Thiago, essa é uma novela que vem sendo reprisada há anos, mudam os atores, mas não há qualquer variação do script ...
A placa é do tipo conhecida como
phase drive, o que significa que a sequência de acionamento das fases dos motores é gerada pelo prog de controle e não pela placa, que é apenas uma etapa de potência, sem qualquer "inteligência". Esse tipo de placa pode até apresentar bom desempenho no que se refere à velocidade máxima, mas ao custo de transformá-la em uma fritadeira ...
Supondo que a placa esteja gozando de boa saúde, tudo se resume ao correto dimensionamento dos resistores de lastro e o que há na placa é inadequado, em número e valor. O valor de 0,5 ohm é ridículo e com apenas três não seria possível operar corretamente no modo meio passo, que é o utilizado em quase todos os casos.
A correção do prob é relativamente simples:
Primeiro retire os resistores da placa e substitua-os por pontes de fio (jumpers).
Considerando que seus motores são de 6V / 1,2A, seis fios, deverá instalar resistores de 4,7 ohms, 10W (ou mais), dois por motor, cada qual em série com os terminais comuns e a fonte. Isto permitirá a alimentação sob 12V e isto, tensão de 2X a nominal, vai melhorar o desempenho dos motores consideravelmente. Os resistores devem ser montados em ponte de terminais preferivelmente, vão aquecer bastante e isto é normal e esperado. Veja o diagrama abaixo:
+---MMMMM---o X1 (vermelho)
|
+12V o---/\/\/\----+ (preto)
4R7 / 10W |
+---MMMMM---o X2 (azul)
+---MMMMM---o X3 (amarelo)
|
+12V o---/\/\/\----+ (branco)
4R7 / 10W |
+---MMMMM---o X4 (marrom)
Observações:
XC - deixe aberto, não conectado à placa
+12V - deixe aberto, não conectado à placa
O negativo da fonte deve permanecer conectado à placa
Muitas fontes de PC, não funcionam corretamente sem carga na saída de 5V, apresentando baixa tensão na saída de 12V. Conecte um resistor à saída de 5V, pode ser do mesmo tipo usado nos motores, isto garantirá boa estabilização.
Certifique-se de ter identificado corretamente os terminais do motor. Considerei as cores que constam no catálogo do motor SM1.8-B1-SE da Action Motors.
Provavelmente vc vai se defrontar com algumas dificuldades iniciais para fazer a configuração do TurboCNC, mas há tópicos bastante abrangentes e manual em português.
Seria possível operar alimentando os motores sob tensão nominal ou próxima, como sugerido, mas neste caso o desempenho é realmente sofrível, por isso preferi sugerir o que funciona melhor na maioria dos casos.