1 kgf.m ou 10 kgf.cm
Simples e direto, né ?
-
Jorge,
Perfeito do Carneiro hidraulico, só ouvia o pessoal falar em pé de carneiro.
Pesquisei no Forum e não encontrei o consumo em Kw/h de um motor de passo de 15 kg/f AK57H/3-1.8 em sua potência máxima, poderia dar umas dicas pra efeito de calculo de consumo.
Tambem sei que aqui não é o local ideal para esta pergunta, mas...
Carlos
-
... poderia dar umas dicas pra efeito de calculo de consumo.
A potência é o produto da corrente pela tensão P = VI
Exemplo: supondo um motor de 6V, 1,2A por fase:
6 x 1,2 = 7,2 W por fase.
Considerando o pior caso, duas fases energizadas:
7,2 x 2 = 14,4 W
Se o que pretende é calcular as exigências para a fonte, atenção, deve-se levar em conta a tensão de alimentação, no caso de drivers choppers, a sistemática de cálculo é diferente da convencional que se usa pra outras cargas.
-
Jorge,
Deixa ver se entendi então;
O o trafo está sendo alimentado com 220 volts e motor está sendo alimentado com 42 V tenho a placa CNC3AX então:
multiplico os 42 x 3 A do motor o que vem a dar 126 Watts de consumo de energia em 1 hora
É isto mesmo, estou no caminho certo.
Dados do motor
ensão nominal 3.0 Vdc
Corrente 3.0 A/fase
Resistência 1.0 OHMS/fase
Indutância 2.0 mH/fase
Holding Torque 15 kgf.cm
Obrigado,
Carlos
-
Deixa ver se entendi então
Nananinanão !
A coisa é assim:
(tensão nominal do motor / tensão da fonte) x corrente nominal do motor = corrente fornecida pela fonte
Assim, para um motor de 3V, 3A, fonte de 42V:
(3 / 42) x 3 = 0,21A por fase, para duas fases energizadas: 0,42A
A potência da fonte será a mesma do(s) motor(es) acrescida das perdas, calculando com 30% a mais tá bom.
-
Perai...
No lugar da mola é uma balança ?
Se eu colocar 2 sargentos, segundo o desenho, cada um do lado do eixo e apertar os 2, nem vai jogar foçar para a mola a não ser que...
Eu apertar o primeiro do lado de fora até o tamanho do eixo, o do lado de dentro até encostar na roda, colocar a balança q fique em 0 kilos e ai ir apertando o de dentro que ao mesmo tempo preciona o eixo e força a balança, é isso ?
-
Perai...
No lugar da mola é uma balança ?
Sim, o tipo de balança conhecido como "de pescador", o termo correto seria dinamômetro ...
Se a escala da balança não for adequada, muito curta, pra poucos quilos, por exemplo, pode-se aumentar o braço de alavanca.
Vc pode tb improvisar um dinamômetro com uma mola, calibrando a escala com pesos conhecidos.
Se eu colocar 2 sargentos
Não use sargentos, não são adequados, vão escapar e criar probs ... o melhor mesmo é usar parafusos ou barra roscada.
Eu apertar o primeiro do lado de fora até o tamanho do eixo, o do lado de dentro até encostar na roda, colocar a balança q fique em 0 kilos e ai ir apertando o de dentro que ao mesmo tempo preciona o eixo e força a balança, é isso ?
Mais ou menos ... Veja, o que se faz é pinçar o eixo, nada deve encostar na roda. O atrito dos sarrafos com o eixo transmite energia à mola, tanto mais quanto mais apertada for a pinça ... mede-se a força com a balança e multiplicando pelo braço de alavanca temos o torque a uma certa velocidade, que é o que queremos conhecer ...
-
Jorge,
Postei a conversa de consumo em meu tópíco inclusive como tenho uma experiência somente em choques ainda restou muitas dúvidas
Endereço:
http://www.guiacnc.com.br/forum/index.php/topic,3064.45.html
Carlos
-
E se eu fizer como o desenho que fiz, somente com um caibro e puxar a balança para cima, ai assim ao mesmo tempo exerço a foça na balança e no eixo... funciona tbém ?
-
E se eu fizer como o desenho que fiz, somente com um caibro e puxar a balança para cima, ai assim ao mesmo tempo exerço a foça na balança e no eixo... funciona tbém ?
Não. Dessa maneira não há movimentação da alavanca ...
Óia, tô achando que vc ainda não entendeu a coisa ... vou tentar de novo:
Imagine que vc fez a alavanca como desenhei, instalou no eixo e apertou os parafusos um tanto, pinçando o eixo ... não é difícil imaginar que quando a roda girar a alavanca tb gira, certo ?
Agora vc segura a extremidade da alavanca oposta ao eixo da roda, não é difícil imaginar que a alavanca não gira mais, patina no eixo, certo ?
E pra segurar a alavanca vc tem que fazer alguma força, quanto mais apertados os parafusos, mais força tem que fazer, certo ?
Pois bem, qual é a força que vc tem que fazer ? Bote lá a balança e saberá ... é só isto ...
-
Hummm, roda tudo
entendido... agora sim, faltava isso....
Vou procurar uma balança dessas... hehehe
Hahaha roda tudo... o problema do analista é isso, sempre procura o mais difícil...
-
Tá, mas levando tudo isso em consideração...
Quantos Kf vou precisar pra rodar um dínamo rsrsrs ?
Ex: Um dínamo de bike precisa de 0,2Klf...
Um gerador de fusca 1klf...
Tem algum lugar que tem estas informações ?
-
Hummm, roda tudo entendido... agora sim, faltava isso....
Não roda tudo, rodaria, se a alavanca fosse deixada solta, mas ela é presa à balança e obviamente a balança tem que ser presa a um suporte. O que vc verá é um pequeno deslocamento da alavanca, a tendência a girar ...
-
Tá, mas levando tudo isso em consideração... Quantos Kf vou precisar pra rodar um dínamo rsrsrs ?
1 watt equivale a 1 Newton-metro por segundo (Nm/s) ... ;D
Tem algum lugar que tem estas informações ?
Qualquer livro de física elementar tem.
-
Newton ? Hummm
Pesquisarei...
Torque...
http://ciencia.hsw.uol.com.br/forca-potencia-torque-energia4.htm
-
Pesquisarei...
Excelente link.
Valendo uma breja se fizer o cálculo direitinho. ;D
-
To loko pra tomar uma, mas ta complicado achar essa balança, to procurando uma usada, mas....
-
Em casa que vendem ferragens ou até mesmo agropecuaria, pois é muito usado por sitiantes este tipo de balança.
-
Em casa que vendem ferragens ou até mesmo agropecuaria, pois é muito usado por sitiantes este tipo de balança.
Isso sim, to indo atraz desse povo, achei uma mas sem condições, muito acabada...
-
Gillii, pessoal ?
Segue a foto do nosso tobata "quebrado".
Nesta foto mostra o tabulador de marcha, mas alguém pode me explicar quantas marchas tem e aonde são seguindo a foto ?
Desde já agradeço...
Junior Barusso
-
Não faço idéia - além de não conhecer os Tobatas (só conheço os da Yanmar), faz muuuuuuito tempo que não mexo com isso...
Pelo que me lembro são umas 4 ou 5 velocidades, e chutando baseado na foto, são os pontos extremos do curso da alavanca.
-
Gillii, pessoal ?
Segue a foto do nosso tobata "quebrado".
Faz tempo? O que exatamente não funciona nele?
Abraços,
Rudy
-
Tobatas (só conheço os da Yanmar)
Gilii, não sei a marca dele, chutei tobata, tipo palha de aço (bombril).
-
Faz tempo? O que exatamente não funciona nele?
Então, a uns 3 anos um amigo do meu pai, dono de uma "máquina de café", deu ele pro meu pai, pois muito antigamente ele o utilizava na mesma. Porém não sabemos ao certo o que não funciona, vizivelmente as manoplas e cabos de aço, mas sem abrir fica difícil saber, mas pelos "testes" que fizemos parece engatar todas as marchas as quais não sei quais são rsrsr, mas todos bem difíceis de entrar, quanto a embreagem ou mesmo a locomoção do mesmo, não testamos, mas meus planos é revivelo... Mas nem sei quantas marchas tem ? Será que alguém sabe ?
-
Nobre LBarusso.....
No tempo em que eu era "milico", tinhamos uma tobata (exatamente esse o nome usado por todos) muito parecida com isso (pelo menos essa parte da lâmina e da "arvore" de câmbio) que era a responsavel pela manutenção das áreas verdes.
Lembro-me que aquela tinha 4 marchas, mas essa, como o Nobre Gilii comentou, (observando o desenho das guias do câmbio) parece possuir 5 marchas.
Mas lembre-se também que uma (ou duas) dessas posições são neutras, nada acontece ao movimento da tobata.
E realmente trocar cada uma delas não é nada muito fácil, especialmente com ela parada. Melhora um pouco em movimento. Essa é uma das particulariedades que verifiquei na que conheci.
Cheguei a pilotá-la uma vez, algo bastante estranho, mas com o tempo se pega o jeito.
Tente mostrar mais detalhes dessa máquina, assim, quem sabe possa ser mais facil identifica-la.
Grande abraço.
Rubens
-
Tente mostrar mais detalhes dessa máquina, assim, quem sabe possa ser mais facil identifica-la.
RAranda,
As fotos estão em casa, tirei mais algumas, vou postar, loko né este desenho de marchas, já imaginei um punhado de marchas ali, ai tem a RÉ, deve ter né ?
Junior Barusso
-
Segue uma lateral.
-
Nobre L Barusso.
Na que eu citei, tinha ré sim, até porque, era um pouco maior que essa da foto.
Tinha inclusive um pequeno banco para o operador, coisa que não vi na sua.
Acho que vale a pena ressucitar essa ciratura, até mesmo devido ao valor sentimental e historico da maquina.
Boa sorte e mãos á obra.
Grande abraço.
Rubens
-
Postei uma foto sobre o "tobata".
Achei algumas alavancas e nomeie, porém tem uma que é um mistério, alguém sabe para que serve ?
Pois achei 1 da embreagem, 2 pra roda ficar livre, 1 acelerador e outra do lado direito que não sei para que serve ?
Segue a foto.
Junior Barusso
-
Nobre Junior......
Na tobata que conheci, por semelhança, essa alavanca do lado direito era para abaixar e levantar a lamina de corte.
Não sei se é assima na sua, mas experimente.
Grande abraço.
Rubens
-
Rubens,
Valeu, estava pensando nisso, deve ser algo relacionado ao implemento, tipo conecta o cara pra começar a rodar ou algo parecido, só pode...
Junior Barusso
-
Mais uma roda feita com o soft DynaCNC3D, são duas , falta duas pra meu cortador de grama rsrsrsrs
-
Para testar seu programa na placa Phase drive da iorobotcs tenho que fazer alguma configuração ou algum acerto?
-
Bom dia DrMoleza,
Segue os soft e manual, teoricamente pode ligar sem problemas, mas tome muito cuidado com as ligações, estamos fazendo testes direto e não tivemos problemas com placas ou algo queimado, mas sempre é bom ter cuidado.
Move.exe -> movimentar a máquina livre
DynaCNC2D -> arquivos do corel em .plt, cortes simples e rápidos.
DynaCNC2D -> ArtCan, um pouco atraz neste tópico, tem as explicações como importar do ArtCan.
Move
http://www.guiacnc.com.br/forum/index.php/topic,2327.msg70111.html#msg70111
ou
http://www.guiacnc.com.br/forum/index.php/topic,2327.msg71703.html#msg71703
Manual
http://www.guiacnc.com.br/forum/index.php/topic,2327.msg66536.html#msg66536
DynaCNC MicroSegundos 2D importa do Corel
http://www.guiacnc.com.br/forum/index.php/topic,2327.msg69881.html#msg69881
Exemplos de PLT
http://www.guiacnc.com.br/forum/index.php/topic,2327.msg67063.html#msg67063
DynaCNC3D importa direto do ArtCan
http://www.guiacnc.com.br/forum/index.php/topic,2327.msg70222.html#msg70222
Ligação
http://www.guiacnc.com.br/forum/index.php/topic,2327.msg69867.html#msg69867
Por favor, faça os teste e nos informe sobre o mesmo.
Barusso
-
Bom dia pessoal,
Estou um pouco somido devido a quantidade de trabalho, essa semana tive que até socorrer minha mãe que parou na UTI para OBS, mas já esta tudo bem Graças a Deus.
Vou postar aqui hoje, umas fotos que tirei ontem a noite, meu pai e o vizinho dele Seu Irineu estão "inventando" uma bomba água para um conhecido, quando ficar pronto vou filmar e mostra, mas ainda ninguém sabe se vai jogar água.
Na foto 1314 tem o mecanismos "inventado" por eles na realidado o Seu Irineu o da esquerda montava bom no passado, na direita esta Seu Lupercio meu pai.
Particularmente eu não entendo dessas bombas rsrsrs.
-
Olá pessoal, fiz um X na estrutura do meu protótipo, para ver se os redondos ficam menos ovais rsrsrs.
Prendi também a fonte e o "drive" que fiz nela mesmo, pois ficava no chão e tudo enrroscava nos fios...
-
Bom dia,
Meu cachorro skype, fez o favor de pular na minha bike e a mesma bateu na parede, e quebrou a polia, vou ter que comprar outra, mas ela é digamos mais larga na base.
Acredito que não compense, mas é possível soldar, fica bom ?
Acho que o material é antimonio, nem sei como escreve rsrsrs.
Segue...
Barusso
-
Será que não vale a pena tentar colocar outra polia?
Acredito que além da remota possibilidade da peça se estragar pela solda (se o soldador não souber o que está fazendo), terá que fatalmente submeter a peça a um serviço de torno, e aí pode ser que o molho fique mais caro que o peixe...
-
É Gilii,
Vou ter que trocar mesmo, bom primeiro vou ter que achar outra nessa medida loka.
Se você reparar na foto, o eixo do motor é bem menor que o furo da polia, alias essa polia esta bem gasta, nos primórdios quando eu estava ainda pensando em montar este motor na bike, eu achei na bagunça do meu pai, uma peça, que por incrível coincidência, se encaixou entre a polia e o exio, tipo uma luva feita para aquele local, imagine a minha felicidade, uma vez que não tenho torno....
Ai prometi nunca mais mexer ali rsrsrs e agora essa, o eixo do motor é bem curto, to ferrado, quem não tem torno sofre rsrsrsrs.
Barusso
-
Boa noite pessoal...
Graças aos testes efetuado pelo Luizão, consegui descobrir o bug do MOVE.exe.
Amanhã pretendo alterar as 4 opções de formato de drive q tem, assim ,teoricamente rodaria em tudo, se der certo, parto pros Dynas....
Ai, ninguém mais segura....
Vão se preparando para mudar o conceito de CNC...
Pensem, o novo não assusta tanto...
Barusso
-
Segue nova versão do MOVE.EXE.
Ainda tem drive que fica lento, alguém já passou por isso, mando piscar quase 1 milhão de vezes por segundo, mas em alguns drives fica lento.
Agora ele salva em um config automaticamente a última velocidade e tipo de drive e também inverte o X com o Y.
Barusso
-
Jorge, tem algum equipamento que posso ser ligado na porta paralela para saber o porque ou a diferença dos sinais, exemplo, liga o Mach3 ou outro que roda naquele drive e depois ligar o MOVE.EXE e achar a diferença ?
Porq com um roda rápido e o outro não ?
Obrigado.
Barusso
-
Jorge, tem algum equipamento que posso ser ligado na porta paralela ...
Bão, não sei a que Jorge vc se dirige, mas já que sou um deles, vamos lá ... ;D
O ideal seria dispor de um osciloscópio, ou pelo menos um frequencímetro ...
Há um punhado de programinhas por aí que permitem implementar um osciloscópio com a placa de som do PC. A banda é limitada a 20 kHz, mas para este caso já quebra bem o galho ...
A questão da diferença de velocidade muito provavelmente está ligada às interrupções do SO e/ou a maneira como foi implementada a rotina de geração de pulsos.
-
Interessante, estou refazendo uns testes aqui, o Luiz esta me ajudando, assim que ele puder fazer os testes, vamos ver se deu certo....
Barusso
-
Seguindo o exemplo do Lolata, agradecendo o arquivo dele, porém este não é o mesmo, esta arte, foi aberta no Corel e salva em PLT.
Abri com o DynaCNC e fiz no meu prototipo, demorou pois a minha CNC caseira com motores de impressora não dá para acelerar.
Para rodar usei o DynaCNC, win98, Pentium 200mmx, 65Mb.
Segue foto, vou postar o video e colocar aqui.
Barusso
-
Parabens pelo trabalho
-
Parabens pelo trabalho
Obrigado Lolata, o mais gratificante, é ver o sistema que eu fiz, usinando o mesmo desenho que esta na tela, a CNC trabalhando é legal, mas o soft é muito especial, obrigado pela força, meu protótipo é cheio de folgas :)
Barusso
-
Parabéns Barusso!
Certamente o trabalho está em baixo relevo, pois se for o contrário o trabalho foi grande mesmo e reforço os meus cumprimentos.
É que pela foto, parece haver uma ilusão de ótica, criando dúvida quanto a ser baixo ou alto relevo.
-
baixo ou alto relevo.
Obrigado Fábio,
Só foi feito o "risco" mesmo, pois foi importado do Corel, salvo em PLT, e a maquina fez pelo DynaCNC.
Barusso
-
Software DyanCNC com minha CNC Caseira, Pentiun200mmx, 65Mb, Win98.
Desenho do corel, salvo em PLT, segue os mesmo abaixo.
CNC
Skype
-
Boa tarde pessoal,
Ontem com ajuda e testes na máquina do Luiz Alves, conseguimos usar o Move nos drives dele, falta ainda usar em modo não contínuo, vocês podem testar na CNCs de vocês ? Não precisa instalar e esta configurado para quase todos os drives.
Não precisa instalar, só desompactar numa pasta, são 3 arquivos, só executar o MOVE.EXE, configurar o drive e depois ajuste a velocidade melhor para seus motores.
Por favor me retornem os testes, não custa nada rsrsrs.
Obrigado.
Barusso
Segue...
-
Bom dia,
Primeiro gostaria de agradecer a todos os testes feitos no MOVE, valeu....
Segue a bomba dágua em funcionamento como tinha prometido, quando estive funfando, eu filmaria...
-
Bem bacana,
Principalmente pela iniciativa, pelo que você diz, de ajudar um amigo.
Conheci carneiro hidráulico no sítio de um amigo no interior de MG há algum tempo, achei bastante interessante rever essa engenhosidade.
-
Principalmente pela iniciativa, pelo que você diz, de ajudar um amigo.
Sim, dois amigos fazendo uma bomba para outro amigo, sei que hoje em dia tá em falta, porisso apoiei meu pai nesta armada...
Só pra constar sábado estou um cano em casa, em um lugar muito complicado, encima do banheiro, tivemos q retirar uma parte do telhado e ficar deitado na laje, tudo foi meu pai q fez, brigou comigo e não deixou eu ficar no lugar dele, coisas de Italiano teimoso, o véio é "bruto", não me lembro agora a idade do Seu Irineu, mas meu pai tem 72 anos...
Pensa num filho orgulhoso hehehe
-
Hehehe . . . Parabéns a todos!
-
Pô, nem terminei meu software e já tem gente copiando, olha só os copiões:
http://www.firsteched.com/products/dynacnc.htm
Barusso
-
Bom dia, segue nova formatação do MOVE.exe, versão 1.4.
Ele está muito rápido no manual(Fábio Camargo).
Agora com opções de:
- Frequência para processador
- Porcentagem de Rampa, vai de 1 a 100% sobre a velocidade.
- Regulagem por srool ou manual de velocidade
- Enable, opção de Enable nos pinos 1, 14, 16 e 17 (Para o Alebe testar)
Não precisa instalar, só descompactar numa pasta.
Quem puder testar eu agradeço, pois se passar deste, poderei da continuidade ao DynaCNC3D.
Segue em anexo.
Barusso
-
Vou testar.
-
Testei aqui o move3 e agora funfou.
Drive cnc3ax
Os parâmetros que consegui a melhor movimentação:
Rampa: 89%
Frequência: máxima
Intervalo: 876710
Com isso consegui uma velocidade de +- 350mm/minuto
Teve 2 tela azuis em que foi preciso não só reiniciar, mas desligar o pc e aguardar alguns segundos para destravar o hd.
E tambem vários congelamentos do move.
-
Nossa agora você acabou com o MOVE rsrsrs, o bom neste momento de desenvolvimento é que ele rode, não pode travar nunca lógico.
Só pra eu saber, +- 350mm/minuto na cnc3ax é bom tempo ?
Que micro você usou ?
Quanto a Tela Azul é estranho porisso que é bom testar com bastante gente, porisso solicitei a todos os amigos que testassem e você foi o premiado em tela azul isso não tinha ocorrido, quanto a congelamento, isso ocorre devido a que estou deixando livre a frequencia e velocidade, isso acupa muito processamento da máquina, com o DynaCNC3D não vai ocorrer...
Mesmo assim muito obrigado mesmo.
Esquici de comentar que as teclas do MOVE são as teclas alfanuméricas, 1, 2, 3, 4, 6, 7, 8 e 9 movimetam e a 5 liga e desliga o continuo, - e + sobe e desce, para usar o mouse, deixe o continuo ligado, o continuo desligado as tecla funcinam enquanto ficarem precionadas com o continuo ligado só precione uma vez e ela vai até desligar o mesmo.
Depois vou precisar saber em que momento usaremos a opção de RAMPA no DynaCNC3D ?
Obrigado
Barusso
-
350mm/m? na cnc3ax? depende!
na minha eu uso normal 3metros/minuto. ou sja 10X isso +- (e com folga)
-
Obrigado por testar novamente Fábio, o Luiz Alvez testou também e na máquina dele, não lembro o drive também foi bem rápido.
Tirando as paradas devido ao uso do processador como expliquei, ele travou ? Fechou ? Apareceu "tela azul" com você também ?
Obrigado pessoal.
Barusso
-
Só pra eu saber, +- 350mm/minuto na cnc3ax é bom tempo ?
A configuração que uso no emc2 tá em 3200mm/min, tirando os 20% de FC.
Que micro você usou ?
Celeron 2.4 em OC a 3.2MHz, 1024 de memo e xp otimizado...
Mesmo assim ficou tudo azul hehehe
Esquici de comentar que as teclas do MOVE...
Bom saber. Então acrescente um menu Ajuda com esses atalhos.
-
Bom dia Alebe, mais uma vez obrigado pelos testes e respostas.
Help sempre é bom mesmo...
Tela azul num pode né rsrsr, eu rodo ele em um Pentuim200 MMX com 65Mb e Win98 e um P4 com 1Gb e XP e não apareceu a tela azul ou travamento algo desse tipo, mas é muito bom q isso aconteca em alguma máquina para eu descobrir o que acontece, se é drive ? se é sinalização, frequência, memória, vou continuar pesquisando sobre este caso.
Bom agora vou prosseguir com o DynaCNC3D.
-
Muito Obrigado José,
Na realidade obrigado a todos, estou repassando estas modificações para o DynaCNC3D, estou testando muito na máquina do Luiz, já que não tenho uma ainda.
Pelo testas o Dyna é mais rápido q o MOVE e ocupa menos memória, ele deixa o processador alto como "reserva", caso o usuário resolva brincar com o micro enquanto tiver usinando rsrsrs. A idéia agora é testar bem o DynaCNC3D e incorporar o MOVE dentro do cara.
Tenho muita informação, idéias como do Fábio Camargo para as telas, Do Luiz para mover/velocidade em porcentagens, vai ficar com a cara do pessoal do Forum.
Outro dia vi o pessoal inventando uma máquina e estava com problemas de torção ou vibração não lembro, sei que vão arrumar e ficar boa, mas o mais importante é o seguinte, como vc vai colocar uma máquina no mercado sem sistema ? Você faz isso com um Esmiril, uma Furadeira, não uma CNC, tem que ter sua marca, sua alma ou melhor seu SoftWare, vai colocar um soft gringo ? Lógico que pode, estou testando uns e são ótimos, mas não é personalizado, bom essa é uma visão que tenho, não sei se todos concordam, mas vai vender máquina ? CNC ? tem que ter alma, senão é firadeira...
O DynaCNC3D veio pra isso...
-
Bom dia pessoal,
Vai uma dúvida, como não tenho máquina ainda, fiz um protótipo e montei "da que geito", quando fui testar no Luiz Alves o sistema me deparei com X e Y diferentes que o meu lógico, então pensei, tem uma regra pra X, Y e Z ?
Vai a pergunta melhorada,
Qual as posições dos Eixos ? Qual a regra do local do X, Y e Z ? Se tiver 4, 5 ou mais Eixos, como denominar e em qual lugar eles são ?
Barusso
-
Veja a Imagem:
Imagine-se de pé na frente do "Y" olhando em direção ao "B" - esta é a frente da máquina
-
Gilii,
Copiei um foto da rede e coloquei o XYZ , ficaria assim ?
Barusso
-
Isso - esta será a disposição dos eixos se voce estiver de pé na frente do "Y" em verde.
Note bem que isso é subjetivo - se preferir ficar de pé ao lado da mesa tendo seu comprimento maior indo da direita para esquerda, os eixos vão mudar de acordo...
-
Note bem que isso é subjetivo - se preferir ficar de pé ao lado da mesa tendo seu comprimento maior indo da direita para esquerda, os eixos vão mudar de acordo...
Nossa Gilii, sem dar nó no meu cérebro rsrs, ta certo os XYe Z né ? Vamos dizer assim, este desenho ai da máquina é o padrão , é isso ?
Barusso
-
Se estiver de pé na bolinha vermelha:
Veja como os eixos são relativos à posiçlão do operador...
Eleja um ponto e este será a frente da máquina.
-
X = Direita , esquerda
Y = Frente, atráz
Z = Cima, Baixo
-
Olá pessoal,Barusso,parabens pelo projeto,espero que vc tenha muito sucesso ainda com seu soft,estive lendo todo seu tópico e estou admirado com seu esforço,isso nos faz encorajar e seguir em frente,depois de ver a bomba e o auxilio que seu Pai deu ao amigo dele,percebe-se de onde vem essa vontade toda,note a data de hoje,daqui a sete dias seu projeto faz aniversario,e com certeza vc tera boas noticias com ele,espero que consiga terminar seu projeto e ser muito feliz com ele.Parabens a seu Pai e ao Amigo pelos "carneiros" deles.
Parabens novamente
Sucesso
Mauro
-
Obrigado Mauro,
Cara não tinha me atentado até neste momento o tempo que esta levando este projeto, quando comecei já sabia que iria ser longo, como não posso trampar neste projeto o tempo "todo", fica lento mesmo, também levando em considerações que não tenho uma CNC, só a de amigos fica mais complicado a velocidade do projeto, mas agora tenho uns "cumpanheiros" que me emprestam a CNC(Luiz), dão dicas como o pessoal do fórum, não vou colocar os nomes aqui senão esqueço de um ai já sabe né rsrsrs.
Obrigado também pelo elogio ao meu pai e seu amigo Irineu, espero que todos tenham a oportunidade de um dia conhecerem pessoas assim.
Quando eu entrei neste Forum, percebi um pouco de aversão sobre meu sistema, o que é normal né, ninguém gosta de aventureiros e outros tem motivos particulares, são representantes de softwares isso é normal, mas não estou aqui para tirar nada de ninguém, só procuro meu espaço, que sei que existe, pode demorar o que for, este sistema vai sair redondo e perfeito como os diversos que fiz, tivemos que parar por muitos motivos, até perca de pessoa querida tivemos que enfrentar, paramos, respiramos e continuamos.
Quanto a persistência, bom todos que estão neste fórum são persistentes, só o fato de vasculhar a rede atrás de algo já diz o perfil do camarada, construir uma CNC então rsrsrs, mas como todos aqui, também estou aqui para aprender.
Mauro e todos do forum que acompanham meu tópico, obrigado e Feliz Páscoa.
-
Pergunta daquelas...
Tem umas enceradeiras antigas, bom todas devem ser rsrsr, bom, voltando, os motores delas rodam muito rápido, então vai a pergunta ?
Alguém sabe quanto RPMs aqueles motores rodam em média ?
Sei que as mesmas ficam ligadas por horas e os motores guentam firme..., será que dá pra eu usar no meu portótipo, hj uso uma micro retifica, e meu protótipo é muito lerdo, demora um monte pra andar, a micro retifica esquenta bastante, o desgaste parece alto, já q a micro retifica não tem força mas corta devido sua velocidade, se eu liga um motor de enceradeira e amplificar sua rotação com polia e correia vai ficar mais rápido e mais fraco, mas quanto ? Alguém tem idéia se sai 6 por meia dúzia.
Se der certo, ai não me importo mais com a demora, pois tenho q testar meu software mas a retífica acho q não vai aguentar, porisso gostaria da solução barata, será que roda ?
Obrigado
Barusso
-
lbarusso
tô com uma encerradeira domestica da Singer (deve ter uns 20 anos ou mais)
tá na garagem.. esperando a oportunidade para usar o motor dela, visto que hoje nÃo tenho utilidade pra danadinha..
mas não acredito que tenha mais de 1000 RPM o motor da pequenina.. e isso é longe do ideal..
conselho, continue com a microretifca ou arrume um outro motor mais poderoso..
-
Tarde Fábio Camargo,
É se for nesses parâmetros, ai fica complicado mesmo.
Achei que pelo barulhos que elas faziam, elas rodavam bem mais...
Barusso
-
Uma boa alternativa seria utilizar uma tupia.. na primeira máquina eu comprei uma no ML por 90 pila e guenta que é uma beleza, o único problema é o barulho, mas não perde pra retífica..
Abraços
-
lbarusso
vai lá no camelôdromo , procura o BIDU (ele tem uma loja que só vende ferramentas no segundo andar)
é um amigo de longa data...
ele vai ter a tupia por lá, com certeza e baratinha ( paraguay)
-
lbarusso
vai lá no camelôdromo , procura o BIDU (ele tem uma loja que só vende ferramentas no segundo andar)
é um amigo de longa data...
ele vai ter a tupia por lá, com certeza e baratinha ( paraguay)
Certeza, vou pesquisar, vou nos ferro velhos da região também, sei lá né rsrsrs
Mas ainda continuo "incafifado" com o barulho das inceradeiras rsrsrs...
-
Olá,Barusso,existe um tipo de liquidificador muito antigo com controle de velocidade deslizante,só que não é potenciometro,ele desloca o conjunto de escovas,minha mãe tinha um da arno e era antigo pra dedéu,mas o deslocamento das escovas altera a velocidade,olhando o motor por baixo é no sentido horario que ela aumenta,só não sei quanto é o giro final dele
-
Então Mauro, pensei inicialmente em enceiradera pois o trem ficava ligados horas a fio e nada de esquentar, liquidificador imaginei que ele esquentaria se ficar ligado bastante tempo, então rsrsrs será que ele guenta, "fuçando" na casa do meu pai, achei uns motores lá, como estão desmontados ainda não sei do que são e não sei se rodam, mas achei um antigo aspirador de pó, não sei se roda também, mas aspirador é outra coisa q fica ligado horas... agora pelo barulho parece q roda bastante, mas pode ser as pás que fazem todos aqueles ruidos rsrsrs.
Vou ver se nesse feriado consigo ligar uns lá de teste, pra vê se guenta, o problema vai ser colocar a pinça com custo zero rsrsrs o fase que num acaba.
Obrigado mais uma vez...
-
Quando tinha minha cnc, cheguei a usar motores de enceradeiras, acho que até postei fotos aqui, Só não sei a velocidade que dava, mas sei que cortava bem, e não esquentava muinto, vou ver se acho eles ainda e medir o RPM
-
Quando tinha minha cnc, cheguei a usar motores de enceradeiras, acho que até postei fotos aqui, Só não sei a velocidade que dava, mas sei que cortava bem, e não esquentava muinto, vou ver se acho eles ainda e medir o RPM
Por favor, seria bem útil pro meu protótipo, usaria ele até construir minha CNC de verdade...
-
Medi e deu 10.000 RPM , mas ele esta com as escovas e rolamentos ruins mas acredito que pode chegar a 12.000 RPM. Da para quebrar um galho
-
Medi e deu 10.000 RPM , mas ele esta com as escovas e rolamentos ruins mas acredito que pode chegar a 12.000 RPM. Da para quebrar um galho
Valeu cara, achei um aspirador de pó antigo mas funcionando, tenho um de enceradeira q usa no cortador de grama, mas é bem grande meu protótipo não consegue levanta-lo. hehehe, Mas acho q o do aspirador é + moderno e mais leve, bom o da enceradeira deve ter uns 40 anos e do aspirdor uns 20, mais moderno então rsrsrs.
-
Barusso,é idéia de doido,pega esse motor do aspirador e muda os suportes das escovas de lugar,tenta fazer eles se movimentarem no sentido horario(vendo pelo lado das escovas),não é facil,mas é uma possibilidade aumentar o giro dele.
-
Se o aspirador for eletrolux aguenta o tranco, esses motores são bem robustos, Mas se for Ge ou outra marca, esqueça
-
Dia pessoal, bom como não desmontei ainda não sei qual sentido roda, essa parada das escovas será que dá ? Bom Pravato, não "fuço" muito em motores, mas lembro de alguns q a gente mudava(os que tinham esta opção) o suporte da escova e cara invertia sim a rotação, tem q ver se esse tem isso.
IvanCoimbra é um eletrolux sim, ontem mesmo abri um cortado de grama ou melhor aparador de grama, o tamanho reduzido e peso do motor dava certinho no meu protótipo, mas o motor fedia queimado, liguei e ele rodou por uns minutos e parou rsrsr já era, rodava pra caramba quando estava novo rsrsr.
Agora tenho q convencer meu pai a me dar o aspirador q esta parado a anos rsrsr.
-
Pessoal, mais uma pergunta ?
Qual o tamanho máximo que vocês já utilizaram em uma barra de rosca pra CNC ou já viram, roda belezinha ?
Estamos pensando em usar uma assim:
-1/2" diâmetro, passo 1,25 comprimento 2,40 metros.
-inoxidável, polido.
Grande ou não ? Vibra, não ? Algo mais ?
Ou só "meter marcha" e boa ?
Barusso
-
Vai bem sim, vibrar? Vai depender da rotação Toda barra tem o seu ponto de ressonancia, tem que achar esse ponto e trabalhar fora dele
-
Vai bem sim, vibrar? Vai depender da rotação Toda barra tem o seu ponto de ressonancia, tem que achar esse ponto e trabalhar fora dele
Obrigado Ivan,
Você já usou este tamanho de barra ? Será que alguém aqui no forum usou ? Tem algum vídeo ? Envergar então nem pensar ?
Barusso
-
Usei barras de 4 metros de comprimento e diametro 20mm (rosca para porca de esferas) e além da flambagem, houve severa vibração mesmo em baixas velocidades - a solução foi fazer a porca rodar e o fuso ficar parado.
Um fuso de diametro pequeno como este com certeza vai ter os mesmos problemas, se não piores...
-
Um fuso de diametro pequeno como este com certeza vai ter os mesmos problemas, se não piores...
Gilii obrigado.
O que você sugere para 2,40m ? Que componente usar, mais "grossa", ou outro mecanismo ?
Barusso
-
Depende do que voce queira fazer e qual a resolução desejada...
Para comprimentos longos há outras soluções como correias dentadas, cremanheira, etc..
-
Eu tive por base uma cnc que tinha, com 1,80 mts, e funcionava bem, só vibrava um pouco em uma determinada velocidade, por isso eu acretido que 2,40, iria funcionar , mas vai depender da qualidade da barra, da velocidade aplicada , etc. Mas ser tiver em duvida a solução e mesmo aumentar o diametro da barra. Ou usar outros meios
-
Em tempo... Essa barra tinha diamentro de 1/2 com passo de 1/2, inox
com quatro entradas e porca de poliacetal. foi aproveitada de um desmonte de uma maquina americana.
-
Bom, primeiro obrigado pelas dicas, gostaria de ver um vídeo com uma dessas rodando rsrsr.
Como temos um barra nesta medida, acho que a melhor solução será montar um "teste", fazer um arranjo técnico com a barra somente e rolamentos, fixar em algum lugar, colocar o motor e simular algo com ela para ver como responde, antes de fazermos toda a estrutura...
-
E o melhor jeito de aprender as coisas, fazer , modificar ,testar,etc. Para tirar conclusões. Boa sorte
-
Nova versão do MOVE.
+ rápido + seguro.
-
Nova versão do DynaCNC3D.
Versão 1.2 - DEMO
Inverta o desenho, exporte como Mach2 mm e pronto.
Leve em considerações que o sistema esta em desenvolvimento, use com caltela, me avisem se encontrarem BUGs.
Vai uns exemplos juntos.
Barusso
-
Bom dia pessoal.
Vai mais uma, agora é sobre "rampa", o MOVE já conta com RAMPA, porém vou adicionar ao DynaCNC3D, mas estou com dúvidas sobre aonde aplicar a RAMPA quando selecionada.
Como funciona a função RAMPA ? Por Eixo ? Se selecionada, todo o passo terá rampa ou melhor todo começo da máquina ? Tipo vai de 0 a 100, a rampa começa do zero e blz, mas quando for curva, são várias retas para formar uma curva ai a rampa deixaria o sistema lento ?
Ou só usa rampa na navegação e não no corte ?
Barusso
-
Como funciona a função RAMPA ?
Na minha forma de ver a rampa de aceleração (e frenagem) é um valor de tempo que descreve uma variação de frequencia na geração de pulsos que movem o motor.
Na máquina, temos a velocidade máxima de um eixo.
O tempo que demora para o eixo sair de velocidade zero para a máxima é a rampa de aceleração (e de frenagem) - quanto menor o tempo, mais abrupta a aceleração, ou mais vertival a rampa, e vice-versa.
Por Eixo ?
Sim - com certeza independente
Se selecionada, todo o passo terá rampa ou melhor todo começo da máquina ?
Acho que nem deve ser opcional,mas obrigatório! e não é relacionado a um passo, mas a um periodo de tempo.
Tipo vai de 0 a 100, a rampa começa do zero e blz, mas quando for curva, são várias retas para formar uma curva ai a rampa deixaria o sistema lento ?
Aí eu penso que vai depender de como seu sistema "vê" e interpreta os movimentos.
Se as curvas são geradas por uma miríade de retas, seu sistema estará restrito às acelerações possíveis em cara reta, o que não acho muito producente.
Na verdade penso que vai depender de como seu sistema cria os movimentos e os transforma em frequencia.
Ou só usa rampa na navegação e não no corte ?
Rampa de aceleração e frenagem SEMPRE aparece em qualquer tipo de movimento no início e final, seja manual, automático, rápido ou lento, reto ou em curva.
-
Gilii,
Obrigado, ainda tenho outras dúvidas sobre rampa, mas já me adiantou bem, tipo, somente meu soft vai fazer a rampa ou o artcam também pode deixar pronto ?
Este assunto eu estou adiantando pois estou desenvolvendo a parte que limita velocidade por eixo, esta um pouco complicado pois é muita verificação, como cada eixo pode ser de um formato esta dando bastante trabalho, assim que terminar vou para rampa.
Mas ta ficando legar esse trem de limitar por eixo rsrrs.
Barusso
-
Barusso,
Não sei se fui claro - a aceleração é função do interpretador só e "apenasmente", e não do arquivo de corte.
Há sim no arquivo de corte, informações sobre quais as velocidades que a máquina deverá caminhar - a variável "Fxxx" de "feed rate" - mas é o programa interpretador quem decide a aceleraçlão numa curva por exemplo.
Quando falo em curva, me refiro à interpolação circular (G02 ou G03) e a maioria dos programas de corte usam uma fração da velocidade máxima para executarem a curva.
-
Foi claro sim Gilii,
É como não sou muito familiarizado com o ArtCam, ainda não peguei as manhas dele, mas vi nele uma opção de RAMPA, mas nunca usei, porisso a pergunta.
Deixa comigo, acredito que hoje já termino o velocidade máxima por eixo, que nos teste virtuais esta ficando show, assim que terminar começo a RAMPA, depois que incluir a RAMPA, vou incluir ou melhor incorporar o MOVE no Dyna3D.
Estou loko pra testar este limite por eixo rsrs, nos testes esta legal, limitei cada um numa velocidade, ficou legal, estranho mas legal rsrsr.
Barusso
-
Ontem fiz uns testes com o Dyna3D com a opção de velocidade máxima por eixo, ficou aparentemente muito bom, o X + rápido, Y um pouco menos e o Z bem devagar, fiquei alternando e respondeu muito bem.
Vou fazer mais testes e postar aqui a nova versão assim que possível.
Barusso
-
Olá amigo, eu tb estou montando uma cnc caseira, a estrutura ja ta pronta e fusos, so tenho o problema com o soft,, achei o que vc indicou no forum, dynaCNC, baixei mas nao rodou e aparencia do seu video e diferente,, o que eu posso fazer a respeito, obrigado a todos pelo espaço...
-
Olá FoxConn,
Vamos por partes para eu te ajudar.
Alguns posts anteriores existe o MOVE, você rodou ele ? Preste atenção nas pinagens e velocidade, se rodar os Dynas rodam, tanto o DynaCNC que "pega" direto do Corel quanto o DynaCNC3D que pega direto do ArtCam.
Preciso de mais informações para pode ajudar, teste o MOVE e o DynaCNC3D que esta logo atrás deste post e me escreva o que aconteceu que vou te ajudando.
Barusso
-
Nova tela do config do Dyna3D
Estamos testando, esta rodando bem.
Barusso
-
ok barusso, eu estava vendo as pinagem e refiz as ligações e funcionou o motor, estava vendo os servos que vc usou e igual ao que eu consegui, de impressoras, pode me dar detalhes da sua placa que vc fez e o motor de quantos vcc é, eu fiz testes com 5vc e fica lento e com 12 esquenta, eu sou de londrina visinho seu aqui ok... agnaldo fraga-londrina
-
Opa mais um da região, precisamos fazer outro grande encontro, só dois ta muito pouco rsrsrs.
Cara o esquema é da rogercom, ta alguns post passado aqui mesmo, dá uma procurada que você acha.
Uso 12V, esquenta muito, já até queimei, mas como é protótipo...
Não use velocidade muito alta com esses caras e eletronica, pois vai vibrar...
Com o limitador de velocidade por eixo que estou fazendo vai ficar melhor, pois vc pode colocar o máximo que cada eixo guenta sem pipocar.
-
ok, boa noite a todos, ai vai uma foto do cnc que estou montando(http://)to mexendo nas configurações, vamo ver o que acontece, a rosca que to usando e de 3/8''..
-
ok, boa noite a todos, ai vai uma foto do cnc que estou montando(http://)to mexendo nas configurações, vamo ver o que acontece, a rosca que to usando e de 3/8''..
Ta ficando bom heim...
Boa sorte e parabéns.
Barusso
-
Boa tarde a todos, e ai lbarusso como andas o soft dynacnc, tem novidades?...o meu e-mail agnaldofraga@hotmail.com, para trocar algumas figurinhas valeu.
-
Olá Barusso, eu estava vendo as pinagens da saida lpt1 e os pinos do motor z 1-14-16-17 eles nao aciona o motor, coloquei 4 leds para ver a simulaçao e nao acendeu, o que pode ser??
-
Bom dia Agnaldo,
Te devo 2 respostas rsrsr, mas o forum num tava abrindo aqui pra mim...
Estou apanhando no Dyna3D, mas já esta com os limitadores de velocidade por eixo, eu não sabia da diferença que isso faz, pois eu limitava todos juntos e como o Z era mais lento, ficava tudo na velocidade do Z, agora quando o Z não é acionado que no caso é o menos acionado na maior parte, roda bem mais rápido ou da para aproveitar mais... Porém falta arrumar o Pausa/Continua, mas antes estou "apanhando" para fundir o MOVE com o Dyna3D...
Sim, tem que acender os leds sim, veja se a LPT2 da sua máquina esta habilitada e rodando certinho ?
Segue um program de teste, ele roda todos os pinos, passo a passo, bem legal pra testar...
-
Opa, boa noite,,, o forum estava fora do ar mesmo, o programa que vc postou nâo esta baixando aqui,,,, mais valeu pela atensão,,,adiciona ai no msn para ficar mais facil trocar uma ideias beleza...
-
Bom dia a todos,, Barusso eu não estou conseguindo baixar o teste de lpt1 que vc postou aqui no forum,, e as novidades como andam, a maquina aqui to travado nos motores, eu vou ter que comprar mesmo os tres novos com maior força, o que eu tenho são de impressora e são fracos,,, inte mais
-
Boa noite FoxConn, é acho que o problema que o forum teve, "cumeu" meus arquivos, acredito que o pessoal vai voltando devagar, mas segue novamente o teste para te ajudar.
É esses motores foram só pra eu começar a desenvolver o soft, preciso comprar motores maiores, se você achar me avise.
Barusso, pode add eu no msn sim...
-
Primeiro teste em 3D com o DynaCNC3D.
Como meu protótipo tem muitas folgas e baixa velocidade, fiz num sabão, o lado bom é o cheiro de limpeza que fica rsrsrs.
Segue algumas fotos do teste.
OBS(O importante deste é avaliar o sistema, importou do artcam e refez o desenho em 3D)
-
...
-
;D Pode se dizer que ficou limpinho né....bacana em, \\///
-
Pessoal, to negociando com um cara no ferro velho este inversor.
Aguém conhece, sabe como liga ? Tem como testar com um simples multímetro ?
Segue as fotos ?
Obrigado
Barusso
-
...
-
Pessoal, sei que parece óbvio, mas... Esta última foto do inversor é de 3.5KVA, isto siguinifica que posso ligar um motor de 3K ?
Obrigado.
Barusso
-
Depois de anos rsrsrs
Agora vai...
-
Não faço idéia do tamanho, mas parece grande.
-
Opa, verdade.
2 x 1,5 Metros
-
montando...
-
Passo 5mm
-
Eita
Agora parece que a coisa vai sair
Estamos acompanhando
-
Opa, tô só esperando a máquina “mexer”, para redimensionar o DynaCNC3D numa máquina de verdade rsrsr ai sim...
Obrigado.
Barusso
-
Vamos colocar de início uma madeira (MDF) e por cima uma mais fina para descanso, segue a foto.
Vai ficar uma “mesona” rsrs
-
Estou reescrendo o DynaCNC3D.
Vou integrar o MOVE e o DynaCNC3D, incluir rampas de aceleração e desaceleração, aumentar em muito a área de corte dele.
Vou deixar a tela mais limpa, só botões necessários, tirar rotinas não utilizadas e otimizar o mesmo.
Apropósito, chegaram nossos eixos e rolamentos abertos...
Barusso
-
Inversor para motor de 2,5HP
-
Inversor para motor de 2,5HP
Aqui veio apenas som, sem imagem. É isso mesmo?
Do que se trata?
-
Serrão,
É um filme avi de um inversor Yaskawa
-
É um filme avi de um inversor Yaskawa
Grato Gilii,
Engraçado vou tentar abrir com outro programa, pois aqui abriu automaticamente com o windows, mas apenas o som, a imagem ficou aquela aleatória de efeitos acompanhando o som.
Vai saber . . . hehehe!
-
Serrão, utilizei o DivX pra compactar o cara, perdeu a qualidade da imagem um pouco, mas aparece sim, deve ser falta de codec na sua máquina, tem outra coisa, tem 2 falando no fundo rsrsr, não prestem atenção o povo q num para de falar, nem na hora q esta testando rsrsr.
Meu pai achou em um ferro velho, não sabia que era, comprou para mim, estava sem o botão de liga-desliga, juntei os fios, depois que o Luiz Alvez através de um camarada dele me enviou o manual, liguei ele num motor de 3,5HP e ele rodou um tempo depois morreu rsrsrs, bom voltei a ligar ele num motor de 0.5HP rodou que é uma beleza, sobra inversor... Mas é analógico para 120Hz. Falta colocar um outro botão no potênciometro. Mas o bicho é parrudo...
-
Começando pelo Config
Nova tela, mas completa, porém só tela.
-
Esqueci de perguntar, falta algo ? O Luiz, já me deu umas idéias ?
Que vocês acham do config ? Mais algo que usa no dia a dia, mas só no config, não na tela principal, sem poluir...
Barusso
-
Eu ví que tem como inverter o sinal de direção...
Tem como inverter o sinal de passo?
Não estou seguro, mas há casos que é importante controlar o sinal de pulso para alguns integrados.
L297 pór exemplo tem uma necessidade que se não for cumprida, perde um passo cada vez que começa um movimento.
No final de um arquivo longo pode significar um problema.
-
Tem como inverter o sinal de passo?
Dúvida... Inverter o sinal de passo, seria envia baixo no lugar de auto ou seja, trocar ligado por desligado ? Em vez do pino 2 (EX) fica apagado sempre, quando vou executar o passo eu o ligo, seria ao contrário ?
Barusso
-
Acho que é isso mesmo - seria interessante poder controlar isso (talvez)
Dê uma olhada no datasheet do L297 por exemplo para ver qual a necessidade de sinal.
-
;D Parabens, ta ficando otimo em,,, a mesa vai ficar bem util com estes diametros, beleza beleza.... não esquece de postar os seus avanços com o projeto ok,,,, um abraço a todos.
-
;D Parabens, ta ficando otimo em,,, a mesa vai ficar bem util com estes diametros, beleza beleza.... não esquece de postar os seus avanços com o projeto ok,,,, um abraço a todos.
Opa, valeu, devagar e sempre rsrs, é para caber um chapa de acrílico.
Barusso
-
Gilii,
Coloquei em anexo, um EXE com a tela do config, fica mais fácil visualizar, não é vírus, só uma tela, clique na opção configurar do menu para aparecer o config.
Coloquei a opção de Segundos para ligar o spindle e Largura do Pulso em uS.
Lendo o Forum, encontrei o L297, mas não entendi se é 5uS ou 0.5uS ? uS é microSegundos ?
Barusso
-
Ta indo...
Vai uma prévia da tela.
Barusso
-
Agora tem a telas do F9, vai para.... MDI
Fica armazenandos os últimos comandos....
Barusso
-
As soldas feitas pelo meu cunhado...
Agora com pé....
-
Grandinha hein . . .
Vocês estão fazendo corte e dobra de chapas?
-
Grandinha hein . . .
Vocês estão fazendo corte e dobra de chapas?
Sim, tem 2 x 1,5 Metros, não sei a área útil ainda, sabe como é esses projetos de cabeça, no nosso caso, várias cabeças tendo idéias e projétos rsrsrs
Não, compramos as chapas, "mandamos/pagamos" para cortar numa CNC plasma e dobrar.
Dobramos de um forma, que as chapas praticamente se "encaixaram", coisa loka.
-
Interessante Baruso,
Saber que você utilizou corte a plasma. Gostou do resultado quanto as dimensões, de corte e dobras? Qual a espessura das chapas?
-
Saber que você utilizou corte a plasma. Gostou do resultado quanto as dimensões, de corte e dobras? Qual a espessura das chapas?
Serrão, não tenho as medidas exatas aqui, mas vou levantar e postar.
Vou no + ou - agora...
Pelo que me lembro a chapa tem 3,6mm aproximadamente, acho que era chapa 9.
Sim, ficaram muito bons os cortes.
As laterais tem 2metros, 6cm de dobra (6cm para cada lado).
Frente tem 1,5m, as orelhas(laterais aonde encaixou a outra chapa) e a parte de cima os mesmo 6cm, se não me engano 23cm de altura sem as dobras.
Mas tenho que confirmar esses dados, pois estou reescrevendo o DynaCNC3D para ela, não lembro das medidas das dobras.
Neste momento, fiz uma rotina para JOG e MDI, tecla F8 abre o Jog esc retorna, tecla F9 abre o MDI, ESC retorna, o MDI to fazendo com histórico temporário dos comando, usou a seta pra baixo volta o comando anterior.
Espero surpreender a todos com o novo soft + máquina hehehe.
Barusso
-
. . . Espero surpreender a todos com o novo soft + máquina hehehe.
Barusso
Mais ainda. Você quer dizer.
Grande abraço!
-
Mais ainda. Você quer dizer.
Grande abraço!
Que é isso, sou apenas um aprendiz dos pensadores do forum, como todos aqui, sempre gostei de fazer "armadas/engenhocas", mas o mundo da "CNC de verdade" é novo para mim, um dia espero chegar no nível de vocês, se num der rsrsrs, bem perto pelo menos.
Estou comparando meu soft com o TurboCNC DOSe o Mach3, lógico que ele perde rsrs, mas o avanço esta indo bem, estamos tentando desenvolver rápido/leve como o TurboCNC DOS e com toda a facilidade do Visual(Mach3).
Barusso
-
Grande Ibaruso
Agora está começamndo a tomar forma a maquinona.
Gostei da cara nova do programa, pena que hoje estou só com o Linux e não posso mais exercer a função de cobaia para te ajudar.
MAs pela maneira que voce está fazendo teremos bom resultados, tanto na construção da sua cnc como no seu programa.
Um Abraço
-
Linux e não posso mais exercer a função de cobaia para te ajudar.
Num vem fugindo não rsrsrs, assim que o sistema ficar pronto, mas pela minha experiência, nunca fica rsrss, vou redesenhalo pro Linux, ai vou precisar dos seus testes(méritos).
Obrigado pelo apoio e testes.
Aproveitando o gancho, lembro-me de uma frase que falaram no início e escutei várias vezes, "mais um programador" rsrs, como todoas aki do forum a teimosia reina e não desistimos nunca hehehe.
éle "L" Barusso hehehe
-
Senhores, help.
Em 1 segundo, cabem 200.000 5uS ?
Suponhamos que vou pulsar 5uS em alta e 5uS em baixa, seriam 200.000 vezes em 1 segundo ou estou louco ?
Barusso
-
... ou estou louco ?
Não tá louco mas a aritmética tá ruim ... ;D
1" = 1.000.000 us
5 us + 5 us = 10 us
1.000.000 / 10 = 100.000
-
... ou estou louco ?
Não tá louco mas a aritmética tá ruim ... ;D
1" = 1.000.000 us
5 us + 5 us = 10 us
1.000.000 / 10 = 100.000
Então o us ta certo, uffa, a é 5 + 5 verdade, marquei.
Mas 100.000 pulsos em 1 segundo, tem algum drive que guenta isso ?
-
Mas 100.000 pulsos em 1 segundo, tem algum drive que guenta isso ?
Sim, não é nada de extraordinário. Para um driver operando com micropassos 1:10 seria o equivalente a 20 kHz em passo cheio.
-
vou dar um pitaco...
se isso de colocar os "US"
Senhores, help.
Em 1 segundo, cabem 200.000 5uS ?
Suponhamos que vou pulsar 5uS em alta e 5uS em baixa, seriam 200.000 vezes em 1 segundo ou estou louco ?
Barusso
nem vou fazer a conta.. pois falta uma variavel..
o tempo perdido na rotina. (chamdo de tempo de máquina..
pode ser desprezivel.. mas com o acumulo.. em um avanço que leva uns 10 segundo.. esse sacumulo é um monte..
melhor não trabalhar tào na borda...
quando a gente programa pic.. aprende bem a considerar esse tempo de máquina.. que é uma resultande entre frequencia de operaçào do PIC.. e o tempo.. (S)
como disse pode ser um tempo desprezivel em uma unica instruçào..
mas num loop por exemplo.. isso se acumula.. e vira um erro enorme..
-
Sim, não é nada de extraordinário. Para um driver operando com micropassos 1:10 seria o equivalente a 20 kHz em passo cheio.
Saberia me dizer até quantos Hz vai a LPT1, ou isso só depende do processador ? Ou da máquina inteira ?
Barusso
-
nem vou fazer a conta.. pois falta uma variavel..
Opa Fábio Camargo, isso é importante, este tempo da máquina o Dyna já calcula(fiz um arranjo técnico), brincadeira a parte, valeu pela dica.
Estou redesenhado o cara, com cálculos separados para tempo da rotina e tempo do pulso, assim vou evitar perca de passo ou melhor vou tentar.
O que ta pegando é a melhor forma de fazer isso, entre velocidade/desempenho, não posso matar a máquina, já fiz uma função para roubar o processamento da Máquina para meu soft, já que o micro só terá esta função.
Barusso
-
Saberia me dizer até quantos Hz vai a LPT1, ou isso só depende do processador ? Ou da máquina inteira ?
A especificação original para o modo padrão é de 512 kbps, 1 Mbps pra EPP e 2 Mbps pra ECP. Pode variar muito dependendo da implementação específica.
-
A especificação original para o modo padrão é de 512 kbps, 1 Mbps pra EPP e 2 Mbps pra ECP. Pode variar muito dependendo da implementação específica.
Nesse meio tempo, fiz uma rotina pra achar a velocidade da máquina, ai saberei quanto implementar de velocidade.
É, 512K dá pro gasto rsrsr, obrigado.
Barusso
-
Grande LBarusso,ja tinha um tempão que não acompanhava seu projeto,vejo que está de vento em popa,PARABENS.Só que surgiu uma dúvida quanto ao tipo de PC que rodará o seu programa,ele vai rodar no Win,mas será na OS normal ou terá que ser um Windows "limpo"?Digo limpo assim,só o XP por exemplo,se for,outro dia eu exclui do PC o tal de Explorer,me lasquei,pois tem tanta dll amarrada em outros progs do Win que se voce apaga algum ele trava e tem que formatar.Então ele rodará como?
Abraços
-
Windows "limpo"?Digo limpo assim,só o XP
Então, estou sumido aqui do forum por este motivo hehe e também que no meu serviço o bixo pegou e estou muito ocupado e trabalhando nas madrugadas, sobrando pouco tempo para o desenvolvimento, infelizmente.
Sua pergunta é muito boa, pois o DynaCNC3D, roda desde win98 a win... mas temos o problema do multitarefa do XP e afins...
Como eu não tinha um drive bom, achava que a velocidade do Dyna tava boa, mas depois de montar as CNC3AX-M, e colocar lá uns motores emprestado do Luiz Alves, constatei que a velocidade pode ser maior.
Foi quando experimente o TurboCNC + Mach3, os dois rodam muito rápido.
Assim estou voltado para este assunto agora, já consegui velocidades altíssimas no Dyna também, porém, tenho o problema do windows sujo e estou perdendo um tempão nisso, pois vou "tentar" fazer o cara rodar assim, sem pipocar, lógico, XP sujo entende-se só o XP na máquina, sem tranqueiradas, msn... Caso não consiga, farei uma rotina para limpar o mesmo, mas isso só em último caso.
Achei umas paradas legal no estudo que estou fazendo sobre pivilégios, o qual posso tomar tudo para o Dyna, alias, quando estivar usinando, será só ele né, num vai usinar e jogar Need for Speed rsrs.
Bom, espero resolver esta pendenga logo, nossa máquina esta enrroscada também, o torneiro quebrou um fuso nosso, bem o de 2metros...
Barusso
-
A outra coisa, tivemos um problema sério com os drives da máquina, estamos aguardando o fornecedor dos mesmo nos dar uma resposta, até o momento ele não respondeu, espero que responda logo. Assim que ele resolver nosso problema, fica mais fácil...
-
Senhores(a)s,
Olha eu torneando sem torno
Barusso
-
É isso aí, Barusso, tem que ser criativo.
Boa solução!
-
Boa solução!
Serrão
Geralmente a melhor solução é a unica que temos hehehe.
Barusso
-
Senhores, estamos apanhando de uma Castanha X Fuso.
Quando compramos os 2, vieram separados, não sei como vem, pois é a primeira.
Bom, pedimos pra tornear as pontas, agora pra colocar a castanha, os acinhos caem, na dúvida, parei.
Qual a solução mais prática nesse caso ? Colocar Graxa ? Pode ?
Voltei o caninho q venho dentro dela...
Barusso
-
Barusso,
O correto seria encostar o tubo (com a castanha nele) na ponta do fuso, e ir girando a castanha de forma que ela rosqueie no fuso.
Ao final o tudo fica solto e a castanha completamente inserida no fuso sem que nenhuma esfera caia fora.
-
O correto seria encostar o tubo (com a castanha nele) na ponta do fuso, e ir girando a castanha de forma que ela rosqueie no fuso.
Então, o problema que torneamos e agora o "caninho" que tem dentro, para na ponta do fuso torneado, e até chegar na rosca, sobra espaço pros acinhos cairem, alguém tem uma idéia ?
Barusso
-
Barusso,
Não sei quais as medidas, mas normalmente o cano passa pelo diametro torneado no fuso referente ao apoio dos rolamentos, e encosta bem na face onde começa a rosca.
Se não encaixa, provavelmente o torneamento não obedeceu alguma medida padrão de usinagem sugerida pelo fabricante do fuso...
Talvez, se você colocar a castanha de pé dentro de um recipiente, como uma bandeja plástica, e untar com graxa o interior da castanha, e depois recolocar as esferas consiga (com cuidado) recolocar o fuso sem deixar cair as bolas...
-
Se não encaixa, provavelmente o torneamento não obedeceu alguma medida padrão de usinagem sugerida pelo fabricante do fuso...
... e untar com graxa o interior da castanha, ...
Pode ser, mas não temos esta informação do fornecedor, ou não nos atentamos ou o fornecedor não nos avisou, quando compramos, falamos mais de 1 vez para o fornecedor que somos leigos no assunto, não é desculpa isso, mas seria um diferencial o fornecedor dar umas dicas né ou mandar as castanhas já no eixos, essas coisas de bom relacionamento...
Vamos tentar colocar craxa, sem derrubar...
Barusso
-
Barusso,
Não quero entrar no mérito da questão e nem defender ninguém nem dizer que este ou aquele está errado, mas eu noto que em muitos casos o fornecedor não fala muito porque se falar demais soa como se ele estivesse tentando complicar demais a coisa.
Noto por mim - sempre que tento ajudar explicando bem o que acontece, perco o serviço porque eu sou tirado como "chato" ou complicado...
Muitos fornecedores não se dão ao trabalho de tentar entender o que o cliente quer, ou simplesmente fazem o que o cliente pede porque ele assume que o cliente saiba o que está fazendo, mesmo declarando que não sabe...
Outro ponto que acontece é que o custo para fazer a coisa como se deve pode ser alto, então se o cliente não quer gastar, normalmente compra algo ou serviço que na realidade não lhe serve, seja porque ele acha caro e não investe em todas as partes necessárias, seja por desconhecimento ou mesmo por achar que ele é mais "esperto" e vai fazer de forma mais econômica...
Cansei de refazer usinagens de fusos onde os compradores apesar de terem sido avisados de alguns detalhes, pediram para fazer a usinagem do jeito deles - e quebraram a cara...
Já ví fornecedores de fusos recusarem a feitura de usinagens erradas, mas também ví fornecedores pedirem um desenho ao cliente - se o cliente manda fazer errado, sai errado... simples assim.
-
normalmente aqui, eu torneio o encaixe do rolamento com 15mm e em seguida a rosca M14, isso para um fuso de 20mm. o cano passa por todos e encosta na face; na entrada da rosca.
-
Gilii, sempre tem dois lados uma história mesmo.
Quanto a custo, acredito que enviar as castanhas já colocadas não teria custo ?
Não sei se comentei, mas compramos 3 fusos, o maior de 2M, tivemos que comprar novamente, pois o nosso torneiro colocou o fuso, foi atender e o seu funcionário deu partida no torno, com mais de 5000 rpm, e o fuso ou metade dele saiu voando..., logicamente que compramos outro, mas o torneiro pagou o estrago ou melhor não cobrou o seriço que dei na mesma e colocou culpa no funcionário hehehe, porém ele torneou os outros sem problemas.
Bom pessoal, entramos em contato com o fornecedor e o mesmo se prontificou a colocar as castanhas.
Solicitou que enviemos os fusos e castanhas para ele e depois ele devolve colocado, nem tudo esta perdido.
Barusso
-
se fica folgado, faça uma bucha! acho que gasta menos do que enviar as peças para o fornecedor.
abç
-
Acredito que o problema, é que as esferas já cairam.
Mas se o problema foi o tubo, não era possível e fácil trocar o tubo por outro que encaixasse?
-
Acredito que o problema, é que as esferas já cairam.
Se caiu, mas não perdeu nenhuma, é só recolocá-las no lugar
Se perdeu alguma, babau...
-
Se perdeu alguma, babau...
Não perdeu não, tomamos cuidado...
-
se fica folgado, faça uma bucha! acho que gasta menos do que enviar as peças para o fornecedor.
abç
Então, não temos torno hehe, mas ficou uma medida muito boa, o tubo não entra no eixo(parte torniada) mas sobra pros acinhos cairem hehehe.
Se ficasse a mesma medida né, dava certo, mas descobrimos isso agora..
Barusso
-
Então, o problema que torneamos e agora o "caninho" que tem dentro, para na ponta do fuso torneado, e até chegar na rosca, sobra espaço pros acinhos cairem, alguém tem uma idéia ?
Idéias todo mundo tem, nem sempre se aproveita, mas aí vai uma:
e se engrossar a parte torneada com fita adevisa, ou alguma outra coisa, de modo que fique no diametro do tubo?
Fabio
Noto por mim - sempre que tento ajudar explicando bem o que acontece, perco o serviço porque eu sou tirado como "chato" ou complicado...
melhor não explicar isso eu aprendi também a um bom tempo. Se explicar não faz o serviço. Infelizmente tem gente que prefere o servico (muitas vezes mal feito) mas de quem simplesmente diz que faz sem explicar nada (até porque tem gente que nem sabe fazer, quanto menos explicar). Aqui desistimos de explicar como vai ser feito o serviço, senão nós teriamos que apenas dar informações e ficar sem o serviço e seus honorários.
-
Senhore(a)s.
Desenvolvi um novo drive de pulso(soft).
Se alguem puder testar para mim, eu já agradeço.
Ele é bem simples.
Tem 2 caixa para preencher valores, uma de micropulso e outra de quantidade de pulsos e 1 botão Teste Pulso, se clicado, vai gerar pulsos no pino 2 e o pino 3 ficara acesso direto.
Na configuração que esta é muito rápida ou seja, Quando clicar, ele vai gerar 15000 pulsos a cada 112 microsegundos, provavelmente os motores vão ocilar e não rodar pois esta sem rampa.
Porém gostaria que alguém testava, com intervalos maiores, por exemplo 1000 em microsegundos.
Isso quer dizer: ao apertar o botão de Teste Pulso, vai pulsar 15000 vezes a cada 1000 microsegundos.
Por favor, me digam se fica estável, se vibra e não roda, ou se roda até ??? Caso alguém consiga menor que 112 microsegundos, vixi ai é bom, segue o anexo. Só descompactar e executar, sem instalar nada, bom tem q ter um drive e um motor ligado rsrsr.
O teste que fiz, foi no windows XP.
Obrigado Barusso
-
Barusso
Eu testei aqui e consegui chegar no 300, abaixo disso não vai
-
Barusso
Eu testei aqui e consegui chegar no 300, abaixo disso não vai
Obrigado Lolata mais uma vez, ta sem rampa de aceleração, dessa forma ele dispara de uma vez, assim num tem motor q arranca rsrsr.
Mas rodou legal ou ficou "quadrado" ? Digo, fora da frequência ou rodou uniforme o motor ? Você rodou no Win98, XP, 2000, vista ? Hehehe, ta eu fazendo as perguntas...
Barusso
-
Barusso
É claro q tem que fazer as perguntas, vc é a parte mais interessada, hehehehhhe
Achei que o motor rodou "Quadrado" meio brigando com ele mesmo, e a velocidade comparando com minha maquina foi baixa, tipo algo em torno de uns 700mm a 1000mm/min.
Opa, Editando...
Rodei no XP.
-
rodou "Quadrado" meio brigando com ele mesmo..
700mm a 1000mm/min...
Rodei no XP...
Nossa, nunca tive uma resposta tão rápido hehehe, obrigado.
É imaginei q ficaria um pouco quadrado nesse exemplo, por não alocar memória pra ele...
É, dá uns 3,5Khz essa velocidade, sem rampa, pode vibrar mesmo...
Dos Win, XP é o "melhor"...
Obrigado de novo...
Se alguém mais puder perder microsegundos do seu tempo eu agradeço, pois meus drives estão lá no barracão dos meus cunhados ai....
Barusso
-
Para quem gosta de antiguidades... Segue a mesa na sala do meu pai...
-
lbarusso, teria como vc diminuir o tamanho das fotos? se eu que tenho conexão de 1Mb ja demora alguns segundos para abrir as fotos, imagina quem usa conexão discada?
Att:
Jost Dayan
-
imagina quem usa conexão discada?
Att:
Jost Dayan
Opa Jost, dia...
A sim, vou me lembrar de diminuir na próxima, agora mesmo para te responder o site ficou pensando, pensando... e demorou um monte, as vezes ele ta meio lento, isso com foto grande não é uma combinação boa...
Valeu
Barusso
-
Barusso
Eu aqui uso o Xp e ele tem um recurso muito bom para redusir foto, não precisa nem abri-las.
Ex. Voce seleciona as fotos desejadas, clica com o botão direito e Enviar para destinatario de correios, o XP te dá a opção de diminuir as fotos p/ mandar, voce aceita, ai ele já abre o e-mail com as fotos anexadas em um tamanho ideal para posta-las, é só copiar essas fotos e colocar em sua pasta, sem o minimo de trabalho em diminuir seu tamanho.
Um abraço
-
Eu aqui uso o Xp ...
Opa Lolata, conheço esse recurso, muito bom mesmo, tenho também o ImagemConvertes Plus que faz isso sozinho, sem ter que abrir também... Mas informação sempre é bom ter e repassar.
Achei que o pessoal ia gostar das fotos rsrsrs, mas chamou mas atenção o tamanho das mesmas hehehe.
Barusso
-
Idéias todo mundo tem, nem sempre se aproveita, mas aí vai uma:
e se engrossar a parte torneada com fita adevisa, ou alguma outra coisa, de modo que fique no diametro do tubo?
Fabio
Cientista13, você é o cara...
Depois de não sei quantos dias, meses talvez, achamos um tempo para voltar a mexer na máquina e ontem com algumas cervejas terminamos o eixo X, sim, sua idéia simples da fita isolante caiu como um "luva" rsrsr, medimos o caninho, enrrolamos o eixo com a fita até a medida e boa, não caio nem um acinho.
Obrigado pela dica, neste nossa caso, uma boa idéia valeu muito mais que muitos posts discutindo o acontecido, então serve como lição pra todos nós, ir direto ao problema e tentar resolver da maneira mais simples possível, sem bla bla bla rsrsrs
Bom pessoal, agora vamos essa semana pro Y, estou devendo as medidas e mais fotos, mas como foi meio no susto ontem rsrs e lá num tem câmera... mas vou levantar esses dados.
Mas como todos querem ver a "bagaça" ir pra frente e pra trás, ligamos a furadeira no eixo , sei q não é aconcelhável, mas... foi muito massa.
Barusso
-
A retomada...
Muitos.... e muitos dias depois...
Segue as fotos da pepita... Estamos trabalhando de noite, foi o único horário rsrsr
Barusso
-
Estamos trabalhando de noite ...
Já vi máquinas CNC para confeitar, mas máquina pizzaiolo é a primeira que vejo ... o resultado parece saboroso ... ;D ;D ;D
Esse suporte em acrílico ... não sei não ... tá bonito, mas ...
-
Esse suporte em acrílico ... não sei não ... tá bonito, mas ...
Dia Jorge,
Então, compramos os caninhos e parafuso para prender o motor, mas o mancal ficou um pouco gordo ai os canihos que não sei o nome pegava neles, temos que tirar um pouco do tecnil, ai tivemos essa idéia, como não temos chapas de ferro lá na firma, mas tinhamos acrílico 15mm, pensamos, será ?
Vai a pergunta, será que alguém já utilizou ? Guentou ? Que medida era ? O nosso é 15mm...
O que você acha ?
Barusso
-
Bom Dia Barusso.
Parabéns pela grande criança, ta muito legal.
Como ficou a rigidez da extrutura com esses rolamentos lineares abertos? Não perdem em nada para os fechados?
Que tamanho tem a maquina?
obrigado.
Tomás
-
Como ficou a rigidez da extrutura com esses rolamentos lineares abertos? Não perdem em nada para os fechados?
Que tamanho tem a maquina?
Tomás, a primeira vista ficou bom, mas não colocamos para rodar ainda, todos os parafusos só chegaram, nenhum foi apertado, pois ainda esta em construção, vai dar para saber mesmo na hora dos trancos, ela livre, rodando com a mão ficou bem firme...
Já me perguntaram uns posts passados e eu não tinha respondido, mas ontem eu lembrei de medir denovo(ficou muito tempo parada rsrs) 2m por 1,5m.
Jorge, a Pizza chegou eras umas 21hs pra 3 barrigudos + uma Coca 2Lts, quase num deu rsrsr, sabe como é né, precisamos de energia nessas horas...
Barusso
-
... uma Coca 2Lts, quase num deu ...
Credo ! Eu abandonei as drogas pesadas ainda na adolescência ... ;D ;D ;D
-
Dia, mas uma noite bem trabalhada...
Segue o primeiro teste com o eixo X, reparem no suporte de acrílico.
Coloquei um desenho para usar o X um monte... Velocidade de 1000 mm
Ontem consegui chegar mais rápido que isso, mas, esta livre e em testes... Esquentou um pouco o motor, até quanto o motor esquenta ? dá pra colocar a mão ? não tenho medidor de calor lá, como a mão da pra saber ?
O que acharam ?
Barusso
-
Um método nada ortodoxo é colocar a mão no motor - quando não conseguir deixar a mão por um tempo curto - entre 5 e 10 segundos - o motor deve estar perto de uns 60°.
-
Nobre colega Lbarusso.
Show de bola a sua máquina.
Mas se me cabe um comentário, não está achando que ela merece um motor maior?
Com certeza terá um rendimento bem melhor.
Outra maneira nada ortodoxa de saber se está muito quente, pingue uma gota de água na carcaça do motor.
Se ferver, está acima dos 90º. eehehehehe
Se não ferver, ainda dá para tocar.
Abraços.
Rubens
-
o motor deve estar perto de uns 60°.
Gilii, antes de perguntar, procurei...
O motor é esse de 18, ligado como Unipolar vai para 13K se não me engano...
http://www.actionmotors.com.br/shared_sm18-b7sq-d.pdf
Uso a CNC3M plaquinha separada..., o motor é 3A, então deve ir até 0,30 na regulagem, mas comecei com 0,20 e fui subindo até 0,26 para os testes...
Quanto a pegar no motor, sa para segurar nele sem queimar a mão, só esquentou, apropósito 60º é muito ? até quanto ele pode ir sem danificar ?
Obrigado.
Barusso
-
Show de bola a sua máquina.
Mas se me cabe um comentário, não está achando que ela merece um motor maior?
Outra maneira nada ortodoxa de saber se está muito quente, pingue uma gota de água na carcaça do motor.
Se ferver, está acima dos 90º. eehehehehe
Rubens,
Obrigado, demorou anos, mas ta indo...
Cara, não sei sobre a rentabilidade do motor, isso só vocês ou os testes vão me dizer, quando compramos no ano passado era pra outra máquina menor, mas demorou, já montamos uma maior, agora vamos fazer os testes...
Acabei de perguntar pro Gilii o limite de temperatura do motor.. é 90º, sério de pingar ? rsrsr
Barusso
-
Os motores tem isolação que suportaria temperaturas entre 50 e 60° acima da ambiente - é BEM quente...
-
bacana a maquina. Eu sempre pensei em fazer uma maquina de portico movel, com eixo Y de 1000 mm , mas sempre pensava na questão do efeito gangorra quando a maquina tivesse usinando na lateral da mesa.
Apenas um fuso central com essa largura toda não é pouco? não irá causar
um retardo no movimento em relação a distancia da fixação da porca do fuso do eixo X e o motor de corte?
faça um teste ai, segure um lado do portico e movimente o fuso pra ver o que acontece.
abrç
-
faça um teste ai, segure um lado do portico e movimente o fuso pra ver o que acontece.
Dia, fizemos sim este teste, mexeu sim um pouco no começo(efeito gangora), mas depois que apertamos os parafusos parou, mas ainda não colomos os parafusos travando os eixo do Y, lá ta tudo solto, mas caso isso ocorra, vou aumentar a distancia dos rolamentos (pRano B), mas se ocorrer.
Valeu...
-
é 90º, sério de pingar ? rsrsr
Já consegui medir 72º nos meus motores e continuaram a funcionar.
Usei um termometro de contato, e a máquina está em um local bastante quente (mais de 32º).
Quanto a pingar uma gota de água, foi uma brincadeira que dá certo, pois a água ferve (evapora) proximo dos 90º, então é só uma dica.
Mas imagino que o motor não chegue a essa temperatura (pelo menos não deveria).
Abraços.
Rubens
-
Quanto a pingar uma gota de água, foi uma brincadeira que dá certo, pois a água ferve (evapora) proximo dos 90º, ...
Não querendo ser preciosista, mas acho que vale comentar:
A temperatura de ebulição da água é função da pressão atmosférica, é de 100 oC ao nível do mar, 97,5 oC aqui em Sampa. Para ferver a 90 oC a altitude deveria ser de 2.800 metros ...
Não é lá muito correto colocar evaporação como sinônimo de ebulição, são fenômenos distintos ...
A evaporação ocorre mesmo às temperaturas ambientes normais, bem abaixo de 90 oC ...
-
Este final de semana vou levar o multimetro, ele mede temperatura, vamos ver...
Ventuinha da fonte do micro serve para esfriar os motores ? Tem resultado bom ? Resolve algo ?
Barusso
-
Barusso;
Eu nesse tempo de cnc, aprendi o seguinte, se voce consegue encostar o dedo no motor, ele não está tão quente assim
-
Olá Barusso;
Parabéns pela máquina, mas eu gostei mais do arquivo (passa ele pra mim), eh eh eh...
Abraços.
-
Barusso;
Eu nesse tempo de cnc, aprendi o seguinte, se voce consegue encostar o dedo no motor, ele não está tão quente assim
Vixi, ficou umas 2 horas indo pra frente e pra tras, eu tinha só 2 artes, uma do palmeiras q fiz e outra que você me enviou rsrrs e deu pra colocar a mão belezinha...
Mas obrigado pela dica, isso é importante, vai que queima o motor e fica + 2 anos parada, vixi rsrsr
-
(passa ele pra mim), eh eh eh...
Valeu MarcOmartim, lógico, tamos aqui para compartilhar, vai minha arte e a que o Lolata me passou e olha que o Lolata gosta dessa arte heim rsrsr.
Segue
Barusso
-
Valeu!!!
Brigadão.
-
Ontem a noite fisemosa única arte que tenho em tamanho acima de 18cm, que era o máximo do meu protótipo, foi a arte que o Lolate enviou, infelizmente esse teste vai ficar parado por um bom tempo....
Segue a foto da máquina montada e os 3 eixos prontos, falta alinhar e trocar o Z, mas como não tinha mais alumínio, fizemos com chapa de ferro que tínhamos, mas o motor ficou muito baixo, com isso ele vibra, assim que chegar os alumínos, vamos fazer um mais nas medidas...
-
Era para ser em peróba, mas só tínhamos acrílico (retalho), então foi o teste...
A velocidade ficou baixa para testarmos, foi bem, jogou cavaco longe... rsrs
-
Ibarusso
Imagino a felicidades de ver a maquina fazer esse trabalho, o quanto voce batalhou, mas o resultado está ai.
Parabens pela maquina, ficou um Show.
Agora falta voce me dizer se já está rodando com sistem apropio.
Um abraço
-
Agora falta voce me dizer se já está rodando com sistem propio.
Obrigado Lolata,
É foi um longo percuso rsrs e bastante tempo, mas tá ai, mas estamos aprendendo muito com ela ainda, questão de velocidade e tamanho...
Esta é uma boa pergunta, não é o nosso sistema ainda, o motivo é simples e prático, como ainda esta em testes e ajustes, como saber o que esta errado ? A máquina ou o Software ? Então na dúvida, vamos deixar a máquina 100% com o Mach3, após isso ai sim entraremos com o DynaCNC, ele foi projetato em um protótipo de 18cm2, agora vou redesenha-lo para 2m2 hehehe.
Obrigado pela ajuda de todos.
-
Pessoal, desculpem meu afastamento, mas tem um cara ocupando todo meu tempo, inclusive nas madrugadas.
Meu filho nasceu no dia 11/01/2010, quanto 1 rsrrs
Assim que eu me adapitar a não dormir e conseguir equilibrar o tempo, volto ao forum, mas já estou me acostumando, mais algumas noites e boa rsrs
Segue a foto do Murilo.
-
Parabéns ao Pai fresco (e à mãe heroína é claro) e que o Murilo seja muito bem vindo e bem sucedido daqui para frente ! :)
-
Parabéns ao Pai fresco (e à mãe heroína é claro) e que o Murilo seja muito bem vindo e bem sucedido daqui para frente ! :)
Obrigado, se é, aguentar a bacunça que faço não é fácil, mas ela quiz mesmo assim, vai entender as mulheres rsrsr.
Deus te ouça...
-
Olá Barusso;
Parabens! Desejo que o garotão cresça com muita saúde.
Abraços.
-
Meu filho nasceu no dia 11/01/2010 ...
Parabéns ! Boas-vindas ao Murilo, a quem desejo o melhor de tudo, vida longa, saudável e próspera !
-
Obrigado Marco, Obrigado Jorge.
Sim a saúde é o mais importante, com saúde a gente pode sujar eles de craxa rsrsrs encinar os arranjos técnicos...
-
Parabens Barusso.
Muita saude e felicidades ao Murilo.
-
. . . Murilo!
" Muito dinheiro no bolso, saúde prá dar e vender!"
Bem vindo apenas ao mundo, não! Bem vindo ao Brasil!
Oxalá que você realize os seus sonhos. Você acertou, veio ao lugar certo, na hora certa!
Parabéns ao papai Barusso. ;)
-
veio ao lugar certo, na hora certa!
Obrigado, se veio... rsrs.
Obrigado também Alebe.
-
Avião (catavento).
Segue no anexo.
Barusso
-
UpGrade na máquina.
Devagar... devagar estamos melhorando a máquina.
Trocamos o inversor analógico que ia até 120Hz por um Digital novo que vai até 500Hz
Trocamos o motor de 0.5Hp original, por um de 0.75Hp, alinhamos, trocamos rolamentos e add uma ventuinha externa.
Segue as fotos.
Barusso
-
Avião (catavento).
Segue no anexo.
Barusso
Barusso,
Você tem a receita de bolo deste avião?
Carlos
-
Você tem a receita de bolo deste avião?
Cara, essa armada ai é do meu pai (Seu Lupércio).
Mas são leds de luz intensa (leds vermelhos fortes rsrs), com um dinamo de bicicleta, um redutor ao contrário para aumentar os giros, verro velho e tempo disponível rsrs.
A idéia dele é coloca na entrada o sítio, hj na entrata já tem um placa que gira com o vento escrito o nome do sítio, faz o maior "susseso" com os amigos dele.
Barusso
-
Barusso,
Muito legal, conheço os dinamos de bicleta.
Quanto eu era pequeno na idade e no tamanho utiliza um desses em minha BIKE, mas quase morria de tanto fazer esforço para pedalar com a luz ligada.
Pergunto, como ele resolveu esta questão do dinamo estar fazendo carga e não pesar para a hélice girar.
Agora é show mesmo esta ideia dos Leds, meus parabens ao seu Lupércio.
Um abraço,
Carlos
-
quase morria de tanto fazer esforço para pedalar com a luz ligada.
Essa é uma boa pergunta, também usei uns desses e pesa, vou dar umas perguntadas pra ele pra ver se eu descubro o pulo do gato rsrsr
Bom, na minha bike eu usei relé + imã e deu certo, não pesa, mas não gera muita energia, mas acende os leds, ele conhece isso também, agora que você tocou no assunto pode ser isso, como eu só filmei, quando postei aqui, descrevi a idéia inicial, mas sei não, to apostando no relé + imã.
Barusso
-
Pessoal, um teste com retalhos.
Utilizei o soft Gear que o pessoal postou aqui no forum pras engrenagens só para testar...
Ganhei um "morsinha" do meu pai, ficou com dó de mim, pois lá em casa num tem nada rsrsr, bom da pra prender parafusos nela...
Ele comprou um alicate no ferro velho que corta arame de aço numa facilidade, segue as fotos...
Barusso
-
Ainda não achei uma balança para medir torquee de um motor, roda dágua...
Porém esses dias achei na rede uma cara que fez e filmou, muito legal...
Barusso