He, he, he, . . .
Espera-se mesmo que relativamente a outros motores, e não a uma maçã, ainda que em queda livre ( cheia de movimento ).
É a gozação foi boa mas a coisa é menos óbvia do que parece ... o relativo pode referir-se a outras aplicações, outras configurações como fusos versus cremalheiras, etc ...
E em assim sendo, ao consultar o "datasheet" de um motor de passo de oito fios, quais parâmetros e como devo interpretá-los?
O mais importante, quase sempre, é avaliar a curva de torque vs velocidade. Outros parâmetros de grande interesse e importância são a resolução, número de fases, tensão e corrente nominais, indutância, dimensões de eixo e carcaça e número de fios, não necessariamente nesta ordem.
O que leva um motor de 100 Kgf.cm e oito fios (quatro fases) ser mais rápido que um motor de 100 Kgf.cm e oito fios (quatro fases)?
O circuito magnético, essencialmente, todas as outras condições sendo iguais.
O que vai definir a velocidade de um motor, imagino eu, é a freqüência de passo que a controladora pode gerar.
Não. Não apenas isso. A esmagadora maioria dos drivers e progs pode gerar frequências mais elevadas do que os motores podem acompanhar.
Os motores de passo são síncronos, ou seja, sua velocidade é diretamente proporcional à frequência de comutação das fases, mas são tb máquinas de potência constante e a potência é o produto torque x velocidade, portanto o torque cai de maneira inversamente proporcional à velocidade. Há um limite onde o torque é insuficiente e ocorre o stall, o sincronismo é perdido e o motor simplesmente para.
Certamente existem motores com as mesmas características mas com desempenhos diferentes. Como identificar e mensurar isso?
A única maneira prática ao alcance dos simples mortais é pelas especificações dos fabricantes.
Pode-se tb apelar para comparações empíricas ou profundas conjecturas do tipo "ele aguenta".
Há alguns tarados como este vosso humilde servo que se metem a construir torquímetros / dinamômetros dinâmicos na pretensão de um dia poder caracterizar motores independentemente de dados de fabricantes, nem sempre fidedignos, nem sempre completos.