Olá a todos.
Eu trabalho com montagens de pedais de efeito para músicos.
Diariamente estou fazendo placas de CI, eu uso o sistema fotográfico e depois que se domina a técnica fica cada vez melhor o resultado.
Não uso a emulsão para telas, não consigo, elas são bem fáceis para retirar as partes que não foram fixadas pela luz, mas também ficam frágeis ao serem submetidas ao banho no percloreto de ferro.
Fiz testes com várias marcas de cola branca para madeira e encontrei uma marca que ficou boa, Fórmica é a marca da cola, com este tipo de cola deve ser feito todo o processo de impressão de uma só vez, pois não é uma cola lavável como a emulsão e algumas colas escolares, se deixar secar naturalmente não dara resultado.
Preparo a plaquinha primeiramente lavando-a com detergem neutro, depois lixo com lixa d’água 320, lixo em um sentido e depois em outro cruzando os riscos deixado pela lixa, isto vai ajudar na fixação da emulsão na plaquinha.
Uso uma tampinha de garrafa para medir a cola e 4 gotas de sensibilizante, misturo com um palito, nunca use materiais ferrosos par misturar a cola e a emulsão.
Para espalhar a emulsão na placa uso um pincel de uns 10mm de largura de pelo bem macio, aplico a emulsão de uma forma aleatória, depois passo o pincel em um sentido, depois passo no sentido contrário fazendo com que se cruze a passada do pincel até que fique bem espalhada, não uso o secador de imediato por um motivo simples, ao se aplicar qualquer produto com pincel por mais macio que o pincel seja sempre fica os sinais das cerdas deste, ao deixar com que se descanse por alguns minutinhos a emulsão se espalha preenchendo os sinais deixados pelas cerdas do pincel, ai sim seco com o secador até ficar totalmente seco “transparente”.
O fotolito faço com impressora jato de tinta em transparência, imprimo quatro imagens, duas em uma posição e duas em outra posição (Vire elas uns 90º em relação as outras duas), isto evita que os traços de impressão se coincida.
Depois sobreponho as imagens colando-as com umas gotinhas de cola CA, assim fica um fotolito totalmente opaco, não passa luz alguma e isto é muito importante neste processo.
Para queimar uso uma lâmpada alógena de 300W montada em um refletor e este a uns 30cm da base onde será colocada a plaquinha com o fotolito, deixo por 3 minutos, levo imediatamente para a água e uso um rolinho de espuma de 5cm para retirar a emulsão que não foi fixada sempre molhando a plaquinha, certifique-se de que retirou toda a emulsão que não foi fixada e depois sim pode deixar secar a vontade, quanto mais seco melhor, depois é só levar ao Percloreto de Ferro aquecido em banho Maria.
Todo o processo até a retirada da emulsão não queimada deve ser feito abrigado de incidência de luz natural direta e de qualquer fonte de luz que seja rica em ultravioleta como florescentes etc....
Espero que tenha ajudado e se tiverem dúvidas é só perguntarem, estarei ao dispor de todos.