Meu amigo araçoiabano e xará, não se preocupe ...com seu talento vc logo pega as manhas da solda. É muito parecido com dirigir... tem que praticar.
Recomendo fazer uns treinos soldando pequenos pedaços de cantoneiras e perfis metálicos antes. Alias este é o procedimento dos SENAIs da vida. A garotada passa algumas tardes treinando. Depois de um tempo de treino você pega a "mão" (humor negro rs rs - brinco assim porque me considero seu amigo he he he ).
Outro detalhe: chapas mais finas menor amperagem evita de furar a peça. E "correr" o cordão com o eletrodo não muito alto.
Já para peças mais grossas o aumento da amperagem é imprescindível além de que, depois de "faiscar" é aconselhado manter o arco de solda alto (levanta o eletrodo em relação à peça, mas sem perder o arco voltaico de solda). Lembre-se de quando estiver treinando prestar atenção a este detalhe da altura da ponta do eletrodo em relação a peça. Te falo isso porque quando aprendi a soldar isto foi determinante para obter um bom resultado. Uma boa solda também apresenta um aspecto de "escamas" no cordão, parecido com uma espinha de peixe.
felicidades e sucesso no projeto... estou acompanhando.
forte abraço
Celso Ari