Autor Tópico: Projeto Rafael RS  (Lida 10667 vezes)

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Offline F.Gilii

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Re: Projeto Rafael RS
« Resposta #60 Online: 30 de Outubro de 2007, 13:44 »
Serrão, Roque, Rafael e Alex...

O motor que estou falando é um motor de alta velocidade de fabricação nacional e que estou começando representação...

Este do desenho tem já im porta pinças incorporado, e tem rolamentos comuns de bolas...

Há modelos com rolamentos de contato angular e com mais potência...

O peso deste motor é de cerca de 2 Kg...

PS. se houver interesse, respondo por MP...

Landa

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Re: Projeto Rafael RS
« Resposta #61 Online: 30 de Outubro de 2007, 17:15 »
Fabio,

Na descrição diz frequência 280-300Hz? ele tem incorporado o controlador?  Só tem em 220V? É trifásico?

Offline F.Gilii

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Re: Projeto Rafael RS
« Resposta #62 Online: 30 de Outubro de 2007, 19:46 »
Landa,

São motores de indução trifásicos, e podem ser operados através de inverters até 300 Hz de frequencia...

Pode-se usar um inverter com entrada monofásica de 110V e saída trifásica 220V...
Eu uso um inverter da WEG modelo CFW10 para 1 CV

O controlador não é incorporado - o que é incorporado é o porta-pinças de precisão...

É uma ferramenta de qualidade industrial...

rafaturbonh

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Re: Projeto Rafael RS
« Resposta #63 Online: 30 de Outubro de 2007, 20:20 »
Citar
Com um inversor apropriado, qual a gama de rotações possíveis?
de 0 a máxima - no caso 18000 rpm...

Citar
Aqui uso 220 V, como fica?
Há inversores com entrada monofásica (110V ou 220V) e saída trifásica...

Citar
Gostaria de saber todas as opções de rolamentos e potências

Os motores podem vir com rolamentos simples ou rolamentos de contato angula - sugiro sempre este último pois ganha-se em durabilidade e acuidade...

Citar
É possível usá-lo sem inversor?
Sim, mas como nossa rede elétrica funciona a 60 HZ, este motor iria girar a  apenas 3600 rpm (nominais)

Obrigado!!! Abraço!!!
« Última modificação: 30 de Outubro de 2007, 20:29 por fgilii »

Landa

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Re: Projeto Rafael RS
« Resposta #64 Online: 30 de Outubro de 2007, 20:25 »
Ok Fabio eu já imaginava...mas para utilização doméstica não dá, por aqui eu não tenho 220V 3 fases.

Offline F.Gilii

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Re: Projeto Rafael RS
« Resposta #65 Online: 30 de Outubro de 2007, 20:30 »
Rafael,

Desdculpe - sem querer editei sua mensagem ao invés de ter respoondido...

Landa,

Há a possibilidade de usar um inversor com entrada moinofásica e saída trifásica...

Landa

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Re: Projeto Rafael RS
« Resposta #66 Online: 30 de Outubro de 2007, 21:14 »
Isso é novidade pra mim, é bem interessante.

Offline Arivaldo

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Re: Projeto Rafael RS
« Resposta #67 Online: 01 de Novembro de 2007, 00:24 »
O motor que estou falando é um motor de alta velocidade de fabricação nacional e que estou começando representação...
Gilii,
Eu tenho um motorzinho de 1/6 CV, trifásico, com rolamentos 6200 e pretendo usá-lo como spindle.

Qual seria a principal diferença construtiva entre o de alta rotação e o normal?
Seria o diâmetro/massa do rotor?
E traria problema de balanceamento em altas rotações?
Até que rotação seria possível levar um motorzinho comum?

Offline F.Gilii

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Re: Projeto Rafael RS
« Resposta #68 Online: 01 de Novembro de 2007, 07:16 »
Arivaldo,

Assim olhando para eles, mas sem os desmontar, eu diria que o primeiro ponto onde se nota diferença é nas dimensões (externas e internas).

O motor de alta velocidade é realmente pequeno se comparado a um motor comum da mesma potência.
Então, acredito que a inércia do rotor seja um tanto diferente...De certa forma, inércia é bom, pois é um volante, que tende a manter a rpm mais constante...

Outro ponto que se destaca são os rolamentos:
Os rolamentos deste seu motor são de bolas comuns, o que pode (e vai) limitar o uso do motor em certas condições de uso.
Acredito que estas limitações aparecerão com um certo tempo de uso, pois acho que o desgaste sofrido por eles deverá ser um pouco mais acentuado, já que não são desenhados para trabalhos sob determinadas direções de esforços...

Acho que isso não impede de serem usados, pois mesmo que hajam folgas, pode-se ainda trabalhar contanto que não comprometa a fixação da ferramenta...

Excesso de vibração no eixo devido à folga de rolamento gera um "batimento" e consequentemente aumentam os esforços e a tendência do porta ferramentas soltar... cuidado!

Um último ponto, mas não tenho certeza do que vou falar, é que motores de alta frequencia tem seus enrolamentos desenhados para oferecer um rendimento bom em altas velocidades, enquanto os motores comuns são desenhados para que o melhor rendimanto apareça em faixas de velocidade bem inferiores...

Como são relativamente pequenos (baixo consumo), acredito que não teria miuiuito problema em usar um motor desse como o seu...

A potência é que é pequena = 1/6 de HP é pouco dependendo do que for feito, mas é plenamente utilizável, mesmo com a relação peso-potência nada favorável...

Offline C N C N o w !

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Re: Projeto Rafael RS
« Resposta #69 Online: 01 de Novembro de 2007, 10:04 »
Os rolamentos ... de bolas ...

Rolamento de bolas é bão, hein ?! O que aconteceu com os bons e velhos rolamentos de esferas ? Foram sequestrados pelos gringos ?  ;D ;D ;D

Offline rgallas

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Re: Projeto Rafael RS
« Resposta #70 Online: 01 de Novembro de 2007, 10:08 »
Os rolamentos ... de bolas ...

Rolamento de bolas é bão, hein ?! O que aconteceu com os bons e velhos rolamentos de esferas ? Foram sequestrados pelos gringos ?  ;D ;D ;D

É que ele falando muito em italiano e esquece do portugues.

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Re: Projeto Rafael RS
« Resposta #71 Online: 01 de Novembro de 2007, 10:23 »
Arivaldo, metendo minha colher enferrujada nesse angu:

Qual seria a principal diferença construtiva entre o de alta rotação e o normal?

Basicamente nenhuma. O que determina a velocidade dos motores de indução é o número de polos e a frequência sob a qual são alimentados. A velocidade é inversamente proporcional ao número de polos e diretamente proporcional à frequência. Um motor com um único par de polos alcança 3.600 RPM (nominais, em vazio) sob 60Hz, 18.000 RPM sob 300Hz (frequência máxima da maioria dos inversores).

A preocupação que se deve ter ao operar em velocidades mais elevadas restringe-se a uns poucos aspectos mecânicos, balanceamento mais crítico ... e a adequação dos rolamentos (como já apontou o Fábio) e lubrificantes ... observados estes aspectos quase qualquer motor pode ser utilizado em conjunto com um inversor para obtenção de velocidades mais elevadas ...

Offline C N C N o w !

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Re: Projeto Rafael RS
« Resposta #72 Online: 01 de Novembro de 2007, 10:28 »
Isso é novidade pra mim, é bem interessante.

Landa, em algumas cidades não é difícil obter trifásico pra residências ... em Brasília, por exemplo, é bem comum ... já em Sampa é mais complicado ...

Nada contra os inversores monofásicos, são ótimos, quebram um galhão, mas pode haver interesse no trifásico em função de outras máquinas ... quando é necessário acionar cargas acima de 2kW a coisa já começa e se justificar ...

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Re: Projeto Rafael RS
« Resposta #73 Online: 01 de Novembro de 2007, 10:43 »
É que ele falando muito em italiano e esquece do portugues.

Acho que não, Roque. Se bem me lembro em italiano é cuscinette ...

Tô achando que ball bearing é que é a origem do desaforo ...  ;D

Offline Arivaldo

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Re: Projeto Rafael RS
« Resposta #74 Online: 01 de Novembro de 2007, 11:11 »
Arivaldo, metendo minha colher enferrujada nesse angu:

Qual seria a principal diferença construtiva ?

Basicamente nenhuma.  ...

Santa e benvinda "colher enferrujada".

Então, penso que confirmo minhas suspeitas e minha intenção de usar o motorzinho (acho que é WEG) com o inversor ABB que vai a 500Hz.
Assim, levo a rotação original (1580 RPM , ou algo assim, depois verifico) até uns bons 10.000 RPM, controlados.

Claro que pensei em substituir os rolamentos por SKF, se já não os forem.

P.S. não esqueci seu sensor de carga/balança, é a correria da labuta diária...
Saudações aos Mestres.

P.S.2: acho que foi conversando com o Roque Gallas que eles se decidiram pela tradução dos ball bearings. (sem stress, é só uma opinião...)

 

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