Autor Tópico: projeto pietro  (Lida 22288 vezes)

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Offline Beto_s

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Re:projeto pietro
« Resposta #135 Online: 13 de Dezembro de 2010, 21:20 »
Atualizando para as letras 

A referencia  L3C  Siemens tem  doze pontas , entao a ligação fica :

Doze pontas 220V
Fios U1  U3, W2 e W4   ligar ao borne U do inversor
Fios V1 , V3, U2 e U4  ligar ao borne V do inversor
Fios W1 , W3 , V2 e V4  ligar ao borne W do inversor

Quanto ao sentido de rotação acerta depois na parametrização ou invertendo um dos fios que vai para o motor.

Offline pietro

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Re:projeto pietro
« Resposta #136 Online: 13 de Dezembro de 2010, 21:23 »
ok...
que espessura de fio achas que devo usar para fazer as ligaçoes.... e amperagem do dijuntor....
abraço...

Offline Beto_s

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Re:projeto pietro
« Resposta #137 Online: 13 de Dezembro de 2010, 21:38 »
Como a corrente nao chega a 2A , eu usaria um fio de 1,5 mm quadrados mais por exagero na isolação do que pela corrente .
O ideal é um cabo PP 4 x 1,5 mm já prevendo um aterramento .
Existem cabos com blindagem , tipo shield , aquela malha metálica .
No caso de inversores as emissoes eletromagnéticas podem afetar equipamentos sensíveis próximos . Mas a utilização deste seria por pura precaução .
Quanto ao disjuntor eu usaria um de 10A bifásico , mais para previnir curto circuitos na fiação , já que o próprio inversor faz a proteção de sobrecorrente do motor .
Para a alimentação cabo PP 2 x 2,5mm , ou fio 2,5mm

Offline Acruwer

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Re:projeto pietro
« Resposta #138 Online: 13 de Dezembro de 2010, 21:41 »
Pietro, o que você necessita?
qual o modelo de inversor?
qual o modelo do motor?

Abraços

Offline pietro

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Re:projeto pietro
« Resposta #139 Online: 13 de Dezembro de 2010, 23:42 »
Pietro, o que você necessita?
qual o modelo de inversor?
qual o modelo do motor?

Abraços

oi.. obrigado pela atenção....
aqui fala qual é o inversor e o motor...
http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,6640.120.html
abraço, bressan...

Offline pietro

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Re:projeto pietro
« Resposta #140 Online: 14 de Dezembro de 2010, 11:24 »
já comprei os cabos e estou fazendo as ligações...
não encontrei o cabo blindado.... fui numa rua que tem varias lojas grandes de material eletrico.... então comprei o outro indicado....
só para não haver dúvidas...
nesse lugar na foto do motor é que ligo o fio terra?
abraço, pietro.

Offline Beto_s

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Re:projeto pietro
« Resposta #141 Online: 14 de Dezembro de 2010, 12:03 »
Isso mesmo. Nesse parafuso da carcaça.
Alguns cuidados para o aterramento .
Primeiramente deve ser terra mesmo e nao ligação ao neutro da rede . Inversões na tomada de alimentação neste caso podem causar danos graves ao equipamento e ao operador .
Ligar o terra no ponto de conexão do inversor e neste ponto o terra que vai ao motor.
Terminal PE



« Última modificação: 14 de Dezembro de 2010, 12:09 por Beto_s »

Offline pietro

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Re:projeto pietro
« Resposta #142 Online: 14 de Dezembro de 2010, 13:58 »
Primeiramente deve ser terra mesmo e nao ligação ao neutro da rede . Inversões na tomada de alimentação neste caso podem causar danos graves ao equipamento e ao operador .



falas isso se eu ligasse no neutro da rede... se ligar no terra pode ser invertido na tomada?


 terminal PE é o que indicou na foto....?




outra duvida. no meu atelier tenho ligado na caixa de luz um terra real.. barrade cobre enterrada.... pode ser nessa mesma barra ou teira de ser feito outro terra?

tenho tambem no atelier algumas tomadas trifasicas que não uso com dijuntor separado e tal... daria para pegar dois fases delas fazendo o 220 para ligar o inversor?
abraço, pietro.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2010, 14:00 por pietro »

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Re:projeto pietro
« Resposta #143 Online: 14 de Dezembro de 2010, 14:41 »
Primeiramente deve ser terra mesmo e nao ligação ao neutro da rede . Inversões na tomada de alimentação neste caso podem causar danos graves ao equipamento e ao operador .



falas isso se eu ligasse no neutro da rede... se ligar no terra pode ser invertido na tomada?

Sim se utilizasse o Neutro da tomada no lugar do terra , tomada de dois pinos , pode inverter .
Se ligar um terra real , tomada de 3 pinos é muito mais seguro e adequado.

 terminal PE é o que indicou na foto....?

Sim tem marcação na carcaça plastica.



outra duvida. no meu atelier tenho ligado na caixa de luz um terra real.. barrade cobre enterrada.... pode ser nessa mesma barra ou teira de ser feito outro terra?

Usa este terra mesmo

tenho tambem no atelier algumas tomadas trifasicas que não uso com dijuntor separado e tal... daria para pegar dois fases delas fazendo o 220 para ligar o inversor?
abraço, pietro.

Sim mas coloca mais um disjuntor menor de duas fases  entre a alimentação e o inversor, no painel do teu equipamento  , pois
uma sobrecarga num disjuntor trifásico com uma fase ou duas  sendo utilizada demora demais pra desarmar . 

Offline pietro

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Re:projeto pietro
« Resposta #144 Online: 14 de Dezembro de 2010, 20:02 »
oi, tudo bem..
seguinte... motor ligado no inversor e inversor na rede.... agora segundo mensagem....não liguei ainda o terra ... será que da para ir fazendo o resto sem o terra por enquanto...?

Será necessário efetuar o procedimento de comissionamento rápido , pois tem que alterar alguns parametros de frequencia e rotação.

poderia dizer como fazer isso.....?

Também seria importante saber como deseja comandar este inversor , se pela IHM ou remoto ( entradas digitais e potenciömetro ou PWM).
como achas melhor... não sei qual é...
abraço, pietro....

Offline Beto_s

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Re:projeto pietro
« Resposta #145 Online: 14 de Dezembro de 2010, 22:47 »
A questão de ligar ou não o terra é de segurança . Imagine um fio mal isolado em contato com a carcaça do motor , podendo levar ao choque elétrico. Mas para testes e muitas vezes até no dia a dia de trabalho muitos de nós (inclusive este que vos escreve rsrsrs) deixa a ligação do fio terra para depois , o famoso provisório pra sempre....Portanto muito cuidado. Creio que na montagem definitiva seja necessário ligar , já que tens disponível.

Comando do Inversor :
- Para testar podemos deixar tudo ( liga , desliga , set-point da frequencia ) pelo IHM do proprio inversor.
- Acredito que vai usá-lo como Spindle , correto ? Então mais tarde pode comanda-lo pelos relés de sua BOB , por exemplo , com regulagem de frequencia pelo PWM , ou seja , pelo software que comanda sua CNC. Assunto bastante discutido aqui no fórum. Nesse caso pode comandar o inversor remotamente pelas entradas digitais (D.I.)

- Procedimento de Comissionamento Rápido ( Adoro a Siemens , pega um micromaster 440 vetorial pra comissionar....os cabelos pulam da cabeça....)
 
A partir do item 5.1 do manual que vc postou anteriormente .
Mudar os seguintes parametros ( os demais mantem default que é o valor que aparece no quadradinho amarelo)
P0100 = 2  ( kW)
P0305 = 1,8 A ( corrente nominal)
P0307 = 0,37kW ( potencia nominal  do motor )
P0309 = 73% (eficiencia do motor )
P0310 = 60 Hz ( frequencia do motor )
P0311=  3380 RPM ( velocidade do motor )
P0700 = 1 ( referencia de comando pelo BOP IHM )
P1000 = 1 ( referencia de frequencia pelo IHM )
P1080 =  sua frequencia minima a escolher
P1082 = Sua frequencia máxima ( ex 120 HZ para trabalhar com até 6.000 RPM)
P1120 e P1121 = Define as acelerações e desaceleraç~es default em 10 segundos , mude se quizer.
P3900 = ajuste para 2 e confirme para terminar o comissionamento rápido.
O inversor deve ficar pensando um pouco ...BUSY se nao me engano é o que aparecia nas versoes micromaster ...
Depois é só comandar pelas teclas .
O reverso pode ser feito pelo IHM .
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2010, 01:17 por Beto_s »

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Re:projeto pietro
« Resposta #146 Online: 15 de Dezembro de 2010, 01:16 »
Na lista de parametros abaixo faltou a potencia do motor ...

Corrigindo
P0307 = 0,37 kW




Offline pietro

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Re:projeto pietro
« Resposta #147 Online: 19 de Dezembro de 2010, 18:26 »
oi, tudo bem..
estou tentando configurar os parametros...
uns consigo normalmente colocar os dados.. outros não ...
entra no parametro mas não consigo apertando as setas mudar os numeros...
alguns parametros já vieram certos... mas tentei mudar e não consigo tambem...
alguma sugestão...
abraço, pietro

Offline Beto_s

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Re:projeto pietro
« Resposta #148 Online: 19 de Dezembro de 2010, 19:15 »
Olá ,

Certifique-se que o P003=2  acesso estendido , para acessar pelo menos o comissionamento rápido. P0003=3  Expert dá acesso a tudo .
Quais os parametros nao está conseguindo editar ?


Offline Beto_s

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Re:projeto pietro
« Resposta #149 Online: 19 de Dezembro de 2010, 19:27 »
Veja só como já nao se fazem "" manuéis "" como antigamente ...

No endereço abaixo a lista de instruções completa.

http://www.industry.siemens.com.br/drives/br/pt/conversores/conversores-bt/sinamicsg/sinamics-g110/Documents/Lista-de-Parametros-G110-portugues.pdf

Lá tem uma tebela dos parametros de comissionamento rápido e ao lado de cada um o nivel de acesso requerido .
Alguns precisam do nivel 3 Expert 
 
Verificar tambem se P0010 =1 , habilita o comissionamento rápido , que filtra somente os parametros listados.
Nada impede que procure-os um a um e altere mesmo fora do comissionamento rápido.


1.2 Comissionamento Rápido (P0010=1)
Os seguintes parâmetros são necessários para comissionamento rápido (P0010=1).
Parâmetro Nome Nível de
Acesso
Cstat
P0100 Europa / América do Norte 1 C
P0304 Tensão nominal do motor 1 C
P0305 Corrente nominal do motor 1 C
P0307 Potência nominal do motor 1 C
P0308 CosPhi nominal do motor 3 C
P0309 Rendimento nominal do motor 3 C
P0310 Freqüência nominal do motor 1 C
P0311 Velocidade nominal do motor 1 C
P0335 Resfriamento do motor 3 CT
P0640 Fator de sobrecarga do motor [%] 3 CUT
P0700 Seleção da origem de comando 1 CT
P1000 Seleção do setpoint de freqüência 1 CT
P1080 Freqüência Mínima 1 CUT
P1082 Freqüência Máxima 1 CT
P1120 Tempo de rampa de aceleração 1 CUT
P1121 Tempo de rampa de desaceleração 1 CUT
P1135 Tempo de rampa de desaceleração OFF3 3 CUT
P1300 Modo de controle 2 CT
P3900 Fim do comissionamento rápido 1 C

Quando P0010=1 é escolhido, P0003 (nível de acesso do usuário) pode ser utilizado
para selecionar os parâmetros a serem acessados.
Este parâmetro também permite a seleção de uma lista de parâmetros definida pelo
usuário para comissionamento rápido.
Não final da seqüência de comissionamento rápido, ajustar P3900 = 1 para efetuar os
cálculos necessários do motor e resetar todos os outros parâmetros (não incluídos
em P0010=1) aos seus ajustes de fábrica.

 

/** * */