Saudacoes
Sou aluno de engenharia mecânica da UFRJ e estou trabalhando em um protótipo para o laboratório onde pesquisamos células combustível. Em nosso projeto precisamo usinar canais de 1mm e precisamos de precisão.
Já li muito aqui no fórum mas sei que ainda preciso ler muito mais. Tudo que sei sobre CNC aprendei por aqui com a enorme experiência de vocês. Então, antes de mais nada, parabéns a todos que fazem daqui um excelente lugar de aprendizado e companherismo.
Vejo por aqui muitas máquinas de portico móvel e fixo e quase sempre com o eixo Z e Y no portico. Andei conversando com o Gilii que me sugeriu fazer uma máquina tipo "C" com X e Y na base e na coluna apenas o Z.
Esbocei um rascunho preliminar no sketchup e depois quando o design estiver mais concreto passarei para solidworks.
Estou querendo fazer algo de primeira, então estou utilizando guias de 25 da OBR e 4 carros de apoio em cada eixo. Vejo que os amigos costumam utilizar guias de 20. Estaria eu sobredimensionando? Percebam, também, que segui a recomendação do manual da OBR e fiz um rabaixo para assentar as guias. Nao vejo o pessoal fazer isso por aqui entao andei matutando se isso seria totalmente necessário...?
Abusei bastante das chapas de aluminio 7075 de 15mm para dar extrema rigidez ao conjunto. Desnecessário?
Para a base da fresadora utilizei perfis 45x45 e nos apoios verticais 45x90.
Vi que temos boa eletrônica aqui no fórum, coisa que nao entendo nada. Pensei em ir de CNC3AX com motores de 15kgf.
Motor e inversor estou aguardando o Gilli me passar um orçamento. Mas queria tirar uma dúvida sobre as opções de mandril. Poderia coloca-lo direto ao eixo do motor ou necessito de alguma redução? E o que seria spindle?
Fusos, porcas e mangais ainda estou meio perdido. Alguma sugestão? Estou com bastante dúvida em como travar o fuso apos os rolamentos para nao ter folgas axiais.
Preciso de muitas criticas e sugestoes dos colegas.
Muito obrigado,
Marco