Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
PROJETOS => Projetos dos Usuários Guia CNC => Tópico iniciado por: ronaldocavalcante em 07 de Fevereiro de 2009, 04:30
-
Bem parceiros, vencendo o desafio do papel em branco, inicio o projeto da fresadora CNC experimental, com vistas a um projeto maior.
ELETRÔNICA
Depois do vexame com a hobbycnc, optei por uma solução intermediária entre ela e uma Smile, Apoena e Gecko da vida: comprei uma CNC3AX usada, aqui mesmo no fórum. Ela chegou também com defeito, porém foi questão de embalagem em que danificadou o CI 7805. Foi só substituir o mesmo e a "bixa tá funfando legal", pelo menos na bancada. Não sei quando ela pegar peso.
MOTORES
Inicialmente usarei os Motores de passo da Action SM1.8B7SQ-SE de 7,5 Kgcm 2,4A; 3V mas já encomendei outros de 13 kg por indicação do Mestre Fábio e usarei os que tenho com a Hobbychadacnc.
ESTRUTURA
Como aqui não encontro material ideal para a estrutura (nem para nada no que se refere a CNC), estou usando o que me foi oferecido de melhor e dentro do orçamento: metalon de 4"x2", cantoneira de alumínio de 2"x1/4", parafusos de aço inox. Quanto aos fusos, estou tentando encomendar em São Paulo, já que não consegui nenhum endereço no Rio (tenho um filho lá que vem passar o carnaval comigo e poderia me trazer esse material) . Por enquanto vou de barra roscada mesmo (16 mm com porca).
PROJETO PROPRIAMENTE DITO
Os primeiros rabiscos (em Autocad "alternativo") contemplam o material que tenho em mãos, ou seja, metalon (viga U e tubo retangular rasgado) e cantoneira de alumínio de 1/4" de espessura. O sistema mecânico está portanto um pouco diferente dos usuais. Foi o que pude arranjar.
Trata-se de pórtico móvel cujo peso total calculei em torno de 25 Kg. incluindo os rolamentos e uma Dremel 400i digital 30.000 rpm.
Conclamo pois aos amigos que opinem, principalmento o mestre Fábio. Gostaria de saber se o modelo é exequível e os erros que podem ser consertados.
grato
ronaldo cavalcante
-
Num sei... Talvez uma mão francesa entre a base e a parte superior do pórtico desse mais um pouco de estabilidade. Como minha área é elétrica e não mecânica, fica aí a dúvida.
ronaldo
-
Olá Ronaldo; boa sorte com suas construções.
Creio que a guia do pórtico vai ser problema assim como está, o uso dos quatro rolamentos vai funcionar no sentido do comprimento da mesa mas não na largura, ou a mesa fica toda folgada ou fica travada. Não entendi qual a finalidade de um U (dos rolamentos) dentro do outro.
Faltou algum detalhe?
Abraços...
-
Marco, ainda não detalhei isso. Os primeiros desenhos fiz ontem na madruga. É que encontrei um rolamento que cabe na largura exata desse tubo interno, sem folga. Achei que os quatro bem ajustado evitaria o jogo horizontal do pórtico. Mesmo que haja alguma folga lateral, basta encostar dois em um lado e os outros dois na outra face. A folga vertical seria resolvida com dois rolamentos encostado em cima e dois em baixo. Lógico que essa coisa toda deve ser feito por um ajustador. Acho eu..
Sei lá... é um pensamento. Sou vou cortar peças quanto tiver quase a certeza que o sistema funciona com esse material que existe por aqui.
As medidas não são muito grandes. A base é de 1m x 0,70 bruto. O suporte de rolamentos tem 30cm.x15cm aprox.
ronaldo
-
Detalhe dos rolamentos que devem ser ajustados nas laterais.
Talvez com um reforço melhore... Será que funciona?
-
Desculpe minha lerdeza mas não vi as melhoras.
Pra usar essa configuração creio que ficaria melhor com mais dois rolamentos.
Abraços...
-
Pensando bem.... ; tem rolamento sobrando na linha de quatro, se tirar um do meio (deixar com 3) e mantê-los eqüidistantes (maledeta reforma, adora o trema) fica até melhor.
Abraços....
-
Dinovo
Usar rolamento como guia é uma boa, mas ele deve tocar na pista apenas com a face rodante, não dá para ele girar e ainda dar ajuste na lateral as faces laterais vão sempre arrastar, ocasionando mais atrito; uma solução para conseguir ajuste lateral (desde que não seja muito solicitado) é faze-lo tocar numa pista em V apenas pelas arestas <==> ou usando uma bucha V presa no rolamento ->=<-
No caso de usar o U da forma prevista pode ser que vc encontre um rolamento que toque apenas pelas arestas no raio das dobras da chapa e isso teoricamente resolveria o prob, apesar de improvável pode até dar certo durante algum tempo; contudo, vc tem que levar em consideração que devido ao precário contato das faces, qualquer deformação vai ocasionar travamentos e qualquer desgaste entorna o caldo.
---
-
Sem contar que vai ficar muinto dificil ajustar tudo isso ai , porque vair ser munto dificil achar perfil "U" com medidas medidas uniformes em toda a barra, eu tentaria outra solução, veja isso para voçe ter mais ideias. Abraço
http://engraving.majosoft.com/html/selfmade_lineair_guides.html
-
Pois é, Ivan. Já havia pensado nisso. Tanto que comprei algumas roldanas aí da foto para fazer uns testes. O problema é que por aqui não encontro material para desenvolver esse tipo de trabalho. Trilho e patins, nem pensar. Mandar buscar em São Paulo vai ser difícil, até porque pode não dar tempo para concluir a máquina ainda esse mês.
Também mandei fazer essa peça da segunda foto, mas a empresa está demorando tanto que já quero desistir ou tentar fazer em casa.
problemão...
ronaldo
-
E com essas peças poderia fazer isso aí do desenho. Talvez funcione...
Essas roldanas são para portões pesados e tem dois rolamentos. O diâmetro é a partir de 1 1/2" e dá para acomodar no interior de um perfil U de 4".
Não sei...
Com a palavra os especialistas...
ronaldo
-
Agora sim, melhorou muito em relação ao proposto anterior; acho que nessa configuração se bem executado e com as guias uniformes pode resultar num bom projeto.
Essas roldanas de portão costumam ter rolamentos de baixa qualidade (às vezes a capa é a própria roldana), caso for assim basta abrir o furo (no torno) para alojar um rolamento melhor.
Um detalhe; quanto menor o diâmetro da roldana em relação ao rolamento melhor fica, roldanas grandes amplificam alguma folga (necessária) existente no rolamento.
Se vc tirar uma das roldanas do meio e centrar a posição da outra não muda o desempenho e vc economiza uma peça, uma dica é usar só uma linha de roldanas em V, a outra oposta fica melhor sendo plana (somente com o rolamento) .
Abraços....
-
Dando minha opinião que alias não entendo nada desse assunto e estou aprendendo muito aqui no forum.
Penso que esses rolamento estão muito próximos uns dos outros.
Para evitar que o pórtico empine como um jumento selvagem, terão que estar muito bem, mas muito bem mesmo regulados, sem folga nenhuma. E como seu projeto consta de ferros U creio que o melhor seria rever todo o projeto.
Os rolamentos usados nas guias devem estar o mais longe um do outro possivel e os teus estão o mais perto um do outro possivel.
Com relação ao uso de cantoneiras com rolamentos, é uma boa opção, mas os rolamentos deverão estar apoiados em trilhos em forma de cantoneiras tambem, e não em ferro U.
Mas como sou a pessoa menos indicada para o assunto, deixarei para os especialista assis vou aprendendo mais algumas coisas.
-
Mas é assim que está no último desenho, parceiro.
As cantoneiras já estão soldadas nas abas do perfil U e as tres roldanas (sugestão de Marco) com rolamentos deverão ser ajustadas (bem ajustadas) nos vértices das cantoneiras (duas em baixo alinhadas e uma em cima através de um rasgo para facilitar o ajuste). Amanhã coloco a foto dos perfis e cantoneiras já soldadas.
ronaldo
-
Mas é assim que está no último desenho, parceiro.
As cantoneiras já estão soldadas nas abas do perfil U e as tres roldanas (sugestão de Marco) com rolamentos deverão ser ajustadas (bem ajustadas) nos vértices das cantoneiras (duas em baixo alinhadas e uma em cima através de um rasgo para facilitar o ajuste). Amanhã coloco a foto dos perfis e cantoneiras já soldadas.
ronaldo
Como falei no início, minha esperiência é mínima.
A pergunta mais elementar ainda não foi feita:
O que você vai frezar, qual material que vai frezar?
-
Basicamente o uso final será em cerca de 80% para confecção de placas de circuito impresso didática. O resto seria gravura em placas de alumínio ou cobre e experimentos com moldura de retrato de largura média em madeira macia, etc.
As fotos são dos perfis já cortados e ainda não soldados. O Ferro U é de 3" e as contoneiras de 3/4". As roldanas são de 1 1/2" e vou tentar encontra outras um pouco menor ainda mais que não gostei muito do rolamento pois achei que está "arrastando" um pouco. Mas se não encontrar, vão esses mesmos.
A dificuldade vai estar em fixar essas roldanas no perfil de alumínio. Vamos ver no que vai dar ...
-
Olá Ronaldo;
Ficou muito bom, para fixar na base, o ideal é o eixo ter uma rosca na ponta (externa de preferência ou interna); pra esse tipo de montagem uma dificuldade é ter um ajuste preciso das roldanas, uma boa solução é ter o corpo do eixo onde fixa o rolamento com alguma excentricidade em relação à fixação na base.
Para ficar bom (sem folgas ou travamentos) é necessário que as cantoneiras de guia estejam muito bem alinhadas, eu prefiro usar uma cantoneira só, e a roldana oposta do meio, lisa, sem o "V", apoiada diretamente no perfil "U" (mas isso é gosto pessoal, a sua montagem se bem alinhada ficará ótima).
Quanto à distancia das roldanas, como sugeriu o colega mulapreta , quanto mais afastadas fica melhor (uma base maior dá mais apoio), mas essa distancia depende das dimensões das sua máquina e do tamanho do pórtico.
Abraços...
-
É isso Marco.
O projeto experimental vai ser esse mesmo. Os carrinhos tem 250 mm e as distâncias entre as polias é de 100mm. Já estou montando os rolamentos e o ajuste da polia do meio faço através de um furo rasgado. As polias de baixo são enroscadas com parafuso de meia no alumínio e rebaixado para 8mm para os rolamentos.
Esse projeto é com material que encontro por aqui. O fuso será mesmo trapezoidal que devo pedir na OBR. Se não der, uso a barra roscada que já tenho (16mm passo 2,5). Mas o material para a máquina definitiva vou indicar para ser comprado em empresas especializadas.
Fiz um videozinho do projeto inicial.
ronaldo
-
E aqui a base já soldada. Já estou preparando os carrinhos.
-
Nobre Ronaldo....
Parabéns......
A "criança" está correndo rápido, desse jeito a sua fica pronta primeiro que a minha. ehehehe.
Grande abraço.
Rubens
-
É porque estou de férias, Rubens e 10 horas por dia no ar. E tenho que terminar na volta às aulas, depois do carnaval.
Hoje mesmo conclui os dois carrinhos. Veja a experiência nas fotos.
Por enquanto tá andando. Vamos ver onde vai engasgar...
(http://img240.imageshack.us/img240/6616/foto0181rk9.jpg)
(http://img240.imageshack.us/img240/7472/foto0180pj2.jpg)
abrs.
ronaldo
-
Nobre Ronaldo....
Estou estudando esse tipo de guia para montar um pequeno elevador aqui em casa.
O material que você está usando é reciclado ou foi adquirido novo?
Pode me dar uma noção do custo para a viga em U, a cantoneira e as roldanas.
Grande abraço.
Rubens
-
Ronaldo?
pergunto..
vc já fixou os dois lados das guias?
direito e esquerdo?
como garantiu o paralelismo entre as guias?
qual a distância entre eles? uns 80 cm?
me parece ariscado fixar as guias antes de conferir os alinhamentos com o conjunto do eixo que vai fixado ai certo?
e como tudo parece já ter sido aplicado Fundo pra pintura.. surgiu a dúvida!
1 centésimo de erro já começa a forçcar o pnmto de apoio.. e corre o risco de erro ser maior e trancar o eixo em movimento.. ou torcer na máquina..
desconsidere a bobagem dita se o alinhamento já está garantido..
-
Olá Rubens;
Para montagem de elevadores o ideal é usar somente a viga "U" laminada com abas de alma cônica sem as cantoneiras, as roldanas ligeiramente cônicas; as duas linhas de U correm paralelo ao carro e podem ficar centrais nas laterais ou mais ao fundo; tanto o U quanto as roldanas pode ser encontradas prontas.
-
Nobre amigo Marcão...
Minha idéia é de usar essa guia apenas como "guia" mesmo, ou seja, usarei um guincho életrico para levantar uma base (cesto).
Sendo que essa base para não se deslocar (balançar para os lados) eu gostaria de guia-la.
Imagino que não irá exigir muita força do sistema, pois, todo o conjunto será suspenso pelo guincho.
Imagino que o elevador deva suportar pelo menos uns 150 kg (carga + a própria estrutura).
Estou procurando algo de baixo custo, e o principal, que não fique muito aparente, pois, pretendo fixar essa "guia" rente da parede, sendo que o cesto será elevado paralelamente a essa parede.
Grato pela dica, e se puder apresentar mais algunas, ficarei muito grato.
Grande abraço.
Rubens
-
Olá Rubens;
É isso mesmo que imaginei, se vc olhar bem no desenho verá o olhal para o gancho em cima do habitáculo; já tive a oportunidade de construir alguns elevadores de carga, o trilho fica bom com viga U laminada encontrada em lojas de Metais, as roldanas são troles de monovias encontradas em lojas de ferragens ou em sucatas (se quiser pode tornear) o guincho pode ser uma talha elétrica de 200, 500 ou 1000Kg
Abraços
-
Rubens
O material é todo novo. Mas aqui você já sabe: não dispomos de material para esse tipo de montagem. Então é comprar o que tem e pelo preço que pedem.
Cantoneira de alumínio 2" x 1/4" = 44,00 /m
Roldana com rolamento 1 1/2" = 7,00 cada
Barra roscada 5/8" = 10,00 /m
Cantoneira de ferro 3/4" = 20,00 peça de 6m
Perfil U 3" x 5mm = 107,00 peça de 6m
Parafusos de inox = 3,00 cada
Fora os acessórios como lâmina de serra, graxa de rolamento, solvente, zarcão, etc.
Mão de obra auxiliar para Corte dos perfis de ferro, armação, soldas e confecção dos dois carrinhos = 300,00
Por enquanto está assim... Depois eu coloco todo o orçamento incluindo a eletrônica, os motores, as fontes e a Dremel.
Fábio
Por enquanto só tenho o quadro base soldado, os dois carrinhos guias montados, a travessa em cantoneira de alumínio e a castanha em bronze usinada. Amanhã mesmo começo a instalação da barra roscada apenas do eixo X e tomarei todas essas precauções que o amigo está sugerindo.
abrs.
ronaldo
-
Rubens; Aquele dia que vc veio aqui, num sei se lembra, havia uma sobra desse U de 3" no fundo da oficina (justamente de elevador); abraços...
http://www.metalica.com.br/pg_dinamica/bin/pg_dinamica.php?id_pag=623
-
Nobre Marcão....(Enock)
Perfeito.....
Essas fotos mostram exatamente o que pretendo fazer.
Se puder me enviar essas fotos individuais, pois, não consegui aumentar.
A primeira foto mostra exatamente o que quero, algo simples e versátil.
Será que preciso mesmo de dois perfins em U, ou apenas 1 no centro seria suficiente?
Grande abraço.
Rubens
PS. Se quiser mandar as fotos direto para meu e_mail para não poluir o tópico do colega, fique á vontade.
-
Olá Rubens;
Dá pra fazer monovia e até sem trilho algum (balancim), eu prefiro com 2 trilhos porque fica mais estável e usa menos material que um trilho só (a monovia requer um trilho mais pesado)
A foto que disponho é quase a mesma que está no fórum; vou desenhar no sket e depois lhe envio.
Para não poluir o tópico do colega abri um tópico sobre movimentação de cargas.
http://www.guiacnc.com.br/forum/index.php/topic,3846.0.html
Abraços...
-
Fábio
O paralelismo foi feito soldando a primeira cantoneira alinhada com a aba do ferro U de 3". Depois fixamos o conjunto com dois sargentos na mesa de um ferro U de 4" apoiada na base que tinha na oficina e medimos a distancia de 70 cm em cada extremidade da cantoneira e fixamos o segundo conjunto. Daí soldamos as travessas (ferro U de 3"). Estou confiando na linearidade da cantoneira que a olho nu me pareceu boa. Resta agora lixar essas cantoneiras para tirar as rebarbas. Mas hoje mesmo eu vejo se deu certo ou não, pois vou colocar os dois carrinhos para rodar nessas cantoneiras interligados pela travessa inferior.
As dimensões do quadro é de 1m x 70cm (bruta)
abrs.
ronaldo
-
Legal, mas cuidqados com "confiar no olho.." centéssimos de mm e décimos de mm olho não percebe bem nessa dimesnsão de material.. hehehe
boa sorte e post os resultados.
-
havia uma sobra desse U de 3" no fundo da oficina (justamente de elevador)
e porque não usar a calha em U com guias de nylon que é bem barato e encontra nas casas de materiais para elevadores?
Alfa elevadores,Elevatec e etc...
vai ter contra-peso ou enrrolar o cabo de aço no tambor?
-
Olá "Samusad"
Já construi alguns elevadores de carga e tb para uso de deficientes físicos em residencia e piscinas, e em todos eles segui o projeto; quanto ao preço, uma viga U laminada é o que existe de mais barato, e as rodas de trole também tem custo baixo, dificilmente um revendedor de peças para elevadores terá preços mais em conta do que isso.
Abraços...
-
Hoje coloquei o outro carrinho, a castanha e a travessa inferior do eixo x. Agora vou partir para os ajustes e teste de movimento.
Bom... depois do carnaval, claro.
Feliz carnaval para todos!!!
-
Tá ficando legal, parabens...
tb com essa equipe de furação eh eh eh
Abraços...
-
Grato, amigo.
Trata-se de um projeto experimental. Sei que os profissionais e especialistas em mecânica torcem um pouco o nariz para esse tipo de experimento. Não é considerado um trabalho muito limpo nem muito exato. Aqui não usamos equipamentos de alta precisão nem experts no assunto (custa caro para mim). Não há um projeto completo como todas suas medidas e respectivas tolerâncias. Até porque minha área de atuação hoje é eletrotécnica e eletrônica.
Como estou custeando esse projeto inicial, a idéia aqui é o aprendizado (com custo reduzido ao máximo), para repassar aos alunos da área, conseguir a verba, e comprar de materiais de primeira qualidade, para confecção das máquinas definitivas. Aí sim, teremos fusos trapezoidais com esferas recirculantes, guias linares, motores de 40 Kg.cm, perfis de alumínio estruturados, tupias, construção com mesa e blocos de precisão, etc., etc. No entanto eu preciso primeiro entender não só do funcionamento como da construção em si da máquina, pois até agora, de CNC eu só conheço programação e simulação em computadores.
Por isso eu venho recorrendo às informações do fórum e às vezes abusando um pouco, pois quanto mais informações eu conseguir, melhor será o aprendizado.
Que me perdoem se estiver me excedendo nas solicitações...
abrs
ronaldo
-
Por isso eu venho recorrendo às informações do fórum e às vezes abusando um pouco.
Não há nenhum abuso, estamos todos aprendendo.
Que me perdoem se estiver me excedendo
De maneira alguma, disponha sempre...
Abraços...
-
Nobre Ronaldo....
Para quem não conhece, está ficando muito boa sua máquina.
Em especial o mancal mostrado na foto, pode passar mais detalhes, material,. diametro e geral.
Grande abraço.
Rubens
-
Alguém me perguntou sobre a deficiência desse material quanto ao paralelismo...
Eu atentei para a questão da tolerância de fabricação desses perfis . O problema foi estritamente financeiro. Preciso mostrar ao financiador que a máquina funciona com meus recursos, depois eles bancam outra com materiais de primeira (guias, fusos trapezoidaism etc).
O processo de soldagem foi o seguinte:
(http://img12.imageshack.us/img12/7850/soldagemcantoneiras.jpg)
Primeiro prendemos os dois ferros U costa-costa com tres sargentões (v.figura) sobre uma mesa de granito bem horizontal (com regulagem de nível com vibra-stop instalados nos pés), medimos as distâncias entre as abas e encontramos uma variação de +- 0,3 a 0,5 mm.
Não é uma boa tolerância mecânicamente falando,mas achei o suficiente para tentar uma demostração.
Depois coloqei as cantoneiras nesse mesmo sistema e dei pequenos pontos de solda a cada 20 cm. fazendo as medições depois de cada esfriamento, obtendo o mesmo resultado. Ou seja, a espessura do ferro e da cantoneira não permitiram deformções significantes.
Sei que os engenheiros mecânicos de plantão devem estar me trucidando (minha área é elétrica e cnc) mas entre pagar mil reais por um conjunto de guia apenas e quatrocentos reais por esse sistema incluindo a barra roscada, castanha de bronze, carrinhos, e instalação do eixo X, eu preferi a segunda opção.
Mas com as palavras de incentivo do mestre Fábio, via telefone, do tipo "... segue esse caminho mesmo...agora que tu já molhou a bunda, tem que nadar pra sair do outro lado..", continuei nadando...
Depois então eu faço outra bem menor, com o mesmo sistema, para comparação de vibração e outros aspectos, e só então parto para a definitiva com os materiais de "primeira".
abrs
ronaldo
-
0,3 ou 0,5 é imenso pra deslocamento dos carros.. com essa tolerância os carros irão travar..
-
Sei, não Fábio. Pode até estar havendo um mistério ou minhas medidas de tolerância estão erradas. Ou ainda o paquímetro grande que temos aqui pode estar defeituoso. Mas o fato é que eu coloquei a travessa inferior ligando os carrinhos e consigo deslocar o conjunto do início ao fim do percurso sem travamentos. Não está tão macio como eu esperava (também ainda não lixei o barramento-cantoneira nem lubrifiquei), mas não está travando. Lógicamente isso foi antes da instalação da barra roscada. Depois de fixar a mesma é que vou ver no que vai dar. Se não der tento alinhar novamente e aproveito para reduzir o tamanho da máquina para garantir o funcionamento. Daqui pra lá é provável que eu já tenha conseguido um par de guias lineares...
abrs
ronaldo
-
E aqui vai o vídeo do primeiro teste mecânico do Eixo X. Para dificultar mais um pouco, eu coloquei a base de cabeça para baixo.
E o aprendizado continua...