Ola caro amigo pedro!!!!!!
Qual o driver para acionamento dos motores voce vai fazer?
Se for a cnc3ax tem o topico dela,, e la voce pode incontrar as informaçoes.
Sobre as guias recomendo usar duas por eixo e os rolamentos especificos para elas
recomendaria usar eixos de 16m,m no x e no y no z poderia usar os de 12m,m.
Nao sei qual seria sua axigencia em termos de precisao e rigides da maquina mais
poderia usar o mdf sim para fazer a estrutura da maquina,,,vai depender muito de suas
habilidades em montala e com certeza pode ter uma maquininha razoavel...
Sobre os fusos poderia usar os TR14 que voce consegue com o celso da cncparts
www.cncparts.com.br
Att:RUBENS
Boa tarde, Rubens, tudo bem?
Agradeço pela resposta rápida.
Em relação a parte elétrica, eu vou montar, provavelmente, uma CNC3AX-M (inclusive eu fiz uma releitura no Eagle da versão presente aqui no forum). Como pretendo comprar boa parte dos componentes no eBay, eu encontrei um vendedor que tinha quase todos os componentes, exceto o MOSFET IRF640. Como substituto, o vendedor tinha o IRF540 que tem o VDS de 100v e ID de 33A. Acredito que usando o trafo da Olivetti com tensão retificada de 40v o MOSFET vai trabalhar com folga.
Os eixos/guias eu tirei da RIMA XT180 e da Olivetti e eles são de aproximadamente de 50cm cada e maiores que 12mm de diâmetro (só agora que percebi que usei o "medidor de pacas" de forma errada). Pelo que andei estudando, em uma CNC para PCI, pórtico fixo e mesa deslizante seria o melhor. Sendo assim, eu imaginei em fazer da seguinte, como visto na imagem abaixo.
Projeto Plateau - CNC para PCI
Pela figura acima, eu imaginei colocar no eixo Y um eixo de 12mm (acredito que sejam na verdade de 13 ou 14mm) de cada lado e no meio colocar o fuso TR14.
No eixo X e Z, eu pensei em fazer exatamente a mesma coisa com as devidas proporções.
Quanto a estrutura, inicialmente eu tinha pensado em fazer tudo de MDF. Contudo, ao ler sobre relatos de folgas e desalinhos, eu pensei em ir no ferro-velho e comprar uns metalons finos e fazer tudo metálico (e soldar tudo em casa mesmo). Sendo assim, o que seria melhor? Isso considerando que o principal objetivo é usinar PCI. Contudo, se eu resolver usinar algum pedaço de acrílico ou MDF, também seja factível.
Oi, Pedro.
Deve haver um engano, porque uma área de 30cm2 não dá pra fazer nada.
Para um curso de 30cm, a mim parece que as guias de 12mm estão no limite, mas para corte de trilhas na placa cobreada as guias serão suficientes, porque não haverá grande esforço.
Vc deve usar duas guias por eixo, e os rolamentos lineares são melhores, na minha opinião.
Quanto a trocar os componentes da placa, não posso opinar porque em eletrônica eu ou só curioso.
Abraço.
Jorge
E ai, Jorge, blz?
A princípio eu imaginei que uma área efetiva de trabalho de 30cm² fosse o suficiente (visto que fazer PCIs com área maior que 30cm² é bem raro). Contudo, eu poderia aumentar a área para 40 ou 45cm². Você acha que essa nova medida está de acordo? A propósito, os eixos que arrumei são maiores que 12mm e só agora percebi que usei o paquímetro errado.
Agradeço a vocês dois pelo empenho em me ajudar.
Um grande abraço a todos,
Pedro Rosa.