Autor Tópico: Projeto psm  (Lida 6835 vezes)

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Offline F.Gilii

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Re: Projeto psm
« Resposta #30 Online: 17 de Novembro de 2008, 08:05 »
Mas até agora eu entendi que a maior preocupação é se 100 kgf.cm são suficientes para pelo menos mover os eixos X e  Y.
Veja - vai depender da estrutura que deverá ser movimentada, das inércias mas o mais importante, vai depender da forma de aproveitar a força gerada pelos motores...

Normalmente os fusos nos oferecem o que chamamos de "vantagem mecânica", pois são reduções naturais.
Os fusos de esferas recirculantes são os que apresentam as menores perdas, mas em compensação são os mais delicados nas montagens justamente para garantir esta eficiência.

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O passo pode ser 5 ou 10, e eu , do alto da minha ignorância, estou inclinado a optar por passo 10, já que os drivers que vou utilizar me possibilitam micro passo . . .
Pode ser uma boa alternativa sim, mas ainda depende da estrutura - é por isso que eu disse em algum lugar que se faz primeiro a estrutura, para depois de avaliá-la, determinar a motorização...

Offline F.Gilii

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Re: Projeto psm
« Resposta #31 Online: 17 de Novembro de 2008, 08:08 »
Veja aqui uma idéia de acionamento com fuso longo:
http://www.guiacnc.com.br/forum/index.php/topic,2883.0.html

psm

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Projeto psm
« Resposta #32 Online: 18 de Novembro de 2008, 00:00 »
Fabio,

Eu já li/estudei o suficiente para saber que o uso da porca rotativa permite o uso de velocidades extraordinárias, além de outros benefícios, e que o futuro está sendo buscado nessa direção. Só não levei o meu projeto nessa direção pela ignorância e pela impossibilidade de buscar uma solução THK ou HIWIN aqui por nossas bandas.
E agora ela me cai aos pés.
Estou considerando a possibilidade de mudança, mas sem muito entusiasmo ainda. Mas já estou trabalhando na modificação para gerar um novo projeto.
Sobre o spindler, me manda um e-mail, por favor. Senão na próxima visista a minha sogra vou parar em Atibáia.

Offline F.Gilii

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Re: Projeto psm
« Resposta #33 Online: 18 de Novembro de 2008, 07:57 »
Eu já li/estudei o suficiente para saber que o uso da porca rotativa permite o uso de velocidades extraordinárias, além de outros benefícios,
Então para que fique bem claro:
A GRANDE vantagem neste tipo de acionamento está no modo de acelerar a carga, pois diminui-se um pouco a inércia, mas a velocidade não depende dessa inércia...

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Só não levei o meu projeto nessa direção pela ignorância e pela impossibilidade de buscar uma solução THK ou HIWIN aqui por nossas bandas.
Bem - consulte por algum tipo de fretamento, uai... :)

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E agora ela me cai aos pés.
Cuidado - em oficina use sapato de segurança com bico de aço...

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Estou considerando a possibilidade de mudança, mas sem muito entusiasmo ainda.
Sim - pensar é o melhor remédio...

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Sobre o spindler, me manda um e-mail, por favor. Senão na próxima visista a minha sogra vou parar em Atibáia.
Se vier por estas bandas, terei o maior prazer em te receber...

Offline C N C N o w !

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Re: Projeto psm
« Resposta #34 Online: 18 de Novembro de 2008, 08:43 »
A GRANDE vantagem neste tipo de acionamento está no modo de acelerar a carga, pois diminui-se um pouco a inércia ...

Hum ...  tá, a inércia é reduzida, o que é uma vantagem, vantagem que pode ser grande, a depender da configuração específica, mas aos meus olhos a maior virtude é que evita-se o efeito chicote, a oscilação do fuso, que é o maior obstáculo ao emprego de fusos longos e que obriga a utilização de fusos de grande diâmetro ...

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... mas a velocidade não depende dessa inércia...

Hum ... Depende de que velocidade consideramos ... se falamos da velocidade máxima, é verdade, mas é bom lembrar que a velocidade máxima é de importância bem menor do que frequentemente se atribui a ela ...

Para a esmagadora maioria dos casos, a velocidade de usinagem importa muito mais, é o que vai determinar quanto tempo é dispendido na realização de uma tarefa e aqui importa muito mais a aceleração, que é função da inércia e da potência disponível ...

Offline F.Gilii

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Re: Projeto psm
« Resposta #35 Online: 18 de Novembro de 2008, 09:22 »
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evita-se o efeito chicote, a oscilação do fuso, que é o maior obstáculo ao emprego de fusos longos e que obriga a utilização de fusos de grande diâmetro ...
Claro - falha minha ao não ter comentado isso...

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Depende de que velocidade consideramos ...
Sim, e neste caso específico, me referia aos motores que o colega já tem, e que é um nosso velho conecido pela suas características de lentidão. (lentidão esta, relativa é claro)

Offline YRD

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Re: Projeto psm
« Resposta #36 Online: 18 de Novembro de 2008, 09:55 »
Depende de que velocidade consideramos ...
Sim, e neste caso específico, me referia aos motores que o colega já tem, e que é um nosso velho conecido pela suas características de lentidão. (lentidão esta, relativa é claro)
[/quote]
Opa, como assim relativa  :o  ::) qual a referência ?

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Re: Projeto psm
« Resposta #37 Online: 18 de Novembro de 2008, 09:59 »
Opa, como assim relativa  :o  ::) qual a referência ?

Outros motores, por exemplo.

psm

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Projeto psm
« Resposta #38 Online: 18 de Novembro de 2008, 10:43 »
He, he, he, . . .

Espera-se mesmo que relativamente a outros motores, e não a uma maçã, ainda que em queda livre ( cheia de movimento ).

E em assim sendo, ao consultar o "datasheet" de um motor de passo de oito fios, quais parâmetros e como devo interpretá-los?

O que leva um motor de 100 Kgf.cm e oito fios (quatro fases) ser mais rápido que um motor de 100 Kgf.cm e oito fios (quatro fases)?

O que vai definir a velocidade de um motor, imagino eu, é a freqüência de passo  que a controladora pode gerar. E a da máquina definimos primeiro o número de revoluções possíveis fazendo (no caso de motores  de 1,8º) (freqüência de passo / (200 * micro passo usado)), o que nos dará o número de revoluções por segundo, e multiplicando essa quantidade de revoluções por segundo pelo passo do fuso teremos então a velocidade da porca em mm/segundo e que se dividirmos por 1000 e multiplicarmos por 60, teremos a velocidade em metros por minuto.

Certamente existem motores com as mesmas características mas com desempenhos diferentes. Como identificar e mensurar isso?

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Re: Projeto psm
« Resposta #39 Online: 18 de Novembro de 2008, 11:09 »
He, he, he, . . .

Espera-se mesmo que relativamente a outros motores, e não a uma maçã, ainda que em queda livre ( cheia de movimento ).

É a gozação foi boa mas a coisa é menos óbvia do que parece ... o relativo pode referir-se a outras aplicações, outras configurações como fusos versus cremalheiras, etc ...

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E em assim sendo, ao consultar o "datasheet" de um motor de passo de oito fios, quais parâmetros e como devo interpretá-los?

O mais importante, quase sempre, é avaliar a curva de torque vs velocidade. Outros parâmetros de grande interesse e importância são a resolução, número de fases, tensão e corrente nominais, indutância, dimensões de eixo e carcaça e número de fios, não necessariamente nesta ordem.

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O que leva um motor de 100 Kgf.cm e oito fios (quatro fases) ser mais rápido que um motor de 100 Kgf.cm e oito fios (quatro fases)?

O circuito magnético, essencialmente, todas as outras condições sendo iguais.

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O que vai definir a velocidade de um motor, imagino eu, é a freqüência de passo  que a controladora pode gerar.

Não. Não apenas isso. A esmagadora maioria dos drivers e progs pode gerar frequências mais elevadas do que os motores podem acompanhar.

Os motores de passo são síncronos, ou seja, sua velocidade é diretamente proporcional à frequência de comutação das fases, mas são tb máquinas de potência constante e a potência é o produto torque x velocidade, portanto o torque cai de maneira inversamente proporcional à velocidade. Há um limite onde o torque é insuficiente e ocorre o stall, o sincronismo é perdido e o motor simplesmente para.

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Certamente existem motores com as mesmas características mas com desempenhos diferentes. Como identificar e mensurar isso?

A única maneira prática ao alcance dos simples mortais é pelas especificações dos fabricantes.

Pode-se tb apelar para comparações empíricas ou profundas conjecturas do tipo "ele aguenta".

Há alguns tarados como este vosso humilde servo que se metem a construir torquímetros / dinamômetros dinâmicos na pretensão de um dia poder caracterizar motores independentemente de dados de fabricantes, nem sempre fidedignos, nem sempre completos.

Offline YRD

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Re: Projeto psm
« Resposta #40 Online: 18 de Novembro de 2008, 11:19 »
Há alguns tarados como este vosso humilde servo que se metem a construir torquímetros / dinamômetros dinâmicos na pretensão de um dia poder caracterizar motores independentemente de dados de fabricantes, nem sempre fidedignos, nem sempre completos.
Bão esta estória (ou seria história  :o ) eu leio desde que cheguei... antes estava bem ativo  ::) e agora ?  ;D  ;)

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Re: Projeto psm
« Resposta #41 Online: 18 de Novembro de 2008, 12:04 »
Bão esta estória (ou seria história  :o ) eu leio desde que cheguei... antes estava bem ativo  ::) e agora ?  ;D  ;)

Ainda tá ativo, um dia sai ... é uma das coisas que tenho pra conversar com o Rudolf no encontro ... vamos ver se damos um passinho à frente ... já tenho uma célula de carga doada pelo Arivaldo, no mínimo pra merecer a doação alguma coisa tem que sair ...

Offline YRD

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Re: Projeto psm
« Resposta #42 Online: 18 de Novembro de 2008, 12:08 »
Exato, lebrava que você havia parado na célula de carga. Um problema a menos.

Esta é a mesma que é utilizada nas balanças eletrônicas. correto ? Tem balança desta por 60 dinheiros, nova.

Esta seria A solução para saber se o gato não é lebre e se a lebre é gato  ::)

 

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