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PROJETOS => Projetos dos Usuários Guia CNC => Tópico iniciado por: rodrigo w em 21 de Fevereiro de 2010, 19:10
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Bom pessoal, agora é pra valer, chegaram os motores bipolares action e os fusos C6 Hiwin, próxima semana vou atrás dos rolamentos de contato angular, inversor, motor, polias e correias.
Minha idéia inicial é primeiro automatizar, e posteriormente transforma-lo num gang tool, aproveitando os rasgos T que ele já possui no carro transversal.
Nsse torno ao troca de velocidade se da pela mudança manual das polias, então irei trocar o motor original 3\4 monofásico por um 1cv trifasico com inversor, pelas minhas pesquisas vcs preferem os motores de alta, no caso como a maquina é um torno, fico na dúvida se escolho um de baixa ou alta rotação, o que vcs me sugerem?
Passando essa primeira etapa, partirei para eletronica, onde sou leigo total e pouco simpatizante(sei sei, vou ter que entender a força), gostei do que li sobre os Smiles, até já andei conversando com o Rudolf no inicio do ano, gostei muito do fato do Kit smile já vir no jeitinho, além da boa vontade também do criador e sua paciencia com os menos sabidos na eletronica, outra dúvida, meu motores são bipolares a perda é muito grande quando se usa drivers unipolares?
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Rodrigo,
Eu procuraria determinar a faixa de rpm de trabalho desejada para depois escolher o motor e a redução, mas posso arriscar a afirmar que é negócio usar um motor de 2 polos (3600 rpm nominal) e uma redução entre motor e eixo-árvore.
Com um motor de 1CV e uma redução de 3:1 terá bastante torque e bastante folga para rotação, mas é só a minha opinião.
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Fotos
(http://i45.photobucket.com/albums/f69/rwf30/DSC03462.jpg)
(http://i45.photobucket.com/albums/f69/rwf30/DSC03464.jpg)
(http://i45.photobucket.com/albums/f69/rwf30/DSC03463.jpg)
(http://i45.photobucket.com/albums/f69/rwf30/DSC03468.jpg)
motores Action
Fuso de esfera 20mm passo 5 classe c6, achei uma coisa muito curiosa, pois me alegaram que a dureza seria em torno de 62 Hrc, fiquei até receoso de tentar usinar , mas como sou adepto do faça vc mesmo. Andei dando uma fuçadinha no torno e achei maçio demais, utilizei uma ferramenta de metal duro e baixa rotação.
Fábio, a ideia da redução no motor de alta é boa, nem tinha me passado pela cabeça, tendo torque suficiente rotação a mais é sempre bem vinda.
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A dureza do fuso é superficial - basta usinar um pouco que chega no miolo do fuso, macio.
A têmpera é por indução - um processo muito interessante.
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Alguém saberia me informar a referência de contato angular para ser usado em fuso de 20mm, aqui em Brasília na única loja especializada em rolamentos, fizerão aquela cara de que estou perguntando sobre algum acessório extraterrestre
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Rodrigo,
Há alguns tipos de rolamentos de contato angular, e dependendo da aplicação se indica um ou outro modelo, talvez por isso das cara de interrogação dos fornecedores.
Basicamente o que muda é o angulo de contato (além de outras dimensões é claro)
Por exemplo rolamentos da FAG:
- séries 72B e 73B = angulo de contato 40°
- séries B719C, B70C, B72C = angulo de contato 15°
- séries B719E,B70E B72E = angulo de contato 25°
Exemplo:
- rolamento de contato angular (40°) furo 15mm, externo 35mm, espessura 11mm = ref 7202B.TVP
- rolamento de contato angular (25°) furo 15mm, externo 35mm, espessura 11mm = ref 7202C.TPA.P4
Estes são apenas exemplo - não sei dizer se servem para seus eixos por não conhecer as características das usinagens de eixo e mancal e do que pretende fazer.
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Muito obrigado Fábio, vou ver se consigo me entender com o vendedor agora hehe
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A têmpera é por indução - um processo muito interessante.
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Por aqui não encontrei os rolamentos de contato angular, alguém teria o telefone de empresas em outro estado
Andei olhando os projetos das máquinas construídas aqui no forum e fiquei na dúvida de qual mancal construir, me pareçe que o ideal seria um mancal com dois rolamentos de contato angular no lado onde se acopla o motor e um rolamento comum no mancal contrário , seria essa a melhor configuração para o eixo Z do torno?
Uma outra dúvida, meu eixo X tem 400mm, meu projeto inicial o fuso de 20mm seria apoiado por um mancal com dois rolamentos , na castanha e a outra extremidade ficaria solta, como esse eixo corre em guias dovetail creio que não existiria problema, vcs acham que funfa bem ou vale a pena instalar um suporte e mais um mancal?
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Andei cotando em algumas empresas que peguei no google, rolamento SKF 3202 os preços variam de R$ 40,00 a 94,00, incrívell!!!!
Um rascunho do que penso fazer no eixo X
(http://i45.photobucket.com/albums/f69/rwf30/Carro1.jpg)
(http://i45.photobucket.com/albums/f69/rwf30/carro2.jpg)
(http://i45.photobucket.com/albums/f69/rwf30/carro3.jpg)
Um dos motivos de ter optado pelo fuso correr lateralmente, o fuso original tem 12mm e o espaço interno é muito apertado para uma castanha de esferas, depois de muito quebrar a cabeça vi um projeto no youtube que foi usado esse sistema, e pelo que vi funcionou direitinho,...
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Depois de um longo periodo, não totalmente parado, tô dando continuidade ao projeto. Nesse tempo andei estudando bastante principalmente a parte eletronica e de controle, e que grande parte das duvidas foram tiradas em tópicos já existentes. Devo nos próximos dias mandar cortar chapas de aluminio para a confeccção das peças, aqui em Bsb não disposmos de corte a jato dagua então terei que recorrer a empresas em outros estados, o que me gera uma dúvida em relação ao material, essas empresas já dispõe das chapas ou tenho que encomendar de uma segunda empresa?
Já adquiridos o motor trifasico de 1cv weg(3420 rpm) e inversor de potência cfw08, fiz alguns testes na bancada e me impressionou a quantidade de recursos desse inversor.
Se meus calculos estiverem corretos, usando a redução de 3:1 sugerida pelo Fabio, eu teria 3cv na placa usando 60Hz no inversor e 1140 rpm, essa redução me daria a rpm total de 5700. Até hj em modo manual, foram poucas as vezes que utilizei a velocidade maxima do meu torno que gira em torno de 2120 rpm, na bancada original a impressão é que vai literalmente sair andando pela porta. Andei estudando máquinas maiores e a grande maioria fica entre 3000 e 4000 rpm. Resumindo, tá faltando homem aqui pra botar essa placa desbalançeada pra girar a 5700 rpm na estrututa desse torno. :P
Então refiz os calculos usando uma redução de 4:1, o que me gera 855 rpm, 4 cv com 60 Hz no inversor e 4275 rpm máxima em 300 Hz, oo que me deixa com uma boa rpm e bastante torque mesmo em situações fora da frequencia nominal, onde já é sabido que existe alguma perda de potência.
Meus calculos estão corretos ou errei em algum lugar, toda ajuda sera muito bem vinda
E por ultimo, como faço para postar uma msg mais longa sem que a tela fique subindo e eu não consigo ler o que escrevo.
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Tô com uma dúvida em relação a resolução e velocidade, quando utilizo redução na ligação do fuso ao motor, por exemplo 2:1, teria no naquele mundo perfeito, o dobro de resolução e torque e metade da velocidade, quando utilizamos os micropassos, aconteçe a mesma coisa ou por exemplo, aumenta´se a resolução porem o torque e velocidade se mantém inalterado?
Ando lendo bastante o forum mas ainda entendi como isso funciona,...
abs
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por exemplo 2:1, teria no naquele mundo perfeito, o dobro de resolução e torque e metade da velocidade,
Correto.
quando utilizamos os micropassos, aconteçe a mesma coisa ou por exemplo, aumenta´se a resolução porem o torque e velocidade se mantém inalterado?
Neste caso só é alterada a resolução (+) e a velocidade (-).
O torque se mantem.
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Rodrigo,
A coisa está um pouco confusa para mim:
- numa de suas postagens, voce fala de uma redução entre motor trifásico e eixo principal e em outra postagem voce comenta entre motor de passo e fuso.
Eu diria que uma redução de 3:1 entre motor trifasico e eixo principal vai bem, e para os motores de passo, depende do que voce precise de resolução final e tolerancia das peças...
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Fábio são duas perguntas distintas mesmo,
No caso do motor trifásico gostariar de saber se os calculos sobre Cv, velocidades estão corretos.
E sobre os motores de passo, já procurei e ainda não encontrei, se tiver algum tópico sobre o assunto me passem o link que vou lá dar uma fuçada, deixa ver como explicar a minha dúvida:
Se utilizarmos redução, como exemplo 2:1 no fuso, sabemos que teremos uma resolução maior, dobro de torque e metade da velocidade, no caso do uso dos micropassos, como eles afetam a velocidade?
abs
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Sobre o motor de acionamento do eixo principal, creio que sua aproximação está correta no que diz respeito à velocidade - vou tecer apenas alguns comentários:
- Não creio que o torque se mantenha o mesmo (1CV) por toda a faixa de RPM que o inversor pode fornecer porque o motor não é desenhado para rodar a altas velocidades - o preço que se paga deve ser uma certa limitação em RPM (não chega no máximo do inversor - 300 Hz) e o torque cai um pouco.
Mas mesmo assim, eu creio que se colocar uma redução de 3:1, terá um bom torque até uns 3500 rpm ou um pouco mais medidos na placa, apesar de saber que a rpm teorica seria maior.
Já no caso da redução entre motor de passo e fuso, é como eu disse - depende de alguns fatores - um deles é o que voce quer ter (ou precisa) em termos de resolução e isso se baseia nas tolerancias que pretende obter nas suas peças.
A regra - se fosse no mundo perfeito - seria de ter o dobro de torque e de resolução por passo e metade da velocidade. (com redução 2:1) mas sabemos que há perdas - pequenas, mas existem - sempre.
Se usar micropasso, terá uma maior influência na resolução por passo (maior resolução) e um pouco de perda de torque se as subdivisões escolhidas forem muito altas...
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Bão, como falei em outro no tópico da configuração do mach2/3, estou por hora estudando as ligações entre BOB, inversor e spindle, vou anexar algumas respostas que me foram dadas em outros tópicos e que tem haver com esse projeto que estou fazendo. A parte eletrônica pra mim é uma grande novidade, ainda não cheguei a uma conclusão se amo ou odeio :D
A ligação do inversor no motor trifásico achei simples para funcionamento via HMI, ontem a noite começei a estudar as ligações da BOB com o inversor para controle via mach3, segui a risca a explicação do Fábio:
Para ligar o controle remoto no CFW08 voce deve ligar um fio de jumper entre os bornes 1 e 4 da barra de contatos do inversor, e outro par de fio que vem do relé da BOB nos bornes 4 e 5 da mesma barra de contatos.
Este par de fio são os que ligam e desligam o inversor. (veja pagina 46 do manual do inversor - ignore as ligações nos bornes 2 e 3)
Vindo da BOB, do terminal CN5 partirão dois fios que serão ligados nos bornes "GND" e "S 0~10v" nos terminais 6 e 7 do inversor.
Por fim, se ajustam os parametros 222 e 229 (se não me engano) para funcionarem em situação remoto... (ver pág 109 do manual)
Provavelmente vem junto com a placa um esquema simples de ligação - se não vier, fale comigo que eu te mando um.
Notei que o manual do meu inversor é um pouco diferente devido ele usar a Versao 4. do software.A parte de ligar o spindle e desligar ficou tudo certo, estou apanhando no tange ao controle PWM, segue como está configurado:
(http://i45.photobucket.com/albums/f69/rwf30/Spindle.jpg)
(http://i45.photobucket.com/albums/f69/rwf30/output.png)
(http://i45.photobucket.com/albums/f69/rwf30/ports.png)
Percebi que como a grande maioria utiliza routers , optam em usar 1 rele da bob para acionar o spindle pelo comando M3, no caso do torno é comum o giro em direção contrária, função essa que não interessa quanto se utiliza fresas, então para fazer uso do comando M4 tenho que habilitar um segundo rele na bob, e como ficaria agora a ligação desse rele no inversor.
obrigado
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Rodrigo,
Me desculpe, mas não se consegue ver nada nas imagens...
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Vou ver um jeito de postar que dê pra ver que assim tá dificil mesmo :D
Meu inversor tem os bornes de controle distribuidos da seguinte forma:
1 a 4 entradas digitais programavéis
5 neutro
6 entrada analogica(referencia)
7 10v,
Nesse esquema que me passou, o motor liga porém sempre na rpm máxima, já que configurei o inversor para 300Hz de saída. Lendo nos foruns CNCzone e mach sobre o assunto, configurando de forma diferente o mach, não consegui mais que .5 v na saida analógica. Olhando o esquema da placa, perçebi que quem alimenta a entrada analógica é o inversor, então a ligação que fiz no inversor estava errada. Refiz da sequinte maneira
Configurei as entradas digitais 1 e 2 para funcionarem como avanço e retorno e liguei nos reles 1 e 2(M3 e M4) , que por sua vez são ligados na entrada 5(neutro)orne 6 do inversor
Liguei o borne 4 (habilita geral) no borne 5(neutro)
Liguei o neutro da saida analogica no no borne 5(neutro inversor)
Liguei o 10V da placa no borne 7(10v) do inversor
Configurei no mach o pino 6 para ser a referencia(motor outut , spindle) e liguei no borne 6(entrada analogica referencia)
Agora acionando o comando M3 no mach ele la no sentido horario, s1000 asob a rotação, M4 inverte para sentido horario e M5 para. Fiquei muito feliz de conseguir fazer a configuração, confesso que não achei muito fácil qp é meu primeiro contato com inversor e placa controladora, mas tá tudo no maual das duas .
Tem alguma configuração no mach que não acertei, no menu pulleys, coloquei rotação minima 0 e máxima 6000, usei ratio 1 para efeito de teste, e quando comandado S10, ele vai 3000rpm, e s20 vai a 6000, onde estou errando?
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To usando a seguinte configuração:
Motor control
*use spindle control
*PWM control
PWMbase freque(não faço idéia do que é isso) 1000
Spindle Pulleys
0 min
6000 max
ratio 1
Se comando M3 e s10, ele gira segundo o inversor 249 rpm PWM control ratio +0.1667 OV%100, se passo agora para s20 ele sobe para 4480 PWMcontrol ratio +0.333, e S50 6000 rpm PWM control ratio +0.8333, qualquer comando S a partir de agora não existe alteração na velocidade,...
Alguem já passou por algo assim?
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Rodrigo,
Estou sem poder testar neste momento, mas creio que voce pode tentar ajustar o Mach3 para a polia n°4 no máximo de 24.000 e experimentar