Grande Yuri,
Quem estava lá no Medino's Party viu que levei o Smile.
Deixei para o profissional acertar a configuração dos ajustes de limite e home.
Primeiramente chequei e vi que tá tudo certo com os bichim.
O Smile do motor X2 estava com os sensores de limites e de home habilitados. Como basta o sensor do motor X1, desliguei os do X2. Foi quando enviei o email prá vossa simpatia.
Quando recebi seu email dizendo que "dois drivers em um mesmo eixo" é que vi a besteira que eu estava fazendo
Os DOIS Smiles (X1 e X2) tem que estar com os sensores de limite ligados, senão apenas 1 freiará enquanto o outro tentará continuar o movimento. Já viu a caca, né?
Habilitei os sensores de limite no X2 (com o de home desabilitado) e levei-os prá Sampa.
Bão, para resolver a questão dos sensores de DOIS motores no mesmo eixo, você terá que ligar os fios dos 2 conectores dos Smiles X1 e X2 em paralelo, ou seja, em cada conector de limite, o contato da esquerda do X1 deverá ser ligado ao contato do X2. Idem o da direita.
+------+ +------+ +------+
Smile X1: | O O | | O O | | O O |
+------+ +------+ +------+
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+------+ +------+ +------+
Smile X1: | O O | | O O | | O O |
+------+ +------+ +------+
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Home Limite X Limite X
Assim ambos Smiles saberão que o carro passou dos limites (literalmente falando
) e AMBOS freiarão os motores.
Compliquei (muito) na explicação?
o problema é exatamente a ligação que inverte o sentido deste motor, este fica duro de ser rodado, pesado soltando os cabos ele volta a ficar leve
Notar que estou sem o Smile, portanto não há ligação com o driver.
Esta pegadinha já pegou muita gente grande
Se você curto-circuitar alguns fios do motor, este ficará extremamente pesado. Pode ser que, no caso do motor X2 algum fio estivesse se tocando
Claro, posso estar enganado e ser outra coisa, mas que esta pegadinha pega, ah, isso pega
)
1- Sendo o motor bipolar, ligado como unipolar, ocorre esta "dureza" no rodar, talvez ligado a indutância
Nananinanão
2- Por ser bipolar ele cria alguma resistência quando os cabos estão ligados ao motor, pois não está ligado agora a nenhum driver.
Nananinanão (vide comentário acima)
3- Talvez um motor Unipolar resolva a questão (o problema é: qual ? todos os maiores são bi uiuiui)
Nananinanão
Imagine os 4 fios saindo de um bipolar (2 para cada bobina). Tudo lindo e maravilhoso, não?
Agora imagine que bem no meio de cada bobina seja ligado outro fio, perfazendo 6 fios saindo do motor. Voilà
Tá feito o unipolar :O
No curto e grosso, é essa a diferença de uni para bipolar
Ok, ok, tem alguns detalhes escondidos na manga, mas grosseiramente é só isso mesmo
Acho que será difícil algum conclusão prática, já que isto não é comum a maioria de nós, mas talvez uma elucidação teórica
Talvez explique o por quê tenho o dobro da velocidade (insano) no outro eixo
Bão, prá tentar resolver a parada você poderia tentar 2 coisas (rodando uma de cada vez):
1-Ligar o motor em X1 na posição do X2 na máquina
2-Ligar o motor em X2 na posição do X1 na máquina
Assim tiraria a dúvida sobre a ligação invertida e sobre a mecânica.
Outra: Movimente o motor X2 a vazio (ligado no Smile), MUITO DEVAGAR. Ele TEM QUE girar "redondo", nada de pulinhos de vez em quando (gira-gira-pula-gira-...). Se der pulinhos, algum fio deve estar ligado errado
Compare com o X1.
A única diferença entre a ligação deles com os Smiles é que você deve inverter o fio 1 com o 3 (extremidade de uma bobina). Só e somente só isso
Abraços,
Rudolf
PS: FÉRIAS!!! Nem acredito!!! Agora posso lhe dar mais atenção (e pros demais colegas de auditório (HAHAAIII, Lombardi))
PS2: Coloquei um desenhinho na explicação que dei ontem
PS3: Não ficou tão simpático que nem os do Sir Jorga, mas espero que dê prá entender melhor