Autor Tópico: Projeto - Rudolf  (Lida 18376 vezes)

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Offline Rudolf Waller

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Re: Projeto - Rudolf
« Resposta #30 Online: 29 de Dezembro de 2007, 15:52 »
Levanta-te e gira! E o motor, obedientemente, girou :)

Nem acredito, consegui reviver o bichinho :)

Aproveitei e pus o embrião da idéia do mestre Fabio em ação: O motor gira com uma fonte adaptada de PC e, óbvio, a rotação varia com a tensão aplicada :o

Claro que numa malha aberta (como está atualmente), a rotação varia de acordo com a carga :)

Ok, ok... Apenas vi uma roda inventada há milênios girar. Mas para mim é quase como se a tivesse reinventado :)

Agora vou para a segunda etapa: Tentar relacionar a corrente com a rotação. Na seqüência fecho o loop e vamos ver no que dá.

Mestre Fabio, se tudo der certo, pretendo usar somente uma fonte alterada de PC. O Smile seria um canhão muito grande para esta mosquinha. Lembre-se que o autor daquele circuito usou um PIC, e o Smile é turbinado por um DSP :)

Acho este fórum fantástico! Estava com um monte de dúvidas sobre o spindler. Estas dúvidas foram sanadas e, de quebra, estamos tentando solucionar um problema que muitos colegas tem: o controle de velocidade do spindler :) E se isso puder ser feito com uma fonte de PC, vai ser o bicho 8)

Vamos ver no que dá :)

Abraços,
Rudolf

Offline F.Gilii

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Re: Projeto - Rudolf
« Resposta #31 Online: 29 de Dezembro de 2007, 15:57 »
Rudolf,

E se depois quiser implementar outras idéias, como leitura de posição do eixo - que serve por exemplo para controle de velocidade e direção, poderemos colocar um "encoder" no eixo, e fazer com que o programa de controle (Turbocnc, Machxx, EMC) resolvam a pendenga pra gente...

Offline Rudolf Waller

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Re: Projeto - Rudolf
« Resposta #32 Online: 29 de Dezembro de 2007, 16:12 »
Gilii illuminatti,

"Nada é tão simples quanto parece" - Murphy.

Mantendo-se a tensão constante, a corrente aumenta e a velocidade diminui conforme coloco carga no eixo...

Não sei como resolver isso: Como saber se temos que fornecer mais (ou menos) tensão em função da corrente (ou outra medida elétrica) que circula pelo motor?
E se depois quiser implementar outras idéias, como leitura de posição do eixo - que serve por exemplo para controle de velocidade e direção, poderemos colocar um "encoder" no eixo, e fazer com que o programa de controle (Turbocnc, Machxx, EMC) resolvam a pendenga pra gente...
Fabio, a princípio pretendo fugir de indicadores de velocidade, pois é bem mais fácil um usuário somente colocar uma caixa preta entre a tomada e o spindler ;)

Abraços,
Rudolf

Offline F.Gilii

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Re: Projeto - Rudolf
« Resposta #33 Online: 29 de Dezembro de 2007, 16:18 »
Mestre Yoda...

Sim - quando a carga aumenta no eixo (por exemplo, a broca ou a fresa está cortando material), a corrente sobe e a rpm cai, porque a tensão é constante...

acho que o que aquele circuito faz é aumenta a tensão (até um determinado ponto) para compensar a perda de rpm...

Eu "acho"... ;)

Gosto da idéia da caixa preta, onde o caboclo não pára para perder tempo - ou funciona, ou não...

Offline Rudolf Waller

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Re: Projeto - Rudolf
« Resposta #34 Online: 29 de Dezembro de 2007, 17:23 »
Ave Fabio,
Sim - quando a carga aumenta no eixo (por exemplo, a broca ou a fresa está cortando material), a corrente sobe e a rpm cai, porque a tensão é constante...
Como a velocidade cai (devido à carga), devemos aumentar a tensão para compensar, certo? Conforme a tensão aumenta, a corrente também não aumentaria? Como saber o quanto aumentar a tensão para que volte à velocidade configurada?
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acho que o que aquele circuito faz é aumenta a tensão (até um determinado ponto) para compensar a perda de rpm...
Pois é... Como saber o ponto certo?

Bão, pedi ajuda ao Astolfo e consegui achar uma maneira de conhecer a velocidade ELETRICAMENTE, ou seja, sem nenhum sensor externo. Só que precisaria fazer um circuito para entregar a referência bonitinha para um controlador ou então fazer um conversor freqüência/tensão e algum tipo de controle em malha fechada discreta.

Como é bem mais demorado do que apenas alterar uma fonte de PC, vou deixar para outro dia, já que estou tirando o dia de hoje para relaxar (carregando pedras, claro) :)
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Gosto da idéia da caixa preta, onde o caboclo não pára para perder tempo - ou funciona, ou não...
É por aí mesmo. Gostei MUITO da sua idéia e, principalmente, por saber que é possível fazer este controle.

A família Smile está crescendo :) Pena que o dia só tem 25hs :D

Abraços,
Rudolf

Offline F.Gilii

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Re: Projeto - Rudolf
« Resposta #35 Online: 29 de Dezembro de 2007, 17:31 »
Bem,

Então, tirando como exemplo o processo de criação do Smile que você usou, tenho certeza que em breve treremos algumas surpresas com relação à controle de motores para spindles... ;)

Offline Rudolf Waller

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Re: Projeto - Rudolf
« Resposta #36 Online: 29 de Dezembro de 2007, 17:36 »
Ave Fabio,
Então, tirando como exemplo o processo de criação do Smile que você usou, tenho certeza que em breve treremos algumas surpresas com relação à controle de motores para spindles... ;)
Ainda vai demorar bastante. Antes tenho que resolver a questão do gargalo de produção dos Smiles, refazer parte do layout para evitar o corte e costura, projetar o Smile bipolar (tem um monte de colegas querendo este cidadão), fazer os testes térmicos e só depois disso tudo poderei pensar em algo novo  ::) Tenho que continuar focado ;)

Em algum momento disso tudo pretendo fazer um bagulinho com GPS pro carro :)

Abraços,
Rudolf

Offline Blackmore

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Re: Projeto - Rudolf
« Resposta #37 Online: 30 de Dezembro de 2007, 18:04 »
mas .... tudo isso falado e...

cadêasfotos !!!
cadêasfotos !!!

abraço!

Offline Rudolf Waller

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Re: Projeto - Rudolf
« Resposta #38 Online: 30 de Dezembro de 2007, 18:14 »
Grande Blackmore,
mas .... tudo isso falado e...

cadêasfotos !!!
cadêasfotos !!!
Quais fotos?? :D
Quais fotos?? :D

Do motor "Lázaro" :) ? É só um motor de enceradeira, como tantos por aí :)

Abraços,
Rudofl

Offline F.Gilii

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Re: Projeto - Rudolf
« Resposta #39 Online: 30 de Dezembro de 2007, 18:17 »
Motor- Lázaro - o ressurecto

Offline Blackmore

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Re: Projeto - Rudolf
« Resposta #40 Online: 30 de Dezembro de 2007, 18:24 »
Rudolf

Do motor "Lázaro"? É só um motor de enceradeira, como tantos por aí

ahhh ... ok entao ...

fgilli

Motor- Lázaro - o ressurecto

hahaha ...

Offline Rudolf Waller

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Re: Projeto - Rudolf
« Resposta #41 Online: 07 de Janeiro de 2008, 13:17 »
Oi pessoal,

Ontem fizemos mais alguns dissipadores com uma furadeira de 500W da Black & Decker que praticamente ganhei de presente semana passada, de tão barata que estava. Ela quase não tem folga no eixo X. Tal como na furadeira anterior, o mestre Lolata fez um suporte para fixá-la no eixo Z.

Ajusta aqui, aperta ali, e vamos ao trabalho :)

ME PARECE que a folga deve ser característica das furadeiras. Na mão quase não dá prá perceber esta folga, mas conforme a broca avança no alumínio (refrigerado/lubrificado com álcool de posto) dá prá ver nitidamente que a furadeira entra bastante e o mandril, muito pouco. Como nos outros dissipadores, tive que programar para entrar 8mm na peça, que mal tem 5mm de espessura. Se programo uma profundidade de 7mm, em algumas vezes a broca não chega ao "fundo" do dissipador". Por enquanto o resultado está bom, pois só pretendo fresar algum material sem atravessá-lo bem prá frente.

Já ia esquecendo: Como não faço idéia da velocidade de penetração, programei para avançar com 100mm/min em 2 etapas para tirar o cavaco.

Mais uma idéia genial do MDF (Mestre Das Fresadoras - Lolata): O lado em que os componentes são fixados é perpendicular às aletas do dissipador. Sendo assim, muitas vezes a broca pega uma destas aletas de frente, podendo até quebrá-la. A idéia dele foi posicionar a furação de tal maneira que a broca, atravessando o chapado do dissipador, sempre fique entre 2 aletas  8) Simples, e genial  8)

Medi, remedi, trimedi, e acabou dando certo, mas de forma errada  ::) A broca não pegou mais nenhuma aleta. Após ter feito todos os furos, percebi que o furo não foi feito exatamente na vertical. Como a primeira coisa que fiz foi posicionar a furadeira na vertical com o auxílio de um esquadro, ou a furadeira saiu do prumo devido à vibração ou (provavelmente) não a posicionei corretamente. Acho que não deve fazer muita diferença na fixaçao dos fets. Mesmo assim vou tentar caprichar mais da próxima vez :)

O próximo passo vai ser um estudo para furar o dissipador para rosca M2,5 de tal maneira que o próprio parafuso entre fazendo sua rosca, sem precisar de macho. Acho que o nome do parafuso atual é auto-atarrachante, e em algumas vezes ele espana o furo se forçamos um pouco mais.

O segredo é aparafusar no máximo até meia volta antes de espanar :D

Abraços,
Rudolf

Offline Arivaldo

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Re: Projeto - Rudolf
« Resposta #42 Online: 09 de Janeiro de 2008, 01:10 »
Como a velocidade cai (devido à carga), devemos aumentar a tensão para compensar, certo? Conforme a tensão aumenta, a corrente também não aumentaria? Como saber o quanto aumentar a tensão para que volte à velocidade configurada?

Gilii, AGORA VAI! Enfim teremos alguém para solucionar o mistério do motor universal.
Bem-vindo Santo Rudolf.

Bão, pedi ajuda ao Astolfo e consegui achar uma maneira de conhecer a velocidade ELETRICAMENTE, ou seja, sem nenhum sensor externo. Só que precisaria fazer um circuito para entregar a referência bonitinha para um controlador ou então fazer um conversor freqüência/tensão e algum tipo de controle em malha fechada discreta.

Aí é que está a simplicidade do troço: o sensor externo é o mesmo usado nos L297. Um resistor de baixo valor (conhecido, é óbvio) em série com o motor. A tensão sobre o resistor série re-alimentará o controlador de voltagem compensando até o ponto ajustado.
Creio que um amplificador operacional, corretamente orientado, poderia acionar um fet de potência.

Basta calibrar para que a corrente seja constante em cada posição do potenciômetro principal, pois lembrem-se que queremos um circuito que possa ajustar a rotação e mantê-la constante independente da carga.

Tudo isso aí em teoria, pois não tenho o nível necessário de eletrônica para desenvolver a solução.

Aproveitando: AVE! Feliz 2008 para os Mestres do Fórum.

Offline Edu Lopes

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Re: Projeto - Rudolf
« Resposta #43 Online: 09 de Janeiro de 2008, 02:44 »
Òia eu metendo o bedelho onde não entendo lhufas..  rs...
Mas é aí que me parece que mora o X da questão....
Se você pré-ajusta uma velocidade alta no potenciômetro com o motor sem carga, a fonte libera uma certa tensão  e a velocidade se mantém...
No momento em que colocarmos uma determinada carga, a velocidade tende a cair...
Para compensar este efeito, a tensão é aumentada..  aumentando com isto, a corrente ......
Não viraria daí um efeito dominó, que só seria interrompido no momento em que o circuito "fedesse queimado"?.. rs...
Digo isto imaginando um circuito sem nenhuma proteção contra sobre-corrente..  Pois se for colocado um circuito que a mantenha dentro de um certo parâmetro a corrente não ultrapassaria o ponto "fatal".... 
Mas isto implicaria em que a velocidade começasse a cair, a partir daquele ponto...  Isto no caso da carga ser ainda maior que o parâmetro especificado pelo circuito de proteção...
Bom..  como sou meio leigo no assunto, tou só "parpitando".....   rs.....
Mas se a coisa for assim como imagino, o circuito vai "feder"..  Isto se a alminha de uns semi-condutores não resolverem deixarem este mar de lágrimas...
Mas quem entende mesmo disto aqui é Sir Rudolf...  e aguardamos sua abalizada opinião a respeito...   Mas ainda acho que até isto se resolver muitos Fetzinhos ainda darão suas pobres vidinhas em prol da ciência...
A cada dia que passa, sinto-me mais e mais feliz pelas minhas origens...
Já pensou? Se minha mãe fosse por exemplo uma bobina selenóide e meu pai, sei lá, um diodo ou um SCR, nestas alturas eu podia ter nascido um FET e estaria correndo riscos de vida.. .   hehehehehe
Ainda bem que sou mineiro e não corro este risco...
Gentem.. deixa eu parar de falar bobagem antes que leve uns cascudos aqui... rs...

Abração proceis


Offline Rudolf Waller

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Re: Projeto - Rudolf
« Resposta #44 Online: 10 de Janeiro de 2008, 12:22 »
Grande Arivaldo,
Gilii, AGORA VAI! Enfim teremos alguém para solucionar o mistério do motor universal.
Bem-vindo Santo Rudolf.
O único santo desta lista é o São Jorge, ou Sir Jorge para os íntimos :)
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Aí é que está a simplicidade do troço: o sensor externo é o mesmo usado nos L297. Um resistor de baixo valor (conhecido, é óbvio) em série com o motor.
Como já dizia o Murphy, "Nada é tão simples quanto parece" :)

Não consegui visualizar como a corrente poderia me indicar a rotação do motor. O que vi foram pulsos que são proporcionais à velocidade, independente da tensão, corrente ou carga no motor. Sem contar que só testei um único motor, não sei se todos os motores universais tem esta característica ???

Como 110% do meu tempo está focado no Smile, ainda vai demorar um pouco até começar a descascar este abacaxi.

Abraços,
Rudolf

 

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