Jorge,
Oi, pessoal.
Fiz um abafador de ruído por causa da Dremel. Medi até 100db a uma distância constante de 1m. Havia variação de acordo com a posição (deslocando em arco), mas o barulho é terrível. Depois de meia hora funcionando, haja ouvido. O abafador é simples, compensado 4mm e espuma própria para isolamento acústico. Melhorou muito, e de acordo com tabelas encontradas na net o ruído se aproxima ao de pessoas conversando normalmente. A medição com o abafador ficou entre 62 e 68db. Abaixo as fotos e link do teste.
Uma sugestão, para aumentar a atenuação em frequências altas de sua caixa, o ideal é usar um material mais pesado nas paredes (ex.: madeira mais grossa) e com rigidez nas arestas. Daria para atenuar e baixar o ruído para bem menos de 62dB. É o mesmo princípio do sistema massa-mola ou de um filtro passa baixas. Quanto maior a massa, menor a frequência de ressonância e maior a atenuação em frequências mais altas. Se a caixa for fina, as paredes vão vibrar como um diafragama e propagar o ruído.
A espuma é boa para tratar uma superfície, diminuido as reflexões e reverberações em seu interior, como num estúdio ou numa câmara anecóica, mas o isolamento para fora depende de paredes pesadas.
Muitas pessoas acham que se colocar aquelas caixinhas de ovo conseguem atenuação, mas é puro desconhecimento da "física da coisa"....