Como funciona a função RAMPA ?
Na minha forma de ver a rampa de aceleração (e frenagem) é um valor de tempo que descreve uma variação de frequencia na geração de pulsos que movem o motor.
Na máquina, temos a velocidade máxima de um eixo.
O tempo que demora para o eixo sair de velocidade zero para a máxima é a rampa de aceleração (e de frenagem) - quanto menor o tempo, mais abrupta a aceleração, ou mais vertival a rampa, e vice-versa.
Por Eixo ?
Sim - com certeza independente
Se selecionada, todo o passo terá rampa ou melhor todo começo da máquina ?
Acho que nem deve ser opcional,mas obrigatório! e não é relacionado a um passo, mas a um periodo de tempo.
Tipo vai de 0 a 100, a rampa começa do zero e blz, mas quando for curva, são várias retas para formar uma curva ai a rampa deixaria o sistema lento ?
Aí eu penso que vai depender de como seu sistema "vê" e interpreta os movimentos.
Se as curvas são geradas por uma miríade de retas, seu sistema estará restrito às acelerações possíveis em cara reta, o que não acho muito producente.
Na verdade penso que vai depender de como seu sistema cria os movimentos e os transforma em frequencia.
Ou só usa rampa na navegação e não no corte ?
Rampa de aceleração e frenagem SEMPRE aparece em qualquer tipo de movimento no início e final, seja manual, automático, rápido ou lento, reto ou em curva.