Para quem não acompanhou...
No sábado de carnaval, enquanto a maioria dos baianos se esbaldava e eu estava no sucateiro, comprando materiais para iniciar a construção da minha criatura, notei do outro lado da rua que dois sujeitos iniciavam o desmonte de uma câmara fotográfica vertical (do tipo usada em fotolitos de gráficas). Só que as ferramentas se resumiam a marretas e talhadeiras.
Como eu conheço o equipamento, disse que tinha interesse em adquirir o mecanismo completo, desde que eu mesmo a desmontasse, com as ferramentas apropriadas. Claro que eles concordaram: além de diminuir seu trabalho poderiam lucrar mais do que vender a peso.
Peguei minhas ferramentas no Ford Ka e, após 1 hora e muita sujeira de graxa, saí feliz com 2 eixos X de 25mm com 1,20 m de comprimento, já montados, 4 carros de alumínio lotados de rolamentos e com excêntricos de ajuste, 2 fusos de rosca quadrada e passo 12,5mm (pena não ser menor) com castanhas em latão (ou bronze, não tenho certeza). Foi tudo na mala do Ka e custou R$ 125,00 - aí gastei mais R$ 4,00 em duas latinhas de skol para comemorar.
Quem não gostou muito foi minha mulher, ao me ver chegar com mais tranqueira.
A segunda coisa que fiz (a primeira foi limpar tudo) foi modificar os carros, trocando os rolamentos por um pouco maiores para conseguir livrar a parte inferior dos eixos e manter os travamentos adequados.
Conforme eu for fazendo, tentarei dar os detalhes.
Seguem as fotos iniciais.