William,.
Penso que já foi um bom comêço determinar as dimensões da sua criatura.
Como já te falei, penso que como o equipamento será instalado em um ambiente agressivo, os componentes devem ser de certa forma "robustos" no sentido de aceitarem alguma sujidade sem alterar demasiado suas características de movimento.
E como o tipo de trabalho (corte com plasma e oxi-acetileno) não requer uma acuidade muito grande, penso que tanto o sistema de movimentos como o de escorrimento desses movimentos não necessitam ser de alta qualidade.
Por exemplo, pense na possibilidade de se usar aqueles rolamentos que são montados em polias de "V" profundo, muito usados por serralheiros para fazer a movimentação de portões...são bataros, robustos e podem ser encontrados em qualquer lugar.
Já para acionar estes movimentos, existem diversas possibilidades, mas como há uma exigência de velocidades, eu penso que isso restringe as escolhas em dois ou três métidos.
Um deles que me atrai mioto é o conjunto "pinhão/cremalheira", que tem por característica uma boa robustez, simplicidade de instalação e manutenção, durabilidade bastante alta, e oferece uma boa resolução mesmo que depois de algum uso apresente alguma folga...
Para determinar a eletrônica (motores e drivers) sugiro primeiro que você levante os pesos dos componentes que devem ser movidos (tochas e demais dispositivos que serão movimentados, como THC, etc...) para podermos determinar um acionamento que comporte as necessidades e te atenda perfeitamente.