Olá Minilate, obrigado pela ajuda.
Vamos aos esclarecimentos:
Lamento informar que o seu circuito está errado:
(1) A fase do motor está ligada entre o Source e o resistor de medição de corrente (Rsense), o certo seria entre o Dreno e a alimentação +Vmot.
Já vi montagens de Rsense como você descreve, porém na grande maioria o Rsense
encontra-se como está no meu projeto. Acredito que isto não afetará o funcionamento do
CI comparador LM393, pois desde que exista uma tensão no pino de entrada do
mesmo, no caso a entrada inversora - , e exista uma tensão de referência no pino de entrada
não inversora, no caso a entrada +, então o pino de controle (no caso os pinos 1 e 7) será
levado à condução ou não de corrente, já que o mesmo trabalha em regime de coletor aberto.
(2) Onde está a tensão de comparação do LM339? (em relação à tensão entre Rsense e Terra)
Você quis dizer LM393 certo? (uso o LM393 - comparador duplo)
Ela existe em meu projeto, apenas nao a incluí no diagrama de blocos no desenho,
acreditando que ao fazer a análise do mesmo chegar-se-ia à conclusão lógica que a mesma
está implícita no bloco do comparador, pois somente desta forma é que o mesmo poderia
trabalhar na função de comparação de duas tensões em suas entradas, desculpe por não tê-la
incluído ao desenho, se for necessário para maior entendimento farei um novo desenho.
(3) É necessário colocar um filtro passa baixo entre Rsense e o comparador.
O filtro também existe, apenas não está tudo detalhado no desenho. Minha intenção é apenas
descrever os blocos de funcionamento da etapa de potência do meu driver. Se não for o
suficiente para uma análise em relaçao às minhas dúvidas, então estou à disposição para
maiores esclarecimentos.
(4) Não entendi a função do bloco PWM, gera uma saída, é um entrada? Me parece estar na posição errada.
O bloco PWM gera um sinal de onda quadrada ajustável (dutty cicle) de saída que é aplicado
à uma porta lógica AND, este é um recurso que tenho visto em vários circuitos e é utilizado
para controlar a condução dos transístores de potência de forma a "mixar, misturar" o sinal de
controle do módulo de comando (translator) com o sinal de controle PWM.
Bem, agora vou tentar explicar minha forma de pensar para executar tal projeto:
A porta AND "mixa" o sinal de comando e o sinal PWM, então suponhamos que a tensão
de trabalho do motor seja de 2V e que o circuito de potência seja alimentado com uma tensão
de 10V (vamos desconsiderar a etapa de controle de corrente neste momento), então se eu
ajustar o PWM para um dutty cicle de 20% teoricamente terei 2V alimentando a fase do motor
durante o pulso de "ON" do controle, pois o PWM irá modular este sinal de comando.
Até aí tudo bem, mas percebi duas desvantagens em meus testes:
1- Para um dutty cicle muito baixo o motor perdia muito o torque.
2- Alterando a tensão de alimentação deve-se reajustar o sinal PWM para um
dutty cicle compatível com tal tensão, e consequentemente não queimar o motor.
Então resolvi incluir também um controle de corrente, utilizando um comparador para
"modular" o sinal PWM (não sei se o termo modular é correto), ou seja, quando o sinal PWM
estiver em "ON" e o sinal de comando também estiver em "ON" se o comparador detectar uma
corrente acima do que for ajustado como referência então ele "cortará" o sinal PWM, o que
ocasionará o corte da tensão no enrolamento do motor evitando sua queima por sobre-corrente, isto tudo em frações de segundo.
Considerações finais:
O driver está trabalhando satisfatóriamente, tenho boa velocidade e estabilidade no sistema.
Para quem quiser ver, é o mesmo driver que estou utilizando para controle da primeira
fresadora que montei, e que está no começo deste tópico, inclusive com um vídeo da mesma
trabalhando, porém, como montei uma nova usando motores mais potentes então surguiram
algumas dúvidas em relação ao aquecimento dos motores, pois o driver trabalha de "cabeça fria" rsrsrs.
Mais uma vez obrigado.
Aguardo opiniões.