Maykids
Primeiramente obrigado por responder, esse fórum aqui mesmo sendo o mais completo, com todo respeito é uma luta pra conseguir ajuda de alguém.
No meu caso, é o seguinte, quero usar 4 motores desse tipo:
MOTOR NEMA 23
Tensão do Motor: 4.0 V Corrente
Fase: 2.0A Resistência/
Fase: 2.0 Ohm Indutância
Fase: 4.4 mH Torque: 10kgf.cm 1.8º por passo Motor unipolar 6 fios
ele seria de 2A por causa da fase?
veja meus cálculos:
2A*(4 motores) * 2 duas bobinas = 16A;
correto?
Entrei a pouco no forum, mas venho lendo o mesmo a algum tempo. E realmente pude ver que algumas respostas demoram a acontecer. Mas o importante é que acontecem, mesmo que por vez o outra seja preciso um empurrãozinho...
Em relação a sua pergunta, sim o principio que utilizo é esse e o calculo está correto. Mas voce pode utilizar a forma como está no link apresenta pelo iluj. Algumas vezes a teoria é uma e a prática é outra. Posso te deixar meu caso para sua análise. tenho uma fonte de bancada que vai de 1 a 35V, 5A. Usando o calculo apresentado, minha máquina deveria rodar os tres motores , com margem de 2, com 24V / 4,28A. Logo, minha fonte de bancada serviria, ajustada para 24V.
Bem, acontece que não consegui rodar bem nem dois motores, quanto mais os 3. Tive perda de passo e o eixo Y, que na minha máquina é mais pesado, quase sempre parava. Usando uma fonte de 24V/15A chaveada, a maquina roda redondinha com os 3 motores simultaneamente, pois pelo calculo que te passei meus motores consumiriam 12,8 A.
Cada caso é uma caso, acredito que muitos devem ter feito da forma que foi apresentada e funcionou. Vale um pouco de bom senso - se não der certo de um jeito, tente de outro. E lógico, avalie o custo de montar a fonte, como descrito no link, e comprar a fonte pronta.
Minha duvida também é a seguinte, se a fonte tiver corrente tiver mais corrente e potência do que o necessário ela corre o risco de queimar a placa?
Fique tranquilo, corrente de sobra é sempre bom e não faz mal para a placa de comando, principalmente se voce pensar em expansões futuras. Essas três grandezas - tensão / corrente / potencia - cada uma tem sua finalidade.
Imagine a Tensão como um cara Alto - ele pode fazer coisas que um cara baixo não pode, como alcançar prateleiras altas, andar mais rapido ( analogias em elétrica? ), etc. A corrente seria o cara forte, quanto mais forte ele for, menos esforço ele faz para alcançar um objetivo (levantar uma caixa, rodar um volante) que um cara fraco. A potencia é uma combinação das duas (P = V x A).
Espero ter ajudado.
Abraços a todos
Leo