Oi pessoal,
Ontem fizemos mais alguns dissipadores com uma furadeira de 500W da Black & Decker que praticamente ganhei de presente semana passada, de tão barata que estava. Ela quase não tem folga no eixo X. Tal como na furadeira anterior, o mestre Lolata fez um suporte para fixá-la no eixo Z.
Ajusta aqui, aperta ali, e vamos ao trabalho
ME PARECE que a folga deve ser característica das furadeiras. Na mão quase não dá prá perceber esta folga, mas conforme a broca avança no alumínio (refrigerado/lubrificado com álcool de posto) dá prá ver nitidamente que a furadeira entra bastante e o mandril, muito pouco. Como nos outros dissipadores, tive que programar para entrar 8mm na peça, que mal tem 5mm de espessura. Se programo uma profundidade de 7mm, em algumas vezes a broca não chega ao "fundo" do dissipador". Por enquanto o resultado está bom, pois só pretendo fresar algum material sem atravessá-lo bem prá frente.
Já ia esquecendo: Como não faço idéia da velocidade de penetração, programei para avançar com 100mm/min em 2 etapas para tirar o cavaco.
Mais uma idéia genial do MDF (Mestre Das Fresadoras - Lolata): O lado em que os componentes são fixados é perpendicular às aletas do dissipador. Sendo assim, muitas vezes a broca pega uma destas aletas de frente, podendo até quebrá-la. A idéia dele foi posicionar a furação de tal maneira que a broca, atravessando o chapado do dissipador, sempre fique entre 2 aletas
Simples, e genial
Medi, remedi, trimedi, e acabou dando certo, mas de forma errada
A broca não pegou mais nenhuma aleta. Após ter feito todos os furos, percebi que o furo não foi feito exatamente na vertical. Como a primeira coisa que fiz foi posicionar a furadeira na vertical com o auxílio de um esquadro, ou a furadeira saiu do prumo devido à vibração ou (provavelmente) não a posicionei corretamente. Acho que não deve fazer muita diferença na fixaçao dos fets. Mesmo assim vou tentar caprichar mais da próxima vez
O próximo passo vai ser um estudo para furar o dissipador para rosca M2,5 de tal maneira que o próprio parafuso entre fazendo sua rosca, sem precisar de macho. Acho que o nome do parafuso atual é auto-atarrachante, e em algumas vezes ele espana o furo se forçamos um pouco mais.
O segredo é aparafusar no máximo até meia volta antes de espanar
Abraços,
Rudolf