Quanto ao motor não será de relutância variável pois não tem torque inercial
ou seja não tem potencia de arranque e nem torque para travar ao parar
"torque inercial" é uma coisa meio esquisita de falar, né ?
Seria uma maravilha dispor de um rotor isento de inércia ... he, he, he ...
Os motores de passo que não apresentam torque residual (detent torque), como os híbridos, são os de relutância variável sim. Aliás, todos os steppers apresentam relutância variável, mas o termo é utilizado para os que não utilizam campo permanente.
Será um motor de passo Home Made de 30º
Só se operar em meio passo, né ?
O que não me parece possível com o esquema que mandou, até onde pude ver ...
Por falar nisto, não dá pra mandar um esquema com resolução mais elevada ?
O tipo que vc tá fazendo é algo intermediário, não sei se há uma denominação específica para ele ...
O conceito é interessante ... já vi motores semelhantes feitos a partir de alternadores do tipo utilizado em automóveis ... tô muito curioso pelos resultados ...
Rola alguma foto desses motores de radar ?