Uma excelente opção pode ser alumínio estrutural. Mas se o valor médio de R$ 50,00 por metro for salgado, pode partir pro ferro, porém pra trabalhar com ferro tem q ter a manha de furar, cortar, soldar, coisa q, com alumínio estrutural não se faz tão necessário. Daí vem a parte da exatidão da máquina. Usamos guias prismáticas com patins pra ter exatidão profissional, podemos usar guias cilíndricas q são mais baratas porem menos precisas e tbm menos duráveis. Na parte de precisão usamos pinhões e cremalheiras quando queremos máquinas mais rápidas e não tão precisas ou podemos colocar fusos de esferas e termos uma máquina mais precisa, mais lenta e tbm mais cara. Para os motores, é necessário saber qual será o peso da máquina e o esforço q ela vai fazer, geralmente o tipo de máquina q usa motores mais potentes são as q irão trabalhar com spindle, pois há contato direto com o material a ser usinado. Eu sugiro q, primeiro se monte toda a mecânica pra daí escolher a eletrônica. Esse negócio de começar pela eletrônica dá muita dor de cabeça depois.
Caro colega, desde já agradeço o tempo cedido, quanto a escolha dos componentes, Zoprano tem razão, o fator mais relevante foi o preço, imaginei que com esses componentes em mãos, a elaboração do projeto seria mais simplificada, tendo em vista que os motores são itens que não possibilitam alteração.
A ultilização da maquina será para madeira principalmente, inicialmente utilizando uma tupia laminadora da makita e posteriormente um spindle possibilitando a usinagem de materiais mais duros, projetando essa possibilidade, irei projetar o equipamento com uma bandeja coletora de liquido refrigerante.
Levando em consideração o custo/beneficio penso em fazer a estrutura da maquina em aço, pois tenho possibilidade de utilizar uma cortadora plasma CNC e o técnico de laboratório da Universidade é especialista em soldas, podendo me auxiliar na execução do projeto.
No quesito de movimentação, penso em utilizar guias cilíndricas suportadas, infelizmente guias prismáticas ainda são um sonho distante.
Na questão da precisão, penso em utilizar correias do tipo T5 ou cabos de aço, ainda estou na duvida, entendo que esses métodos pedem uma manutenção maior da maquina, porem o custo é bem reduzido.
Mais um vez agradeço a atenção de todos.