Olá Meninos!
Nesta segunda-feira, 15 de março de 2010, iniciaremos mais um projeto que será chamado de RZ2-CV.
Trata-se de uma máquina de corte e vinco de baixa produção para papelão e outros materiais.
A idéia é seguir os caminhos tomados no Projeto RZ1 (Velhinha), ou seja: Testar conceitos e experimentar alternativas de baixo custo.
Após a pesquisa inicial, feita durante esta semana que passou, pudemos identificar claramente quatro tipos de máquinas presentes no mercado brasileiro, são elas:
1. Prensa Vertical.
2. Prensa "Boca de Sapo".
3. Mesa Móvel.
4. Corte Cilíndrico.
Analisando os modelos existentes e suas particularidades estruturais, decidimos por seguir o tipo "Mesa Móvel", porém com algumas alterações.
Na verdade resolvemos projetar uma máquina de corte e vinco que terá o pórtico móvel e a mesa fixa. Pretendendo, assim, diminuir em quase 50% a área estrutural, mantendo a área útil de corte.
A estrutura será construída em chapas de aço 1020, com 3mm e 4mm cortadas, dobradas e parafusadas (decidimos não utilizar solda neste projeto). As dimensões externas ficarão próximas de 1400x1000x400mm, estimando uma área útil de 1200x950x150mm.
Para o sistema de movimentação do pórtico, intencionalmente utilizaremos o mesmo modelo aplicado no Projeto RZ1, com guias cilíndricas de aço 1045 com 1" de diâmetro. Os carros de movimentação igualmente serão do tipo quadrânte com perfis de alumínio, rolamentos ABEC e espaçadores de borracha. Neste projeto o pórtico será fixado nos carros.
Para o sistema de tração será utilizado fuso trapezoidal com castanha de resina, também similar ao aplicado no Projeto RZ1, porém se possível com passo ainda maior que os 15,5mm utilizados no projeto anterior. Talvez um fuso com passo de 17mm ou 200mm seja o ideal.
Para o sistema de transmissão, a idéia é utilizar um motor monofásico de 1/2HP, com polias para gerar um RPM próximo de 100 no fuso.
Bem, estes são os primeiros passos do projeto. Espero que os meninos acompanhem e sugestionem a vontade. Pois as idéias e críticas são sempre Bem-Vindas!
Vale ressaltar, novamente, que o projeto se destina à novas experimentações e à testar alternativas. A intenção é tentar concluir este projeto com custo inferior a mil reais, tal qual o Projeto RZ1 que finalizou com custo de 940,00.
E aproveitando esta primeira mensagem, já gostaria de tirar uma dúvida: Imaginando um ciclo médio de 500 acionamentos por hora. Como fica o desgaste do conjunto motor/capacitor? Há algum sistema mais recomendado para efetuar este acionamento que não pelo liga/desliga do motor?
Grande Abraço e Muita PAZ!!!
Elton "Velho Hippie" e Luciano "Geógrafo"