Apresentei a minha CNC caseira para gravar vidros aqui:
http://www.guiacnc.com.br/viewtopic.php?t=371Apesar de descrevê-la um pouco melhor no meu site, ela tem alguns detalhes interessantes que gostaria de mostrar.
Na primeira foto, no detalhe, está o perfil de alumínio com lateral côncava que usei para fazer os trilhos. Os rolamentos ficam presos nas canaletas e não saem. O trilho já vem com lugar para fixar parafusos, o que facilitou muito a montagem de peças perpendiculares.
Em 1 está a proteção de aço usada para proteger a canaleta no trilho que sofria maior desgaste. Trata-se de uma fita métrica de camelô cuja pintura foi retirada com removedor. A fita é côncava e se encaixa perfeitamente na canaleta. Foi colada com epoxi (araldite). Em uma máquina maior, já desmontada, todas as canaletas recebiam esta fita.
Em 2 está o apoio "Tabajara" da barra roscada. Simplesmente um furo onde a barra se apoia. O trecho da barra que se apoia é revestido com fita isolante para evitar atritos. Funcionou centenas de horas sem dar problemas.
Na segunda foto, dentro do círculo amarelo, está o acoplamento feito de tubo flexível. Por incrível que pareça não há perda de precisão no trabalho (veja exemplos de peças no site) e diminui muito o trabalho de montagem do conjunto motor/barra roscada. O tubo tem que ter paredes relativamente grossas e é preso com abraçadeiras comuns. Na foto há uma distância entre a barra e o eixo mas, durante o trabalho "de verdade", os dois ficavam encostados dentro do tubo.
No círculo lilás está a guia/rosca feita de resina epóxi misturada com grafite em pó. Para fazer esta peça, se enrolava a rosca de um parafuso (com o mesmo tipo de rosca que a barra) em uma camada apertadinha de fita veda-rosca (para PVC, Tigre) e mergulhava-se na resina antes de endurecer. Depois era só desenroscar, a fita é um desmoldante perfeito.