Bom Dia Ramede,
Por experiência própria reconsidere a sua escolha pela engenharia, se eu fosse você faria jornalismo, publicidade, marketing e compraria uns livros técnicos e brincava de eng. somente nos fins de semana. Tentaram fazer isso comigo na época da faculdade, mais quando está no sangue não tem como fazer mudar de idéia, se for este seu caso, Boa Sorte.
Com relação aos cálculos eu "acho" que estão corretos, não me aprofundei muito e analisando ao vivo os eixos, me parece que estão.
Bom, trabalhei umas 10 horas neste fim de semana e montei todos os carros, fiz todas as porcas de nylon, coloquei os rolamentos e eixos, enfim faltou montar um eixo sobre o outro e fazer a parte de acionamento (mais tarde posto as fotos).
O que me ajudou muito foi uma loja em pinheiros que eu encontrei que faz corte em MDF na hora com um equipamento "show" que dá uma boa precisão nos cortes, me adiantou umas 5 horas de serviço.
Eu achei que o equipamento ficou MUITO pesado, está super dimensionados, usei duas chapas de 25mm para fazer os carros e suporte dos eixos guia e uma chapa de 20mm para segurar o restante, como o eixo de 25 mm pesa quase 6 kg por m, meu equipamento ficou mais pesado do que imaginava (deveria ter feito os cálculos de peso antes - área * densidade). Acho que vou fazer uma pequena com trilhos de gaveta para usar os motores de 6,5 e mandar usinar as peças para montar esta que eu ia fazer, vou ter que repensar melhor o projeto, uma dica para que vai trabalhar com MDF, quando for fazer a montagem dos suportes do eixo, coloque o eixo antes, caí na besteira de montar sem os eixo e quando fui colocá-los deu um pequeno desalinhamento, como meus eixos são longos, o grau de desalinhamento ficou considerável e acabei perdendo muito tempo tentado arrumar.
Dúvidas:
Alguém tem alguma dica para fazer com os trilhos de gaveta?
Alguém já pensou em usar uma cremalheira também como eixo guia, claro que deve ser bem calculada, porem sé ela for usada no eixo Y e Z alivia um pouco o peso no eixo X , acho que vi um equipamento do mestre Fábio que usa cremalheira, mas não como suporte do eixo.
Abraços