Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
PROJETOS => Projetos dos Usuários Guia CNC => Tópico iniciado por: psm em 03 de Novembro de 2008, 00:41
-
Caros confrades,
Esbocei os parâmetros preliminares do meu projeto quando postei a minha apresentação.
Estou abrindo esse tópico pois pretendo registrar todos os detalhes do meu sonho, desde a sua concepção até a sua materialização, e estar, por fim, operacional.
Tenho certeza que com o apoio dos senhores essa jornada será mais prazerosa.
A melhor definição de crítica que conheço é: "Crítica é a arte de apreciar méritos e deméritos."
Por tudo que já li até aqui, entendo que as críticas dos artistas que compõe esse fórum, com certeza, vão engrandecer e agregar valores profissionais, intelectuais e humanos ao meu sonho quando materializado.
E pelo exposto, muito obrigado a todos os senhores.
-
Caros Confrades,
Para desenhar 3D estou aprendendo a usar o Rhinoceros.
E até agora o produto é o conteúdo do arquivo abaixo, que coloco aqui com extensão DWG, por entender mais comum e que gera arquivo bem menor.
E para ilustrar a minha pretensão coloco algumas imagens geradas a partir do arquivo 3D.
-
. . . aprendendo Rhinoceros ? Está ótimo.
-
Realmente, ja tem conseguido bons resultados no rhino.
Qual a area util dela?
-
Aprendendo?
já poderia dar uma aula de rino...
A ferramenta de usinagem será muito grande?
Se não for, repense a possibilidade de reduzir o tamanho do Z, trará mais harmonia para a máquina, alem de reduzir a inércia do deslocamento.
-
Senhores,
Usei muito CAD 2D nos tempos do AutoCad 10, 11, e 12, ainda sob DOS.
Graças a Deus depois pude pagar uma plêiade de arquitetos e outros profissionais.
No Rhino sei fazer um sólido, 2 ou 3 maneiras de tirar um pedaço dele, juntar pedaços de sólidos e fazer furos, passantes ou não. E é só !!!!!
O resto é criatividade, paciência (saco) e tempo disponível.
Queria poder fazer uma renderização maneira, mas não sei definir os materiais. E aí sai aquele desenho monocromático em cinza. E o desenho colorido, na verdade é a captura de tela do "shade" criado nas cores que uso para desenhar cada objeto . . .
De qualquer maneira muito obrigado pelos elogios.
-
Pedro,
Se me lembro mais ou menos, há um menu no Rhino onde se designa qual o "engine" de renderização que se quer usar...
Eu uso para renderizações foto realístas o "Flamingo", e para algumas ilustrações o "Pinguin", ambos tratados como "plugins" do Rhinoceros...
Se não tiver nenhum dos dois instalado, pode tentar usar o próprio renderizador interno - um pouco pobre em luzes e cores, ou um renderizador externo, como o "PovRay" (opensource) e muito eficaz, apesar de um pouco difícil de ser usado.
-
As dimensões e outros parâmetros do meu sonho são:
A mesa terá 3600 x 2650 e a área útil será de 2750 x 1830 x 340.
O meu sonho será construído todo em alumínio. Na imagem que postei, em azul está o perfil 100 x 100, em vermelho o perfil 50 x 100 e em laranja o perfil 40 x 40. Em verde estão as peças que terei que mandar confeccionar. E que serão confeccionadas em alumínio 7075 com 19,05 mm de espessura. As guias aparecem em azul escuro e os fusos aparecem em cinza, assim como cantoneiras e outros acessórios necessários.
Estou preparando uma folha de descrição na qual procuro detalhar da melhor maneira possível o meu sonho.
Considerar que 340 em Y é por causa do quarto eixo (A).
Ainda não sei qual spindler vou usar mas sei que será algo entre 4,5 kW e 5,5 kW com máxima rpm em 24.000 para trabalhar entre 8.000 e 20.000 e com power draw bar para porta ferramenta HSK F50 ou F63. Não, ele não é pequeno.
-
Pedro,
Muito interessante como está indo seu projeto...
Se precisar de motores "spindle" de alta velocidade, sou representante de motores à partir de 1,2CV até 10cv, com rolamentos de contato angular (ceramicos opcionalmente) e nariz porta ferramentas.
Dependendo da potencia poderemos estudar a possibilidade de equipar o motor com sistema de troca rápida...
-
Fabio,
Obrigado. Mas sei se é oportuno eu aprender mais esses. Tem uma garotada por aí que são ótimos nesse tipo de trabalho. E aí a fila anda . . .
-
Fábio,
Estou a procura de spindler sim. Tenho o firme propósito de me possibilitar a troca automática de ferramentas. Vamos conversar muito ainda.
O desenho pode estar bonito, mas tenho muitas dúvidas de mecânica que preciso esclarecer antes de mandar fazer as peças. E já entendi que você poderá me esclarecer . . .
-
Pedro,
Você mencionou que irá confeccionar peças em alumínio 7075, é sempre bom conhecermos fornecedores e prestadores de serviço, onde você encontra alumínio e quem fará as peças ?
-
O alumínio exigido pelo meu sonho, estou negociando na ESTRUTURAL que agora está em Jacareí ( ficava em São José dos
Campos ). Os perfis, os acessórios necessários ( cantoneiras e pés niveladores ) eles mantém em estoque. As peças, mediante desenhos, eles confeccionam. Já fui visita-los. Estão aptos sim, e muito.
-
Descrição do meu sonho
Router CNC 4 eixos
A máquina em projeto deverá ter capacidade de usinar madeiras muito densas (1400 Kg/m³) e não ferrosos (alumínio, cobre, bronze, etc).
A área útil de usinagem deverá permitir o fresamento de uma placa inteira de MDF e peças com diâmetro de até 200 mm (lado maior de até 300 mm).
A mesa e todas as estruturas para suportar os 4 eixos com seus mancais, fusos, guias com patins, placa de castanhas e etc, serão montadas em perfis de alumínio estrutural, acessórios leves em alumínio tais como cantoneiras, e peças usinadas em alumínio 7075 com 19,05 mm de espessura. Todo o alumínio necessário está sendo negociado com a empresa ESTRUTURAL Industria e Comercio Ltda (http://www.estruturalbr.com.br), telefone 12 39587970, e o contato é o Senhor Edson.
As guias serão de esferas recirculantes. Os 3 eixos lineares usarão guias no padrão BRH20B. Cada eixo suportado por um par de guias e 4 patins.
Os fusos também serão de esferas recirculantes, laminados, classe C7. Nos eixos X e Y com diâmetro de 40 mm e no eixo Z com diâmetro de 20 mm.
As guias e os fusos estão sendo negociados com a empresa Kalatec AUTOMAÇÃO (http://www.kalatec.com.br), telefone 19 32424797, e o contato é o Senhor Márcio.
Os mancais serão do tipo FK e FF. Para os eixos X e Y serão os mancais FK30 e FF30, e para o eixo Z serão os mancais FK15 e FF15. O eixo A já não me é um mistério, mas falta amadurece-lo. Os mancais estão sendo negociados com a empresa Mitay Mecânica Industrial de Precisão Ltda (http://www.mitay.com.br), telefone 11 46169295, e o contato é o Senhor Rogério.
Os acoplamentos elásticos, em alumínio, serão os SPINFLEX 28AL-B, negociados com a empresa Aciobras Comércio e Representações Ltda (http://www.aciobras.com.br), telefone 11 30213767, e o contato é o Senhor Adolfo.
A parte mecânica acima exposta será coordenadamente movimentada por 5 motores de 100 Kgf.cm (AK85H/6-1.8) negociados com a empresa Akiyama, telefone 41 30280222, e o contato é a Senhorita Adriani.
Os 5 drivers para os cinco motores serão o H2MD Bipolar Stepper Motor Driver com as seguintes especificações técnicas:
Supply Voltage -------- 20 .. 80 V DC
Output Current -------- 2.8 .. 5.6 A
Step Modes ------------1/1-, 1/2-, 1/4-, 1/8-, 1/16-, 1/32-, 1/64-step
Current Adjustment ---- via DIP Switches
Clock Frequency ------- 0 .. 400 kHz max.
Pulse Width (Clock) ---- min. 1.25 μs high/low
Ambient Temperature -- 0°C .. 130°C
Connection Type ------ Screw Type Terminals
E com os seguintes destaques:
thermal protection
short circuit and wrong polarity protection
optoisolated signal input
low vibration, high speed and high torque
potentiometer LEC for adjustable current reduction
potentiometer SA for adjustable precision of microstep
Esses drivers foram adquiridos na empresa GoldTronica, telefone 351 219827737 (Portugal), e o contato é o Senhor Nuno.
E o que vai controlar esses motores, através desses drivers será uma controladora CPU v4 com processador ARM (Atmel AT91SAM7S64 32 bits RISC microcontroller) e o software USBCNC v3.xx, que roda sob WINDOWS. Essa controladora e o respectivo software são produzidos pelo Senhor Bert Eding (http://www.usbcnc.com) e cujo e-mail é [email protected], ao qual ele responde de forma rápida e esclarecedora. Essa controladora também foi adquirida na empresa GoldTronica.
Aí está aquilo que entendo descrever bastante bem o meu sonho.
Agora é a vez dos Senhores.
-
Bem, ao que parece você está com o seu projeto fechado, vamos acompanhá-lo !
-
F2S,
Fechado que nada.
Ainda falta muita coisa.
Mas aos poucos vou colocar aqui para discussão.
Minha formação é em engenharia civil e TI.
Não tenho a menor noção de que se as folgas (e ajustes) que considerei no desenho que estou fazendo estão de acordo ou contrariando leis severas.
Procurei, na medida do possível, padronizar os parafusos necessários como do tipo allen com sextavado interno, cabeça cilíndrica e em inox. Mas não sei se devo usar arruelas lisas e/ou arruelas de pressão. Não sei qual o furo para passar um parafuso M8 ou qual o rebaixo necessário para o mesmo parafuso. E para o apoio do motor? E para os flanges? E para as castanhas?
Uma coisa eu consegui, até agora, que foi usar praticamente só parafusos M8 e M5.
Meus desenhos retratam o que quero, mas não sei se retratam o que é necessário.
-
Pedro,
Concordo com o Fabio Serrão - seu projeto já está fechado, e parece que voce está decidido, então acho difícil comentar alguma coisa...
Apesar desta constatação, me sinto impelido a questionar algumas opções de materiais, fornecedores e soluções construtivas...
Veja - que fique muito claro - é só uma opinião...
Uma delas é sobre os fusos...
Cuidado com comprimentos muito longos de fusos!
Recentemente fiz uma máquina com 2 x 4 metros e usei fusos de 20mm diametro, e tive que recorrer a algumas soluções criativas para contornar certos problemas de vibração sem perder algumas características de movimentação e confiabilidade.
Outro ponto que me chamou a atenção é quanto à motorização - tem como indicar as características desse motor?
Posso estar redondamente enganado, mas estes motores são lentos, e provavelmente voce vai se decepcionar com a performance geral da máquina...
-
Fábio,
Se postei aqui, assim como qualquer um que o faça, certamente estou consciente de que haverá críticas.
Estou montando um sonho.
Neste tópico venho deixando bem claro o que acho sobre crítica e o valor que dou ao meu sonho.
Da descrição que fiz do meu sonho, já adquiri mesmo, só os motores, os acoplamentos, os drivers e a controladora.
Todo o resto estou negociando . . .
Por favor não permitam que eu erre demais.
Vocês estão nisso e nessa há muito mais tempo do que eu. Que os erros e acertos acumulados dos senhores sejam os frutos dos nossos acertos.
Eu sei que não vou conseguir fazer nada maravilhoso, pois não é a minha praia, não sou capacitado profissionalmente para isso.
Vou dar o meu melhor, é certo. E vim aqui buscar o melhor dos senhores. E é o que espero receber . . .
Meus fusos são, nos eixos de 3600 e 2650, de 40 mm. E segundo as fontes a que submeti esse dimensionamento estaria de acordo.
Pois no início os 40 mm eram 25 mm. Depois 32 mm. E por fim os atuais 40 mm.
A "datasheet"dos motores está no .pdf abaixo.
E este motor quando ligado em bipolar paralelo requer:
Tensão (V/fase) ------------ 5,6
Corrente (A/fase) ----------- 4,2
Resistência (ohm/fase) ----- 1,33
Indutância (mH/fase) ------- 13,8
Posso, inicialmente, até estar errado quanto aos motores, mas de forma alguma quanto aos fusos.
Portanto peço aos senhores que não permitam que eu incorra em tais erros, por favor.
E agora a pergunta que não quer calar ! ! ! 40 mm no fuso vai passar para os eixos de 3600 mm e os 2650 mm provendo qualidade e confiabilidade desejadas?
Tam, tam ,tam !!!!!!!!!!!!!!
-
Desculpe meter o bedelho, mas 3600mm de fuso 40mm pesa quanto?
Será que o motor vai dar conta da inércia deste fuso?
Ouça o Gilii e, melhor, leia a descrição da maquina que ele modificou. Talvez você tenha que optar por girar a porca (castanha) e deixar o fuso parado...
P.S.: esta não é "minha" opinião, eu pesquei do Gilii.
-
Da descrição que fiz do meu sonho, já adquiri mesmo, só os motores, os acoplamentos, os drivers e a controladora.
Infelizmente as notícias não são das melhores!
Além de ter começado a casa pelo telhado, há a probabilidade dele vazar numa chuvarada!
Estou exatamente neste momento conversando com uma pessoa que tem estes motores, e eles são fortes sim, mas lentos como uma tartaruga...este pode ser um dos pontos de frustração.
Todo o resto estou negociando . . .
Hmmmm
Por favor não permitam que eu erre demais.
Vocês estão nisso e nessa há muito mais tempo do que eu. Que os erros e acertos acumulados dos senhores sejam os frutos dos nossos acertos.
Por isso tentamos manter tópicos como os "Projetos de Usuários" e pedimos encarecidamente que quando estiverem enfrentando problemas, que os postem de forma a serem ajudados mas o mais importante - que sirvam de referência para os que vem seguindo as idéias...
Eu sei que não vou conseguir fazer nada maravilhoso, pois não é a minha praia, não sou capacitado profissionalmente para isso.
Vou dar o meu melhor, é certo. E vim aqui buscar o melhor dos senhores. E é o que espero receber . . .
Bem - ao ver a forma que está colocando a coisa, penso que é hora de perguntar qual a finalidade da máquina - se apenas como um prazer ou pretende alguma alplicação ou intenção comercial?
Pergunto porque se não tem realmente capacidade, acho que deve levar em consideração a possibilidade de ver um capital investido indo pelo ralo, pois uma máquina dessas dimensões e prestações não é brinquedo.
Já ví gente apanhar feio de coisa muito menor...
Se posso me atrever a mais alguma sugestão, pense sériamente em procurar ajuda profissional para a tarefa.
Meus fusos são, nos eixos de 3600 e 2650, de 40 mm. E segundo as fontes a que submeti esse dimensionamento estaria de acordo.
Hmmmm - será? :)
E este motor quando ligado em bipolar paralelo requer:
Sim - eu ví os dados do motor, e eles me dizem exatamente o que eu temia - este motor é demasiado lento para a forma de aplicação que pretende.
Posso, inicialmente, até estar errado quanto aos motores, mas de forma alguma quanto aos fusos.
Repito - será???
Portanto peço aos senhores que não permitam que eu incorra em tais erros, por favor.
Nada que uma seção de choque elétrico ou lobotomia não resolvam :)
E agora a pergunta que não quer calar ! ! ! 40 mm no fuso vai passar para os eixos de 3600 mm e os 2650 mm provendo qualidade e confiabilidade desejadas?
Bem - a resposta simplista é - Talvez sim.
Diametro não é a componente mais importante na determinação de acurácia, qualidade ou confiabilidade...
Há outros valores muito mais importantes, e será bem difícil responder de forma simplista.
-
Senhores,
Estou em São Paulo. Vim passar olhos no Salão do Automóvel.
Fábio,
A máquina é para brincar sim, só para isso.
O que quis dizer, e o disse bem, foi que os motores é simples de trocar, muito simples e muito fácil, já os fusos não. A pior coisa que pode acontecer é o forum ganhar 4 ou cinco motores para sorteio futuro, para seus colaboradores.
No frigir dos ovos, continuamos sem saber, ainda que de forma simplista, o que a experiência dos senhores pode criticar sobre o meu sonho, que tanto e tantas vezes descrevi aqui.
A ordem dos ingredientes, tenho certeza, não altera o sandiche.
O arquivo CAD com o desenho do meu sonho em 3D que postei aqui ( o projeto detalho da máquina que estou construindo), o alicerce dessa casa, foi quem está dando origem as aquisições que venho fazendo.
Os motores são lentos em sim, mas com 400 Khz de clock do driver, vamos ver como vão se comportar . . .
Esteja certo que logo vamos saber . . .
Mas voltando a vaca fria, 40 mm para fusos de 3600 e 2650, passa?
E quanto ao spindler, caro confrade, como postei antes, tenho a intenção de me possibilitar a troca automática de ferramentas e com porta ferramentas HSK F50 ou F63. Se entendi bem isso aí seria no mínimo o para-raio da casa, mas se não me engano é ele que também vai gerar toda a possível vibração no meu sonho, ou na minha casa, como queira. Por isso gostaria de continuar a conversa sobre o spindle no sentido de defini-lo de acordo com o meu desejo e as minhas possibilidades amadiorísticas . . .
Obrigado pelas sugestões. Vamos ver como ficarão as soluções . . .
Sobre o spindler, me manda um e-mail com o que você pode me oferecer e com o que você me sugere de mais conveniente e mais de acordo com o meu sonho . . .
Obrigado.
-
No frigir dos ovos, continuamos sem saber, ainda que de forma simplista, o que a experiência dos senhores pode criticar sobre o meu sonho, que tanto e tantas vezes descrevi aqui.
Estamos criticando, tenha certeza - o que não podemos fazer por voce é decidir o que voce deve fazer...
Os motores são lentos em sim, mas com 400 Khz de clock do driver, vamos ver como vão se comportar . . .
Calma! - acredito que será meio difícil acionar a 3KHz ou 4KHz, quem diria a 400KHZ....
Sugiro enfáticamente que tente se enfronhar um pouco mais quanto ao funcionamento desse tipo de motor - a coisa não é simples como à princípio imaginamos...
Mas voltando a vaca fria, 40 mm para fusos de 3600 e 2650, passa?
Passar passa, mas o Arivaldo bem comentou sobre a inércia - eu tive problemas de acionamento com fusos bem mais leves acionando-os com servo-motores, e te digo que terá também.
Outro ponto que deve ser comentado além da inércia é o comprimento do fuso - com este comprimento todo e só apoiado nas extremidades, haverá flambagem, e é um problema meio chato de ser contornado...
Sobre a inércia, a coisa poderia ser contornada parcialmente com reduções, mas haverá uma troca - torque x velocidade - ganha-se em torque e perde-se em velocidade, e lembrando que os mortores serão lentos, talvez reduzir não seja a melhor alternativa...
E quanto ao spindler, caro confrade, como postei antes, tenho a intenção de me possibilitar a troca automática de ferramentas e com porta ferramentas HSK F50 ou F63.
Falaremos de porta-ferramentas em momento oportuno...
...é ele que também vai gerar toda a possível vibração no meu sonho, . .
"vibração" - tem como comentar o que quer dizer com isso?
Sobre o spindler, me manda um e-mail com o que você pode me oferecer e com o que você me sugere de mais conveniente e mais de acordo com o meu sonho . . .
Não tenho muito material, mas mando asim...
-
Router CNC 4 eixos
...A máquina em projeto deverá ter capacidade de usinar madeiras muito densas (1400 Kg/m³) e não ferrosos (alumínio, cobre, bronze, etc).
A área útil de usinagem deverá permitir o fresamento de uma placa inteira de MDF e peças com diâmetro de até 200 mm (lado maior de até 300 mm).
A máquina é para brincar sim, só para isso.
...Mas voltando a vaca fria, 40 mm para fusos de 3600 e 2650, passa?
Diante destas informações, não seria mais recomendável optar por cremalheiras ??
Bem apoiadas, niveladas e ajustadas, elimina a inércia e a flambagem do fuso.
Toda a potência do motor seria usada para mover o pórtico, pela extensão dos 3,6 metros.
Mas ainda me preocupo com os 2,65m da outra dimensão...
-
se posso opinar com um fuso desse tamanho e com esse motor (que também tenho) nao vai
passar dos 500hz
-
Caros confrades,
De São Paulo (Salão do Automóvel) fui para Porto Ferreira, passar uns dias na casa da sogra. Mas já estou de volta ao Rio de Janeiro.
Nada é simples. A simplicidade só pode habitar num olhar desinteressado e acrítico. A complexidade é o pano de fundo de qualquer leitura séria daquilo a que podemos chamar “realidade”.
Onde vemos simplicidade, não vemos. Mas não vamos confundir “complexidade” com “confusão”, de modo algum…essencialmente porque a confusão é, com freqüência, o resultado direto das visões simplistas e simplificadas. A complexidade é, aqui, sinônimo de interioridade, conhecimento, profundidade…
Senhores, tenho certeza que nada é simples como parece, pois sou casado com a mesma mulher há 28 anos.
Senhores, tenho certeza que se dois motores de 100 kgf.cm no eixo X e um no eixo Y, acionando fusos de 40 mm de diâmetro e com 3600 mm e 2800 mm respectivamente não forem capazes de proporcionar entre 5 e 7 metros por minuto eu vou ficar muito chateado sim, triste mesmo, pois terei de esperar por motores de 300 kgf.cm e os respectivos drivers. Ou será que 300 kgf.cm não vencem a inércia de um fuso com 40 mm e 3600 mm? E dessa vez com os motores indicados pelo Fábio (fgilii), é claro!
A intenção é perseguir com o uso de fusos. Optar por cremalheiras só diante da constatação de que o uso de fusos é definitivamente inviável.
Já alterei o desenho dos apoios dos motores. Agora posso usar tanto um NEMA 34 quanto um NEMA 42. E repetindo, posso errar quanto aos motores, mas não posso errar quanto aos fusos. E por isso a minha dúvida continua ! ! ! Os fusos que estou prevendo usar ( 40 mm diâmetro e 3600 mm entre apoios (mancais FK e FF)) submetidos somente a cargas axiais são capazes de cumprir o que se espera ? ? ? Tcham . . . tcham . . . tcham . . . tcham . . . . . .
-
Senhores, tenho certeza que se dois motores de 100 kgf.cm no eixo X e um no eixo Y, acionando fusos de 40 mm de diâmetro e com 3600 mm e 2800 mm respectivamente não forem capazes de proporcionar entre 5 e 7 metros por minuto eu vou ficar muito chateado sim, triste mesmo,
Hmm - dependendo dos motores, pode preparar as caixas de lencinhos, porque vai precisar...
pois terei de esperar por motores de 300 kgf.cm e os respectivos drivers. Ou será que 300 kgf.cm não vencem a inércia de um fuso com 40 mm e 3600 mm?
Hmmm - dependendo dos motores, lenços de papel não resolverão - talvez alguns lençóis (de casal) ajudem...
Sem conhecer o motor, me arrisco a afirmar que neste caso isso pode além de ser verdade, piorar ainda mais a situação - provavelmente serão mais lenntos ainda!
Entenda uma coisa - não é a "força" quem faz um motor rodar mais rápido ou menos!
A intenção é perseguir com o uso de fusos. Optar por cremalheiras só diante da constatação de que o uso de fusos é definitivamente inviável.
Gostei - vai arriscar o pescoço mesmo... sentí firmeza. :)
... E repetindo, posso errar quanto aos motores, mas não posso errar quanto aos fusos. E por isso a minha dúvida continua ! ! ! [/quote]
E eu repito de novo e de novo: SERÁ???
Os fusos que estou prevendo usar ( 40 mm diâmetro e 3600 mm entre apoios (mancais FK e FF)) submetidos somente a cargas axiais são capazes de cumprir o que se espera ? ? ? Tcham . . . tcham . . . tcham . . . tcham . . .
Adorei o clima de suspense...
Mas por favor - não judie mais da gente, e nos diga - qual será o passo desses tão amados e desejados fusos?
-
Tô caindo no meio da discussão agora, não tinha visto o tópico ainda mas já dei uma espiada nos comentários anteriores, talvez eu não tenha visto algo relevante, perdoem se repito algo já tratado.
Se ainda não viu a solução que o Fábio adotou pra fazer uma máquina funcionar (porca rotativa), veja. Conhecer o passo do fuso é essencial pra avaliar o desempenho do conjunto, informe. Não encontrei uma justificativa para o emprego do fuso, há alguma, irretorquível ?
-
Tudo bem Fábio?
Quanto mais torque menos velocidade, com certeza !
Mas até agora eu entendi que a maior preocupação é se 100 kgf.cm são suficientes para pelo menos mover os eixos X e Y.
Daí a bricadeira dos 300 Kgf.cm.
O passo pode ser 5 ou 10, e eu , do alto da minha ignorância, estou inclinado a optar por passo 10, já que os drivers que vou utilizar me possibilitam micro passo . . .
-
Entenda uma coisa - não é a "força" quem faz um motor rodar mais rápido ou menos!
essa duvida eu também tinha antes !
-
psm,
quanto as poscas rotativas que o Jorge citou eu acho que seria uma boa, dê uma olhada na maquininha deste gringo ou hermano ele adotou este sistema de fuso fixo com porcas rotativas talvêz ai esteja sua solução sem perder torque nem velocidade dos seu motores, veja bem é só um palmite meu.
http://www.infolaser.net/franpr/tecnica/cncmill/cncmill.html
-
Mas até agora eu entendi que a maior preocupação é se 100 kgf.cm são suficientes para pelo menos mover os eixos X e Y.
Veja - vai depender da estrutura que deverá ser movimentada, das inércias mas o mais importante, vai depender da forma de aproveitar a força gerada pelos motores...
Normalmente os fusos nos oferecem o que chamamos de "vantagem mecânica", pois são reduções naturais.
Os fusos de esferas recirculantes são os que apresentam as menores perdas, mas em compensação são os mais delicados nas montagens justamente para garantir esta eficiência.
O passo pode ser 5 ou 10, e eu , do alto da minha ignorância, estou inclinado a optar por passo 10, já que os drivers que vou utilizar me possibilitam micro passo . . .
Pode ser uma boa alternativa sim, mas ainda depende da estrutura - é por isso que eu disse em algum lugar que se faz primeiro a estrutura, para depois de avaliá-la, determinar a motorização...
-
Veja aqui uma idéia de acionamento com fuso longo:
http://www.guiacnc.com.br/forum/index.php/topic,2883.0.html
-
Fabio,
Eu já li/estudei o suficiente para saber que o uso da porca rotativa permite o uso de velocidades extraordinárias, além de outros benefícios, e que o futuro está sendo buscado nessa direção. Só não levei o meu projeto nessa direção pela ignorância e pela impossibilidade de buscar uma solução THK ou HIWIN aqui por nossas bandas.
E agora ela me cai aos pés.
Estou considerando a possibilidade de mudança, mas sem muito entusiasmo ainda. Mas já estou trabalhando na modificação para gerar um novo projeto.
Sobre o spindler, me manda um e-mail, por favor. Senão na próxima visista a minha sogra vou parar em Atibáia.
-
Eu já li/estudei o suficiente para saber que o uso da porca rotativa permite o uso de velocidades extraordinárias, além de outros benefícios,
Então para que fique bem claro:
A GRANDE vantagem neste tipo de acionamento está no modo de acelerar a carga, pois diminui-se um pouco a inércia, mas a velocidade não depende dessa inércia...
Só não levei o meu projeto nessa direção pela ignorância e pela impossibilidade de buscar uma solução THK ou HIWIN aqui por nossas bandas.
Bem - consulte por algum tipo de fretamento, uai... :)
E agora ela me cai aos pés.
Cuidado - em oficina use sapato de segurança com bico de aço...
Estou considerando a possibilidade de mudança, mas sem muito entusiasmo ainda.
Sim - pensar é o melhor remédio...
Sobre o spindler, me manda um e-mail, por favor. Senão na próxima visista a minha sogra vou parar em Atibáia.
Se vier por estas bandas, terei o maior prazer em te receber...
-
A GRANDE vantagem neste tipo de acionamento está no modo de acelerar a carga, pois diminui-se um pouco a inércia ...
Hum ... tá, a inércia é reduzida, o que é uma vantagem, vantagem que pode ser grande, a depender da configuração específica, mas aos meus olhos a maior virtude é que evita-se o efeito chicote, a oscilação do fuso, que é o maior obstáculo ao emprego de fusos longos e que obriga a utilização de fusos de grande diâmetro ...
... mas a velocidade não depende dessa inércia...
Hum ... Depende de que velocidade consideramos ... se falamos da velocidade máxima, é verdade, mas é bom lembrar que a velocidade máxima é de importância bem menor do que frequentemente se atribui a ela ...
Para a esmagadora maioria dos casos, a velocidade de usinagem importa muito mais, é o que vai determinar quanto tempo é dispendido na realização de uma tarefa e aqui importa muito mais a aceleração, que é função da inércia e da potência disponível ...
-
evita-se o efeito chicote, a oscilação do fuso, que é o maior obstáculo ao emprego de fusos longos e que obriga a utilização de fusos de grande diâmetro ...
Claro - falha minha ao não ter comentado isso...
Depende de que velocidade consideramos ...
Sim, e neste caso específico, me referia aos motores que o colega já tem, e que é um nosso velho conecido pela suas características de lentidão. (lentidão esta, relativa é claro)
-
Depende de que velocidade consideramos ...
Sim, e neste caso específico, me referia aos motores que o colega já tem, e que é um nosso velho conecido pela suas características de lentidão. (lentidão esta, relativa é claro)
[/quote]
Opa, como assim relativa :o ::) qual a referência ?
-
Opa, como assim relativa :o ::) qual a referência ?
Outros motores, por exemplo.
-
He, he, he, . . .
Espera-se mesmo que relativamente a outros motores, e não a uma maçã, ainda que em queda livre ( cheia de movimento ).
E em assim sendo, ao consultar o "datasheet" de um motor de passo de oito fios, quais parâmetros e como devo interpretá-los?
O que leva um motor de 100 Kgf.cm e oito fios (quatro fases) ser mais rápido que um motor de 100 Kgf.cm e oito fios (quatro fases)?
O que vai definir a velocidade de um motor, imagino eu, é a freqüência de passo que a controladora pode gerar. E a da máquina definimos primeiro o número de revoluções possíveis fazendo (no caso de motores de 1,8º) (freqüência de passo / (200 * micro passo usado)), o que nos dará o número de revoluções por segundo, e multiplicando essa quantidade de revoluções por segundo pelo passo do fuso teremos então a velocidade da porca em mm/segundo e que se dividirmos por 1000 e multiplicarmos por 60, teremos a velocidade em metros por minuto.
Certamente existem motores com as mesmas características mas com desempenhos diferentes. Como identificar e mensurar isso?
-
He, he, he, . . .
Espera-se mesmo que relativamente a outros motores, e não a uma maçã, ainda que em queda livre ( cheia de movimento ).
É a gozação foi boa mas a coisa é menos óbvia do que parece ... o relativo pode referir-se a outras aplicações, outras configurações como fusos versus cremalheiras, etc ...
E em assim sendo, ao consultar o "datasheet" de um motor de passo de oito fios, quais parâmetros e como devo interpretá-los?
O mais importante, quase sempre, é avaliar a curva de torque vs velocidade. Outros parâmetros de grande interesse e importância são a resolução, número de fases, tensão e corrente nominais, indutância, dimensões de eixo e carcaça e número de fios, não necessariamente nesta ordem.
O que leva um motor de 100 Kgf.cm e oito fios (quatro fases) ser mais rápido que um motor de 100 Kgf.cm e oito fios (quatro fases)?
O circuito magnético, essencialmente, todas as outras condições sendo iguais.
O que vai definir a velocidade de um motor, imagino eu, é a freqüência de passo que a controladora pode gerar.
Não. Não apenas isso. A esmagadora maioria dos drivers e progs pode gerar frequências mais elevadas do que os motores podem acompanhar.
Os motores de passo são síncronos, ou seja, sua velocidade é diretamente proporcional à frequência de comutação das fases, mas são tb máquinas de potência constante e a potência é o produto torque x velocidade, portanto o torque cai de maneira inversamente proporcional à velocidade. Há um limite onde o torque é insuficiente e ocorre o stall, o sincronismo é perdido e o motor simplesmente para.
Certamente existem motores com as mesmas características mas com desempenhos diferentes. Como identificar e mensurar isso?
A única maneira prática ao alcance dos simples mortais é pelas especificações dos fabricantes.
Pode-se tb apelar para comparações empíricas ou profundas conjecturas do tipo "ele aguenta".
Há alguns tarados como este vosso humilde servo que se metem a construir torquímetros / dinamômetros dinâmicos na pretensão de um dia poder caracterizar motores independentemente de dados de fabricantes, nem sempre fidedignos, nem sempre completos.
-
Há alguns tarados como este vosso humilde servo que se metem a construir torquímetros / dinamômetros dinâmicos na pretensão de um dia poder caracterizar motores independentemente de dados de fabricantes, nem sempre fidedignos, nem sempre completos.
Bão esta estória (ou seria história :o ) eu leio desde que cheguei... antes estava bem ativo ::) e agora ? ;D ;)
-
Bão esta estória (ou seria história :o ) eu leio desde que cheguei... antes estava bem ativo ::) e agora ? ;D ;)
Ainda tá ativo, um dia sai ... é uma das coisas que tenho pra conversar com o Rudolf no encontro ... vamos ver se damos um passinho à frente ... já tenho uma célula de carga doada pelo Arivaldo, no mínimo pra merecer a doação alguma coisa tem que sair ...
-
Exato, lebrava que você havia parado na célula de carga. Um problema a menos.
Esta é a mesma que é utilizada nas balanças eletrônicas. correto ? Tem balança desta por 60 dinheiros, nova.
Esta seria A solução para saber se o gato não é lebre e se a lebre é gato ::)