Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
PROJETOS => Projetos dos Usuários Guia CNC => Tópico iniciado por: romulocardoso em 26 de Dezembro de 2013, 23:23
-
Olá pessoal,
Depois de acompanhar alguns tópicos e várias horas de vídeo no youtube, decidi aproveitar as folgas desse fim de ano e começar a montar a minha primeira CNC. Não tenho experiência nenhuma com máquinas desse tipo. Minha experiência com eletrônica é básica, somente pequenos projetos com Arduino.
Ela vai ter aproximadamente 300mm x 300mm, estou usando corrediças de gaveta para os eixos. Os motores serão de 2,6kg e devem chegar na próxima semana, pretendo usinar materiais moles: madeira, plástico e pcb. Vou utilizar a Dremel 3000.
Gostaria que opinassem sobre o meu projeto, e me orientassem sobre como montar a parte eletrônica. Estou em dúvida se monto com a placa cnc3ax ou com o Arduíno. Qual o mais aconselhável?
Fotos de como está ficando:
[hs width=300]http://romulocardoso.com.br/cnc/cnc-2.jpg[/hs]
[hs width=300]http://romulocardoso.com.br/cnc/cnc-3.jpg[/hs]
[hs width=300]http://romulocardoso.com.br/cnc/cnc-4.jpg[/hs]
[hs width=300]http://romulocardoso.com.br/cnc/cnc-5.jpg[/hs]
-
Updates no projeto.
[hs width=300]http://romulocardoso.com.br/cnc/cnc-6.jpg[/hs]
[hs width=300]http://romulocardoso.com.br/cnc/cnc-7.jpg[/hs]
[hs width=300]http://romulocardoso.com.br/cnc/cnc-8.jpg[/hs]
-
Oi, Rômulo.
Essas guias de gaveta têm folga no sentido axial (se não me engano), ou seja, se vc puxar a corrediça no sentido de tirá-la da guia de esferas. Nos outros sentidos ela funciona bem.
Portanto, se vc for usá-las na cnc seria melhor que vc as colocasse uma conta a outra para eliminar a folga, como vc pode ver na figura anexa. Eu uso dessa maneira em um cortador de isopor e funciona bem porque ele não faz esforço algum.
Para uma router seria melhor vc usar guias cilíndricas porque elas não dariam erro durante a usinagem. Da maneira que as guias de gaveta estão colocadas no eixo X da sua máquina, no primeiro esforço de corte, a tupia (dremel, spindle, etc) tenderá a ir pra frente ou pra trás, danificando o trabalho.
No mais, estamos acompanhando o seu projeto.
Abraço.
Jorge
-
Jorge_BH,
Verdade, elas tem folga, vou modificar o eixo como você falou. Hoje chegaram os motores e vou dar continuidade no projeto.
Outra coisa, você conhece alguem aqui do fórum que esteja usando o Arduino pra controlar a CNC? To precisando de algumas orientações. Obrigado!
-
Updates:
Jorge_BH, fiz a alteração no eixo X conforme sua dica, realmente ficou muito bom, sem nada de folga, o conjunto ficou muito bem ajustado, obrigado!
A eletrônica vai ser feita com Arduino, fica mais viável pois já tenho um Uno R3 aqui, protoboard, etc. Vou utilizar GRBL. Os drivers devem chegar hoje ou amanhã, entre o EasyDriver e o A4988 fiquei com o A4988, encontrei num preço bacana no mercado livre.
Em anexo a foto do novo eixo x, driver A4988 e os esquemas de como os motores serão ligados ao Arduino.
-
Oi, Rômulo.
Se vc conseguiu eliminar as folgas, ótimo.
Eu não conheço grandes coisas de eletrônica, mas do Arduino eu conheço nada. Aqui no forum houve um pessoal postando sobre o Arduino. Se vc fizer uma pesquisa sobre esse assunto vai encontrar algumas dicas.
Abraço.
Jorge
-
Se você tiver um computador com porta paralela a disposição, recomendaria fortemente o uso de um computador em vez do arduino com GRBL.
Testei o Arduino Uno R3 + GRBL um tempo atrás (quando meu computador foi pro saco)...
Funcionar até funciona, talvez pra quebrar um galho (ou uma fresa), mas não é confiável. Volta e meia ele se perde e compromete o trabalho. Como o código G é enviado ao Arduino durante a execução do programa e o Arduino faz um buffer das últimas linhas (provavelmente pro look ahead) quando tu manda pausar ou parar pelo computador tem um certo atraso até a máquina parar (por causa disso quebrei uma fresa).
Além disso, as vezes ocorre de perder uns passos "do nada", coisa que não acontece com o uso do LinuxCNC, acho que ainda há alguma deficiência na parte de aceleração do GRBL e dependendo da sequencia de movimentos que vem pra ele, ele faz os cálculos errados e faz com que o motor perca passos.
Não sei se esses mesmos problemas acontecem se utilizar o Arduino Mega, já que é bastante utilizado nas impressoras 3D e parece funcionar bem.
-
Interessante Balen,
Mesmo na usinagem de peças simples acontecia esse problema? Ou somente com peças complexas? Ou não tem nada a ver? rsrs
Mas vou testar com o Uno R3 por enquanto, é o que eu tenho em mãos e meu computador é um macbook, sem condições de utilizar uma porta paralela. Caso não fique com um bom resultado tento com o Mega. No momento não dá pra montar um computador somente pra isso, quem sabe mais pra frente, quando a parte mecânica da CNC ficar 100%, pretendo eliminar as corrediças e utilizar barras e rolamentos lineares.
Ontem comecei a trabalhar no eixo Z, fotos anexadas.
-
Sim, pelo menos comigo, o problema era bastante frequente.
-
Primeiro teste do motor e driver a4988:
Primeiro teste - Motor de Passo + Arduino (http://www.youtube.com/watch?v=yAslRs86MAY#ws)
-
Nos últimos dias tem chovido muito aqui em Manaus, então aproveitei pra tocar a eletrônica com o Arduino. Montei tudo na protoboard, testei e agora passei pra placa perfurada. Foi minha primeira experiência envolvendo essas placas, soldas, etc.. Então se tiver meio tosco ou com gambiarra me perdoem.. o importante é que funcionou.. rsrs
-
Com a eletrônica pronta, deu um trabalhinho pra deixar o GRBL rodando sem falhas no Arduino, tive que testar muitas combinações de passos/mm e mm/min para que o motor não ficasse perdendo passo e com pouco torque (por ser um motor pequeno, abri mão da velocidade). Até agora tá dando tudo certo e voltei pra parte mecânica.
Ontem trabalhei no eixo Z e já deu pra fazer um teste.
Projeto CNC - Teste do eixo Z (http://www.youtube.com/watch?v=USVpY_dQgW8#ws)
Ainda vou fazer algumas modificações nesse eixo, tá precisando de um reforço no suporte do motor e reduzir a quantidade de madeira na parte superior. Depois de montado percebi que não era necessário.
-
Nesse fim de semana consegui dar mais alguns passos no projeto. Quem puder colaborar comigo, avaliando e dando sugestões de melhoria na máquina, como fez o colega acima, me ajudaria muito.
Nesse estágio consegui testar o movimento dos eixos X e Z com o GRBL Controller, porém a máquina tá muito lenta, a velocidade máxima que consegui foi 170mm/min. O que posso fazer pra melhorar isso? Estou alimentando os motores com 12v, aumentando a tensão mantendo a mesma corrente consigo ter melhores resultados?
-
Primeiro teste:
-
Depois de um bom tempo com o projeto parado, resolvi retomar e fiz algumas alterações. Deixei o pórtico fixo, com isso consegui reduzir consideravelmente as folgas. Acho que é impossível eliminá-las usando essas guias, mas foi oq deu pra fazer.
-
gostei de ver ,parabéns é assim que começa o importante e começar e terminar ,
-
Bom pessoal, apenas pra finalizar o tópico, segue o vídeo de teste da máquina pronta. O que mais me deixou satisfeito foi o aprendizado que ela me trouxe.
https://www.youtube.com/watch?v=Y77XLVO50dc (https://www.youtube.com/watch?v=Y77XLVO50dc)
Agora sigo em frente no meu segundo projeto, obrigado a todos que me ajudaram (http://www.guiacnc.com.br/projetos-de-usuarios/segundo-projeto-romulo-cardoso/ (http://www.guiacnc.com.br/projetos-de-usuarios/segundo-projeto-romulo-cardoso/)).