Autor Tópico: Projetos - André Trigo  (Lida 11880 vezes)

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Offline André Trigo

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Re: Projetos - André Trigo
« Resposta #45 Online: 08 de Março de 2011, 10:48 »
Fábio, o Sr. poderia me enviar por PAC?

E qual a melhor forma para falarmos a respeito?

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Re: Projetos - André Trigo
« Resposta #46 Online: 08 de Março de 2011, 13:19 »
André,

Poderemos tratar do assunto por e-mail se preferir...

[email protected]

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Re:Projetos - André Trigo
« Resposta #47 Online: 05 de Abril de 2011, 19:03 »
Fábio,

lhe enviei um e-mail...

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Re:Projetos - André Trigo
« Resposta #48 Online: 05 de Abril de 2011, 19:20 »
André,

Desculpe a demora - acabei de ver e estou nendo neste instante...

Offline André Trigo

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Re:Projetos - André Trigo
« Resposta #49 Online: 05 de Abril de 2011, 19:55 »
Sem problema...

Offline André Trigo

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Re:Projetos - André Trigo
« Resposta #50 Online: 13 de Junho de 2011, 16:20 »
Pessoal, alguém conhece alguma empresa que faça corte à laser em chapa de aço de 16mm aqui no RJ?

Estou precisando do serviço para começar a construir a minha criatura...


Offline André Trigo

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Re:Projetos - André Trigo
« Resposta #51 Online: 23 de Janeiro de 2012, 21:07 »
Pessoal,

O meu projeto esteve praticamente parado por motivos de força maior (incluindo uma perda na família), mas estou voltando às atividades e para variar, gostaria da ajuda de vocês...

Eu acabei de comprar um torninho (novo) e constatei um desalinhamento no carro transversal de 0,27mm no seu curso total, como pode ser visto nesse videozinho que fiz no celular...

Desalinhamento do carro transversal


O que vocês podem me dizer a respeito? Esse tipo de desalinhamento é comum e/ou está dentro das tolerâncias?

OBS: Constatei o mesmo desalinhamento na flange da castanha.

Offline F.Gilii

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Re:Projetos - André Trigo
« Resposta #52 Online: 23 de Janeiro de 2012, 21:35 »
Pelo que eu ví no video, o esquadro está apoiado no barramento, mas como voce garante que ele está perpendicular em relação ao alinhamento longitudinal do torno?

Normalmente se faz esta verificação com um paralelo apoiado no platô ou na placa do torno - assim como voce fez pode induzir a erros facilmente.

Offline André Trigo

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Re:Projetos - André Trigo
« Resposta #53 Online: 24 de Janeiro de 2012, 00:28 »
Fábio,

Para deixar o esquadro perpendicular ao barramento, eu coloquei o esquadro deitado sobre o barramento e apoiei um dos lados do esquadro na face interna do barramento, que não é retificada mas apresenta um bom acabamento... sendo que eu obtive as mesmas leituras apoiando o esquadro em uma das faces externas do barramento que é retificada e também na flange da castanha...




Offline F.Gilii

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Re:Projetos - André Trigo
« Resposta #54 Online: 24 de Janeiro de 2012, 08:46 »
Pois é - eu creio que tenha que rever com critério onde apoiar o esquadro, pois me parece que há a possibilidade de não estar medindo corretamente por causa de um mau apoio.

O ideal seria sempre apoiar o esquadro em superficies retificadas e de preferencia primárias (ou de referencia)
 
Eu creio ser dificil o torno ter um erro de alinhamento assim tão grosseiro, pois nesse caso espera-se alguma coisa na casa centesimal e não decimal.

Se o cabeçote do torno for postiço (parafusado sobre o barramento) veja se ele está corretamente alinhado de preferencia com uma barra retificada presa na placa do torno - veja se a barra está paralela com o barramento - se não estiver, tente ajustar para que fique paralelo - aí sim o flange de fixação da placa deveria estar em esquadro, e consequentemente, se apoiar o esquadro nela e tentar verificar o alinhamento, tenho certeza que terá sucesso.

Offline André Trigo

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Re:Projetos - André Trigo
« Resposta #55 Online: 24 de Janeiro de 2012, 13:44 »
Fábio, obrigado pelo interesse em ajudar...

Sim, o cabeçote é postiço, e eu cheguei a tentar alinhar o mesmo em função da leitura no comparador (colocando a ponta do comparador na face da flange do eixo árvore, na linha de centro e movendo o carro transversal (onde a base do relógio estava fixado) de uma extremidade à outra da flange, sendo que o problema é que o cabeçote (e o carro transversal) possui o encaixe em V do barramento, e por isso, quando se começa a apertar os parafusos de fixação do cabeçote o encaixe em V força a volta do cabeçote ao alinhamento de fábrica...

Em relação à prender uma barra retificada na placa... mais um problema... e foi aí que tudo começou! Pois a placa apresentava um batimento significativo (visualmente percebido). Consegui melhorar 99,9% esse batimento com passes extremamente pequenos (apenas para retirar o material necessário) na flange do eixo e da castanha, mas parei quando percebi o desalinhamento...

Fábio, diante dessa minha realidade, o Sr. teria mais alguma ideia?

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Re:Projetos - André Trigo
« Resposta #56 Online: 24 de Janeiro de 2012, 15:18 »
André, olha só,

Posso estar enganado mas o ideal é começar a análise pelo centro do torno isto é - verificar se está paralelo ao barramento.

Mesmo que o eixo de testes quando fixado nas castanhas tenha um batimento, poderemos simplesmente ignorar ou melhor ainda, compensar esta excentricidade fazendo uma relação simples:

Com o relogio comparador colocado perto da placa (por exemplo) meço a maior e menor deflexão do ponteiro e tiro uma média: - por exemplo se a barra tem digamos 20mm diametro, e eu encontro uma deflexão de 2 décimos para mais, então sei que a média será de 20,10 (20.00 + 20.20/2).

O mesmo se faz no outro extremo da barra - medem-se as deflexões, tira-se a média e com isso se tem uma imagem do quanto o eixo estaria paralelo ao barramento.

Dá uma olhada aqui:
Rollie Dad Method - Spindle alignment on my mini Lathe from Micromark 7x14


e aqui:
http://www.neme-s.org/Rollie's_Dad's_Method.pdf

Offline André Trigo

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Re:Projetos - André Trigo
« Resposta #57 Online: 24 de Janeiro de 2012, 19:33 »
Fábio, obrigado pelas informações!

Fiz como me recomendou e encontrei um desalinhamento lateral de 0,05 mm e na vertical de 0,08 mm, usando um eixo de amortecedor de carro com 250mm de comprimento para fora da castanha...

Fiz mais um videozinho...
Desalinhamento



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Re:Projetos - André Trigo
« Resposta #58 Online: 24 de Janeiro de 2012, 20:51 »
André,

Se o cabeçote estiver mesmo fora de paralelismo, talvez consiga calçá-lo entre a base e o ressalto em "V" que faz a guia.

O correto seria ajustar rasqueteando ou se for algo que requeira uma medida mais radical, usinar mas isso só em óltimo caso mesmo.

muito estranho um torno novo (acertei?) estar assim fora - esse torno é novo mesmo? foi carregado pelo cabeçote? caiu no chão?

Offline André Trigo

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Re:Projetos - André Trigo
« Resposta #59 Online: 24 de Janeiro de 2012, 22:40 »
Sim, o torno é novo, comprei de uma loja grande aí de SP há menos de dois meses...

Comigo não aconteceu nada que pudesse causar esses problemas... e o torno também não apresenta sinais de queda ou coisa parecida!

A única coisa que me chamou a atenção foi que o torno veio na diagonal em cima de um estrado de madeira (que me pareceu bem frágil para o peso do torno) e com os seus pés em cima dos vãos do estrado...

Fui tirar umas fotos do estrado e subi em cima para testar e o mesmo cedeu com certa facilidade! E o torno pesa bem mais do que eu... será que foi isso que entortou tudo?

 

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