Eu tenho uma mesa de cinco eixos parecida (com um unico spindle) so que o acionamento e' por engrenagem. Voce acha que o acionamento por correia e' uma boa opcao para mesa de eixo de munhao? Fico pensando se quando a mesa estiver a 90 graus e ainda por cima com a fresa cortando no eixo Z se a forca nao seria muito grande... Sera que nao empurraria a estrutura toda para baixo? Com certeza vai ter uma folga mas para fazer esculturas em madeira nao seria uma perocupacao....
linearactuator
Esta maquina como diria Raulzito: “É uma metamorfose ambulante”
Porem, uma coisa não mudou desde a primeira postagem deste projeto, ou seja, “...Objetivo: fresar madeiras e materiais plásticos...”
Faço minhas as suas palavras “... Com certeza vai ter uma folga mas para fazer esculturas em madeira não seria uma preocupação....”
Eu adoraria saber usar uma ferramenta como o SolidWorks para executar uma
"previa validação estrutural “ da maquina e seus dispositivos. Atualmente eu uso esta catapulta (SolidWorks) para fritar ovos (desenhar e renderizar idéias). Como não sou da área de engenharia, mas apenas um aspirante a “Mechatrônico” uso um conceituado método científico da “Tentativa...Tentativa” ... associado ao “duas cabeças raciocinam melhor que uma”.
É neste ponto que fica demonstrado a grandeza deste conceituado fórum, e outros na WWW, ou seja, aproximar pessoas que colaboram umas com as outras compartilhado ideias, ideais e experiências.
linearactuator
Muito obrigado por sua colaboração. Suas observações me motivaram a procurar uma tabela, pois a Viga “u” ou “C” que pretendo usar é um material normatizado e os fabricantes devem disponibilizar tabelas.
Se alguém souber como calcular a “flambagem ou encurvadura” deste tipo de viga, e esteja disposto a compartilhar, fique a vontade. As medidas estão no desenho de concepção da mesa.
Se me permitir o abuso, vou concluir esta resposta com O já citado Raulzito.
toca raul!!!!!!!!!!!!!!!
Grato
Straube