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PROJETOS => Projetos dos Usuários Guia CNC => Tópico iniciado por: cyberax em 06 de Fevereiro de 2011, 16:33
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Saudações a todos...
Já a algum tempo sou membro do fórum, já até dei uns pitacos, porem até então não me apresentei oficialmente , agora é um bom momento como qualquer outro...
Me chamo Célio, sou de BH e minha “Saga da CNC” teve início a cerca de 20 anos atrás, porem na época não haviam recursos para a realização de meu desejo, assim, este ficou adormecido até cerca de 3 anos atrás, quando percebi que já era possível, retomei então meu projeto, recente mente terminei minha “PRIMEIRA SEGUNDA” maquina ...
... pode parecer estranho “PRIMEIRA SEGUNDA” mas este projeto teve inicio a mais de 2 anos com muitas pausas, neste intervalo eu iniciei mais 2 projetos de maquinas CNC, ainda em andamento, como tiveram início sem o termino da anterior, considero todas como sendo parte do segundo projeto, com o encerramento de uma delas, as próximas já fazem parte do terceiro, é claro.
Neste processo muita coisa mudou, inicialmente meu foco era fabricar uma maquina CNC, entretanto este objetivo se tornou uma mera conseqüência, descobri que apesar de minha CASTA ser a eletrônica, em meu coração reside a mecânica, e hoje vejo a montagem da maquina como conseqüência da fabricação das peças da mesma. Hoje tenho uma enorme satisfação em passar horas no torno ou na fresadora , usinando as peças de minha maquina ou uma ferramenta, como um porta serra.
Esta maquina considero como funcional e pronta para testes, porem não como concluída, para considerar finalizado, pretendo colocar um spindle que ainda estou fabricando e um sensor de altura para ferramenta.
Esta maquina tem as seguintes características
EIXO X
Dimensão 315mm
Curso 190mm
Guia cilíndrica Ø12mm , retificada com tempera superficial, tolerância h6
4 pilow blocks 12 mm
Fuso Trapezoidal Ø14mm, passo 4 mm
Castanha de PTFE com carga de fibra de vidro
Motor 9.9 Kgf/cm / 1.8º
Resolução ½ passo
EIXO Y
Dimensão 430mm
Curso 300mm
Guia cilíndrica Ø16mm , retificada com tempera superficial, tolerância h6
4 pilow blocks 16 mm
Fuso Trapezoidal Ø14mm, passo 4 mm
Castanha de UHMW
Motor 9.9 Kgf/cm / 1.8º
Resolução ½ passo
EIXO Z
Dimensão 200mm
Curso 60mm
Guia cilíndrica Ø12mm , retificada com tempera superficial, tolerância h6
4 rolamentos lineares montados em base de aluminio.
Fuso Trapezoidal Ø14mm, passo 4 mm
Castanha de POLYACETAL
Motor 9.9 Kgf/cm / 1.8º
Resolução ½ passo
MESA
Em alumínio com espessura total de 25mm, com 2 canais T de 8 mm
Àrea útil de 300 mm x 300mm
SPINDLE
Retifica makita 240 watts, pinça 6mm
Este Teste de usinagem teve as seguintes condições:
CPU ATHLON 1800 / 1 GB mem
PROGRAMA Ubuntu 10.04 & EMC2 Live CD
MATERIAL PEAD 100mm x 60mm x 30mm
VELOCIDADE DE CORTE 1000mm/mim
PROFUNDIDADE DE CORTE P/ PASSE 5mm
LARGURA DE CORTE P/ PASSE 5mm
FRESA 6mm / 2 costes / HSS
VIDEO
Primeira Usinagem (http://www.youtube.com/watch?v=aZmIiuRXPG4#ws)
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Cyberax,
Muito boa a sua máquina, parabéns!
Voce usou perfil e chapa de alumínio na estrutura? Quais?
Abraço,
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Cyberax,
Muito boa a sua máquina, parabéns! ...
Muito Obrigado!
...Voce usou perfil e chapa de alumínio na estrutura? Quais?
As bases do eixo Y são de aluminio com 12mm x 100mm x 250mm
O carro do eixo Y é de 6mm x 100mm x 290mm
O pórtico tem 12mm x 100mm 290mm
A mesa tem 2 camadas , a primeira com 2 barras retangulares 12,5mm x 100mm x 430mm e uma de 12.5mm x 75mm x 430mm. A segunda camada são 2 barras retangulares de 12,5mm x 75mm x 300mm e uma de 12.5mm x 100mm x 300mm.
A base do carro X é uma barra retangurar de 12mm x 100mm x 130mm
Os mancais do eixo Z são de 15mm x 35mm x 100mm
Os suportes dos rolamentos do eixo Z são de 25mm x 98mm x 50mm
Os perfis usados no reforso do protico de 20x20mm e 20x40mm
Celio
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Celio,
Gostei da criatura - não há muito o que comentar ou criticar...
Ví o filme e gostei do desempenho dela na usinagem - apesar de pequena, deve ser bem capaz de usinagens acuradas...
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Celio,
Gostei da criatura - não há muito o que comentar ou criticar...
Muito obrigado...
Ví o filme e gostei do desempenho dela na usinagem - apesar de pequena, deve ser bem capaz de usinagens acuradas...
Em princípio eu tambem acredito, mas para este teste terei de terminar o spindle que estou fazendo, esta retifica tem um "runout" grande, causa muita vibração na fresa e compromete tanto o acabamendo como a acuracidade.
Celio
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Por curiosidade - tem como adiantar algum detalhe sobre este "spindle" que está fazendo?
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parabéns célio, show de máquina.. exemplo para muitos.
falta gente que posta tudo no forum, de suas criaturas.
continue a postar a evolução da criança.
estamos de olho.
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Por curiosidade - tem como adiantar algum detalhe sobre este "spindle" que está fazendo?
Estou fazendo a partir de um porta pinça ER11, segue foto
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parabéns célio, show de máquina.. exemplo para muitos.
falta gente que posta tudo no forum, de suas criaturas.
continue a postar a evolução da criança.
estamos de olho.
Muito obrigado,
sem dúvida é muito importante postar e vou continuar trazendo meus pequenos projetos neste ambiente de criação de idéias...
Celio
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Parabéns Célio, continue postando as novidades e não esconda nada :-)
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Estou fazendo a partir de um porta pinça ER11, segue foto
Bacana - eu fiz um baseado num porta pinças ER16, mas acoplado diretamente num motor trifásico - funciona muito bem por causa da rigidez do conjunto...
http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,6876.msg121658.html#msg121658 (http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,6876.msg121658.html#msg121658)
Gostei de ver o acabamento - parafuso embutido e tudo ;) tá se saindo bem nas usinagens :)
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legal os dois..
só que me parecem bem diferentes..
Célio esse ai é um pequenino né, pelo tamanho do porta pinçcas... deve ser um motor de modelismo ou algo parecido..(bela criação, sempre gostei de motores leves para PCI e similares"gravação")
O GIlli fez um grandão pra usinar materiais pesados (com rolamentos de ocntato angular . reaproveitando uma cabeça de um tecmafe.
parabéns a ambos.
Célio e o gcode dessa usinagem fez onde?
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É isso aí, comandante, parabéns.
Mais uma vez brilhando com os projetos. Muito bom mesmo.
Abraço.
Jorge
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legal os dois.....
só que me parecem bem diferentes..
Célio esse ai é um pequenino né, pelo tamanho do porta pinçcas... deve ser um motor de modelismo ou algo parecido..(bela criação, sempre gostei de motores leves para PCI e similares"gravação")
O GIlli fez um grandão pra usinar materiais pesados (com rolamentos de ocntato angular . reaproveitando uma cabeça de um tecmafe.
parabéns a ambos.
Isto mesmo é para usinagens leves.
Célio e o gcode dessa usinagem fez onde?
Foi feito a velha moda, na mão....
G21
G90
G54
#1 = -16
#2 = -36
#3 = 0
#4 = -1
#5 = -1
G00 Z10
G00 X#2 Y#1
G00 Z0
F1000
O110 REPEAT[3]
#3 = [#3-4]
#5 = [#5 * -1]
G01 Z[#3+2] X[#2-[#4*10]]
G01 Z#3 X#2
#2 = [#2 * -1]
#4 = [#4 * -1]
#6 = [2 * #5]
G01 X#2
O120 REPEAT [7]
#2 = [#2 * -1]
#4 = [#4 * -1]
#1 = [#1+#6]
#6 = [5 * #5]
G01 Y#1
G01 X#2
O120 ENDREPEAT
G01 Y[#1 + [1*#5]] X[#2 + [1*#4]]
G01 Y[[#1*-1] - [1*#5]]
G01 X[[#2*-1] - [1*#4]]
G01 Y[#1 + [1*#5]]
G01 X[#2 + [1*#4]]
G00 Y#1 X#2
O110 ENDREPEAT
G00 Z10
G00 Y0 X0
M02
Celio
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É isso aí, comandante, parabéns.
Mais uma vez brilhando com os projetos. Muito bom mesmo.
Abraço.
Jorge
Muito obrigado,
vamos tentando....
Celio
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Sem querer intrometer, mas intrometendo hehe, esse seu g-code me pareceu para usinar peças com o zero no centro. Pode ser que alguém tente rodar o prog com o zero "mais comum" nas peças, no canto esquerdo inferior, e pode dar zebra.
Se eu estiver errado, "passe a borracha".
Abraço.
Jorge
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Sem querer intrometer, mas intrometendo hehe, esse seu g-code me pareceu para usinar peças com o zero no centro. Pode ser que alguém tente rodar o prog com o zero "mais comum" nas peças, no canto esquerdo inferior, e pode dar zebra.
Se eu estiver errado, "passe a borracha".
Abraço.
Jorge
Comandante, voce esta absolutamente corrento, a referencia é o centro da peça,
por força do hábito, na fresadora manual eu sempre zero a peça no centro,
no ACAD sempre referencio as medidas do centro da peça, bom no G_Code tambem.
Celio.
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Parabéns Celio ...!!!
Quem te viu quem te vê rsrs , de "esculachado" a elogiado ....sem comentarios...
Eu tambem prefiro zero ao centro , pois se a peça tiver alguma variação nas medidas externas o erro fica "dividido".
e tambem é mais facil para zerar com precisão , usando um relogio apalpador.
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Parabéns Celio ...!!!
Muito Obrigado!
...Quem te viu quem te vê rsrs , de "esculachado" a elogiado ....sem comentarios...
Pois é....
Eu tambem prefiro zero ao centro , pois se a peça tiver alguma variação nas medidas externas o erro fica "dividido".
e tambem é mais facil para zerar com precisão , usando um relogio apalpador.
Sem dúvida, o zeramento no centro é mais vantajoso, alem de ser o procedimento padrão em usinagem manual...
Celio
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Anteriormente nesta SAGA vimos o spindle feito em casa com porta pinças ER11...
O motor chegou hoje ...
Brushless motor Model.............. ...SeaMonster-2856-3200Kv
Rotational Speed.............. ........3200Kv (rpm/v)
Max Current............ ...............80A
Power (W)................... ..........760W
Input Voltage............ .............7.4v- 14.8v
Motor Weight............. .............200g
Max. Efficiency......... ..............98%
No Load Current............ ...........3.2A
Internal Resistance......... ..........14mO
Motor Dimensions (Diameter x Length)...35mm x 69 mm + 10 mm ( pipe )
Shaft Dimensions (Diameter x Length)...4.0mm x 15mm
Cooling Type............... ...........Water Cool
Wire Winds ................... ........4
Specification of ESC
# Size: ................... ............74 x 41 x 23 mm
# Constant Current:................... .150A
# Max Current:................... ......160A
# BEC output:................... .......5A
# Input Volt: ................... ......11.1 - 22.2V (3-6 LIPO / 4 - 20 NIMH)
# Low-Voltage Cutoff: ..................A uto detect and set
# Cooling Type............... ..........Water Cool
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amigo vais utilizar um motor de barco rc para o spindle diz depois se esse motor é eficiente para tal função ,fiquei curioso com esse motor,boa construção
cumprimentos
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aff.. esse vai ser dos baitas..
parabéns.. tenho acompanhado..
tõ doido pra colocar um desses na minha desktop.. falta coragem.. quem sabe agora vai.. hehe
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amigo vais utilizar um motor de barco rc para o spindle diz depois se esse motor é eficiente para tal função ,fiquei curioso com esse motor,...
Tambem estou curioso, as especificações de potencia do motor são surpreendentes, 760 watts é mais que 1HP...
...boa construção
cumprimentos
Muito Obrigado
aff.. esse vai ser dos baitas..
parabéns.. tenho acompanhado..
tõ doido pra colocar um desses na minha desktop.. falta coragem.. quem sabe agora vai.. hehe
A próxima etapa é construir o sistema de circulação de água para iniciar os testes com o motor, a medida que for evoluindo irei postando os rerultados.
Celio
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Caramba, é fato... o ESC tbém é refrigerado a água.
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Parabens pelos trabalhos Célio.
Tambem to de olho nos seus testes com esse besourinho. 8)
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Caramba, é fato... o ESC tbém é refrigerado a água.
amigo o variador de velocidade é refrigerado a água, porque nos barcos toda a eletronica tem que ficar protegida,ou seja tem que ficar num compartimento onde não possa haver contacto com a água,um compartimento fechado ,então o calor gerado é espelido pela circulação de água.
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Não é regra obrigatória.
http://www.himodel.com/electric/HiModel_FLY_Seires_70A_Brushless_Speed_Control_for_boats_W_Reverse_function_Type_NAVY_FLY-70-OPTO.html (http://www.himodel.com/electric/HiModel_FLY_Seires_70A_Brushless_Speed_Control_for_boats_W_Reverse_function_Type_NAVY_FLY-70-OPTO.html)
O compartimento isolado de água abriga sempre o receptor, servos e a bateria de alimentação do rádio. A(s) bateria(s) de propulsão para o(s) motor(es) normalmente não ficam nesse ambiente isolado devido ao tamanho e ao seu posicionamento, porque devem se situar sobre o centro de gravidade do barco, que é aprox. de 22 a 25% do comprimento do casco, medido da a partir popa. No caso de uso de motores escovados (não brushless), o uso alternativo de baterias de chumbo faz com que o uso de ESCs sem refrigeração a água seja usado com mais frequência. Não deixa de ser um problema, pois há a necessidade de se fazer entradas e saídas de ar para a refrigeração do ESC, e ao mesmo tempo evitar que a água entre por essas entradas.
Abraço.
Jorge
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No útimo capítulo tivemos a chegada do tão esperado motor para o spindle, assim iniciei o projeto do sistema de recirculação de agua, esta semana defini e adquiri a bomba ...
(http://www.cyberax.com.br/fotos/chiller/bomba01.jpg)
(http://www.cyberax.com.br/fotos/chiller/bomba02.jpg)
Esta é uma bomba de tanquinho, devo fazer um teste de vazão , pois as conexões do motor e do ESC são muito pequenas 1/8 o que ira oferecer uma certa resistencia a bitola de saida da bomba que tem cerca de 20mm.
Tambem foi providenciado acrilico de 12mm para fabricação do reservatório principal, ainda não resolvi a questão do radiador, estou pensando em usar um de motocicleta ou construir ...
(http://www.cyberax.com.br/fotos/chiller/acrilico.jpg)
Em breve teremos mais novidades....
Celio
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E aí, comandante, recebeu minha msg sobre o radiador?
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E aí, comandante, recebeu minha msg sobre o radiador?
Positivo, por isto estou pensando em usar, devo ir ao centro para fazer uma coleta de preço e ver se é viável... caso não seja meu plano B é construir um....
Celio
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Boas Nobre Célio.
Meus parabéns pelos "esperimentos".
Por favor, uma pergunta de quem nunca possuiu um modelo elétrico. ehehehehe
Para usar esse motor, você precisará do variador de velocidade, de uma bateria (ou fonte de energia), receptor e do controle remoto de um "modelo", ou essa variação poderá ser controlada através de um outro sistema "fixo", sem a necessidade do controle remoto ?
Poderia nos agraciar também com a informação dos custos desses produtos (e o tempo de entrega dos mesmos), pois pelo que pude ver (se não pesquisei errado) o custo não é tão baixo quanto se usar uma tupia. rsrsrsrs
Mas valerá a pena?
Pois além de tudo, há tempos penso e comprar um kit desses para fazer um brinquedinho para o meu filhote. E derrepente com a ajuda deste tópico, coloco em prática essa idéia.
Do mais, antecipadamente agradeço a sua atenção.
Abraços.
Rubens
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Boas Nobre Célio.
Meus parabéns pelos "esperimentos".
Muito Obrigado.
...Por favor, uma pergunta de quem nunca possuiu um modelo elétrico. ehehehehe
Para usar esse motor, você precisará do variador de velocidade, de uma bateria (ou fonte de energia), receptor e do controle remoto de um "modelo", ou essa variação poderá ser controlada através de um outro sistema "fixo", sem a necessidade do controle remoto ?...
Este motor, tal como os servos para RC são controlados por um sinal PWM, assim para o controle de velocidade é necessário apenas gerar o PWM, para esta geração usarei o controle de spindle ja presente nos softwares, apena condicionarei o sinal para compatibilizar.
...Poderia nos agraciar também com a informação dos custos desses produtos (e o tempo de entrega dos mesmos), pois pelo que pude ver (se não pesquisei errado) o custo não é tão baixo quanto se usar uma tupia. rsrsrsrs
Mas valerá a pena?
Pois além de tudo, há tempos penso e comprar um kit desses para fazer um brinquedinho para o meu filhote. E derrepente com a ajuda deste tópico, coloco em prática essa idéia ...
Positivo, o motor e o ESC foi adquirido no E-BAY, o custo total foi $64.73 e demorou cerca de 45 dias para chegar. http://cgi.ebay.com/BL3650-kv3300-brushless-motor-150A-ESC-water-cool-new-/120681224858?pt=Radio_Control_Parts_Accessories&hash=item1c19295a9a (http://cgi.ebay.com/BL3650-kv3300-brushless-motor-150A-ESC-water-cool-new-/120681224858?pt=Radio_Control_Parts_Accessories&hash=item1c19295a9a)
(http://www.cyberax.com.br/fotos/spindle/spindle01-04.jpg)
O porta pinça tambem foi adquirido no E-BAY, o preço foi $24.90 e tambem demorou cerca de 40 dias para chegar.
http://cgi.ebay.com/C8-ER11-100L-Straight-Milling-Lathe-Chuck-Holder-US-/160411874892?pt=BI_Tool_Work_Holding&hash=item25594af64c (http://cgi.ebay.com/C8-ER11-100L-Straight-Milling-Lathe-Chuck-Holder-US-/160411874892?pt=BI_Tool_Work_Holding&hash=item25594af64c)
(http://www.cyberax.com.br/fotos/spindle/spindle01-05.jpg)
O suporte para o spindle foi feito em casa e isto não tem preço....
(http://www.cyberax.com.br/fotos/spindle/spindle01-01.jpg)
O a bomba para recirculação de agua foi comprada em uma loja de peças para eletrodomesticos e custou R$24,00.
(http://www.cyberax.com.br/fotos/chiller/bomba01.jpg)
O custo total, certamente sera maior que uma tupia ou retifica, porem o prazer e desafio de construir tal dispositivo é o meu premio, do qual eu não abro mão.
Celio
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Nobre Célio.
Meu muito obrigado pelas explicações.
Realmente a minha maior dúvida é (era) em relação ao motor, visto que tenho intenção de utilizá-lo fora do mundo CNC, portanto, ainda penso que precisarei de um controle remoto, visto que pretendo apenas ligar, desligar e variar a velocidade.
Então, vou continuar seguindo o seu post e aprender mais um pouco.
Um grande abraço.
Rubens
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Anteriormente vimos a aquisição dos materiais para desenvolvimento do sistema de recirculação de água, http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,7967.msg133564.html#msg133564 (http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,7967.msg133564.html#msg133564) , o projeto esta em andamento, enquanto isso ...
Em meu ponto de vista, o maior problema das retificas e tupias são o porta pinças, normalmente fora de centro e as pinças não ajudam nada, diante disto resolvi tentar substituir o porta pinças de minha retifica ... e consegui ....
(http://www.cyberax.com.br/fotos/makita/makita01.jpg)
(http://www.cyberax.com.br/fotos/makita/makita02.jpg)
Bom vamos aos detalhes, o novo porta pinça é um ER11 com haste de 10mm de diametro e 100 mm comprimento , ao desmontar o porta pinça antigo vetifiquei que os mancais dos rolamentos tinham 26mm de diamentro em um lado e 29mm de diametro do outro lado...
(http://www.cyberax.com.br/fotos/makita/makita07.jpg)
...o lado de 26mm foi fácil, utilizei um rolamento 6000 com 10mm diametro interno e com externo de 26mm, ja o lado de 29mm fiz uma bucha de aluminio para um rolamento 6800 que tem o diametro externo de 19mm e interno de 10mm, funcionou como encatamento...
(http://www.cyberax.com.br/fotos/makita/makita03.jpg)
Abaixo vemos lada a lado o porta pinças antigo e o novo.
(http://www.cyberax.com.br/fotos/makita/makita04.jpg)
Abaixo temos o mancal do porta pinças da retifica makita e os porta pinças.
(http://www.cyberax.com.br/fotos/makita/makita05.jpg)
Abaixo temos o mancal do porta pinças da retifica makita com o novo porta pinças instalado.
(http://www.cyberax.com.br/fotos/makita/makita06.jpg)
Ficou bem acima de minhas espectativas, com esta pequena modificação, esta retifica agora é capaz de fazer serviços bem mais acurados, e é uma adaptação relativamente simples, o porta piças pode ser adquirido no e-bay e a bucha foi feita no meu torninho "BRUCE LEE", chines, baixinho e valente...
(http://www.cyberax.com.br/fotos/maquinas/minitorno01.jpg)
Celio
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Muuuuuuuuuuuuiiiiii iiiiiiiiiiiiiiiiiit o bom, comandante.
Será que vale a pena tentar fazer isso na minha tupia xing ling? Acho que ela é pequena pra isso. Mas, eu tenho uma outra igual a essa sua que uso de vez em quando, manualmente.
Parabéns.
Abraço.
Jorge
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Este é o verdadeiro mineirim
Come quietim e pelas berada.
Parabéns
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Muuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito bom, comandante.
Será que vale a pena tentar fazer isso na minha tupia xing ling? Acho que ela é pequena pra isso. Mas, eu tenho uma outra igual a essa sua que uso de vez em quando, manualmente.
Parabéns.
Abraço.
Jorge
Muito Obrigado Jorge,
quanto a tupia, não creio ser possível, o porta pinças é o próprio eixo do motor, vale mais a pena fazer na igual a minha, a pesquisa ja esta pronta, depois passa la em casa para ver de perto.
Este é o verdadeiro mineirim
Come quietim e pelas berada.
Parabéns
Muito obrigado Jost,
é coisa de caipira...
Celio
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Nobre Célio.
Mais um "show" á parte.
Também tenho uma retificadeira e realmente a única coisa que tenho a reclamar é o porta pinças.
Mas não pela excentricidade ou coisa parecida, apenas pela limitação das fresas que posso usar.
Vou desmontar a minha e verificar se o sistema é o mesmo dessa Makita.
Meus parabéns.
Abraços.
Rubens
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Rubens,
São pequenas soluções como esta que podem fazer diferença no dia a dia,
é simples e com baixo custo....
Celio
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Célio,
obrigado pela dica do parta pinças. Vou tentar fazer algo parecido em uma retífica DWT que é bem parecida com essa makita.
Gostei do BRUCE LEE ;D
Quando sobrar $$$$$ vou tentar comprar um torninho desses.
Abraços
Marcantônio
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Marcantônio,
Fico satisfeito em contribuir, quanto ao torninho vale a pena, é muito valente, eu fiz varias ferramenta em inox no danadinho,
Ferramenta de faciar ....
(http://www.cyberax.com.br/fotos/ferramentas/flycuter01.jpg)
porta serra....
(http://www.cyberax.com.br/fotos/ferramentas/portaserra01.jpg)
Celio
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Marcantônio,
Fico satisfeito em contribuir, quanto ao torninho vale a pena, é muito valente, eu fiz varias ferramenta em inox no danadinho,
Ferramenta de faciar ....
porta serra....
Celio
Uooou! :o
As peças ficaram muito boas. Parabéns!
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Célio ..
Parabéns pelo capricho ,realmente as peças ficaram fantasticas...
abraço.
Denilson
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Uooou! :o
As peças ficaram muito boas. Parabéns!
Muito Obrigado marcantonio!
Célio ..
Parabéns pelo capricho ,realmente as peças ficaram fantasticas...
abraço.
Denilson
Muito Obrigado Denilson,
Devagarinho vamos aprendendo...
Celio
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Nobre Célio.
Realmente seus trabalhos são verdadeiras obras de are.
Meus parabéns.
Mas se posso usufruir mais um pouco dos seus conhecimentos, e voltando ao assunto motor elétrico e ESC.
Me diga como eu faço para pegar um motor desses, ligar nesse ESC e fazer funcionar sem o auxilio de um software ou coisa que o valha.
Ligo em uma fonte de corrente e pronto, como faço para variar essa velocidade?
Ou seja, posso fazer funcionar esse sistema mecanicamente sem a necessidade (potenciometro por exemplo) de estar presente um "controlador" PWM.
Desculpe a ignorânciaou se falei muita besteira, mas como lhe disse não manjo nada desses motores.
Abraços.
Rubens
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Rubens,
Dando um pitaco, um ESC possui uma entrada do tipo PWM, que normalmente é ligada na saída de um receptor de radio controle. Mas, nesse caso, o PWM pode ser gerado por um circuito bem simples usando um potenciômetro e um CI temporizador 555.
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...
Me diga como eu faço para pegar um motor desses, ligar nesse ESC e fazer funcionar sem o auxilio de um software ou coisa que o valha.
Ligo em uma fonte de corrente e pronto, como faço para variar essa velocidade?
Ou seja, posso fazer funcionar esse sistema mecanicamente sem a necessidade (potenciometro por exemplo) de estar presente um "controlador" PWM...
Não faz,
tal como um driver de motor de passo que precisa de um sinal de passo e direção, um ESC precisa de uma entrada PWM para controlar o motor, é como ele foi projetado para funcionar ...
Celio
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Nobres amigos.
Muito obrigado pela atenção das respostas.
Então quer dizer que para eu "variar" a velocidade com esse ESC, eu preciso ainda de um circuito.
Que como escrito pelo nosso amigo "minilathe" pode ser um simples potenciometro e um 555.
Só preciso agora saber como é esse "circuito bem simples". ehehehehe Que tal me dar uma dica? rsrsrsrs
Estou empenhado em tentar fazer funcionar um desses aquie em casa.
Eu agradeço toda e qualquer orientação.
Abraços.
Rubens
PS. Por favor, uma orientação para "cego" em eletronica, visto que nem de óculos eu consigo ver direito. rsrsrs
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Preciso agora saber como é esse "circuito bem simples". ehehehehe Que tal me dar uma dica? rsrsrsrs
Rubens
Rubens se quiser montar eu te envio um esquema elétrico, mas também pode comprar pronto um testador de servos, custa uns R$ 25,00 é o mesmo circuito, se comprar lá fora é bem mais barato...
no Mercado livre tem...
Ramede
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Caro Rubens ....
Este componente resolve seus problemas....
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8296 (http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8296)
abraço.
Denilson..
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....
Então quer dizer que para eu "variar" a velocidade com esse ESC, eu preciso ainda de um circuito.
Que como escrito pelo nosso amigo "minilathe" pode ser um simples potenciometro e um 555.
Só preciso agora saber como é esse "circuito bem simples". ehehehehe Que tal me dar uma dica? rsrsrsrs
Estou empenhado em tentar fazer funcionar um desses aquie em casa.
...
Rubens,
Qual seria sua aplicação, ou seria apenas testes???
Voce precisa de torque? Velocidade?
De toda forma, para testes voce consegue gerar o PWM no MACH3, com isto voce pode determinar as caracteristicas de sinal sem custo nenhum, assim deixando a seleção do circuito acionador em uma segunda etapa e permitindo que voce tenha contato com os princípios de funcionamento do motor e do ESC, agora dependendo da aplicação um motor DC pode ser uma opção mais simples e bem mais em conta...
Celio
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Rubens,
Se quiser montar um acionador de ESC, segue um esquema. Atentem que a temporização do PWM de um servo usado em modelos, eu acho, que normalmente não é a mesma do Mach3. Mas também não sei se poderia ser alterada. Um servo requer um pulso de 1 a 2 ms (nível alto) numa taxa de repetição de 19Hz. Num programa CNC (Mach3) essa frequência está em torno de 1000 a 2000 Hz.
Qualquer dúvida, é so chamar.
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Nobre amigo Ramede.
Muito obrigado por sua resposta. quero sim montar algo, mas precisa ser muiiiito "simplisinho" porque em eletronica eu sou quase cego.
Mas como você escreveu que existe no ML á venda esse circuito, eu imagino que por esse custo não vou conseguir fazer o meu, então quem sabe é mais fácil comprar pronto, se puder me indicar de qual se trata, facilitará a busca. rsrsrsr
De qualquer maneira, estou estudando um pouco e aproveitando a orientação dos outros colegas, que por uma grande felicidade, e boa vontade, estão me ajudando como você.
Do mais, um grande abraço.
Rubens
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Qual seria sua aplicação, ou seria apenas testes???
Voce precisa de torque? Velocidade?
De toda forma, para testes voce consegue gerar o PWM no MACH3, com isto voce pode determinar as caracteristicas de sinal sem custo nenhum, assim deixando a seleção do circuito acionador em uma segunda etapa e permitindo que voce tenha contato com os princípios de funcionamento do motor e do ESC, agora dependendo da aplicação um motor DC pode ser uma opção mais simples e bem mais em conta...
Celio
Grande amigo Célio.
"Acho" que eu precisarei de torque e de velocidade. ehehehehe
Não quero perder nada do motor, ao contrário, quero "brincar" com ele, utilizando todas as possibilidades.
Não tenho uma aplicação específica, mas por enquanto quero fazer uma micro terífica para o meu torninho, um carrinho para o meu filho, e algumas coisinhas á mais.
A inteção é mesmo utilizar esse motor, o mais independente possível, sem a necessidade de nenhum software, programa ou computador.
Apeans um "motorzinho" para ligar e desligar, acelerar e parar.
Acho que é isso.
Pelo o que já tenho de informação, acho que já consigo fazer alguma coisa, vou comprar o motor e o ESC e começar a brincar e aprender.
Eu agradeço do fundo do coração a sua ajuda e dos demais colegas, todos meus "irmãos".
Do mais, um grande abraço.
Rubens
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Se quiser montar um acionador de ESC, segue um esquema. Atentem que a temporização do PWM de um servo usado em modelos, eu acho, que normalmente não é a mesma do Mach3. Mas também não sei se poderia ser alterada. Um servo requer um pulso de 1 a 2 ms (nível alto) numa taxa de repetição de 19Hz. Num programa CNC (Mach3) essa frequência está em torno de 1000 a 2000 Hz.
Qualquer dúvida, é so chamar.
Nobre mestre e amigo "Carioca"...
Que bom "ouvir" a sua opinião.
Sempre muito prática e precisa.
Apesar de não entender quase nada de eletronica, ví que o projeto que você postou é bem simples, assim acho que até eu vou conseguir montar.
Mas como a sua, as outras sugestões também estão sendo apreciadas por mim, em particular a do grande Denilson, visto que no mesmo site, poderei comprar o motor e o ESC.
Assim aproveito o mesmo pacote.
De qualquer maneira, agradeço de coração a ajuda dispensada á mim.
Do mais, um grande abraço, e quando estiver por aqui, vamos marcar mais um pizza. rsrsrsrs
Abraços.
Rubens
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Este componente resolve seus problemas....
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8296 (http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8296)
abraço.
Denilson..
Nobre amigo Denilson.
Ótima sugestão para quem é cego como eu em eletronica.
Esse site eu já conhecia, mas nunca comprei com eles.
Você já? São confiáveis?
Pois bem, em sendo e não abusando de seus conhecimentos e boa vontade, na sua opinião, qual seria a melhor sugestão para o ESC e para um motor de pelo menos uns 750 W (1 CV)?
Visto que você deve conhecer (bem mais do que eu) esse assunto, muito melhor do que eu.
E em minhas buscas, eu vislumbrei um número infinito de modelos e variações, que nem mesmo se se funfam com determinados modelos de motores.
Estou ansioso para colocar o "bichinho" para funfar.
Do mais, um grande abraço.
Rubens
PS. Você me colocou em uma "tempestqade", isso porque eu já tinha na cabeça em adquirir o modelo comprado pelo nobre Célio, mas agora o "leque" de opções aumentou tanto, que estou com uma "ventania" de opções e não sei qual escolher. A culpa é só sua. rsrsrsrsrs
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Grande Rubens...
Dificil opnar na escolha de motor , o esc é simples ,primeiro devemos definir o motor ,depois o esc vem por conssequencia..
Quando se ve opções de motores ,neles estão especificados um item kv ,isto siguinifica voltas por volt ,então um motor de 1000 kv a 12 voltz teria aproximadamente 12.000 rpm , e também se especifica por potencia em Watz..
veja este http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5140 (http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5140)
Este motor gira no maximo a 12.000 rpm e tem 6000 watz
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=4935 (http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=4935)
Este motor gira até 36.000 rpm e tem 2592 watz de potencia
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5158 (http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5158)
Este motor gira a 25.000 rpm e tem 1600 watz de potencia
E ai por diante....
Espero ter ajudado um pouco ,e coloque suas duvidas ai que vamos tentando nos ajudar...no que for possivel ,poque também não entendo tanto assim...
grande abraço..
Denilson..
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Lembrando que a unidade de potência é "Watt" ou "Watts" e não "watz" :)
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Lembrando que a unidade de potência é "Watt" ou "Watts" e não "watz" :)
Aí, professor, corta 0,5 ponto do Denilson, hehe.
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Desculpe o portugues ,ou mesmo preguiça de saber como se escreve... ;D ;D ;D
abraço a todos..
Denilson..
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Valeu a todos, e olha que para mim esse "s" á mais (ou á menos), nem ia fazer diferença, visto que eu mal sabia o básico e estou aprendendo tudo agora. ehehehehe
Grande Denilson, com essas 3 sugestões, já consegui vislumbrar melhor essas possibilidades, vou aprender mais um pouco e opatar por um deles.
O ESC vou ver o que melhor se adequa, na dívida, eu grito novamente.
Abração a todos.
Rubens
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Nobres amigos e caro amigo Denilson.
Pesquisei um pouco e acho que vou fechar um ou dois desses daqui:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5144 (http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5144)
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7710 (http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7710)
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=3890 (http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=3890)
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7870 (http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7870)
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7709 (http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7709)
A minha maior dúvida está em que ESC comprar, posso generalizar um ESC para mais de um tipo de motor?
Será que a potência "explicita" é realmente alcançada? Pois, existe mensão de que um motor desses pode chegar a fornecer até 3 CV (2.100W), será que isso é real?
Pois bem, por fim, para não tumultuar ainda mais o post do colega Célio (se for do agrado dele), podemos falar através de MP, ou quiça abrirmos um novo post.
Do mais, um grande abraço a todos.
Rubens.
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Rubens ..
Nenhum destes motores passara de 9.000 rpm ,o que qcho pouco para uma router..
O esc ,não tem segredo ,tem que guentar mais que a potencia do motor ,ou seja , se o motor for de 50A o esc tem que ser de 65A ,assim fica com uma folga a mais de segurança...entende ??
Se esta potencia é real não sei ,mais tenho motores aqui do tamanho de uma moeda ,que conssomem até 10A de corrente.. e são fortes...
abraço.
Denilson..
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Valeu Nobre Denilson.
Para o momento não irei utilizar na router, mas é bom procurar um que rode mais rápido.
Por enquanto, muiiiiiito obrigado.
Abraços.
Rubens
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......
Pesquisei um pouco e acho que vou fechar um ou dois desses daqui:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5144 (http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5144)
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7710 (http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7710)
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=3890 (http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=3890)
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7870 (http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7870)
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7709 (http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7709)
....
Estes motores são para aeroplanos, significa que tem muita ventilação forçada quando em uso, recomendo usar motores para barco ou para carros, são mais apropriados para trabalhar sem a ventilação forçada que se tem em voo.
...
Pois bem, por fim, para não tumultuar ainda mais o post do colega Célio (se for do agrado dele), podemos falar através de MP, ou quiça abrirmos um novo post.
...
Não tumultua nada, estamos aqui é para atravez do caos de idéias, criar o novo....
O assunto interessa a todos, por isto não vejo porque trata-lo em MP, por outro lado, pelo andar da carruagem, sem dúvida merece abrir um tópico específico, eu endosso esta iniciativa...
Celio.
-
Saudações a todos...
Nos últimos episódios desta serie vimos o desenvolvimento do sistema de refrigeração do spindle
http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,7967.msg133564.html#msg133564 (http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,7967.msg133564.html#msg133564)
e a conversão do porta pinças da retifica makita,
http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,7967.msg133702.html#msg133702 (http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,7967.msg133702.html#msg133702)
no episódio de hoje temos um novo desenrolar...
Apresento minha “Terceira Segunda” maquina, este projeto vem se desenvolvendo a cerca de um ano, é um projeto interessante por explorar o formato FRESA, onde a mesa XY se move e o Z apenas sobe e desce, este formato teve meu interesse pois estruturalmente, é mais rígido apesar de haver uma redução da área útil em relação a área da maquina.
Já havia usinado quase todas as peças, porem estava empacado na mesa, queria uma solução elegante e funcional, a solução que utilizei no projeto anteriormente, PRIMEIRA SEGUNDA” maquina, se mostrou muito eficaz, assim no ultimo fim de semana usinei as ultimas peças da mesa.
Neste projeto eu documentei vários estágios da fabricação das peças e agora os publico , pois acredito que os detalhes poderão inspirar quem esta fazendo sua maquina, digo isto pois navego muito e os sites com fotos detalhadas são muito inspiradores, pelo menos para mim.
O que apresento é a pré montagem da maquina, ainda demanda dos ajustes e talvez algum retrabalho, porem em termos de mecânica é 90%.
Esta maquina tem as seguintes características
EIXO X
Dimensão 410mm
Curso 220mm
Guia cilíndrica Ø16mm , retificada com tempera superficial, tolerância h6
4 pilow blocks 16 mm
Fuso Laminado Ø10mm, passo 4 mm
Castanha de esferas recirculantes
Motor 12 Kgf/cm / 1.8º
EIXO Y
Dimensão 280mm
Curso 140mm
Guia cilíndrica Ø16mm , retificada com tempera superficial, tolerância h6
4 pilow blocks 16 mm
Fuso Laminado Ø10mm, passo 4 mm
Castanha de esferas recirculantes
Motor 15 Kgf/cm / 1.8º
EIXO Z
Dimensão 470mm
Curso 120mm
Guia cilíndrica Ø16mm , retificada com tempera superficial, tolerância h6
4 pilow blocks 16 mm
Fuso Laminado Ø10mm, passo 4 mm
Castanha de esferas recirculantes
Motor 12 Kgf/cm / 1.8º
MESA
Em alumínio com espessura total de 25mm, com 3 canais T de 8 mm
Àrea total de 200 mm x 410mm
Àrea útil de 140 mm x 220mm
Começando pelo eixo z, vemos nas seguintes fotos seguintes a diferença entre o material, aluminio no caso, em seu formato primitivo, onde a tolerância das dimensões chega a milimetros, e o material após ser calibrado com uma tolerância de 0,05 mm
Material , barras retangulares de aluminio do carro e mancais do eixo z em seu formato primitivo.
(http://www.cyberax.com.br/fotos/cnc03/eixoz01.jpg)
Material , barras retangulares de aluminio do carro e mancais do eixo z após serem calibradas.
(http://www.cyberax.com.br/fotos/cnc03/eixoz02.jpg)
Material , barras retangulares de aluminio do carro e mancais do eixo z após furação.
(http://www.cyberax.com.br/fotos/cnc03/eixoz03.jpg)
Em seqüência temos algumas fotos do procedimento de furação destas peças
Primeiro o zeramento da peça em seu ponto central.
(http://www.cyberax.com.br/fotos/cnc03/zerapeca.jpg)
Após o zeramento da peça, temos a furação, desta forma a furação fica extremamente precisa, os furos para fixação dos pilow blocks são para parafusos M5, eu faço a furação com uma broca de 4.8mm para que os parafusos entrem certos e justos, assim melhoro o alinhamento na montagem final..
(http://www.cyberax.com.br/fotos/cnc03/furapeca.jpg)
E finalmente o acabamento dos furos com rebaixo para a cabeça do parafuso.
(http://www.cyberax.com.br/fotos/cnc03/rebaixafuro.jpg)
A sequencia de imagens a seguir são do eixo z montado
Uma visão geral frete e verso...
(http://www.cyberax.com.br/fotos/cnc03/eixoz04.jpg)
Um detalhe da montagem dos pilow blocks e da castanha.
(http://www.cyberax.com.br/fotos/cnc03/eixoz06.jpg)
Abaixo vemos as peças referentes ao eixo x
(http://www.cyberax.com.br/fotos/cnc03/eixox01.jpg)
Abaixo vemos as peças referentes ao eixo y
(http://www.cyberax.com.br/fotos/cnc03/eixoy01.jpg)
Vemos abaixo os 3 eixos pré-montados, a esquerda temos o eixo y, no meio o eixo x e a direita o eixo z
(http://www.cyberax.com.br/fotos/cnc03/eixoxyz01.jpg)
E finalmente a montagem da maquina, esta foto mostra a vista frontal ...
(http://www.cyberax.com.br/fotos/cnc03/vista01.jpg)
E esta foto mostra a vista lateral ...
(http://www.cyberax.com.br/fotos/cnc03/vista02.jpg)
A seguir veremos alguns detalhe da montagem, começando pela estrutura da mesa XY
(http://www.cyberax.com.br/fotos/cnc03/detalhexy.jpg)
Nesta foto temos uma vista superior da mesa...
(http://www.cyberax.com.br/fotos/cnc03/detalhemesa.jpg)
Esta maquina tem um tímido 4º eixo, porem muito elegante...
(http://www.cyberax.com.br/fotos/cnc03/4eixo.jpg)
Um close-up no 4º eixo...
(http://www.cyberax.com.br/fotos/cnc03/detalhe4eixo.jpg)
É isto, agora é ajustar e testar, ainda falta definir o spindle, eu estou tentado a utilizar um de baixa velocidade, assim poderei utilizar ferramentas HSS.
Até a próxima semana para mais um novo episódio desta serie, ou a qualquer momento podemos ter uma edição extraordinária ....
Abraços,
Celio
-
(http://www.cyberax.com.br/fotos/chiller/bomba02.jpg)
Esta é uma bomba de tanquinho, devo fazer um teste de vazão , pois as conexões do motor e do ESC são muito pequenas 1/8 o que ira oferecer uma certa resistencia a bitola de saida da bomba que tem cerca de 20mm.
Celio, se entendi, você acha que a vazão da bomba seria muito para o sistema?
Jakeira
-
Jakeira,
Exatamente isto, estou inclusive pensando em um sistema de retorno para evitar que a bomba trabalhe forçaca.
Celio
-
Você pode usar uma valvula de recirculação entre a sucção e descarga da bomba, na medida em que você abre, a bomba recircula de diminue a vazão da descarga ;)
Fiz um desenho aqui mas não estou conseguindo inserir a imagem :-\
-
UAU!!!!!!!!!
Nada a declarar e tudo ao mesmo tempo.
Show de bola nobre Célio.
Um espetáculo, ao final das contas, és algum "torneiro fresador"? Pois os trabalhos são espetaculares?
Mas deixando para lá os elogios, que acho que é chover no molhado, e passo a perguntar:
Esses pilow são nacionais ou importados, pois estou á procura de alguns e acabei comprando um que não vale nem o trabalho da furação, por isso estou com medo de arriscar novamente.
Quanto ao motor, relmente vou acatar a sua orientação, é que eu não faço a menor idéia da diferença que existe entre os vários modelos, estou aprendendo ainda e vejo que tem muiiiito mais á se aprender.
Mas com a ajuda de pessoas como você, tenho certeza que conseguirei.
Quanto á refrigeração do seu spindle, tente uma bomba tipo SARLO, 1200 ou superior, acho que atenderá as suas necessidades, tenho usado com bons resultados.
Do mais, um grande abraço.
Rubens.
-
Como diz nosso amigo Raranda... és algum "torneiro fresador"??
Esta dando show hein Célio, parabéns
Realmente trabalho de "Mestre"
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Você pode usar uma valvula de recirculação entre a sucção e descarga da bomba, na medida em que você abre, a bomba recircula de diminue a vazão da descarga ...
È algo assim mesmo que estou pensando, pela sua indicação acredito ser o caminho mais acertado,
muito obrigado.
UAU!!!!!!!!!
Nada a declarar e tudo ao mesmo tempo.
Show de bola nobre Célio.
Um espetáculo, ao final das contas, és algum "torneiro fresador"? Pois os trabalhos são espetaculares?
...
Muito Obrigado,
eu sou um noviço, quando muito aprediz, ainda tenho muito que aprender.
...
Esses pilow são nacionais ou importados, pois estou á procura de alguns e acabei comprando um que não vale nem o trabalho da furação, por isso estou com medo de arriscar novamente.
São chineses, mas não tenho o que reclamar, trabalham direitinho.
...
Quanto ao motor, relmente vou acatar a sua orientação, é que eu não faço a menor idéia da diferença que existe entre os vários modelos, estou aprendendo ainda e vejo que tem muiiiito mais á se aprender.
Mas com a ajuda de pessoas como você, tenho certeza que conseguirei.
Quanto á refrigeração do seu spindle, tente uma bomba tipo SARLO, 1200 ou superior, acho que atenderá as suas necessidades, tenho usado com bons resultados.
....
Muito obrigado pela indicação, vou pesquisa-la
Como diz nosso amigo Raranda... és algum "torneiro fresador"??
Esta dando show hein Célio, parabéns
Realmente trabalho de "Mestre"
Muito obrigado Jost,
Mas como disse sou um mero aprediz, vou aprendendo e espero que com o trabalho que realizar possa ajudar e inspirar outros a criarem trabalhos melhores que os meus...
Celio.
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Célio,
Exatamente isto, estou inclusive pensando em um sistema de retorno para evitar que a bomba trabalhe forçaca.
A vazão de uma bomba centrífuga é função da contrapressão na sua descarga, considerando que a pressão de sucção é constante. Assim, se voce estrangular a descarga da bomba, a vazão vai diminuir e a pressão vai aumentar. Mas, toda a bomba possui uma certa recirculação interna, devido a passagens e folgas entre o rotor e carcaça. O que permite que a pressão não suba indefinidamente, o problema é o aumento de temperatura da água devido ao atrito viscoso. Mas, se a carcaça for bem construida, esse calor gerado pode ser dissipado através da carcaça e da própria água que passa pela bomba. Muitas pessoas pensam que uma bomba não pode trabalhar estrangulada, a resposta é depende da bomba.... O motor também não é "forçado" por causa do estrangulamento, pelo contrário, como a vazão é menor a potência mecânica cai e o motor trabalha mais folgado. É só dar uma olhadinha em qualquer livro de bombas, está tudo lá, explicadinho... Acho até que uma bomba de tanquinho não seja lá uma bomba com passagens muito estreitas, a recirculação interna deve ser alta, o que permite um certo controle de vazão por estrangulamento, sem grandes problemas.
Assim, sugiro:
(1) Testar fechar a descarga da bomba e avaliar se a temperatura da carcaça não sobe muito
(2) Se subir, colocar um dimmer (de lâmpada incadescente) para baixar um pouco a rotação (esse tipo de motor não permite grandes faixas de ajustes de rotação) da bomba e usar estrangulamento também, se necessário.
(3) Usar uma bomba menor, exemplo, de limpador de para brisa da carro. Que é alimentada em 12V e pode ter sua vazão ajustada, variando a tensão.
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Minilathe, essas bombas de limpador de para brisa suportam tempos longos de operação?
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Realmente os trabalhos do "homi" tão muito bons, coisa profissional. Parabens Célio.
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Minilathe, essas bombas de limpador de para brisa suportam tempos longos de operação?
Tenho usado essas bombas em laboratórios, com tensão plena, em uso contínuo sem problemas. E até hoje estou satisfeito com uso acadêmico.
Mas, trabalhando com baixa vazão (e tensão de alimentação), acho que podem funcionar mais confiavelmente e com baixo ruído. Não sei quanto a parte mecânica (mancais, vedação) suportar uso contínuo, de qualquer modo, acho que o baixo custo e a facilidade de controle de vazão compensam.
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Realmente os trabalhos do "homi" tão muito bons, coisa profissional. Parabens Célio.
Muito obrigado Alebe,
ou seria (M)alebe... hehe
aos poucos vamos pegando o jeito da coisa...
Celio
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(3) Usar uma bomba menor, exemplo, de limpador de para brisa da carro. Que é alimentada em 12V e pode ter sua vazão ajustada, variando a tensão.
Muito obrigado pelos comentários e dicas, estive avaliando esta sugestão e me parece bem viável, juntamente com ela vou avaliar tambem uma bomba de combustível, esta foi projetada para trabalho continuo
Celio
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Olá,Célio, eu concordo com o Gil,essa bomba de combustivel que voce esta pensando...esquece,a refrigeração dela é feita com o proprio combustivel e fabricada pra isso,alem dela ser uma bomba de engrenagem,a pressão da menor existente no mercado da 4bar,e a agua destroi ela em questão de minutos,ainda é pior porque a agua contem sais, condutivos por natureza e é dura.
Creio que a solução é a de usar uma bomba de limpador com controle como o Gil falou,se precisar de pressão sem problemas,usa uma bomba de lavalouças,se precisar de uma bomba de vazão semproblemas,use uma de lavaroupas,nessas bombas,voce pode fazer um by-pass com um controle de retorno com registro manual para ajustar a vazão delas sem problemas,a propria recirculação interna refrigera ela sem problemas.
Abraços
Mauro
PS:Você recebeu um email que te enviei a mais de um mes atras sobre uma placa controladora??Dê uma olhada nos SPAM do seu PC,vai que estejam lá??
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Olá,Célio, eu concordo com o Gil,essa bomba de combustivel que voce esta pensando...esquece,a refrigeração dela é feita com o proprio combustivel e fabricada pra isso,alem dela ser uma bomba de engrenagem,a pressão da menor existente no mercado da 4bar,e a agua destroi ela em questão de minutos,ainda é pior porque a agua contem sais, condutivos por natureza e é dura.
Creio que a solução é a de usar uma bomba de limpador com controle como o Gil falou,se precisar de pressão sem problemas,usa uma bomba de lavalouças,se precisar de uma bomba de vazão semproblemas,use uma de lavaroupas,nessas bombas,voce pode fazer um by-pass com um controle de retorno com registro manual para ajustar a vazão delas sem problemas,a propria recirculação interna refrigera ela sem problemas...
Muito obrigado pela informação,
devo fazer testes com vários tipos de bombas, nestes meus projetos pessoais tenho valorizado muito mais a jornada, que a conclusão, vejo a conclusão como resultado e não mais com objetivo, o conhecimento adquirido em extrapolar as varias opções tem sido muito prazeroso.
PS:Você recebeu um email que te enviei a mais de um mes atras sobre uma placa controladora??Dê uma olhada nos SPAM do seu PC,vai que estejam lá??
Voce se refere a uma solicitação de desenvolvimento de um sistema autonomo para motor de passo de 07/09/2010, foi enviada uma resposta com alguns questionamentos, hoje reenviei novamente.
Celio
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Creio que a solução é a de usar uma bomba de limpador com controle como o Gil falou,se precisar de pressão sem problemas,usa uma bomba de lavalouças,se precisar de uma bomba de vazão semproblemas,use uma de lavaroupas,nessas bombas,voce pode fazer um by-pass com um controle de retorno com registro manual para ajustar a vazão delas sem problemas,a propria recirculação interna refrigera ela sem problemas.
Abraços
Mauro
Pois é Mauro, é justamente isso que eu coloquei como opção para o nosso amigo Celio;D
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Saudações a todos,
É relativamente comum pessoas relatarem problemas com suas CNC de perda de passos ou baixo desempenho, muitas vezes inferenciando algum problema de driver, ha alguns meses atraz me deparei com um problema e descobri que a causa era de interferencia de programa no windows, um programa relativamente comum que todos instalam, é um programa que monitora a temperatura da CPU, segue um video do ensaio.
Quando se diz que no PC que controla a CNC não deve ter nada alem do programa de controle, é nada mesmo....
Motor falhando com Mach3 (http://www.youtube.com/watch?v=Pkmrhem09M4#)
Celio
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Célio, bom dia!
Com esse seu experimento surgiu a oportunidade de checar um "fenomeno" que acontece na minha criatura.
O meu Windows esta configurado conforme sugerido pela ArtSoft para funcionar exclusivamente com o Mach3 sem interferencias de outros programas ou rotinas de inicialização, atualização, etc ... Até a placa de rede Wirelles está desabilitada.
Após zerada a maquina e com ela em repouso, quando abro o ArtCam os tres motores dão um soco e o zeramento já era. Se estiver no meio de um trabalho e não zerar novamente a ferramenta volta para uma posição ligeiramente diferente, mas perceptivel no resultado do fresamento.
Se não for incomodo, poderia checar se isto acontece ai tambem? Estou fazendo algo errado?
Grato
Claudio
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Estou fazendo algo errado?
Sim Usando o art cam no mesmo PC que controla a maquina.!!!
Por isso uso o EMC ² mesmo se eu quiser , é meio dificil instalar outros softwares.
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...
O meu Windows esta configurado conforme sugerido pela ArtSoft para funcionar exclusivamente com o Mach3 sem interferencias de outros programas ou rotinas de inicialização, atualização, etc ... Até a placa de rede Wirelles está desabilitada...
Após zerada a maquina e com ela em repouso, quando abro o ArtCam ...
Se é exclusiva para o MACH3, o que o ARTCAM esta fazendo na maquina, quando se diz exclusiva para o MACH3 é exclusiva mesmo, nenhum outro programa instalado, provavelmente o artcam carrega algum driver ou faz uma verificação na porta paralela....
Celio
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...quando abro o ArtCam os tres motores dão um soco e o zeramento já era...
Não sei se entendi bem, mas penso que deve-se ligar a máquina somente depois do software de controle estiver ativo. Quando terminar a usinagem, primeiro desliga-se a máquina e em seguida o software de controle. No mais, ela deve ficar desligada.
Se o assunto aqui for outro, desculpe.
-
A questão acho que é que não se deve usar nenhum outro programa enquanto o programa da cnc estiver aberto e controlando a máquina!
No windows não deve ter nenhum programa rodando em segundo plano.
No ubuntu, apesar de ouvir relatos diferentes, é possivel sim algum outro programa interferir no emc.
Já tentei rodar o Virtual box (abrir o Artcam instalado num xp virtual) com o emc aberto e até funcionou, mas quando tentei voltar ao emc deu erro de rtai.
É até possivel instalar outros programas num pc de controle de máquina. O que não é de bom calibre é tentar abrir esses outros programas ao mesmo tempo.
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Alebe,
A rigor voce tem toda razão,
o conteudo a seguir é minha uma opnião pessoal, não é um padrão de uso ou condição absoluta de uso:
"Eu adoto por principio a solução mais simples, ao meu ver se não tem nenhum programa instalado no PC alem do programa de controle CNC, a possibilidade de problema é consideralvelmente reduzida, asim posto, esta é minha politica , PC de controle CNC é exclusiva para este fim, onde exclusiva exclui qualquer possibilidade de outro uso."
Celio
-
Eu compartilho da mesma opinião do Celio - PC decontrole de máquina é único e exclusivo...
Entendo que um PC custe, mas em muitos casos é o "barato que sai caro"
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Voce se refere a uma solicitação de desenvolvimento de um sistema autonomo para motor de passo de 07/09/2010, foi enviada uma resposta com alguns questionamentos, hoje reenviei novamente.
Celio
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Hoje recebi,vou responder por email a voce.
Abraços e obrigado
Mauro
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quanto aos socos que a maquina dá quando abre ou fecha o artcam.. é bem simples
o artcam ORIGINAL tem um dispositivo que fica conectado a porta paralela chamado HARDLOCK
quando usa com CEREAIS, ele simula a presença deste hardlock.. mas os pulsos ainda são gerados para verificar sua existência.
simples.. não abra mais o artcam durante uma usinagem ou com os drivers ligados (maquina on-line)
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Rubens:
Estou montando outro spindle com motor brushless e estou optando pelo seguinte motor:
Turnigy 540L V-Spec Inrunner w/ Impeller 1025kv
Dados:
High torque inrunner, excellent for running propellers without needing a gearbox. U$23,60
The unique stator design creates a low current and high torque motor great for outrunner replacements and much more efficient than inrunners of the same size.
Dimension: 52mm x 36mm, 66mm(with shaft)
Weight: 141g (kv1100) (not including connectors)
Diameter of shaft:5mm
Length of front shaft:13mm
Lamination thickness: .2mm
Spec.
Battery: 3-4 Cell 4S/14.8V
RPM: 1100kv
Max current: 45A
No load current: 2.1A
Internal resistance: 75.2ohm
Data:
4S 14.8V
Prop: 8x3.8, 9x4.5, 10x5
Max Current: 24A, 29.4A, 35.5A
Pull: 1300g, 1570g, 1780g
ESC: 60A
Battery Type: 4S Only
Creio que ele é uma ótima opção para as minhas necessidades de hobbysta (aeromodelismo, corte de acrílico e etc....)
Um abraço,
André MIlke
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Bom dia Célio.
Primeiramente parabéns pelos trabalhos, pelo cuidado e acabamento seus eles se distanciam muito de algo apenas "hobby", coisa de profissional mesmo.
Por favor, gostaria de saber se já finalizou a construção da sua "TERCEIRA SEGUNDA" CNC? Caso positivo, pode nos dizer qual spindle utilizou e se ela usina alumínio ou algum material com maior dureza, como aço-carbono 1020?
A estrutura com perfil de alumínio lhe trouxe bons resultados em relação a rigidez da máquina?
Mais uma vez fica os meus parabéns pelos seus projetos.
Até mais.
Sergio Bortolucci.