Saudações, quero apresentar meu novo projeto, Protoptimus F1.
Antes de iniciar o desenvolvimento desta máquina eu tinha definido alguns requisitos.
1) Que fosse simples de montar, sem necessidade de instrumentos especiais.
2) Que fosse robusta para seu propósito, mas usando eixos ao invés de guias lineares, tanto pra reduzir custos e quantidade de peças, como a complexidade de montagem.
3) Que tivesse muitos componentes intercambiáveis, permitindo um upgrade de área de trabalho.
4) Um suporte de motor spindle que fosse parte da estrutura, e com 65mm de diâmetro, permitindo usar a boa tupia Makita RT0700c, ou qualquer outro spindle de 65mm, como os chineses de 0,8kw ou os vendidos no país.
5) Que tivesse uma base/mesa independente da estrutura, permitindo outras formas de montagem.
6) E por fim, mas não menos importante, disponibilizar sob a licença CC BY-SA 4.0
Projeto Protoptimus F1 - Open Source
Uma vez tendo em mãos todos os componentes, a montagem foi muito rápida e simples.
As peças que não são de prateleira foram usinadas em uma Romi d600. As "colunas" são barras quadradas de alumínio 2"x2", que tiveram todos os lados faceados/esquadrejados para 50mm. Os furos para o encaixe dos eixos foram usinados muito justos. Isso garantiu que a máquina tivesse X e Y perpendicular entre si sem a necessidade de usar instrumentos na montagem.
Fusos de esferas de passo 10mm em XY garantiu atingir as velocidades de avanços corretas para diversas usinagens, principalmente ao usar fresas de 6mm.
O legal de ter disponibilizado o projeto para download é que um rapaz já entrou em contato me falando algumas ideias. Ele pretende desenvolver uma nova base, que manterá a máquina inclinada, base esta que terá um quarto/quinto eixo. Ele estava em dúvida quanto ao controle, mas hoje já temos algumas opções para isso. Nunca usei, mas acredito que um Linuxcnc em conjunto com um Beaglebone (machinekit), mais usar o CAM do Fusion 360, dará pra começar a fazer bastante coisas.
O que ele tem em mente está representado na imagem abaixo. O volume representado pela peça em amarelo é o espaço ocupado por esta base que ele quer desenvolver. Muito legal se der certo.
Projeto Protoptimus F1 - Open Source
Outros detalhes:
Rolamentos Lineares de flange quadrada para simplificar o projeto e montagem.
Eixos Lineares temperados e retificados HRC >60
Eixos XY 25mm. Eixos Z 20mm.
Pelo segundo momento de inercia dos eixos de 25mm em XY, é possível montar uma máquina com boas tolerâncias para área de trabalho de até 800x600mm. Mais do que isso, eu não recomendaria, mas seria viável para cortes comuns às routers. Para gravação superficial não, a menos se utilizar um software para probing / autoleveller.
Desde do início eu também queria um pórtico baixo. Para isso, o mais simples for ter os eixos Y "altos". Em conjunto com as colunas do pórtico, temos um momento de alavanca reduzido nas direções xy. Pessoalmente, não gosto de chapas relativamente finas, e pior, altas, fazendo a conexão entre pórtico e rolamentos/patins do Y.
A documentação deste projeto pode ser baixada no link a seguir, na aba Projeto F1:
http://goo.gl/arYv3RAlguns vídeos:
primeiras movimentações xy
https://www.youtube.com/watch?v=p8qZ9NNhSs4chapa de aço
https://www.youtube.com/watch?v=Wf0FE9BRaSgpinus
https://www.youtube.com/watch?v=Ua9wgKbMNDs