Viva Luis,
em primeiro lugar quero dar-te os parabéns pelas máquinas que tens aqui mostrado, são realmente bons trabalhos e sem dúvida uma inspiração para quem, como eu, está a começar nestas andanças.
E em segundo lugar, quero chatear-te com algumas perguntas eheh. Reparei que nesta última máquina estás a utilizar correias sincronizadoras (pelo menos vi as polias nos fusos), só não sei se estás a utilizar alguma redução, ou está mesmo 1:1. O que achas do resultado, em comparação com os acoplamentos directos do motor ao fuso? Principalmente em termos de possiveis folgas na transmissão, comporta-se tudo da mesma maneira?
Em relação á estrutura do pórtico em aço, para além dos cortes, também os furos são logo feitos (ou pelo menos marcados) pela maquina de corte laser, ou fazes essa marcação e furação depois, já com as guias, etc?
Fiquei muito interessado nessa estrutura, porque é para mim uma das maiores preocupações (em termos de resistência e de tolerâncias), até já tinha decidido não recorrer a um serviço desses por causa do preço, mas tenho de considerar investir... Sou do algarve, e cá esses serviços têm preços brutais, será que me podias indicar o nome da casa onde mandaste fazer essas peças? Possivelmente não devem enviar por causa do peso, mas nunca se sabe...
Pronto, não te massacro mais (por agora eheh). Mas hei-de colocar mais algumas questões, porque embora já tenha pesquisado muito neste forum, há sempre alguns detalhes que suscitam dúvidas, e quem melhor para esclarecer do que quem faz o trabalho bem feito (como muitos outros membro por cá, como é obvio).
Muito obrigado, um abraço.
Rui