Fábio, obrigado pelo interesse em ajudar...
Sim, o cabeçote é postiço, e eu cheguei a tentar alinhar o mesmo em função da leitura no comparador (colocando a ponta do comparador na face da flange do eixo árvore, na linha de centro e movendo o carro transversal (onde a base do relógio estava fixado) de uma extremidade à outra da flange, sendo que o problema é que o cabeçote (e o carro transversal) possui o encaixe em V do barramento, e por isso, quando se começa a apertar os parafusos de fixação do cabeçote o encaixe em V força a volta do cabeçote ao alinhamento de fábrica...
Em relação à prender uma barra retificada na placa... mais um problema... e foi aí que tudo começou! Pois a placa apresentava um batimento significativo (visualmente percebido). Consegui melhorar 99,9% esse batimento com passes extremamente pequenos (apenas para retirar o material necessário) na flange do eixo e da castanha, mas parei quando percebi o desalinhamento...
Fábio, diante dessa minha realidade, o Sr. teria mais alguma ideia?