Oi pessoal,
Tenho a honra de estar com o CNC do mestre Lolata aqui em casa. Estes dias usei este CNC para fazer a furação nos dissipadores de alumínio que vão ser montados nos drivers Smiles de motor de passo. Para isso pedi ao Lolata para fixar uma furadeira Singer (que "herdei" do meu sogro) ao eixo Z.
Pretendo usar esta máquina para trabalhar alumínio (principalmente furação em dissipadores), plástico (que é usado nas caixa Patola), raramente aço (furar e "cortar" painéis de caixas metálicas), cobre (uns 1mm~2mm de espessura) e provavelmente MDF.
Aqui vale um parênteses: não entendo NADA de mecânica e, apesar de trabalhar há mais de 1 ano no Smile movendo motores de passo e há uns 2 ou 3 meses com este CNC emprestado, foi a primeira vez que o usei para fazer algo mais útil do que mover os eixos para lá e para cá
Para mim é tudo novidade neste ramo. Acreditem, tive até que ter uma aula de como fixar o dispositivo (que o Lolata construiu) na mesa do CNC.
Bão, reparei que a furadeira tem um "jogo" nos 3 eixos (X, Y e Z). Ontem fui olhar outras furadeiras, e todas tem um jogo no eixo da broca. Me pareceu que a única ferramenta que não tinha este jogo era uma tupia. Por outro lado, a rotação desta (15000 a 35000) é muito alta para fazer estes furos exatamente com o diâmetro da broca.
Isso posto, gostaria que me ajudassem em algumas questões iniciais:
-Tem como o diâmetro do furo ser o mesmo COM A MESMA BROCA, independente da rotação do spindler? Ou depende da velocidade de penetração no material (alumínio, no caso)?
-Supondo que seja possível, um spindler ideal para meu uso é uma tupia ou uma tupia e furadeira, dependendo do tipo de trabalho?
-Vi uma furadeira que quase não tem este jogo. Ela poderia ser usada como único spindler ou a força feita perpendicularmente ao eixo da fresa detonariam o rolamento (etc, etc, etc
) da furadeira?
-Existem motores de parecem de liquidificador nos sucatões da Santa Ifigênia e que me pareceram que não tem este jogo. Daria prá usar, levando-se em conta a questão anterior?
-Tem um motor de enceradeira aqui em casa que também daria prá usar, só não vi se tem este jogo, mas valem as mesmas questões dos 2 itens anteriores.
-ACHO que uma opção poderia ser um sistema de correia, principalmente se tiver um sistema que permita mudar a relação de multiplicação da rotação e que permita que sejam colocados um motor de rotação "normal" e outro com bem mais velocidade. Esta solução vale a pena ser pensada ($$$)?
Acho que a dúvida mais importante seria: por onde começo? Não pretendo ter um super-ultra-hiper-spindler, mas acho que erros de até uns 5mm no eixo Z são um pouco demais até para mim
Obrigado por qualquer esclarecimento que possam me dar.
Abraços,
Rudolf