Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
PROJETOS => Projetos dos Usuários Guia CNC => Tópico iniciado por: tyrots em 23 de Junho de 2008, 14:33
-
Senhores, antes de falarem mal da minha pessoa, o Gilli me deixou criar este 2º tópico e irá tacar fogo no antigo...
Meu nome é Tiago já postei algumas mensagens referente a um projeto em MDF que achei que ficou muito pesado mais valeu para me dar alguma noção, vou iniciar um novo projeto com mais calma. Afinal Santos Dumont só foi reconhecido no seu 14º projeto, isso que ainda teu um bis no meio então pode ter sido seu 15º projeto, quem dirá eu um simples mortal, não custa nada abandonar o 1º e iniciar o 2º.
Pretendo aproveitar ao menos os eixos guias de 25mm e os rolamentos lineares, tenho 4 eixos de 1300mm e 2 eixos de 800mm.
Vou comprar placa, fonte e motores novos, pretendo utilizar o equipamento para usinar alumínio com passo de 2mm e a velocidade de uns 3000 mm/min, o material que tenho em mente para fazer o projeto é alumínio.
Minha idéia (opiniões por favor)
No eixo Z pretendo utilizar os guias de 800mm, o que provavelmente ficara com um curso entre 500~600mm, gostaria de utilizar um fuso trapezoidal, pelo único motivo de que os fusos de esferas mais baratos que encontrei não seguram a carga na vertical, ele desce caso não tenha algo segurando eles.
No eixo X pretendo utilizar os guias de 1300mm, se achar uma solução eficiente para o Y posso até utilizar as quatro barra de 25mm, e fuso de esfera.
No eixo Y, estou pensando em utilizar um outro principio que gostaria de discutir aqui, alguém já utilizou uma cremalheira como guia? Isto é, se tudo bem calculado utilizaria a cremalheira com a função de suportar o carro Y e ainda ser o dispositivo de deslocamento. Será que é possível?
Para começar tenho algumas dúvidas.
Qual motor devo utilizar (será que de 13Kgf será suficiente)
Qual placa vocês recomendam?, Gostaria de futuramente poder utilizar um quarto eixo.
Qual a fonte para tocar tudo isso, conheço um lugar na Sta. Efigênia que faz fontes sob medida (Acho que chama Nodja), a fonte é comum ou tem alguma especificação especia (linear ou coisa parecida)l?
Vocês utilizam rosca direto no alumínio ou utilizam helicoil para dar mais reforço a rosca?
Abraços,
-
aluminio?
passo de 2mm e a velocidade de uns 3000 mm/min?
motor de 13kg?
desculpe..
primeiro bem vindo..
agora o meu pitaco..
sem chances!
passo de 2mm em aluminio numa máquina com estas caracteristicas? ainda mais usando motores de 13 KG
desculpe.. mas só vendo..
cara acho que isso está alem da capacidade operacional da maioria esmagadora das máuinas aqui produzidas,
reveja seu projeto antes de gastar um monte e não tem nem de perto essa aplicabilidade..
já vi máquinas boas por aqui que não passam de 0,5mm por passo isso a 1300 ou 1500mm/m
mas como diz o Gilli.. é só minha opinião.
-
Fábio, obrigado por responder...
Ok, já repensei... e você tem razão... me de uma opinião, um motor de 13 Kgf pode chegar a dar passos de 0,5 mm com uma velocidade de corte aceitável (800mm / min)?
-
Olha isso que interessante...
Motor de passo pneumático
"Foi por isso que a equipe do Dr. Stoianovici decidiu construir um motor de passo pneumático. "Nosso novo motor compatível com a ressonância magnética e nosso robô derivado dele conseguem encontrar os tumores. Isso deverá aumentar a precisão na localização e coleta das amostras de tecido, reduzir os erros de diagnóstico e também melhorar a terapia."
O robô-cirurgião a que se refere o pesquisador foi construído utilizando-se seis motores de passo pneumáticos.
O motor é feito inteiramente de plástico, cerâmica e borracha, e é acionado por luz e ar comprimido. Batizado de PneuStep ("pneu" de pneumático e "step" de passo), o motor tem três pistões conectados por uma série de engrenagens plásticas e cerâmicas.
O fluxo de ar que movimenta o motor pneumático é controlado por computador. "Nós conseguimos movimentos precisos e suaves do motor com passos de 50 micrômetros," diz Stoianovici. Isso é muito mais preciso do que a mão do mais treinado cirurgião humano."
Bibliografia:
A New Type of Motor: Pneumatic Step Motor
Dan Stoianovici, Alexandru Patriciu, Doru Petrisor, Dumitru Mazilu, Louis Kavoussi
IEEE/ASME Transactions on Mechatronics
February 2007
Vol.: Vol. 12 Issue 1 - 98-106
DOI: 10.1109/TMECH.2006.886258
-
Várias dúvidas, vou postar por partes, alguem usa rosca direto no alumínio ou usa helicoil?
O alumínio para contrução com rosca direta nos blocos aguentam?
-
Uso as duas alternativas, dependendo do compromisso...
-
Estava tentando chegar em um equipamento didático que eu trabalhava, porém vi que é inviável a construção deste, então refazendo algumas premissas eu cheguei a uma motorização que é a seguinte.
Motor NEMA32 90 Kgf/cm - pela curva de torque ele me fornece este torque até 1000 pps, como ele tem uma resolução de 200 passos por volta e considerando um fuso de 5mm de passo (penso neste passo por achar a melhor construção para um fuso de 20mm), ele me daria uma velocidade de trabalho na faixa de 25mm/s ou 1500mm/m, mas pretendo utilizar uma redução de 4:1 (aceitável), isto me daria a grosso modo uma velocidade de trabalho de 375mm/m e um torque de 350 Kgf na ponta do fuso (estou considerando uns 3% de perda da engrenagem e rolamento), com esta configuração ainda tenho a liberdade de alterar a relação das engrenagens para melhorar a velocidade dependendo do tipo de material que irei usinar.
Vou usar rolamentos lineares no eixo X e Z, no eixo Y ainda estou estudando uma forma mais leve para a movimentação.
O que acham destas configurações? Poderia desta forma fazer funcionar um projeto de 1100 x 1100 x 500 (X,Y,Z)
O material mais duro que pretendo usinar é alumínio, com relação ao passe não sei ainda, não tenho idéia de como calcular isso, na verdade o maior problema e com relação às fresas, não achei nenhuma tabela delas, se alguém tiver algum material, por favor me avise.
Abraços
-
...cheguei a uma motorização que é a seguinte.
Motor NEMA32 90 Kgf/cm - pela curva de torque ele me fornece este torque até 1000 pps,
Se tiver como dizer onde encontrar a "data sheet" desse motor, gostaria de ver...
como ele tem uma resolução de 200 passos por volta e considerando um fuso de 5mm de passo (penso neste passo por achar a melhor construção para um fuso de 20mm), ele me daria uma velocidade de trabalho na faixa de 25mm/s ou 1500mm/m,...
Acredito que deve estar ciente que será melhor acionar este motor com meio passo, ou mais subdivisões para evitar problemas de ressonância, ou mesmo melhorar um pouco a resolução...e isso terá impacto na velocidade que coseguirá acionar este motor, e consequentemente no torque disponível...
...mas pretendo utilizar uma redução de 4:1 (aceitável), isto me daria a grosso modo uma velocidade de trabalho de 375mm/m e um torque de 350 Kgf na ponta do fuso (estou considerando uns 3% de perda da engrenagem e rolamento)
Acho que voce pode (e deve) ser mais pessimista um pouco...
Uma redução simples de engrenagens ou correia tem entre 25 a 30% de perdas...
... com esta configuração ainda tenho a liberdade de alterar a relação das engrenagens para melhorar a velocidade dependendo do tipo de material que irei usinar.
Então, supondo que fará uma espécie de "trem de engrenagens", pode ser um pouco mais pessimista quanto ao rendimento...
Vou usar rolamentos lineares no eixo X e Z, no eixo Y ainda estou estudando uma forma mais leve para a movimentação.
O que acham destas configurações? Poderia desta forma fazer funcionar um projeto de 1100 x 1100 x 500 (X,Y,Z)
Por enquanto, só posso dizer que está indo...
O material mais duro que pretendo usinar é alumínio, com relação ao passe não sei ainda, não tenho idéia de como calcular isso, na verdade o maior problema e com relação às fresas, não achei nenhuma tabela delas, se alguém tiver algum material, por favor me avise.
Realmente, esta é a parte mais difícil de se calcular...
-
Gilii,
Vou dar uma pesquisada melhor com relação ao que você falou sobre o rendimento das engrenagens, eu uso umas caixas de reduções de 90º da WEG para 30 CV que nas especificações me dão um rendimento de 93% (é uma montagem muito robusta), nas minhas tabelas "teóricas" o rendimento da engrenagem direta é de 99%, e pensei que correia dentada desse um rendimento muito maior pois as em "V" na teoria rende por volta de 95%, como ainda não estou familiarizado com o mundo CNC vou aceitar seu conselho.
Não pretendo fazer um trem de engrenagens, minha idéia seria trocar o suporte do motor para cada nova relação, ou se as trocas fossem constantes fazer uma regulagem por mola para adaptar um número definido de engrenagens, na verdade esta não é minha prioridade agora.
Você poderia me explicar melhor a ressonância, não entendo absolutamente nada com relação a isso. Neste mesmo assunto... eu poderia energizar as bobinas na seguinte seqüência: XX00 0XX0 00XX X00X, ??? ;D o que eu tentei escrever é deixar as sempre duas bobinas energizadas, isto diminui a tal ressonância?, aumenta o torque?, frita o motor?
Segue o data sheet do motor que falei, veja que interessante que em 300 PPS ele me dá uns 105 Kgf/cm , será que devo acreditar nestes dados?
Obrigado,
-
Note que este torque é para acionamento bipolar serie.
Se usar em um drive unipolar vai perder de 20 a 30%, talvez mais.
-
Tyrots,
Nãso sei explicar muito bem o porque se dá a ressonância, mas sei que ela pode acontecer quando se aciona um motor em determinadas condições de frequencia e modo de operação - normalmente em passo cheio - e acontece uma perda de sincronização no movimento, o que chamamos de perda de passo...
Este exemplo que você mostrou (00xx...) se chama "máscara" de acionamento, e neste caso específico demosntrou um acionamento bipolar em passo cheio...
E completando o que o Alebe disse, posso dizer que este motor ligado conforme está mostrado no folheto (bipolar série) oferece o maior torque mas as menores velocidades de deslocamento...
Se estes gráficos forem precisos, penso que eles mostram condições ótimas de teste, então sempre procuro piorar as coisas um pouco mais...
-
Ok entendi e levarei em consideração, agora devo calcular como 2x a corrente da fase, por ex. especificação de 3A por fase, se eu operar da forma descrita 0XX0 , devo considerar 6A (sei que ainda tem uma conta depois que deve mutiplicar para 0,6...)?
-
Tyrots,
Não precisa complicar - se o motor consome 3A/fase, a eletrônica será de 3A/fase...
Para calcular a fonte, há um tópico específico sobre isso...
-
Obrigado, já está anotado no caderninho...
Agora uma dúvida de conceitos, como já disse anteriormente, a muito tempo atrás eu projetei um equipamento que acabou não saindo do HD, quando achei este site e comecei a pesquisar alguns projetos reparei que a maioria segue um padrão que é, fazer um pórtico para o eixo Y, na minha cabeça, todos os rabiscos que eu fiz sempre apoiava o eixo Y direto nos carros do eixo X, na minha concepção o momento (braço*força) é menor, e a altura seria ajustada conforme os apoios do eixo x (pç em azul), será que estava cometendo algum erro conceitual que ainda não enxergo?
Obs. Desculpe pelo desenho chulo, fiz rapidinho para tirar esta dúvida, não achei meu projeto antigo.
-
Erro nenhum...
Eu mesmo fiz uma máquina que usa este conceito construtivo, e os resultados são bastante bons...
Acho que a máquina do link é também parecida com esta idéia...
http://solsylva.com/cnc/rack_pinion.shtml
-
Pessoal,
Se eu decidir usar esta configuração que está em anexo, como posso garantir a planicidade das partes que estão em azul, visto que meu eixo estará fixado ao longo desta face e irá acompanhar qualquer erro de paralelidade, o que vocês acham desta configuração?
-
O desenho perdeu algumas linhas (todo lado esquedo) quando fui passar para JPG mais acho que dá pra entender.
-
Usinando as duas superfícies ao mesmo tempo...
Há dois métodos:
1- usinando as duas faces dos dois tubos de seção quadrada (no desenho com as faces em azul) ao mesmo tempo numa fresadora por exemplo...
2- usinando apenas a face superior dos tubos...
No primeiro caso, quem vai garantir a planicidade entre eles será uma base devidamente aplainada e sem epenamentos.
No segundo caso, os tubos deverão ser fixados à base, e depois o conjunto montado deve ser usinado montado.
Cuidados especiais devem ser tomados para fixação desse conjunto se optar por este segundo método método...
-
Nossa, então este segundo desenho que fiz, nem pensar... Acho que estou começando a voar demais, concorda?
Tinha feito ele por achar o melhor rendimento de transmissão e atrito.
-
Tyrots,
Acho que você deveria pensar em algo simples - quanto mais simples, melhor...
Mais fácil de fazer, de alinhar, de manutenção, etc...
-
Senhores,
O que vocês acham deste tipo de montagem, desenhei com o eixo Y 1200mm total e o Z 400mm total, Curso Y de 940mm e Z de 200mm.
A ideia é apoiar o conjunto em patins.
O Bloco fica parado e o fuso do Z movimenta somente o porta ferramenta, aliviando o peso no Z.
O bloco magenta tem aproximadamente 16 kg (será que é muito?)
Aguardo sugestões.
-
E ae pessoal, o que acham? os eixos são de 25mm, estou pretendendo utilizar motores de 90kgf no eixo X e Y e um de 40Kgf no Z.
-
Desculpe a franqueza, mas acho que está frágil para o vão livre que terá...
Apesar de ainda não ter visto o projeto como um todo - apenas pedaços pergunto?
Porque um motor mais fraco no "Z"?
A gravidade nãoi atrapalha?
-
Desculpe a franqueza, mas acho que está frágil para o vão livre que terá...
Pensei nisso também, acho que vou colocar um terceiro eixo, alias estou fazendo uma planilha em excel para calcular a flambagem dos eixos, alguem poderia me ajudar?!
Desculpe a franqueza, mas acho que está frágil para o vão livre que terá...
Apesar de ainda não ter visto o projeto como um todo - apenas pedaços pergunto?
Porque um motor mais fraco no "Z"?
A gravidade nãoi atrapalha?
Com relação aos motores, pensei nisso pelo seguinte motivo:
Cargas por motor
Motor Z
Porta ferramenta + Fuso + motor
9 kg + 2 kg + 0,5 kg = 11,5 Kg
Motor Y
Bloco + Eixos do Z + Conjunto Z
16 kg + 4,4 kg + 11,5 kg = 31.90 kg
Motor X
Todo peso Y + Eixos Y + Fuso Y + Motor Y + apoios nos patins
31,90 kg + 19 kg + 5 kg + 0,5 kg + 1,5 kg = 57,90 Kg
Então em resumo, cada motor terá que tocar as seguintes cargas:
Motor do Z = 11,5 kg (1 x 40 Kgf)
Motor do Y = 31,90 Kg (1 x 90 Kgf)
Motor do X = 57,90 Kg (2 x 90 Kgf)
Posso ter esquecido de algo mais é +- isso.
O que acha?
-
Pessoal,
Tive uma idéia muito boa, acho que vai render bons projetos, vou desenhar mais tarde e posto aqui, me ajudem em um assunto, como chama está peça que desenhei???, já vi ela mais não sei o nome, conheço por rolete mais não encontrei nada na rede. Serve para apoiar sobre um eixo.
-
Roldana.
-
Fabio,
Será???? Realmente é uma roldana, porém existe algo assim em automação que tem uma boa precisão, será que o nome é roldana mesmo?, não pode ser uma roldana comum, por isso achei que seria outro nome.
-
Pessoal,
O desenho não está completo, imaginem estar vendo o conjunto Y e Z de frente, as peças (roldanas ou roletes) amarelas estão em frente e as brancas atrás, o principio de funcionamento do eixo Z é igual a do desenho anterior onde tem uma peça magenta.
Quero criticas para tentar melhorar o projeto, adianto que consegui diminuir uns 20 Kg da proposta anterior, pensando da forma que está desenhado fica assim:
8 Kg para o motor Z tocar
20 Kg para o motor Y
37 Kg para os dois motores X
Criticas por favor.
-
de que material pretende fazer essas roldanas?
pois já vi algumas..
veja o projeto da Mechmate.. é assim mas o eixo é em V e não de seção circular.
o único problemas que vejo ai é o fato do acumulo de pó e detritos da usinagem no eixo causando bloqueio da roldana sobre ele..
mas vale a pesquisa.. continue nessa linha acho bem legal a solução
-
Guia em V:
https://sdp-si.com/eStore/Direct.asp?GroupID=890