Olá Vladimir!
Dependendo da ultilização dessa maquina, Acredito que o Eixo "Z" Não ficara Estavel, ao Usinar proximo a mesa, e mais estavel Usinando Peças maiores, mais proximas as Guias e Portal.
Porem o Eixo "Y" Fica Extremamente Robusto, Por Não esta Absorvendo vibrações do Eixo "X", devido não estar em Cima dele, As Vibrações do Eixo "X" por Sua Vez é absolvido pela estrutura, juntamente com a do Eixo "Y" e enviada ao Solo.
acredito que nesse modelo (Portal Fixo), e Portal Movel (Portico), Dependendo da Necessidade, nunca se deve Abusar da Altura do Eixo "Z".
Uma Solução para se ter altura e estabilidade no "Z", Seria usar as Colunas do Eixo "Y" como uma especie de Torre, com Regulagem de Altura. Tanto Por calço, ou Por Fusos, no caso dos Fusos, o Spindle seria Travado, movendo somente em "Y", eo conjunto todo desceria e subiria, Poderia Até se Pensar em fazer um Eixo "Z" Duplo conjugado, teria o Eixo Z Como No Projeto, junto ao Splindle, após exceder seu Limite determinado, os Eixos Secundario da Torre Assumiriam. Mantendo Assim uma Estabilidade do Eixo Sempre a Mesma.
(é Claro que tudo isso torna o Projeto quase que inviavel, Mais em Tudo Existe Vantagem e Desvantagem, e Isso quem determina éa necessidade!)
Minha sugestão:
Mesmo sem Saber a Sua Necessidade, eu Apostaria em Fazer o Sistema Tradicional, Como Nesse Video que Estou Postando. Manteria o "X" Maior Que o "Y", a Desvantagem desse Projeto é o fato de que Geralmente Usam-se 2 Motores no Eixo "X", Com Fusos ou cremalheiras, aumentando o custo Significamente. Contornando esse Problema eu Usaria um Fuso Central, Com 2 Porcas no Mesmo Fuso, na Mesma Distancia dos Patins de Apoio do mesmo Eixo. Reforçando a Corda no ponto Fraco! Reduziria o eixo "Z" para no Maximo 300mm curso, em Sua Estrutura Usaria Materiais do Tipo Viga "I", Para As Bases de Apoio das Guias, (Viga "U" de Abas Paralelas, Para Travessa do Portal e Fixação das Guias do y) Metalon para os demais componentes.